Meu retrato de Quiron.

15comentários

Quiron era o maior centauro do Olímpo. Arqueiro, médico e filosofo, ele foi também preceptor de Apolo, de Aquiles e de Jasão, a quem ensinou alem da arte da guerra, a música e até mesmo a medicina.

Esse meu amigo, é o tipo de sujeito que chega em casa com duas sacolas na mão. Uma trazida do supermercado e a outra do videoclube. Chega disposto a tomar um demorado banho, depois prepara uma massinha com atum e tomates frescos e come com pão e vinho, revendo um daqueles maravilhosos filmes épicos: Ben-Hur, Agonia e êxtase ou Lawrence da Arábia… Isso se ele não trouxe no meio desses, algum filme sobre a aplicação da justiça: Doze homens e uma sentença, O vento será tua herança ou O sol é para todos.

Para Quiron que é a personificação do sagitariano, os princípios são inegociáveis. Eles ainda acreditam que a justiça, além de cega, é certeira.

Dê para um sagitariano uma causa, seja ela política, cultural, científica ou social, se ele a aceitar como sua, vai disparar feito uma seta em defesa dela, com uma empolgação só equiparável a sua proverbial falta de tato ou seu senso extremado de honra.

Gozador, certa vez numa reunião de condomínio alguém protestou porque sua empregada subia pelo elevador social e ele que adorava escandalizar a todos, emudeceu os condôminos, declarando eles haviam se enganado, “ela na verdade é minha namorada”.

Franco e avesso a todo tipo de subterfúgio, ele sempre faz e diz o que pensa, e na maioria das vezes faz e diz sem pensar. É aí que ele normalmente leva grandes tombos, despencando direto do Olímpo de seus nobres ideais para uma realidade menos acolhedora. É quando descobre, por exemplo, que alguém a quem ele defendera fervorosamente, na verdade é culpado. Com o mesmo empenho que defendera aquele amigo, agora o obriga a assumir suas responsabilidades.

Por andar sempre hipnotizado por metas longínquas, às vezes os centauros tropeçam em seus próprios pés. Nada grave, ele continuará otimista, porque nasceu sob o signo de Júpiter, o mais mão-aberta dos deuses. E sua sorte, mesmo que tarde, jamais lhe faltará.

Os mais freqüentes distúrbios de um sagitariano são o otimismo incurável, a ansiedade crônica e o tédio mortal. O primeiro pode ser suavizado, embora, graças a Zeus, nunca completamente sanado. A ansiedade crônica pode ser tratada à base meditação e maracujina. Quanto ao tedium vitae, a mais grave das afecções que um sagitariano pode contrair, o remédio é fácil: basta ele inventar uma nova meta, qualquer uma, aprender a pilotar um Boeing ou a falar chinês clássico. Ele pode vir a desistir do brevê de piloto no dia do exame, e não passar das primeiras três aulas de mandarim, mas nesse percurso, estará curado.

Quem tentar enquadrá-lo, sugerindo que ele consulte um profissional, perderá tempo. Ele não para quieto em casa, menos ainda no divã.

A concepção sagitariana de romance é muito esportiva, mas eles são honestamente devotados a todos os seus amores. Por isso, para ele, contar para sua nova namorada que ela é a trigésima quarta em sua vida é o fato mais natural do mundo, e ele ainda acrescenta, sinceramente, que ela é a mais incrível de todas as mulheres que já passaram por sua vida. E se esta quiser ser a definitiva, é necessário adotar uma estratégia de displicente autocontrole: nunca perguntar ao seu centauro com quem ele almoçou, nunca lhe dar ultimatos e jamais partir para cenas melosas.

Ele na verdade não passa de um menino, um moleque que tem a boca maior que o estômago. Ah! Não leve tão a sério os exageros do centauro e você conviverá com um campeão em cumplicidade, solidariedade e amizade. E olha, um amigo, para ele, vale mais que cem amantes.

Quiron tem pavio curto, e memória mais curta ainda. Se inflama por qualquer motivo. Diz e faz os outros dizerem barbaridades, e depois esquece, mas é incapaz de guardar qualquer ressentimento…

Poderia falar mais sobre esse meu amigo, mas preciso ir ver o que fazer pra comer, vem uns amigos pra cá, hoje eu trouxe uns filmes de Capra, Do mundo nada se leva, A mulher faz o homem, A felicidade não se compra …

15 comentários para "Meu retrato de Quiron."


  1. Anônimo

    Como sempre seu texto está impecável. Mas há neste uma coisa muito curiosa, li o publicado no jornal e o postado aqui e os dois são diferentes! Você escreve um para o jornal e outro para o blog?

    Resposta: Não! O texto normalmente é o mesmo. O que ocorreu neste caso é a comprovação na pratica da diferença entre os veículos. O que está postado aqui passou por duas revisões a mais que o publicado no jornal. Escrevi o texto, mandei para o editor responsável no jornal e ele providenciou a editoração gráfica. Nesse intervalo eu revisei o texto duas vezes, mas quando mandei para o jornal ele já estava impresso. No caso do blog ele pode ser atualizado ou revisado a qualquer momento.

  2. Marcos Lima

    Como bom sagitariano que sou, sei como é cada parágrafo da vida de Quiron. Às vezes displicentes, porém sempre otimistas. Entediado, mas com sede de novidade. Pelo menos comigo, sempre querendo a perfeição, mesmo sabendo que ela é inalcançável!!
    Ótimo texto Nagib. Parabéns… Pelo seu aniversário que passou, mas não tive a oportunidade de parabenizá-lo e pelo meu que virá amanhã!!
    Parabéns aos quirons desse mundo de meu Deus…

    PS: Ambos os textos estão impecáveis, tanto o do jornal quanto o do blog. Ah! E adorei o novo layout, bem dinâmico.
    Abraços, de um eterno fã sagitariano.

  3. Anônimo

    Resolvi descobrir algumas coisas sobre você. Fui ver teu orkut e achei massa. Lindas fotos. Vim aqui e descobri muito sobre você lendo seus textos. Cara, esse Quiron é Igualzinho você. Você escreve muito bem.
    Se você descobrir quem sou eu, ganha uma prenda . Te dou três chances.

  4. Pérola

    Prazer em conhece-lo Quiron….
    Meu nome é Pérola…
    Quer ser meu amigo??
    rsrsrs

    Resposta: Claro!

  5. Anônimo

    Muito bom!

  6. Anônimo

    E qdo Quíron esquece um almoço com um amigo? É pq não o tem como tal?

    Resposta: Desculpe o centauro, ele é esquecido mais é bonzinho!

  7. Anônimo

    Parabéns pelo belo artigo, aliás, sua escrita é linda, forte e , às vezes, causa certo constrangemento ao leitor (pelo menos em mim) lendo Shoshana Felman, propriamente um artigo em que ela, Shoshana, escreve sobre Paul Celan ou A acidentalização da estética, cheguei à uma página onde esta escrito “Quem tiver arte diante dos olhos e em sua mente…se esqueceu. A arte produz uma distância de “eu” “.O que você pensa sobre isto, hein!? Bom, vou terminar minha leitura, pois, vou tratar deste tama daqui a pouco numa sala de aula…Abraço!

  8. Anônimo

    Claro que desculpei! Pensei que vc ia lembrar, mas claro que desculpei! =). A lembrança vem espontânea do coração, ninguém tem culpa de não lembrar! É involuntário!

    Joca, os sagitarianos têm algo peculiar, tornam-se amigos de nossos pais, irmãos, e tudo mais, e preservam esses elos, mesmo com o passar do tempo, não sei se com vc é assim. Tenho um grande amigo de infância, sagitariano assim: muuito instável em algumas coisas rsrsrs mas o convívio é enriquecedor, mesmo nas diferenças são grandes as trocas de tudo! Têm facilidade maior de expressar amor aos amigos!

  9. Bocão

    E aí Joaquinzão, não tens coragem mesmo de comentar nadica de nada sobre a Operação Rapina né???? está em todas as bocas, em todas as esquinas, ruas e botecos. Só tu não te pronuncias, muito estranho……

    Resposta: Meu irmãozinho tu és muito chato… Tu ainda não viste que ninguém me pauta?
    Se tá na boca de todo mundo pq tem q estar na minha tbm? Comenta tu, fala tu… Outra coisa este blog aqui não é um blog exclusivamente de política, se tu quiseres ler sobre política visite os blogs de Décio ou de Marco, tem tbm os de Kenard, de Walter, de Ricardo, de Peta… Vá lá e se farte… Mudando de assunto, tem uma coisa a seu respeito q me deixa bastante preocupado, tu ai, se importando tanto com a minha vida e com a vida dos outros… Tu não andas lá dando uma boa assistência na tua casa, anda?… Rapaz, tu toma cuidado…

  10. Anônimo

    Meu Deputado, como já tive oportunidade de dizer-lhe anteriormente, gosto muito de tudo que o senhor escreve, mas gosto muito mais das respostas que o senhor dá pra certos leitores inconvênientes como este tal de Bocão. Parabéns!

  11. Anônimo

    Muito bom.Continui!.Breve será excelente.

  12. Anônimo

    KKKKKKKKK Ê Joaquinzão, grande “democrata” KKKKK, tu ficas muito P….. da vida quando o cabra não concorda contigo. É isso aí Bocão manda mais.

    Resposta: Desde quando democrata é alguém que simplesmente concorda. Democrata é aquele que apesar de discordar, aceita postar umas bobagens dessas como a tua e a do Bocão bobão. Democrata “mermão” é alguém que trabalha pra que pessoas como tu possam ter sua opinião, mesmo que ele discorde dela. Democreta é coisa que gente como tu nunca será.

  13. Anônimo

    concordo plenamente contigo joaquim, para ser um sujeito correto, nao se precisa ser um cara bonzinho, ninguem tem q concordar com os outros para ser respeitado, tem eh q respeitar pra ser tbm, isso eh ser um democrata, deixar quem quizer pensar como queira e nao querer obrigar os outros a pensar como nois…

  14. Anônimo

    Sempre achei você um cara muito correto, muito firme em suas posições. Parabéns!

  15. Paulino

    Preliminarmente gostaria de dizer leio com frequência seus blog. Não me lembro de vc já ter abordado assuntos políticos para se promover. Sabe separar o político do homem de letras. Os assuntos são muito bons, principalmente os contos árabes e filosóficos. Parabéns.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS