O ETERNO AMOR DE PAI *

6comentários

*

Havia em Susa, nos tempos do rei Assuero e da rainha Esteér, um homem muito trabalhador e muito rico, que possuía muitas terras e muitos bens: um grande rebanho de cabras e ovelhas, muito gado, plantações de milho, trigo e cevada. Imensos pomares de uvas, maçãs, damascos, tâmaras e figos, além de vários empregados a seu serviço.

Abbdulla era o seu nome, e ele tinha um único filho, Haman, um herdeiro que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de jogar cartas, participar de festas como seus amigos e de ser bajulado por eles.

Abbdulla sempre o dizia a Haman que alguns de seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, sem isso, o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai lhe entupiam seus ouvidos, mas logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.

Um dia, o velho Abbdulla já com idade avançada, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro dele, ele mesmo, tratou de fazer uma forca e junto a ela, uma placa com os dizeres: “Para você Haman nunca mais desprezar as palavras de teu pai”. Mais tarde chamou o filho, levou-o até o celeiro e disse: “Meu filho eu já estou velho e, quando eu partir, você tomara conta de tudo que é meu e, eu sei qual será o teu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo o dinheiro com teus amigos. Irá vender os animais e os bens para se sustentar e, quando não tiver mais dinheiro, teus amigos vão se afastar de você e, quando você então não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos. Foi por isto que eu construí esta forca. Ela é meu presente para você e quero que me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela”. O jovem sorriu, achando um absurdo, mas, para não contrariar o pai, já tão velho e alquebrado, prometeu, mas pensou consigo mesmo que isso jamais pudesse acontecer.

Passado algum tempo, Abbdulla morreu e seu filho Haman passou a ser o dono de tudo, mas, assim como seu pai havia previsto, o jovem gastou rapidamente o que o pai passara a vida toda construindo. Vendeu os bens, perdeu os falsos amigos e a própria dignidade. Desesperado e aflito começou a refletir sobre sua vida e viu que havia sido um grande tolo. Lembrou-se das palavras de seu pai e começou a chorar e dizer: “Ah, meu pai… Se eu tivesse ouvido os teus conselhos… mas agora é tarde demais.”

Pesaroso, o jovem levantou os olhos e, ao longe, avistou o pequeno celeiro. Era a única coisa que lhe restava. Com passos lentos, se dirigiu até lá e entrando, viu a forca, a placa empoeirada e pensou: “Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, pelo menos desta vez, farei a vontade dele. Vou cumprir a minha promessa. Não me resta mais nada…”. Então ele pegou um banquinho e subiu nele, colocou a corda no pescoço e pensou: ”Ah, se eu tivesse uma nova chance…” Então se atirou do banco. Por um instante, sentiu a corda apertar sua garganta. Era o fim. Mas o braço da forca que seu pai fizera especialmente para ele era oco e quebrou-se facilmente e o rapaz caiu no chão. Sobre ele, caíram jóias, esmeraldas, pérolas, rubis, safiras e brilhantes, além de muitas moedas de ouro. A forca estava cheia de pedras preciosas, dinheiro e o mais importante, um bilhete deixado ali anos antes por seu velho pai: “Haman, meu querido filho, aí esta a nova chance que com certeza tu iras almejar. Saiba que teu pai te ama muito e para sempre”.

* Este texto é uma adaptação de uma história antiga, especialmente republicada aqui, nesta ocasião, a pedidos.

6 comentários para "O ETERNO AMOR DE PAI *"


  1. Anônimo

    Não tenho nem palavras… A que mais me parece apropriada para esse texto é BRILHANTE! Parabéns.

  2. Anônimo

    essa já saiu…

    Resposta: * Este texto é uma adaptação de uma história antiga, especialmente republicada aqui, nesta ocasião, a pedidos.

  3. Anônimo

    Já saiu mas é muito boa e muito oportuna.

  4. Anônimo

    Joaquim, eu estou muito comovida com sua simplicidade, eu não esperava sua atitude de amizade…

    Vc é tudo mesmo que eu pensei que fosse. Eu te desejo tudo de bom. Vc não faz tipo nem pose, e sua compreensão me comovem mesmo.
    A minha família: meu pai e os amigos dele, minha mãe e irmãos estão contigo no que vc precisar no MA. Somos seus eleitores. Certamente vc é um grande político pq vc me provou mais uma vez que é um grande homem. Já tá redundante rsrsrs
    Obrigada pelo presente de natal e…
    FELIZ NATAL pra vc e todos que te fazem feliz! Que papai do céu te dê o que almejas!
    bjsss

    Resposta: Me desculpe, mas como sou um sujeito muito curioso, preciso que você assine esse comentário, porque não tenho a menor noção de quem possa ser você nem sua família. Grande abraço. Feliz Natal e um 2008 cheio de sucesso!

  5. Joaquim Nagib Haickel

    Para mim todo dia é Natal. Nascimento da esperança de que entre os homens possa haver tolerância, fraternidade e paz.
    Para mim o Natal mais que o nascimento de um menino, é o fortalecimento da certeza de que somente através da compreensão e do amor, é que alcançaremos o que todos nós tanto almejamos: A felicidade.
    Feliz Natal. Feliz Hoje. Feliz Sempre… Pra você e para todas as pessoas que você ama e também para aquelas que você nem conhece.

  6. Iris.

    ainda hoje isto acontece cada vez mais os jovens só querem ir para as baladas com seu falsos amigos.torram todo seu dinheiro semm pensar que um dia tudo pode acabar.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS