De quem é a culpa?

8comentários

?

Se você é bom em história geral ou pelo menos é bom de memória, então me diga rápido, de quem é a culpa pela deflagração da primeira guerra mundial? Não sabe? Não se lembra? Não fique triste, não se sinta diminuído, muito pouca gente irá se lembrar. Esse é um episodio que muita gente acha pouco importante, é um fato distante no tempo e no espaço. Mas quem for realmente bom em história geral ou simplesmente tiver uma boa memória vai se lembrar do que aprendeu na escola, vai se lembrar que foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua mulher, Duquesa de Hohenberg que visitavam a cidade de Sarajevo, no dia 28 de junho de 1914, por Gavrilo Princip, um estudante de origem sérvia, o que acendeu o rastilho de pólvora que detonou a primeira grande guerra. Nenhum professor nunca nos ensinou que a conjuntura geopolítica da Europa e do mundo no inicio do século XX propiciava as condições para eclodir aquele conflito. Ninguém nunca chamou a nossa atenção, para a grande parcela de culpa que tiveram as grandes potencias da época, Inglaterra e França, culpa essa motivada pela tentativa de manutenção de seu domínio sobre aquele mundo novo, que logo fugiria do controle de suas mãos. Poucos ligam, de pronto, esse conflito como uma das causas ou das culpas que culminou com a revolução Russa, quase que simultaneamente e com a segunda guerra mundial, mais de vinte anos depois.

Você é bom de cultura geral ou em curiosidades? Gosta de grandes desastres ou acidentes? Por acaso você saberia as causas ou de quem foi a culpa pelo naufrágio do Titanic ou pela queda do zepelim Hindenburg?

Dizem que na noite do dia 14 de abril de 1912, o comandante Edward J. Smith tinha ido dormir, mas pedira ao 1º oficial, William Murdoch, que assumisse o seu posto e o avisasse de qualquer imprevisto que ocorresse. Por volta de 23h40, o sino do cesto dos vigias tocou três vezes, indicando que algo estava no caminho do Titanic. Murdoch conseguiu ver que surgia à frente do navio uma massa escura de gelo. A ordem foi que se virasse ao máximo a estibordo e se fizesse marcha à ré a toda potência. Entretanto, a medida não foi suficiente para evitar o encontro entre o barco e o iceberg. De quem terá sido a culpa? Do comandante? Do 1º oficial? Da companhia White Star Line, dona do barco? Aqui, ficam claras todas as culpas, uns com mais, outros com menos, mas a maior culpada pelas 1.521 mortes, que isso também fique muito claro, foi a arrogância humana, a arrogância do comandante, a arrogância do 1º oficial e principalmente a arrogância da companhia, que acreditando ser o navio insubmersível, não disponibilizou nem botes nem coletes salva-vidas para todos os 2.227 passageiros da primeira e única viagem daquele lendário colosso dos mares.

No inicio de maio de 1937, o zepelim Hindenburg partiu da Alemanha, cruzou o Oceano Atlântico e chegou ao aeroporto de Lakehurst, em Nova York, nos Estados Unidos. No dia seis, durante a aterrissagem, com o atrito dos cabos de aço de ancoragem, o material que cobria a parte traseira, pegou fogo. O incêndio dominou o compartimento principal de hidrogênio e provocou uma grande catástrofe, causando a morte de 36 pessoas. Naquele tempo, a inflamabilidade do hidrogênio já era bem conhecida, e as medidas necessárias de segurança, regularmente tomadas. Porém, ninguém conhecia ainda a periculosidade do material plástico da cobertura. A culpa foi do piloto, do manobrista ou dos engenheiros?

Você é bom de religião ou em política? Gosta de biografias de grandes vultos da humanidade? Você sabe de quem é a culpa pelas mortes de Alexandre Magno, de Jesus Cristo, de Ganhdi, de Malcolm X, de Martin Luther King e de John Kennedy? Suspeitava-se que Alexandre tinha sido envenenado, mas pesquisas recentes nos levam a crer que ele tenha morrido de uma doença que em sua época era conhecida como a peste do Nilo, a nossa velha conhecida dengue, talvez a hemorrágica. Há quem diga que o culpado pela morte de Jesus é o povo Judeu, no que eu discordo totalmente. No entanto estou muito propenso a concordar com a culpa de um Judeu em especial, Caifás, e a sua gangue do cinedrium. Quanto a Judas Iscariotes, pobre coitado, bode expiatório, a culpa dele foi ser um zelote tolo que queria mais um rei que um salvador, a culpa dele foi acreditar que Jesus quando perseguido se libertaria, a si e a todo o seu povo. Pilatos? Esse é culpado literalmente por lavar as mãos, por ver a verdade e não julgar com base nela, mas sim com base numa diplomacia, numa política, corrupta e criminosa. Todos culpados.

A culpa pelo assassinato de Ganhdi, de Malcolm X e de Martin Luther King não é muito diferente, é culpa da intolerância, do fanatismo, da loucura, da pressão política e do homem que apertou os gatilhos. O caso de Kennedy só difere dos três anteriores por não trazer em si nenhum aspecto religioso, porem, esta repleto de fatores políticos, de tramas e conspirações.

Me fale aí! De quem é aculpa?

8 comentários para "De quem é a culpa?"


  1. Carlos Roberto Mendes

    Meu amigo!!! Não sei qual sua intenção com esse texto, mas você dá um verdadeiro show de conhecimento e de cultura geral, isso além de deixar no ar uma pergunta bem oportuna: “De quem é a culpa?” Parabéns!

  2. Anônimo

    Joaquim, quem são os culpados? são tantos, ne!? que nem dá p/ enumerar. Eu, neste momento, sinto-me um pouco culpada e implicada em tudo o que acontece no mundo e sabe por quê? primeiro porquê sou uma mulher inteligente e trabalhadora que percebe o trágico no humano,segundo porquê estou um pouquinho mais culta depois de ler seu artigo e terceiro porquê estou pensando em lhe pedir em casamento porquê estou apaixonada pela sua escrita. Quer se casar comigo e passar a lua-de-mel na próxima primavera em Paris?Abraço….

    Resposta: Isso só pode ser uma pegadinha… Vai ver que quem escreveu esse comentário é algum marmanjo querendo curtir com a minha cara!

  3. Anônimo

    Concordo com o Carlos Roberto, seu texto é muito bom, mas qual é mesmo a sua intenção com ele? Realmente saber de quem é a culpa por tudo isso que está acontecendo em terras maranhenses? Investigações, denuncias, processos, prisões… De quem é a culpa por todas essas coisas? Diga-me você deputado, se souber ou se puder!

    Resposta: Poderia lhe responder de diversas formas, mas o farei de com ajuda do grande W.S.: “Há mais coisa entre o céu e a terra do que pode imaginar a nossa vã filosofia”.
    E completaria com um dito popular também bastante oportuno: “Se você der de cara com um Jabuti trepado numa arvore, pode ter certeza, foi enchente ou mão de gente”.

  4. Anônimo

    Que estória é essa de pedir o Joaquim em casamento???? Lua de mel em Paris??? Na primavera??? Vou morrer de ciúme!!!! Pode não!!!

    Resposta: Já vi que tem uns caras querendo me tirar pra palito… Vou topar a brincadeira até um certo ponto… kkkkkkkkk

  5. Anônimo

    Pelas Marias da lua! Quer dizer que basta ficar querendo saber quem matou Odete Roitman para que v. seja pedido em casamento? Com a condição de passar a lua de mel na primavera, em Paris? Por Quíron, isso é uma oferta de amor ou um golpe baixo? Venha se enfiar na minha luz, que eu Lúcifer, tirarei as vendas dos teus olhos e te mostrarei quem é o culpado de tudo. Te farei ter orgasmos como nem o KS possa ter imaginado e te darei como leito a primavera cósmica.
    Isso sim é uma verdadeira oferta de amor. Dar-me-ei a ti e dar-te-ei todas as respostas para tuas perguntas. Dar-me-ei incondicionalmente, mesmo que seja para uma lua minguante no inverno sem auroras do teu coração.
    Essa é a minha oferta. Compare-a com a primaveril lua de mel em Paris e decida-se. Faça soar as trombetas do apocalipse, pois o que está sendo leiloado é o teu coração. Revele-se.

    Resposta: Texto muito bom! Lembra em muito o sarcasmo do professor Sebastião Moreira Duarte… Mas já chega… Esse é a última provocação que eu aceito.

  6. Anônimo

    Mas afinal de contas, esse blog é sobre coisas serias ou é portal de pombinhas apaixonadas pelo barbudo?

    Por acreditar que é de minha responsabilidade tudo que aqui é publicado, tanto os textos que eu posto quanto os comentários aqui autorizados, é que acho que já chega dessa brincadeira.

  7. LP

    Você não perdeu a forma, camarada! O texto é ótimo e as resposta aos comentários então nem se fala.

  8. Anônimo

    Esse Joaquim é dos meus!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS