Faz fazer

8comentários

Na semana passada, postei aqui um poema feito por minha filha Laila. Achei o poema muito bom, mas disse pra ela que achava que ele deveria ser lixado, martelado, burilado, esculpido mesmo. No entanto ela preferiu o diamante em sua forma natural, como saiu das entranhas da terra, como aflorou de suas veias.

Hoje quero fazer uma homenagem à minha filha. Apropriando-me de seu diamante bruto, lapidei um brilhante para que ela adorne seu belo e fecundo manancial.

Poema Feito por LFH

Efeitos

Feito, fato.
Meio feito, desfeito.
Fatos desfeitos.
Feitos de fatos.

Vícios, ciclos viciosos.
Vívidos, vorazes.
Meio vorazmente vividos.
Vividamente viciantes.

Fatos meio vividos.
Vícios não-desfeitos.
Nada feito.
Fato.

Efeitos.

Poema desfeito e refeito por JNH

Efeito Laila

… Feitos!

Feito fato meio feito… Desfeito.
Fatos desfeitos.
Feitos e fatos.
Defeitos.

Vícios, ciclos viciosos.
Vívidos e vorazes.
Meio vívidamente voraz.
Meio vorazmente vívido.
Vividamente viciante.

Fatos meio vividos.
Vícios não desfeitos.
Nada feito.
Fato.

Efeito.
Defeito.

Dito e feito.

8 comentários para "Faz fazer"


  1. Lúcifer

    Feito o dito
    Efeito borboleta
    Vorazmente
    Criando efeitos

    Abraço-te no coração
    Lúcifer

    Resposta: Esse nick é meio complicado… Pouca gente sabe que ao inves de ser o outro nome do danado, significa anjo de luz.

  2. Anônimo

    vc quer saber de quem é a culpa?
    tá claro q é sua meu irmão!
    o texto da filha lembra muito ao do pai. parabéns!

    Resposta: Tenho certeza que a filha será muito melhor que o pai.

  3. Pérola

    O “Efeito” da filha é muito bom…..O “Feito” do pai é perfeito…..Tinha que ser assim, o espelho reflete o caminho percorrido…..Isso é um “Fato”!!
    Como sempre….A-M-E-I

  4. Lúcifer

    Lúcifer significa PORTADOR DA LUZ. Phosphoros na língua grega. Helel em hebraico. Traduzido para o latim como Lúcifer, que nada mais é do que o planeta Vênus. Representação no cosmos do amor e da deusa do amor. Vênus, também conhecido como Estrela D’Alva e Estrela Vésper. AMOR. Infelizmente foi levado a ser odiado e repudiado quando insensatamente passaram a dizer que Lúcifer era o satanás. Qual é a lógica de um mundo que odeia e repudia o amor e que repete por anos e anos significados sem se importar com a verdade? Qual futuro esperar se o amor é odiado e repudiado?
    Cabe a cada um refletir e chegar à resposta. E para os defensores da mentira adiciono o link da Enciclopédia Católica onde poderão ver com seus próprios olhos o significado da palavra Lúcifer e que com muito orgulho uso como nick.
    http://www.newadvent.org/cathen/09410a.htm

  5. Igor Rafael Pinheiro

    parabéns pelo seu blog.Sua maneira de pensar condiz com o que muitos brasileiros,especialmente os maranheses gostariam de expressar diante do povo.Fã aciduo de seu blog esse é meu primeiro comentario,mais virão outros.
    Parabéns.

  6. Anônimo

    Caro Joaquim, entre o poema da sua filha e o seu, prefiro o dela. Más, valeu a sua tentativa de “refazer o desfeito”. Agora, você deveria postar uma fotografia no seu poema a que acompanhou Efeitos era belíssima. De qualquer forma parabéns para o pai e para a filha.

  7. Eliane

    Bom dia Joaquim, permita-me tecer alguns comentários sobre a sua atitude de remodelar o poema de sua Laila.
    cadê a democracia deputado???? permita a moça escrever o que tiver vontade e inspiração, porque refazer o que vem da alma, do coração? faltou respeito pela obra da sua filha, é uma questão de cidadania; é dela o verso, a emoção, a forma. Desculpe-me, mas cadê a sensibilidade do poeta??? a criação alheia deve ser intócavel.

    Resposta: É bom que haja comentários como o seu, um tanto elegante apesar de que em desacordo e carecendo de entendimento, pois se pode esclarecer de forma objetiva e direta.
    Permito que minha filha como qualquer pessoa escreva o que quiser, da forma que quiser, quando e onde quiser, da mesma forma que me reservo o direito de comentar, com elegância, o que eu quiser.
    Não alterei o poema de minha filha, fiz outro poema, meu, baseado na idéia dela. Tentei mostrar pra ela e pra outras pessoas que o poema deve ser tratado como uma escultura, só isso.

  8. Anônimo

    Sr. Joaquim, esta página de seu diário online me fez lembrar uma cena onde o pai está com sua filha, só os dois, sentados no chão, brincando de montar um Puzzle de 1000 peças. Linda cena! uma brincadeira…Sr. Joaquim, sou uma estudante-pesquisadora e , no momento,estou observando seu diário online, ele é versátil, parabéns! Será se o Sr. poderia me dizer com que idade fez sua primeira poesia? Desde já, muito obrigada.

    Resposta: Acho que quando comecei a escrever, o que fazia não eram poemas, eram pensamentos, reflexões. Isso foi em 1973, tinha 13 anos. Depois, em 76, as coisas que escrevia começaram a ter uma certa forma, mas acho que só vim cometer um poema, de verdade, na época do Guarnicê, em 1983.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS