Tertuliano?

24comentários

?

Livre, porém honesta adaptação de um discurso com aparte.
Nomes e cargos foram omitidos e/ou trocados, para que uma obra
política possa ser transformada em obra literária.

Um deputado destilava o seu comprovado talento para a critica …

“… Por mais que se discutam outros assuntos importantes e relevantes o assunto do momento na realidade é esse troca-troca de partidos. São deputados que estão se acomodando em outras legendas e de quinta-feira até ontem muita coisa ocorreu e parece que muita coisa ainda vai ocorrer. Fui informado que o próprio primeiro mandatário, ele próprio telefonava, ou procurava deputados para se filiarem ao seu partido, então me lembrei do barão de Itararé que dizia que” há alguma coisa no ar além dos aviões de carreira” , e havia . Tanto havia, que na convenção desse partido – presente estava o Presidente do de uma outra agremiação partidária e Líder maior, do maior Bloco Parlamentar desta casa – filiaram-se cinco deputados, inclusive três do próprio Bloco. Mas esse deputado, Presidente desta outra agremiação partidária, talvez tenha pensado consigo mesmo e dito que o” bom cabrito não berra”, foi à tribuna dizer que procuraria fazer do seu partido um grande partido ou talvez o maior partido do Estado .

Mas logo em seguida um senador que tinha vindo a essa Casa antes da eleição para a Mesa Diretora prestar o seu apoio ao Presidente vai à tribuna e assumindo os ares de pitonisa diz que os pequenos partidos, inclusive o do anfitrião iria acabar. Aí eu me lembrei de Shakespeare: “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”.
Mas o deputado não passou recibo, homem católico foi para casa, se recolheu e consultou as escrituras e viu lá no evangelho segundo São Mateus que Jesus disse : “quem não é por mim é contra mim”. E tratou naturalmente de cair em campo para reforçar o seu partido. Filiou quatro deputados e ele com certeza deve ter dito a si mesmo, aquele provérbio árabe, “Nada melhor que um dia depois do outro”.

Isso naturalmente deve ter causado algum comentário no almoço lá no palácio, é possível que alguém tenha dito ao Governador “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. E o Governador deve ter comentado , “Quem tem com que me pague não me deve nada”. Lembrando de um ditado muito conhecido “Quando a gente vê a barba do vizinho pegar fogo trata de colocar a nossa de molho”. Como “para bom entendedor meia palavra basta” , e como dizia um grande deputado do passado” Quem viver verá”.

Admirado com a verve do colega e sabendo de que o maior interesse do tribuno era fazer “o mar pegar fogo para comer peixe frito, um novato resolve aparteá-lo e citando Shakespeare, para colocá-lo em cheque …

O nobre colega me lembra muito um Senador famoso, que faz discursos através de versos e rimas.Mas eu tenho certeza que V.Exa. não decorou essa grande pérola da oratória maranhense, tenho certeza que isso tudo é feito de improviso. É por isso que eu gostaria apenas de citar Shakespeare em sua frase mais conhecida e talvez a mais forte: “Ser ou não ser eis a questão” .

E o macaco velho, astuto e matreiro, talvez o único que realmente tenha entendido o sentido do aparte , talvez o único que realmente saiba o endereço certo daquela profética frase, não se fez de rogado …

Eis a questão, deputado. Eis a questão. V.Exa. certamente não vai se zangar comigo. É que V.Exa., atabalhoado, sempre com a melhor das boas intenções, às vezes me faz lembrar um velho poeta português, Guerra Junqueiro, que até foi excomungado porque era ateu . Ele é autor de um poema chamado a velhice do padre eterno, mas ele é autor também de uma pequena sátira que em parte, deputado, encaixa-se perfeitamente com o que V.Exa. tem feito aqui e eu vou pedir mais uma vez perdão não é para ofender V. Exa., mas eu sou daqueles que “perde o amigo mais não perde a piada” e V.Exa. vai me permitir dizer esse pequeno verso cujo título é , e o poema dizia o seguinte: , frívolo e peralta que foi um paspalhão desde fedelho, tipo incapaz de ouvir um bom conselho, vivo ou morto não faria falta, um belo dia deixando de andar a malta foi ter a casa do pai honrado velho e na sala, diante ao espelho a admirar-se perguntou: , és jovem, és rico, és formoso, que mais no mundo se te faz preciso? E o pai que atrás de uma cortina ouvia tudo, respondeu : Juízo. É isso que falta para V.Exa., muito obrigado. “

Ao outro, nada restou, a não ser levantar-se e aplaudir. Na saída, ao pé da escada, comentava com um terceiro colega : ainda bem que ele recitou , e não Morte e vida Severina.

PS: Como estou viajando muito e não tenho escrito com regularidade, estou republicando algumas crônicas.

24 comentários para "Tertuliano?"


  1. Anônimo

    Até quando você trata de um assunto chato como política, seu texto é ótimo.

  2. Anônimo

    “”A Verdade só deseja uma coisa dos governantes da Terra: não ser condenada sem ser conhecida.”
    – Tertuliano –

    Resposta:???

  3. Anônimo

    Cadê “Vicios, emoção e sentidos.” ? Este artigo é belíssimo e faz falta no blog.Por que você faz isto com o seu leitor? Apresenta a obra e depois tira do blog

    Resposta: Não tirei nada…

  4. Anônimo

    Governantes da Terra são todos. ??? –> Apenas uma frase do Tertuliano. To be or not to be continua sendo a questão, na morta vida severina.
    ??? !!! ??? Silêncio! Em nome da ordem. :-))))))))

  5. Anônimo

    meu Tertuliano não é o teu. Só para esclarecer…

  6. LÚCIFER

    O Tertuliano da minha tertúlia não o teu. Só para esclarecer…

  7. Anônimo

    Lúcifer diz para Joaquim:
    É um ato ousado ter um blog (diário virtual). Onde, ao contrário dos antigos diários, v. permite que qualquer pessoa leia e até comente. Elogiando ou criticando. Concordando ou discordando.
    Tudo o que v. posta é resultado das idéias e essas suscitam ou ressuscitam idéias em cada pessoa que as lê, de maneira diferente. Por isso é inevitável e até saudável que ocorra um debate sobre as idéias. Discordar é o primeiro passo para a concórdia, pois o conflito leva ao aprofundamento das idéias. É no conflito que cada pessoa checa a validade e força de suas próprias idéias. Idéias essas que são usadas por cada pessoa como alicerce para a vida. E se o alicerce for falso e fraco?

    Resposta: A casa cai!

  8. Anônimo

    Joka, eu caio na risada qdo vc dá essas respostas pequenininhas depois de ouvir/ler um quilômetro de frases. =)) Imperdível!

  9. Anônimo

    Ok! sou ignorante no manuseio com a internet, além, é claro, de ser ignorante em outras coisas também, mas, isto não importa…leio várias vezes alguns artigos que me agradam neste blog e “Vicios, emoção e sentidos” foi um deles

  10. Anônimo

    Lúcifer diz para o nº 8:
    O coração para bater precisa de energia, para o cérebro pensar precisa de muito mais energia. De maneira simples, energia é o potencial inato para executar trabalho ou uma ação. De forma complexa energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado.
    Eu não caio na risada por conta de um centímetro de palavras, em resposta a um quilômetro de frases. Eu LEVITO de tanto rir. Respostas são aferidas em segundo-luz. Só por curiosidade, um segundo-luz é suficiente para dar 23 voltas ao redor da Terra. Cada palavra, na forma pensada ou escrita, tb viaja ao redor da Terra. Toda palavra é energia e segue a teoria descrita por Einstein. V.nunca ouviu falar do poder do pensamento? Tenho certeza que já.
    A resposta do Joaquim me satisfez plenamente, visto que foi uma resposta consciente. V. aproveitou meu um quilômetro de frases para pensar sobre os seus alicerces e sobre a resposta que o Joaquim deu? É a sua vida que está em jogo, não a minha.
    Saudações
    Lúcifer

  11. Anônimo

    Qual o sexo de Lúcifer? Lúcifer faz sexo?Imagino que deve ser ruim no sexo porque pensa demais e consequentemente deve agir de menos. É uma simples dedução, quem muito pensa, pouco age

    Resposta: Isso é um revide, não uma resposta. Não é porque não faz sexo, bom ou ruim, que alguém é pior ou melhor que outros. Não é porque pensa muito e agi pouco que alguém é pior…
    Espero que tenha gostado dessa resposta também… Imensa…rsrsrsrsrs

  12. Anônimo

    Gostei, inclusive foi esta a intenção. Ver alguma coisa acontecer neste blog tão versátil e sentir que ele continua pulsando

  13. Anônimo

    Caro(a) lúcifer, como diz um prof. meu muito conhecido pelo bom humor: “não entendi N-a-d-a, mas, achei muito bonito” rsrsrsrs
    do seu mais 1 km de frase RSRSRSRS

  14. Anônimo

    rsrsrsrs isso tá virando uma bagunça. A pessoa que escreveu o numero 8 não é a mesma pessoa que escreveu o 11
    o numero 8 jamais escreveria o que escreveu o numero 11 rsrsrsrss

  15. Anônimo

    é Joka agora vou desistir de comentar, qdo começa a ficar troca de alfinetadas, tô fora. Prefiro troca de alegria.

  16. Anônimo

    Lúcifer diz para o nº11:
    Os detalhes da minha vida sexual e sensual (sabes fazer a diferença?) não estão à altura da sua compreensão. Devo lhe dizer que é v. quem deveria refletir sobre sua vida sexual, pois não há nada que a diferencie da prática sexual de nenhum animal, do porco ao burro. Exceto se v. pratica o sado-masoquismo, a grande contribuição que a espécie humana deu a tão célebre atividade. Todas as outras são praticadas com louvor pelos outros animais. TODAS. O orgasmo de uma porca dura por volta de 30 minutos. Se uma porquinha tem um orgasmo tão intenso, tem algo de errado com a duração do seu orgasmo. Por que v. que pertence a uma espécie dita superior tem um orgasmo ridículo? Pense… Você está muito longe de alcançar as nuances de um êxtase sensual, muito longe. Em primeiro lugar, é preciso pensar muito. Segundo, é preciso criar muito e por fim, tem que ter uma inteligência requintada. Sorry.
    Resposta: Só vou postar por que você foi provocado…

  17. Anônimo

    Lúcifer diz para o nº9:
    Parabéns pela honestidade. Relaxe, v. não é a única atrapalhada no manuseio da internet. Milhares só sabem ligar e desligar. Meta a cara (quer dizer o dedo) em cada página que v. visitar, sem medo de errar e fazer besteira. Fique tranqüila o máximo que pode acontecer é v. abrir uma janela que v. não queria abrir. Com a prática v. fica craque. O texto do Joaquim que v. está buscando realmente está fora do ar. O arquivo antigo finda no dia 06.02. Do dia 07 até o dia 23.02 sumiu e nem ele percebeu.
    Um abraço
    Lúcifer

  18. Anônimo

    Joaquim, número 8 e número 11 não são da mesma pessoa.
    Só acho divertido como vc responde, como tantas outras pessoas já disseram aqui tbm que gostam das suas respostas.

  19. Anônimo

    É impressionante como o tema sexualidade mexe com as pessoas, vejam quantos comentários aconteceram depois do com. 11. Questionei sobre a sexualiadade de Lúcifer porque existe o enigma se os “anjos” tem sexo e se o “demônio” se apresenta como sedutor, irresistível ,inapreensível, etc.
    O ser humano tanto pode se apresentar, em alguns momentos, como anjo e/ou demônio, sendo assim,vamos acompanhar o movimento libidinal do/a Lúcifer deste blog

  20. Anônimo

    Lúcifer diz para todos:
    Uau! De repente ficaram elétricos! “…Ver alguma coisa acontecer neste blog tão versátil e sentir que ele continua pulsando”.
    Para não perder o pulso sugiro ao Joaquim que os anônimos continuem sendo identificados pelos apelidos, pois fica difícil saber quem está falando com quem e para quem, por isso tenho iniciado meus comentários com remetente e destinatário.
    Como adoro provocar, forneço mais uma curiosidade da vida sexual dos animais. O leão copula 50 vezes por dia. Nem por isso desenvolveu a fala, a linguagem, a escrita, as ciências e as artes.

  21. Anônimo

    Aceito identificar-me parcialmente. Sou pesquisadora de arte e há 6 meses observo o movimento pulsante deste blog. Fiz os comentários 11, 12 e 19. Então, meu codinome é Pesquisadora. Proponho um debate ” ao vivo” com um tema a ser escolhido pelos comentadores e pelo Joaquim também. Será um prazer conhecê-los pessoalmente

  22. Anônimo

    ó Lucifer,
    Queria encontrá-la (o?) nas portas do inferno, para conversarmos com Dante, Francesca di Rimini e Guinevere …

  23. Anônimo

    Lúcifer diz para o nº19 -> sexo é importante pq representa a energia da vida. Todo mundo nasceu de um ato sexual (prazeroso ou não). Serve como informação sobre o “estoque” dessa energia. Quanto + sexo = + vivas. Menos ou zero = senilidade, doença e morte.
    Ato normal = criação de um novo ser, que levará as informações genéticas para o futuro e consequentemente, para a eternidade.
    A mecânica fisiológica segue esse processo. O cérebro, motor que controla o corpo, é muito mais antigo do que a mente, por isso está no comando.
    Sexo = juventude. Quantidade (mesmo em detrimento da qualidade) soa como vigor e, portanto, como a fonte da eterna juventude. Mas, o que as pessoas buscam não é a eternidade e sim a felicidade. Aí entra o orgasmo, produzindo outros hormônios.
    Tudo o que foi dito sobre os anjos SAIU DA BOCA DOS HOMENS e v. ainda acredita que Lúcifer é o demônio. Sendo assim vai ficar difícil analisar a minha libido e esclarecer se os anjos (plenos de vida e vida plena) têm sexo e se praticam sexo

  24. Anônimo

    Lúcifer diz para o nº22 -> v. jamais me encontrará na porta, nem nos nove círculos do inferno. Satisfaça-se com o AMOR FUGIT, contemplo-o até entender porque v. está tão certo de que vai para o inferno. Uau! Eu estou começando a ficar com peter pânico…

deixe seu comentário