Pierre, o pato e Isabelle.

21comentários

Sozinho,
Pierre foi ao mercado.

Comprou um pato,
um quilo de cebola,
dois quilos de batata
– redondinhas –
ervas de Provence e mostarda.
Foi para casa e preparou um banquete.

Sentou-se à mesa,
abriu um Borgonha,
rasgou uma baguete,
e apunhalou um foie gras.
Comeu e bebeu de olhos fechados.

No fogão de lenha,
o fogo é brando
mas no tempo certo
o pato
duro,
amolece.

Na caçarola
batatas e cebolas
salteiam
ao azeite de oliva,
com as ervas de Provence,
com a mostarda,
e com arsênico.

Pierre,
sozinho,
senta e come.

Isabelle irá sentir sua falta.

21 comentários para "Pierre, o pato e Isabelle."


  1. Anônimo

    Neste poema, Pierre comete o suicídio ingerindo arsênico. O que será que houve com Pierre? Será se foi o amor por Isabelle?
    O amor pode construir, somar e elevar o ser humano.
    O amor pode ser destrutivo e levar o ser humano a cometer o trágico.
    A história da humanidade é repleta do trágico por cuasa do amor: Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, Édipo e Jocasta, etc
    Gosto da história de amor de Ulisses e Penélope. Nela, ambos sofrem, lutam e sabem esperar o outro porque acreditam no sentimento amoroso que nutrem um pelo outro. Ulisses, no mundo, lutando em intermináveis batalhas, a saga da Guerra de Tróia e Penélope tecendo uma manta de dia e des-tecendo à noite, travando uma batalha contra o tempo e os pretendentes que queriam tomá-la como esposa p/ se apoderar de seu reino. Ambos acreditaram no amor de um pelo outro e a lealdade , confiança e provações serviram p/ fortalecer mais e mais o seu vínculo amoroso.

  2. Anônimo

    Para mim esta foi uma forma nova de ver a beleza que há no trágico e no triste. Gostei!

  3. Anônimo

    Uma estória de amor que acaba sem um final feliz como muitas outras.
    Pierre morre,Isabelle fica com saudades.Pierre ama loucamente Isabelle e Isabelle ama loucamente Pierre.
    Que triste!Duas pessoas que se amam e por alguma razão não podem estar juntos.
    Não deixe Pierre morrer,não mate um amor tão lindo!Escreva outra estória no qual Pierre e Isabelle fiquem juntos para sempre.

  4. Anônimo

    Joca,
    gostaria de saber em que se inspirou?Que tristeza. Estas passando por alguma desilusão amorosa?
    Muito depressivo escrever algo assim. Morrer por amor ou de amor considero algo muito COVARDE.
    Acredito que quando se sente amor se tem uma esperança. Lute para que seu amor viva com um final feliz e não trágico como esse conto.
    O amor é lindo de se viver e abrace ele intensamente como não houvesse o dia seguinte.

  5. Anônimo

    escreva que Isabelle apareceu no último momento beijou e abraçou Pierre
    escreva a continuação
    faça um filme com final feliz

  6. Anônimo

    Olá Joaquim!
    Acabo de encontrar seu Blog! Parabéns! Ainda não tive tempo de mergulhar nos seus posts mas adianto que o Poema do Pierre & O Pato…me ganhou. Afinal, como diria Nelson Rodrigues, pouco amor não é amor. Então fez bem Pierre – amou ao extremo e extremou-se tanto que até matar o amor, ele matou (ou já estava morto..). Adoro poesia, há muito não escrevo. Seu blog me inspirou. Obrigada! Te deixo um grande abraço e votos de muito sucesso!
    Tati.

  7. Luis Henrique

    Como faço sempre, vim ver o que você postou hoje e me deparei com esse belo e polemico poema. Você já gosta não é Joaquim? Adora polemizar. Tem talento e competência pra fazer o texto que quiser, sobre o assunto que quiser, mas vai certinho no tema que com toda certeza vai causar controvérsia.
    Li o que comentaram seus leitores e vejo que você ainda não respondeu a nenhum, fico imaginando o que é que você sente e como reagi ao ler os comentários. Você poderia nos falar sobre isso? Grande abraço,
    Luis Henrique.

  8. Perola

    Tai…..Gostei……Pierre se foi e Isabelle ficou…. Mas vc naum se foi e eu estou aqui……Que tal jantarmos na quarta um “pato” com um final mais feliz? Adoro “pato”…….teimoso e duro pra amolecer, mas quando amoleceeeee………rsrsrsrs
    Xerooo

  9. Waldir

    Joaquim, sobre o lindo poema, gostaria de fazer as seguintes perguntas: Por que Pierre não convidou Isabele para ir ao mercado? Por que ele comeu o pato sozinho? Pierre é um cara guloso? Pierre gosta muito de pato? Isabele não gosta de pato?
    Joaquim, se você quiser lá na minha chacará eu tenho muitos patos. Eu posso dá um pato para você, um para Pierre e outro para Isabele. Você quer?
    Responda-me todas as perguntas, porque eu estou muito curioso para saber!!!
    Um forte abraço Quinzão!!!

  10. Anônimo

    Pierre senta e come. Uma mão toca suavemente seu ombro, ele vira-se e lá está Isabelle sorrindo… ele levanta-se, se abraçam emocionados e são felizes para sempre
    ps:ela pede a sobremesa que ele esqueceu

  11. Anônimo

    Joaquim,
    Bom Dia!
    Eu acho que Isabelle irá sentir falta é do Patinho e não do Pato do Pierre.
    Um grande abraço,
    Yolanda

  12. Anônimo

    E se o nome do poema fosse “Pierre, o phatos e Isabelle” então poderia querer dizer que, por exemplo, na concepção Kantiana uma paixão que o sujeito está assujeitado…

  13. Anônimo

    ai Pierre, levanta da mesa, joga o pato fora, prepara uma massa, o vinho, corre ate Isabelle, beija forte e se nao der certo … voces tentaram

  14. Anônimo

    Cara “Isabelle” você já ouviu aquela antiga frase do senso comum que diz assim: Homem é que nem biscoito, vai um e vem dezoito?Faz mais ou menos um ano e meio que resolvi adotá-la em minha vida e, veja, tenho me saído bem, ou seja, até agora não caí de “pato” ou “pata” muito pelo contrário, estou me amando e amando a vida cada vez mais…

  15. Anônimo

    Pierre não seja burro.Corra para Izabelle e fale que a ama.Não perca tempo.Mulher gosta de ouvir isso e as vezes é necessário falar. Se ela irá sentir saudades é porque ela te ama tambem.Acorde para o mundo e tente ser feliz ao lado da mulher amada.

  16. Anônimo

    Joaquim, responda-me: você está gostando dos comentários?????
    Acho que está muito engraçado.
    Serve para mostrar que as pessoas gostam de você, porque estão lendo suas obras. Não é verade?
    Faça um comentário se você está gostando ou não!
    Um forte abraço!!

    Resposta: Estou adorando! Quero aproveitar a oportunidade para dizer a você e aos outros comentaristas que isso é só um texto, um conto ou um poema, não sei. Não me inspirei em nenhum fato nem em ninguém. Para uns é uma coisa e para outros é outra. No final o que importa é o sentimento que tira ou coloca no coração e na mente de cada um.

  17. Anônimo

    o comentário 16 é tudo que queria saber tbm, amei, tenho vc como uma pessoa especial , ja falei com vc ao telefone e seu astral é totalmente do jeito que curto

    vc nunca responde qdo entro aqui e fico pensando
    que não gostas

    Fiquei triste de pensar que vc fosse o Pierre… torci pra ele sair correndo e beijar a Isabelle

    Resposta: Não sei quem é você, mas mesmo assim tenho certeza que gosto de seus comentários. Venha sempre e comente. Abraço.

  18. Anônimo

    Joaquim,
    Eu disse a você que não nos conhecemos. No início me identiifique com vários nomes e você disse que sabia quem era que estava fazendo os comentários. Você até indiretamente me chamou de burro porque eu disse que não sabia etmologicamente o significado de filepeta e escargot. Tá lembrado? Me diverti muito com isso. Perdoa-me! Entretanto, agora, nada disso importa porque você mostrou que é um sejeito sensacional. E, hoje, vejo que todas essas pessoas que lêem o que você escreve e fazem um comentário é porque verdadeiramente gostam de você. Penso em um dia de encontrar pela rua e de dizer o seguinte: Joaquim quem faz aqueles comentário sou eu! E aí, me irmão, o qe pode acontecer, eu não sei! Qual será a tu reação? Voce irá me agredir ou dizer: voce é um sacana ou também é um cara legal?
    Parabéns Joaquim pela tua maneira de ser e ver as coisas!
    E isso é muito bacana!!!
    Um abraço de um amigo que você não conhece!!!
    Que vai ficar torcendo por você.

    Resposta: Agredir você eu não vou!

  19. Eliane

    È isso que dá ter tanta educação. Pierre, menino mata o pato e Isabele e vais passear ás margens do sena.

  20. Fernando

    Putz !!!!! esse comentário 19 foi genial. É isso aí cara come os dois: o pato com todas as ervas de provence e Isabelle (seria a bela da tarde??) e depois meu caro, é viver a alegre e coquete vida Parisiense. Viva a Vida.

    Resposta: Não sei se você sabe, mas pato é uma comida pesada…

  21. Aninha

    É isso aí meu amigo, viu como um conto tem o poder de provocar levantes e polêmicas, mas essa é a característica fundamental de uma obra de arte, suscitar no público diversas formas de olhares e interpretações, parabéns vc descreveu com maestria uma situação absolutamente comum no cotidiano de todos nós mortais que amamos e tb nos desenganamos, que atire a primeira pedra quem nunca se disulidiu a ponto de não achar graça na vida, exceto em uma possível (e dramática)despedida como o nosso herói pierre, rsrsr mas o final se feliz ou trágico, fica a cargo do livre arbítrio do personagem, e vc fez exatamente o que todo bom artista deveria saber fazer : Parar no instante em que excita a imaginação do espectador(no seu caso do leitor), deixando a cargo da sua livre escolha o final que desejar imaginar.Golpe de Mestre, cartada certeira, assim cada um imagina e escreve o final que deseja ou que desejaria viver em tal situação, dando vida ao seu personagem em múltiplas faces. Insuperável !(desafio?!?)Parabéns!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS