Uma breve visão sobre JS.

32comentários

Outro dia eu estava assistindo na TV Senado a um discurso que Sarney fez pela passagem dos 400 anos do nascimento do Padre Vieira, quando minha mãe entrou, sentou-se e ficou me fazendo companhia. Ao final, ela disse: “Podem dizer o que quiser dele, mas para mim ele é o maior político desse país”.

Fiquei imaginando em que o Sarney de minha mãe diferenciava-se do Sarney de Neiva Moreira ou do de Amanda Dutra ou do de Vadequinho.

Fiquei me perguntando quem na verdade é esse homem que desperta tantas paixões, positivas e negativas.

Seus adversários tentam estigmatizá-lo chamando-o de “Cacique”, “Coronel” e “Chefe de uma das últimas grandes oligarquias brasileiras”. Seus amigos citam o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) que afirma que ele é a figura mais influente de todo legislativo brasileiro.

Imagino que se perguntado fosse sobre quem é José Sarney, ele mesmo diria vaidoso, que é apenas três coisas: 1) O realizador da infra-estrutura que possibilitou as grandes transformações em nosso Estado, tais como a criação da Universidade Federal do Maranhão, e a instalação das faculdades estaduais que viriam depois a ser a UEMA. Foi Sarney quem criou o CEMA, centro pioneiro no Brasil de ensino através da televisão. O Projeto João-de-Barro, escolas para comunidade rural. Criou na TELMA o primeiro plano diretor estadual de telecomunicações do País; Com a CAEMA, construiu o sistema de abastecimento de água de São Luís, a Barragem do Batatã, a estação de tratamento do Sacavém, e interiorizou o abastecimento d’água em mais da metade dos municípios do Estado. Criou a COHAB e construiu os primeiros conjuntos habitacionais em São Luís e no interior. Com a CEMAR cobriu mais de 50% do Estado com energia de baixo custo. No setor de transportes, em seu governo que foram abertos os traçados viários que desbravaram o Maranhão, entre elas a construção da rodovia Santa Luzia-Açailândia e do Porto do Itaqui, antevendo as suas imprescindíveis necessidades para o nosso desenvolvimento.

2) O responsável pela condução de nosso país durante a transição para a democracia.

Alguns analistas reconhecem o trabalho do então presidente Sarney como fator primordial a redemocratização do nosso país. Dizem que se não fosse a fatalidade esse mérito seria de Tancredo. È verdade, mas pela fatalidade, a tarefa coube a ele e ele fez tudo que Tancredo faria, tudo que precisava ser feito. Foi com extrema perícia e habilidade que Sarney sepultou a ditadura militar e teve paciência e cautela para consolidar o regime democrático. Desmentiu oráculos que previam a década de 80 seriam anos perdidos. Perdidos talvez para especuladores, mas para a democracia e o estado de direito, foi crucial.

Mas quem é realmente esse Sarney!? Todos sabem que ele é obstinado, dedicado e competente. Não há nenhuma dúvida que ele seja um homem de grande sorte. Ninguém desconhece sua capacidade de errar muito menos que os seus adversários. Em minha opinião são essas três coisas que fazem dele um vencedor, tanto que foi ele até agora, o único brasileiro a ter chefiado o Poder Legislativo e o Poder Executivo em nosso país.

Consolidou sua imagem de intelectual e democrata ao conciliar-se com Fernando Collor de Mello, apesar dos insultos sofridos durante a campanha de 1989. Esteve com Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Por fim tornou-se o interlocutor mais próximo e aliado de primeira hora do presidente Lula.

Alguns de seus críticos mais cruéis dizem que Sarney poderia ter feito muito mais pelo Maranhão. Mas quando dizem isso não levam em conta o fato de toda a pressão que havia sobre seus ombros no período em que foi presidente da republica, e em que dividia, apenas os bônus do comando das decisões, com Ulisses Guimarães e o PMDB. Os ônus eram somente seus.

Dono de uma das mais longas e emocionantes carreiras políticas do país, Sarney protagonizou várias vezes a lenda da Fênix, pássaro que renasce das cinzas.

Tanto seus amigos quanto seus adversários sabem porem que de santo Sarney só tem a cara. Em compensação todos também sabem que está redondamente enganado quem o imagina um demônio, de chifres, rabo de seta e tridente.

Não há como negar que mais do que simplesmente uma figura política, Sarney é uma figura histórica para várias gerações. Sua trajetória recorta um importante período de vida brasileira, em que ele vem dominando a cena, desde quando ainda moço, elegeu-se governador do Maranhão, em 1965, para continuar a dominá-la ainda mais, quando chegou à Presidência da República, vinte anos depois, e continuar em evidencia como ator de destaque mais de quarenta anos depois.

Mesmo tendo sofrido graves revezes depois que foi traído pelo então governador Zé Reinaldo, o seu mais constante auxiliar e beneficiário desde 1966, Sarney ainda assim, mantêm-se como um dos mais importantes políticos da República.

3) Que para ele, José Sarney é na verdade um escritor que foi governador de seu estado, presidente de seu país e é senador da república. Que escreve poesias, contos, romances e ensaios, é membro da Academia Maranhense de Letras e foi eleito para a cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras em 1980.

Que seus 50 livros foram já foram traduzidos em mais de 20 idiomas e publicados em mais de 50 países. Que no correr de sua atuação como homem de letras, publicou A Canção Inicial (poesia, 1952), Marimbondos de Fogo (poesias, 1979), O Dono do Mar (romance, 1995), Saraminda (romance, 2000) e livros de artigos políticos, entre outras obras.

32 comentários para "Uma breve visão sobre JS."


  1. Marimbondo sem Fogo

    Ah não Joaquinzão, a essas alturas da tua vida fazer um estudo antropologico do Sarney é brincadeira, cara esse cara é tudo de ruim e muito mais para esse miserável estado. dissestes bem, de santo ele não tem nada é uma grande ave de rapina, com larga experiencia nos porões da DITADURA e agora posa de melhor amigo de infância de Lulinha paz e amor. Tu estavas melhor na fita fazendo tuas poesias, perdes teu precioso tempo tentando estudar a personalidade perfídia do “Coroné D. Corleone” o Capo mais retrogrado da história contemporânea.

    Resposta: Respeito sua opinião, mas acredito que você esteja completamente equivocado, talvez deixando-se influenciar por posições político-partidárias-ideológicas.
    Não sei se você sabe, mas por lealdade ao meu pai, eu votei contra os interesses de Sarney em 1984, na escolha dos delegados do colégio eleitoral, mas mesmo assim acredito que nenhum outro político, naquele cenário, poderia ter feito tanto pelo Brasil e em defesa do estado democrático de direito, como fez Sarney.

  2. Luiz

    RESUMINDO:
    SARNEY apóia qualquer governo, desde os “primórdios”, inclusive o próximo governo, seja quem for. Daí sua sobrevvência como uma Fênix..

    Resposta: São estes governos que fazem questão de que ele os apóie, pois ele é reconhecidamente o mais influente parlamentar do país.
    Veja só o que acontece neste momento com o governo Jackson Lago, ele não recusa o apoio nem de Sarney para que possa se manter buscando a melhor maneira de desenvolver seu projeto de administração de nosso Estado. Seria Jackson diferente de Sarney?

  3. mariozinho

    Há muito tempo que tu não escreves nada sobre política e quando voltas a fazê-lo trás logo um tema bastante polemico!
    Tu deverias saber que alguns de seus leitores iriam comentar esse teu texto sobre Sarney, e mesmo sendo esse texto o mais imparcial e objetivo que um político como você poderia fazer, seria de se presumir que ele não iria agradar nem aos teus amigos, nem aos teus opositores, pois teus amigos exigem total submissão e teus adversários são tolos o bastante para não admitir qualquer que seja a qualidade em seus opositores.
    Boa sorte!

  4. Anônimo

    Assim como você eu acredito que Sarney ainda será reconhecido como o grande responsável pela inclusão de nosso estado no século 20 e pela redemocratização de nosso país, mas vai ser difícil você ou eu tentarmos convencer os que não pensam como nós, disso.

  5. Anônimo

    Acho incrível que um poeta tão sensível como você seja também um político tão sagaz. Me explica se puder, se souber, se quiser.

    Resposta: Que bom que seja assim! Que eu possa colocar um pouco de sensibilidade e poesia na política! Tomara que eu consiga.

  6. Anônimo

    Tu és é um grande puxa-saco! O maior de todos, porque tu és inteligente e competente, um dos bons alunos desse teu chefe, o Zé Bigode. Pena que esse pessoal não te dê uma oportunidade, isso eles só dão para gente como Ricardo Murad e Paulo Marinho.
    Acorda Joaquimzão, esse pessoal só quer te usar… Ouvi dizer que até teus amigos Féfé e Têtê tão aprontando pra cima de ti!

    Resposta: 1) Não me considero um puxa saco e quem realmente me conhece não me tem nessa conta.
    2) Não fico esperando que ninguém me dê oportunidades, procuro depender o menos possível de quem quer que seja e esse é um dos grandes motivos pelo qual ninguém me dá muita oportunidade, por me acharem independente demais.
    3) Lave a boca pra falar de meus amigos. Não os escolho por interesses políticos ou financeiros, não misturo amizade com interesses de qualquer natureza, e outra coisinha, verdadeiros amigos como estes jamais aprontariam pra cima de mim.

  7. Saraminda

    Ah! a “grande sorte” de Sarney tem um pé la em Codó no terreiro de Bita de Barão, os atabaques rufam e as galinhas pretas são degolodas em fileiras. Deputado tanta coisa séria para o sr. escrever, o senhor vem falar sobre a personalidade que todos conhecem(Maquiavelica) do Zé Bigode???? muda o disco, cola na minha que passas de ano. So mesmo nesse País que têm assendo na Academia Brasileira de Letras duas criaturas tipo: Sarney e Paulo Coelho. Machado de Assis deve estar se revirando na tumba.

    Resposta: É por causa de gente como você, que dá valor e acredita que sorte tem há ver com atabaques e galinhas pretas que Sarney é o grande líder do Maranhão.
    Quanto a ser Maquiavélico, isso não é insulto e muito menos demérito, Como diz meu dileto amigo e leal adversário, Aderson Lago, “deveria ser um prazer ser chamado de maquiavélico, pois Maquiavel foi um gênio da política”. Quanto aos quadros da ABL, não se preocupe com Machado, ele já morreu há muito tempo, não tem como ele se revirar na tumba!

  8. Anônimo

    Emocinante carreira política????? desde quando puxar-saco dos Generais da Ditadura Militar, ficar caladinho, não dar a cara pra bater, fazer politicagem, tramar ás escondidas, sorrateiramente, nos bastidores e porões é emocionanta????? tresloucado guri, acho que perdestes o senso. Sarney é um Grande Atraso para o Maranhão e um grande Midas para a família dele, era pobre quando começou a vida e hoje é uma das maiores fortunas do ´País. Ah! Joaquimzão vai cantar outro personagem da história maranhense, larga essa “Fênix” do mal de mão vai escrever sobre Ferreira Gular.

    Resposta: Vamos fazer assim, já que todos dois são Ferreira, eu escrevo sobre o Araújo Costa e você escreve sobre o Gullar, pois pelo visto você entende mais de poesia concreta que eu! Quanto as suas outras afirmações, procure sair do bla bla bla das panfletagens e se informar melhor sobre a importância de Sarney no que diz respeito à redemocratização do nosso país.

  9. Daniel Pereira

    Sarney ta “vivo” por que sempre muda pro time que esta ganhando.

    Resposta: Saber a hora demudar sem ser desleal ou traidor é uma das qualidades dos grandes políticos. Já aqueles que mudam de lado como quem muda de roupa, estes são a escória.

  10. Anônimo

    Concordo com o comentário 5. Você Joaquim, mostra, aqui em seu blog, que sabe misturar política e poesia.
    Este artigo está excelente, vou ler outras vezes p/ me inteirar mais sobre a história política do MA.

  11. Anônimo

    Muito bom o seu artigo. Corajoso, pois para alguns você vai parecer puxa-saco, subserviente, enquanto para outros vai parecer ameno demais, pouco enfático.
    Mas de tudo que leio aqui em seu blog o que mis gosto são das respostas que você dá aos comentários feitos aos seus textos. São muito francas, diretas, sinceras. Parabéns!

  12. Anônimo

    Vc parece um menino arteiro mesmo qdo o assunto é sério: explico pq: vc sabe que vão te bater mas vc FAZ e DIZ o que quer assim mesmo 🙂 , simplesmente pq vc QUER e CRÊ no que tá fazendo.
    Foi uma homenagem corajosa pelo niver do ilustre maranhense, JS.

  13. COSTA PEREIRA

    uma figura de destaque no cenario nacional, que o unico defeito que tem e amar demais a sua terra, que SEMPRE fez e faz tudo que pode para enaltecer e construir um novo MARANHÃO, uma referencia nos meios politicos e intelectuais, pacifista por natureza!!! sofre uma implacavel perseguição e campanha difamatoria de uma meia duzia de frustados oposicionistas alguns que outrora foram aliados e beneficiados galgaram posiçoes e prestigio ao lado de SARNEY, hoje se dizem opositores e inimigos ferozes, cuspido no prato que comeram!!!a frente de libertação do MARANHÃO e uma mistura de frustados e ex-aliados incomodados pelo sucesso da brilhante trajetoria do incontestavel LIDER JOSÉ SARNEY. PARABÉNS JOAQUIM por este brilhante artigo, concordo com voçê em genero numero e grau!! como sempre um artigo sabio e inteligente!!!

  14. Anônimo

    Querido Quincas, só falta mesmo Sarney ser canonizado, e disputar uma vaga com São Jose de Ribamar e aí teríamos 2 santos um Ferreira, claro (Sarney). Como pode ser que um homem inteligente como tu, ficas a levantar essa bandeira rota. Sarney responsável pela redemocratização do País????? cruzes e cadê quem realmente era a própria história, Dr, Ulisses, Mário Covas, FHC etc. ????? Fala sério rapaz estás desmemoriado, Memoriol.

    Resposta: Muito interessante e curioso! Sarney foi o substituto de Tancredo e os que “realmente era a própria história” eram suas viúvas. Se Tancredo não tivesse morrido, Ulisses não teria tido aquela força toda e FHC muito provavelmente não teria sido presidente. De que vale sua grande cultura e indiscutível inteligência além de uma boa memória se o raciocínio está impregnado de preconceito e partidarismo.

  15. Anônimo

    Deputado Joaquim eu sou um dos seus mais fieis eleitores daqui de São Domingos. Eu estava na porta do fórum naquele dia que o senhor chegou na cidade e não deixou que acontecesse uma tragédia e acalmou os ânimos tanto dos folhas quanto dos preás que estavam pra se matar e ainda por cima não permitiu que aquele juiz infame que tinha aqui mudasse o resultado da eleição.
    Naquele dia e depois daquilo tudo eu ouvi até os adversários elogiando o senhor, seu companheirismo em relação aos seus amigos e seu respeito aos seus adversários.
    Tenho muito orgulho de ter o senhor como meu representante na assembléia legislativa.
    Sou um de seus leitores mais asciduos mas confesso que não entendo muito suas poesias, já seus textos sobre política são maravilhosos.

  16. Anônimo

    Deputado,
    Pergunta idiota! Se Sarney é tão genial porque o Maranhão está tão na mal? É porque ele é um parlamentar muito bom e os demais são muito ruins? E o que falar das concessões públicas dos sistemas de comunicações? O grande pilar para a hegemonia política! Concordo com V. Excia: o Senador Sarney é muito esperto mesmo!

    Resposta: Você já parou pra pensar que São Luis é governada pelo grupo contraio ao de Sarney há trinta anos e sua situação não é diferente do resto do Estado!?

  17. Anônimo

    Xiiiiiii Fedeu, Joaquimzão foi babar o chefe e idolo dele pelo aniversário e se ……….
    O poderoso chefe é um “obstinado” não pelas nobres causas, não por um modelo revolucionário de estado, não pela liberdade dos analfabetos do maranhão, fracos e oprimidos, sem nenhuma oportunidade de vida. É um obstinado sim, pelo Poder e todos os privilégios que advém deste. Não adianta responder com malcriação rapaz, pois a voz do povo é a voz de Deus é clichê mas é fato.

    Resposta: Só sou malcriado com quem é grosseiro ou deselegante. Confio na voz do povo que representa a voz de Deus, não gosto muito é de depender pessoas sectárias, hipócritas, falsos liberais e democratas de panfletagem, isso eu não gosto não.

  18. Anônimo

    Depois de ter lido o que escreveu o cidadão do comentário 15, fiquei querendo conhecer mais o seu trabalho como deputado, de repente a minha descrença e o meu desanimo com os políticos possam ser contornados.

  19. Antenor

    Joaquim,

    Falar de Sarney impressiona, até agora já foram mais de 18 comentários. Independente de ser contra ou a favor de Sarney, o que vale são os sentimentos que esse homem desperta nas pessoas.

    Sds.

  20. Antenor

    Joaquim,

    Tinha um rapaz que tocava na Banda Catarina Mina (grupo de pop rock local), chamado Bruno, q compôs a seguinte música:

    “Sarney, Sarney, Sarney, Sarney, pra não dizer que não falei de Sarney, pra não dizer que não falei Sarney, pra não dizer que não falei de Sarney, pra não dizer que não falei de Sarney!”(bis). (e a música se resumia nisso).

    E assim será por muito tempo, maranhenses, brasileiros, etc., todos falando sempre desse homem, bem ou mal.

    P.s: Q fique claro – eu não sou fã dele!

    Sds.

  21. marco fernandes

    è meu caro, esse sarney é um cara emblemático. com certeza é a pessoa de mais sorte que tive noticia até hoje, porém, ter sorte não foi causa maior para ele chegar aonde chegou.e pensando bem… é melhor ficar por aqui.

  22. Anônimo

    Caro, muito caro Deputado,
    Preciso entender o que você já fez pelo povo do Maranhão, Sarney não fez mais do que sua obrigação, não, espera, ele não fez sua obrigação, pois o povo que representa continua nascendo em casa de palha e morrendo de fome.
    Bem, falar de traição é lembrar de você traindo o seu amigo Fernando Sarney naquele episodio do Maluf. Aquele que você deitou os antigos quilos em cima da urna na Assembléia.
    Espero que Zé Reinaldo não faça como você que depois voltou para a oligarquia e ficou sócio da família Sarney.
    Estou faltando com a verdade?

    Herbete Silva

    Resposta: Estás faltando com a verdade sim e sabes bem disso!
    Eu não traí ninguém. Tomei posição diferente de alguns amigos meus, Fernando por exemplo, mas igual à de outras pessoas muito importantes para mim como meu pai e Lobão.
    De 4 em 4 anos desde 1982 o povo do Maranhão me avalia e até agora tem me aprovado como seu representante.
    Zé Reinaldo era sócio deles desde sempre, eu não.
    E você, o que já fez pelo Maranhão!?

  23. Anônimo

    Ei! Quincas não liga para o que diz esse tal de Herbete, pois acho que ele é aquele cara frustrado e recalcado, que vivia falando mal de todo mundo e que sempre foi meio que despeitado com o pessoal do Guarnicê e dos Parias. O cara até que escrevia direitinho mas tinha uma alma pesada, uma energia péssima. Isso é só inveja.

  24. Anônimo

    Querido Joaguim.Ser verdadeiro no mundo d hoje é algo distante.Portanto continuo admirando a capacidade que tens em elogiar e sobretudo ao falar do Sarney com a visão do poeta historiador. Respeito que não tem capacidade de distinguir passado,presente,futuro, contribuições e personalidades. Não sou Fã do Sarney, mas tenho respeito pela presença contudente de estar presente nos grandes momentos da história política brasileira. Já dizia Eduardo Campos, hoje atual Governador de Pernambuco. Quer saber de política. Tem que respeitar o Sarney. Joaquim como toda unanimidade é burra.Salve a dialética!!!!! Continue firme na sombriedade de saber ouvir e na tua capacidade voraz de respeitar o adversário, mesmo quando o adversário não estar próximo. ” Independência é algo para bem poucos- é prerrogativas dos fortes”

  25. Mariposa com Fogaréu

    Realmente Sarney tem parte com o cão, porque se Dudu Campos, neto de Miguel Arraes o baluarte, o representante da resistencia pernambucana, diz uma sandice dessa sobre um dedo duro do sistema do qual seu avô foi exilado. Então “Vamos sibora para um bar, beber, cair e levantar” e vamos enterrar a histótria e os porões da ditadura, os choques, as torturas o exílio. Faz um favor para o leitor Joaquimzão: Não o chame de burro, ou tu achas que quem te conhece não sabe que o comentário de cima não é teu?????

    Resposta: O amigo se lembra que o “baluarte, o representante da resistência pernambucana” voltou ao Brasil depois da anistia, forrado pelos petrodolares das transações comerciais com os argelinos!?
    O problema de pessoas como você é que só conseguem ver um lado das coisas, são monos, sectários!
    Qual é mesmo o comentário que “sabidão” (HS) acha que é meu!? O de cima!?

  26. Anônimo

    joaquim pq vc se dá ao trabalho de postar e reponder comentários como esses dessa maripousa incendiada?
    Essas pessoas são um bando de babacas que não merecem nm um seguno de seu tempo.

  27. Anônimo

    Caro Deputado, muito caro,

    Entendo que a pergunta não deva ser sobre o que eu JÁ FIZ pelo Maranhão, a pergunta certa é o que eu não fiz CONTRA o Maranhão.
    NÃO roubei, NÃO proporcionei a morte de milhares de crianças, NÃO tirei o direito do povo ter educação e moradia e principalmente NÃO faltei ao POVO junto com os que destruíram os sonhos.
    VOCÊ teve e tem tudo, nasceu rico, com Pai esperto para os negócios e para a política.
    AFINAL o que você fez para que o povo NÃO fosse tão humilhado.
    Ainda acredito que você possa contar outra historia, com uma população culta que possa fazer a sua aviação de quatro em quatro anos.
    Herbete Silva

    RESPOSTA NO POST DE CIMA

  28. Joaquim Nagib Haickel

    Resposta ao Herbete:

    Como você: “NÃO roubei, NÃO proporcionei a morte de milhares de crianças…”
    Em favor, faço o que posso, fico até aqui tentando fazer com que você deixe de ser sectário e obtuso e veja que é bem melhor ter alguém como eu pra debater que outro menos preparado, você não acha!?
    Mas você mostra como pensa quando diz: “VOCÊ teve e tem tudo, nasceu rico…” Uma frase repleta de incompreensão, recalque e inveja. Ter nascido rico não faz de mim, nem de ninguém, um bandido ou um vagabundo. Nunca usurpei nada, ao contrario, ter nascido rico pra mim sempre foi um peso, pois para pessoas como você, se eu fosse filho de um operário, de um pescador ou de um feirante, meus poemas, minhas crônicas, meus contos e meus filmes seriam espetaculares, e meu trabalho político seria perfeito, mas como eu nasci numa família rica, para pessoas como você meus méritos não são aceitos.
    Sinto muito que você tenha uma visão tão equivocada ao meu respeito.
    Joaquim Haickel.

  29. Pedro

    Criou a UFMA,CEMAR,CAEMA,TELMA,COHAB…perguntar não ofende: existe algum estado do Brasil que não tenham essas respectivas “criações” do sr.Sarney , é claro com nomes diferentes? Como se explica o MA ser o estado mais miserável do Brasil, mesmo com o JS tendo sido presidente da república? qual o salto de qualidade que o estado deu graças a ele? Vc não passa de um neto da ditadura…que hj tem tempo pra falar essas baboseiras pq desfruta dos desmandos que aconteceram e acontecem no MA até hoje…

    Resposta: Se ele as criou deve ser porque antes elas não existiam, você não acha!?
    Quanto a ser neto da ditadura, que coisa mais antiga, mais chata, muda esse disco que esse papo já está chato. Por falta do que dizer é que você fala disso.

  30. Socorro

    Pobre Joaquim, só agora vejo o quanto tu és medíocre, pobre de espírito, como é que por causa de um ácido comentário de internauta, tu do alto da tua cultura e sabedoria te intitulas rico, aquele que nasceu em uma família rica. O outro pode até ser recalcado, mas tu não és nem um pouquinho rico, se o fosses saberia dar uma resposta principesca, realmente destes uma de operário. E outra, rica é Elizabeth da Inglaterra e Sarney no Maranhão, o resto da tropa é remediada. e tenho dito.

    Resposta: Ouh! Seu coisinha!!!… Não fui eu que me intitulei de rico, foi o Herbete que disse que eu era, como se sê-lo fosse algum pecado. Parece que você não entendeu direito a conversa e fez esse comentário por falta de coisa melhor pra fazer, então leia o que disse o Herbete, depois leia a minha resposta e só então tire suas conclusões, ok!?

  31. Ricardo Santos

    Com todo respeito deputado Joaquim, más, “onde há fumaça, há fogo…” Achei interessante sua tentativa de dar uma conotação suave sobre o Sarney “desperta tantas paixões, positivas e negativas.”

    1º Não podemos negar o fato de vcs serem amigos.

    2º Se o Sarney tem muitos inimigos, (que não sejam apaixonados ou fans) não se pode dizer que isso se limite a um fator regional.
    3º Pesquisando diariamente (fuçando) essa
    ferramenta internet, posso achar com facilidade sempre alguma nota ou curiosidade (geralmente encontro alguém falando mal dele) coisas no mínimo interessantes sobre o tal JS…
    3º Por isso todos que falam (dele )devem ter no mínimo algo que não se baseia em sentimentos apaixonados ou rancorosos…
    4º Daí o ditado se confirmar, se há fumaça..
    (Continuo achar que uma árvore má não pode dar frutos bons… E, isso não são os “seus inimigos” que fazem por ele.)
    5º Espero não despertar ojeriza dos fãs incondicionais. Se entrei aqui, é porque sei que o Sr. saberá respeitar minhas idéias.

  32. Tonhão

    Xiiiiii Joaquimzão, Sirney está quase caindo de podre ô meu. Parte para arrulhar em novos pombais e quintais, cantando outros madrigais. O quintal mal-assombrado do Calhau (como diz o Peta) está desmoronando. Cooorrrrrreeeee enquanto é tempo. E não vens dizer que quem é amigo não abandona o barco e blá, blá , blá que é tudo papo furado.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS