Maranhão no Festival de Cinema de Boston

11comentários

cenadofilme.jpg

FÉLIX ALBERTO LIMA
Especial para o Alternativo – jornal O Estado
Trailer Pelo ouvido

amandaacosta.jpgUm tributo ao mais feminino dos sentidos humanos. Assim é Pelo Ouvido, o curta-metragem do maranhense Joaquim Haickel que participa hoje da 13ª sessão competitiva do Festival Internacional de Cinema de Boston, nos Estados Unidos. O filme, única produção brasileira selecionada para o festival, é baseado em conto homônimo de Haickel publicado no livro A Ponte, em 1991, pelo selo Edições Guarnicê.

Pelo Ouvido é visceral e ao mesmo tempo suave e terno. Tem pegada técnica com uma linguagem universal, envolvente. São 17 minutos de uma história que surpreende, de roteiro inteligente, trilha sonora original impecável e recursos cenográficos sob medida. Pelo Ouvido, o conto, foi escrito em 1984, quando Haickel integrava a equipe de redatores e agitadores culturais da revista Guarnicê e ainda ensaiava os primeiros passos na política.    

A história se passa quase que totalmente dentro de um apartamento de uma grande cidade, que tanto pode ser São Paulo, Londres ou São Luís. Pelo Ouvido cabe em qualquer parte porque prende a atenção e transcende tempo e espaço. O filme conta a história de Katie (Amanda Acosta) e Charlie (Eucir de Souza). Charlie é vítima de um grave acidente que o deixa com seqüelas irreparáveis. Cego, surdo e mudo, Charlie mergulha no silêncio de um mundo que nem sempre satisfaz as fantasias da jovem Katie. Há poucos minutos para compreender – ou pelo menos para tentar decifrar – os desdobramentos dessa relação. Katie e Charlie se entendem.    

 O curta-metragem, a rigor, sugere uma discussão, traz uma mensagem subliminar, defende um ponto de vista, documenta uma história, revela passagens de ficção, fragmentos da história. Esqueça tudo isso. Pelo Ouvido é um curta sem maiores pretensões, uma provocação desinibida sobre um tema que, entre quatro paredes, salta aos olhos da indiferença. Joaquim Haickel não quis escrever um réquiem aos amores servis. Katie e Charlie se dão de presente, na cama, na banheira, no tato, na poesia, no telefone. Para gemer cada vez mais alto, Katie precisa ouvir o que Charles é incapaz de pronunciar.    

 Pelo Ouvido foi rodado em São Paulo entre setembro de 2007 e maio de 2008. Com roteiro de Joaquim Haickel e Arturo Sabóia, o filme é dirigido pelo autor do conto e tem produção executiva de Ana Mendonça e Coi Belluzzo. Cerca de 40 pessoas, entre técnicos, atores e assistentes, participaram da produção que arrebatou lugar de destaque no Festival Internacional de Boston. O curta consumiu na produção aproximadamente R$ 150 mil, com equipamentos, pagamento de cachês e custos com locação.

 Eucir de Souza, o Charlie, é ator da nova geração do teatro paulista. Em 2007, encenou o monólogo O Incrível Menino Na Fotografia, com texto de Fernando Bonassi. No cinema, participou de curtas como Riso-Hiena, O Tempo dos Objetos e Fim de Caso. Mais recentemente fez o curta-metragem Palíndrome. Em Pelo Ouvido, Eucir interpreta com a alma um artista (poeta, músico e escultor) preso no silêncio cego de seu apartamento.

 A bela Amanda Acosta, que interpreta Katie, tem passagens pela TV, publicidade, cinema e teatro. Nos palcos,encenou Rapsódia dos Divinos, As mulheres da Minha Vida, Os Sete Gatinhos, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Marcante foi sua interpretação de Elisa Doolittle na inteligente comédia My Fair Lady. Na música, Amanda Acosta foi uma das vozes do famoso Trem da Alegria, grupo que embalou sonhos de muitas crianças Brasil afora. Voz afinada e de repertório luxuoso, Amanda dá vida à música O Segredo, feita especialmente para o filme Pelo Ouvido.

Autodidata e apaixonado pela Sétima Arte

As primeiras experiências de Joaquim Haickel com cinema datam das cruzadas culturais dos anos 80. Perambulou a esmo pelas salas dos cines Rex, Monte Castelo, Rialto, Éden, Roxy e Passeio. Em 1984, com uma idéia na cabeça e uma câmera na mão de amigos, Haickel une-se a João Ubaldo e Newton Lilio para rodar The Best Friend (O Amigão) e o inscreve na 8ª Jornada Nacional de Cinema do Maranhão, o persistente Guarnicê de Cinema dos tempos atuais. O filme conquista os prêmios de melhor filme maranhense, do júri técnico, e melhor filme da jornada, do júri popular.

Adquiriu gosto pela arte, mas não quis mais brincar de cinema, pelo menos até o ano passado. Virou cinéfilo e passou a conhecer a linguagem do cinema como poucos no Maranhão. É um devorador de fichas técnicas, um incorrigível palpiteiro nas sessões do Oscar e freqüentador assíduo das salas de exibição.

Fazer cinema novamente, segundo Haickel, é reinventar o desafio do menino que cresceu impressionado pela luz e pelo movimento da tela grande. “Não estudei a linguagem do cinema, não freqüentei as academias, mas tenho o conhecimento do autodidata dedicado, apaixonado”, argumenta. Orgulha-se de ser um amador em matéria de cinema. “Amador é aquele que ama o que faz, e é isso o que acontece comigo”.

Sobre incursões futuras na produção cinematográfica, Joaquim Haickel desconversa. “Eu não sei bem o que eu quero, mas o que eu não quero eu tenho certeza”, relata em depoimento no making off do filme.

Capa Alternativo – O Estado – 08/06/2008

Complemento importante dessa notícia: 

“Pelo Ouvido”, Filme de Joaquim Haickel leva 5 prêmios em seus 3 primeiros festivais. 

Entre os dias 14 e 21 de junho, o filme “Pelo Ouvido”, adaptado, produzido e dirigido por Joaquim Haickel, tendo por base um de seus contos, foi premiado em três festivais. No Boston International Film Festival nos Estados Unidos onde ele levou o prêmio de melhor direção, no II Festival Curta Cabo Frio, onde recebeu o prêmio especial do júri e o prêmio de melhor atriz para Amanda Acosta e no 31º festival Guarnicê de Cinema de onde saiu com os prêmios de melhor filme do júri popular e novamente de melhor atriz para Amanda Acosta. 

TROFÉU SÃO LUÍS: O júri técnico de Vídeo atribuiu o Troféu São Luís para o Deputado Joaquim Haickel pela sua cumplicidade com o movimento audiovisual maranhense.

“Pelo Ouvido” ainda participa da pré-seleção de mais de 100 festivais de cinema, no Brasil e no exterior, para isso o filme foi traduzido e legendado em inglês, francês e espanhol. 

Para os festivais nacionais a Guarnicê Produções, dirigida por Joaquim Haickel inscreveu outro filme, “Padre Nosso”, também baseado em uma de suas obras, desta vez um poema.   

Veja também: http://www.curtaocurta.com.br/

11 comentários para "Maranhão no Festival de Cinema de Boston"


  1. José de Ribamar Cordeiro Filho

    Parabéns Rua,
    Você é um bom maranhense. e um bom amigo. Continue na arte.
    Abraços Cordeirinho seu ´~a. 88181998

  2. Eliane

    Ainda não tive a oportunidade de assistir aos seus filmes, mas uma amiga minha que já os viu me disse que são maravilhosos. Quando é que poderemos vê-los? Quando eles serão lançados nos cinemas ou postos à venda? Me avise. Grande beijo e parabéns.

  3. Anne

    Assisti seu filme lá no Teatro João do Vale, no ultimo dia do Guarnicê e gostei muito. Não podia imaginar que você tivesse tanta sensibilidade, uma visão tão poética e ao mesmo tempo tão crua e realista da vida.
    Me identifiquei muito com a moça de seu filme, pois adoro ouvir. Você está de parabéns pelo filme e também pelos prêmios que ele está ganhando.

  4. Gabriel Maranhão e Roberta

    Parabéns Joaquim(Joca)

    Mas será que pode ser considerado traição?
    Eis a questão
    Grande abraço

  5. Clara

    Joaquim,
    Nem encontro palavras p/ escrever aqui neste comentário sobre seus filmes: assiste aos dois filmes, adorei.Parabéns pelo natural desfecho de seu trabalho como escritor, poeta e cronista.
    Joaquim, eu poderia pedir p/ sua mãe lhe colocar de castigo só por uns dias? Assim não dá sra. Clarice, seu filho sempre é o melhor em tudo que faz. Parabéns à senhora pelo seu filho ser tão trabalhador.
    Um abraço p/ você Joaquim,
    Clara

  6. Aninha

    Estou morta de curiosa para ver este teu filme. Me disseram que maravilhoso, que a história é incrível. Quando é que poderemos vê-lo?
    Vai passar onde? Avisa pra que possamos assistir. Beijo.

    Resposta: Por enquanto os filmes, tanto o “Pelo Ouvido”, quanto “Padre Nosso” só estão disponíveis nos festivais, mas possivelmente em setembro, um DVD contendo essas duas produções poderá estar a venda em algumas locadoras de filmes de nossa capital.

  7. Cristiana Almeida

    Dos filmes que eu vi no Festival Guarnicê de Cinema deste ano o seu foi o melhor. Você está realmente de parabéns! Adorei o trabalho dos atores, perfeito. Que fotografia!!! Aquela cena da cortina e a outra da banheira… A música é maravilhosa. De quem é aquela música, quem canta? Disponibiliza ela no Blog! Vai fazer o maior sucesso!

    Resposta: Muito obrigado! Os atores, tanto a Amanda Acosta quanto o Eucir Sousa realmente fazem um trabalho espetacular. Tive muita sorte na escolha do elenco. O trabalho do Cleisson Vidal na luz e na fotografia é muito bom mesmo. A música é de Eloísa Elena e Dr. Morris e é cantada pela própria Amanda Acosta que além de grande atriz é excelente cantora.

  8. Aninha

    Huahuahuahua Parabéns Joaquim, ninguém merece mais do que você mais essa forma de reconhecimento e divulgação, afinal nós (seus leitores) já sabemos faz um tempão o quanto seus textos são intensos e envolventes, e agradeço também por poder fazer parte da sua ‘Torcida Organizada”, rsrsrsrs Parabéns novamente bjo.

  9. djedah lisboa

    Joaquim,

    Quero te parabenizar pelo prêmio, Torci por ti acompanhando pelo imirante.com, tanto do Rio Grande do Sul com em Angola. Apesar de nunca teres comentado do teu trabalho com cinema, não me surpreendi devido a tua inteligência e sensibildade. Nos saudosos encontros de fim de noite(2006) nos quiosques da Collares, juntos com Samme e Marco Aurélio e outras cabeças abençoadas, trocávamos idéias para solucionar o mundo, ou mesmo a colocação de um banheiro químico ( vi que ainda não colocaram) no nosso forum de debates. Parabéns e um grande abraço
    Djedah Lisboa

  10. Antonio Machado

    Olá Joaquim!

    Estou neste momento utilizando meu plano “d”, pois os planos ( a – b – c e d)
    foram para o espaço. Minha missão aqui na cidade de Boston e dar continuidade no planejamento do roteiro do filme ” Cavalheiro de Crystal & O Oitavo índigos” – Missão RIOVATICANO. Voce poderá pensar se sou Roteirista…não sou Roteirista, mas escrevi este roteiro de longa metragem por uma necessidade de atender uma Super Gincana Internacional no formato de Copa Mundial de Mindball Pari Passu da ONG World Of Mindball e que deverá ser realizada no Brasil no ano 2010 com a participação de 6 cidades brasileiras mais cidade de Boston e Torino, totalizando 8 cidades com 8 atividades distribuídas em Ciclos: Literatura – Xadrezvivo – Teatro – Festival de Música e Cinema – Documentário de fotos 360 graus – Mindball Adaptado – Mindball A Quilo/Talento/Família – Mindball Adaptado com foco ao 40 mil jovens adolescentes selecionados destas 6 cidades brasileiras com a participação dos brasileiros imigrantes. Sai no Brasil este mês de maio com a missão de conseguir formalizar contato com Roberto Carminatti(que mora em Boston) e Bill Gates(que mora em Seattle-Califórnia).

    Segundo minhas pesquisas, a possibilidade de conseguir ter o roteiro ” Cavalheiro de Crystal & Oitavo Índigo” aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet 8.813), o roteiro teria que ter atores e atrizes famosos!!!!!! Mas, todos os personagens do meu filme vão serem selecionados entre os 40 mil jovens adolescentes carentes e seus familiares.

    Como o filme vai relatar a HISTÓRIA Antonio Lúcio Carroceiro hoje com 41 anos e foi queimado vivo aos 16 anos trabalhando em carvoaria na cidade de Unaí – Minas Gerais com adaptação do meu livro Malandros Surpresos & Bandidos Perplexos(inédito, 1984), que relata a Bioética com a experiência do implante de chisp no cérebro de malandros e bandidos.

    Busquei esses dois ângulos e criei o Cavalheiro de Crystal com um bilionário famoso do mundo
    da tecnologia que aposentou das suas atividades para dedicar uma nova experiências na sua vida este personagem ajustou naturalmente em Bill Gates e neste momento resolvir o problema “A”, organizei meu plano para chegar até Seatte, mas fiz uma pesquisa para escolher um diretor para realizar a produção do meu filme é tambémt cheguei até ao Roberto Carminetti que passou por uma experiência fantástica com o filme “A Fronteira” e ainda neste semestre com “Soberania Nacional com Tiago Lacerda, Cristane Torloni e Milton Gonçalves. Problema B – so conseguir falar com Charles Carminatti, irmão de Roberto. Desta reuniao conseguir avançar com a possibilidade de filmar em outubro de 2009 (parte 7) em Boston em função de ter um custo baixo e facilitaria para os cinco minutos da participacão de Bill Gates, pois como os restante sera realizado por um Doble mascarado e no tribunal que realmente o público ficará conhecendo o Cavalheiro de Crystral que fiananciou o projeto piloto do implante do chisp e os oito jovens incluindo o Carroceiro Antonio Lúcio que tinha o rosto total desfigurado pela queimadura do acidente e participa da equipe dos 8 Índigos com a missão de prender os bandidos e entregar a equipe de médicos no Navio WBG que realiza o implante e depois libera o bandido ou o malandro. No Rio de Janeiro acontece a prisao de um bandido da lista e quando foram avaliar a ficha deste bandido, acontece uma surpresa!!!

    Era um politico do primeiro escalão do governo federal e neste momento o Governo Brasileiro
    decreta prisão ao aos 8 jovens e coloca a policia federal para encontra com o Chefe dos Indigos,
    neste caso era Cavalheiro de Crystal – Bill Gates. São ao deportados para a cidade de Boston onde aontece o julgamento e no tribunal e que acontece ja no final do filme a participação de Bill Gates tirando a máscara…

    Final muito interessante e agora vamos para o problema C – a imigração cortou dos 6 meses de permanência pela metade, autorizando somente 90 dias. Ficou impossivel chegar ate a california(Seatte). Os 6 meses seria o tempo suficiente para conseguir dinheiro para sai de Boston e chegar ate Bill Gates, mas agora estou reorganizando o plano, pois nao conseguir encontrar Roberto Carminatti e nem Bill Gates e a segunda opção seria encontra um diretor audacioso para começar a dirigir os 15 minutos(final do filme) que e a parte mais barata do filme para com possamos brigar com o Ministerio da Cultura o financiamento das outras 7 partes do filme, que acontece em Unaí com denúncia da mão de obra infantil nas carvoarias, depois em Brasília com as cenas do político com implante do chisp no cérebro e que depois da cirurgia volta para Brasilia denunciando tudo e todos, outra parte do filme rodado em Ananindeua é um município brasileiro do estado do Pará, nesta parte o filme denúncia a desvatação da Amazônia. E na Ilha de Tupinambarana, uma ilha fluvial no rio Amazonas. Depois o filme passa pelo Rio de Janeiro que prende entre os bandidos para serem implantados um político que muda a história por desconfiança do governo brasileiro que entende que A MISSÃO RIOVATICANO teria um outro significado como fosse a emancipação do Rio de Janeiro no mesmo modelo do Vaticano na Itália.

    Uffa!!! Contei quase tudo, mas, a parte principal é que estou voltando para o Brasil em agosto e
    tenho que fazer a minha parte para com que os quarenta mil jovens brasileiros(14 a 19 anos) inscritos na Super Gincana Internacional possam receber a educacão continuada através dos resultados financeiros deste filme (14 a 19 anos) que vão receberem a participação de estudantes de 64 paises. Joaquim, o problema “C” sera encontrar um diretor no Eua que possa acreditar neste projeto e nos ajudar a filmar o final do filme e proporcionar credibilidade para que posso voltar ao Eua e convencer a estrela principal do filme, estou fazendo tudo isto com meu dinheiro (aponsetadoria de R$ 1.600,00)a viagem foi feita através de financiamento de 5 anos e estarei buscando outro financiamento para voltar.

    Já conseguimos muito apoio deste que o projeto ficasse vinculado a grupos políticos e nao aceitamos essa condição e cada volunatário do projeto aceita o desafio e sai a luta. Miguel sua ajuda passa por diversas formas: fazendo 15 minutos ou indicando outro diretor que possa me ajudar !!!, e seria importante saber qual será o custo do trabalho do Diretor para filmar o “Julgamento dos 8 Índigos “(15 minutos que podera ser realizado em 3 dias), pois estaremos reunindos os voluntários e os simpatizamos do nosso projeto um julgamento em tribunal(15 minutos que podera ser realizado em 3 dias).

    Hoje com 37 anos de vida para viver e 63 vividos espero conseguir dar continuidade neste maravilhoso projeto e so poderá ser realizado com ajuda dos profissionais do cinema brasileiro e esperamos conquistar você , Joaquim para ser nosso técnico por quinze minutos, apenas!

    Toninho

    Por gentileza Joaquim. Estarmos aguardando seu retorno!!

    Telefone: Boston Eua 617 697 3106 Brasil Divinopolis MG 37 3221 4667
    E mail? [email protected] [email protected]

    Resposta: Toninho me desculpe, mas eu não entendi direito, seria bom se pudéssemos conversar…

  11. Lana

    Parabéns! Excelente trabalho!! Adoro o trabalho do excelente ator Eucir de Souza. Ele é o ator principal da mais nova série brasileira da HBO que convida você a experimentar a vida através dos olhos de um juiz de futebol vaiado durante a Copa Libertadores. O contexto de fdp é muito interessante, diferente das séries atuais. Eu quero assistir essa série.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS