Exupéry + Maquiavel = Compromisso.

19comentários

Muita gente estranha ao saber que meu maior reduto eleitoral não é Pindaré-Mirim, terra de meu pai, onde meu tio Zé Antonio foi Prefeito por 10 anos e onde minha família foi hegemônica durante mais de vinte; Nem Santa Inês, onde possuo emissoras de rádio e televisão; Nem Zé Doca, município onde meu pai foi o primeiro administrador; Muito menos o Bom Jardim de Adroaldo, a Monção de João Gusmão ou a Santa Luzia de Otavio Rodrigues.

Meu pai sempre foi votado nestes municípios, sempre se elegeu neles e nunca ficou mudando de reduto. Construiu toda sua vida pública ajudando a construir aquela região. Pode-se dizer que ele era o mais legitimo representante daquela gente. Tanto isso é verdade que depois de sua morte nove deputados ocupam o lugar que antes era só dele: Pedro Paruru e João Silva em Pindaré e Monção; Marconi Farias e Valdivino Cabral em Santa Inês; Janice Braide, Oseías Rodrigues e Fufuca Mendes em Santa Luzia; Chico Caíca em Zé Doca; Maurinete Gralhada em Bom Jardim.

Alguns amigos perguntam por que eu nunca ocupei o espaço geopolítico que antes era de meu pai. É que meu pai fazia uma espécie de política muito pessoal. Era como se na verdade fosse um vereador estadual, e confesso que eu não seria capaz disso.

Analisando cada um dos deputados que ocuparam o seu espaço eleitoral, vejo que todos são ex-prefeitos ou esposa e filho de ex-prefeito ou então grandes lideranças locais.

Mas há uma coisa que me deixa triste. O fato de eu ser tão querido, admirado e respeitado em lugares como São Domingos, Primeira Cruz, Pio XII, Satubinha, Altamira, Brejo de Areia, Vitorino Freire, Olho D’Água das Cunhães, São Bernardo, São João Batista, Sucupira do Riachão, Humberto de Campos ou Buriti Bravo e não poder sentir na região em que meu pai atuou politicamente, essa mesma sensação.

Acredito que se há um culpado nisso, sou eu. Quando meu pai morreu em 93, eu não quis substituí-lo logo nas eleições de 1994. É que eu precisava arrumar a casa depois de sua morte. Pagar as contas e dar para minha família a segurança que parecia ter se esvaído com ele.

Em 1998, quando resolvi me candidatar novamente, notei que meu maior adversário, por mais incrível que pudesse parecer, seria exatamente o homem que me deu tudo na vida, inclusive na política: meu pai.

Todos me comparavam a ele. Todos queriam que eu fosse como ele. Que jogasse bombons para as crianças, que irradiasse jogos de futebol nos palanques, que pulasse e levantasse as calças, que providenciasse água, luz, estradas, postos de saúde, sempre respaldado na sua imutável posição governista. Nessas condições eu não seria capaz de competir com a imagem do Nagibão.

Hoje, analisando esse quadro, acho curiosamente incrível que alguém que havia me dado tudo enquanto vivo, depois de morto, me dificultava a vida, me obrigando a construir o meu próprio caminho. Até nisso meu pai foi bom para mim.

Muita gente ainda pensa que eu herdei os votos de meu pai e que me elejo graças ao trabalho maravilhoso que ele fez na região do Vale do Pindaré. Não, eu não sou votado naquela região. Ainda não!

Esse mesmo pensamento equivocado teve o jornalista Luis Carlos Azenha, que em uma matéria em seu blog cogitava que meus votos seriam provenientes do prestigio que eu auferia com meus canais de radio e televisão na cidade de Santa Inês. Ledo engano. Dos quase 33000 votos que tive em todo o estado em 2006, apenas pouco mais de 400 foram em Santa Inês, contra quase 7000 em São Domingos, aonde nem os sinais de minhas emissoras, nem a popularidade de meu pai, jamais chegaram.

Em alguns momentos já pensei em deixar a política, mas devido a imensa demonstração de confiança, respeito e carinho que eu tenho recebido do povo de municípios como São Domingos, reacendeu em mim o animo, a vontade e a convicção de que devo continuar, pois não posso decepcionar essa gente, muitos deles que, mesmo tendo acabado de perder uma eleição, continuam firme ao nosso lado, demonstrando a mesma confiança, mesmo respeito e o mesmo amor.

Nessas horas me vem a lembrança duas frases de escritores que, ao seu modo, retrataram príncipes: “Você é eternamente responsável por tudo aquilo que cativa” e “… se é melhor ser amado ou temido.”

Tentarei firmemente ser responsável. E amado, honrarei esse amor com lealdade.

19 comentários para "Exupéry + Maquiavel = Compromisso."


  1. Edael dos Reis Silva

    Nobre Deputado, me emociono e ao mesmo tempo me orgulho ao ler esse texto e saber que faço parte destes quase 7000 eleitores que ajudaram e te eleger em São Domigos e quero dizer-lhe que me me sinto honrado por tê-lo como meu representante na Assembléia. Continue contado com nosso apoio, nossa cidade precisa de homens como você presente nas horas mais dificeis. Conte comigo.

  2. Joé Mario Cantanhede Filho

    gosto muito do que vc escreve, mas confesso que gosto menos quando vc fala de política prefiro quando fala de cinema ou sobre o cotidiano.

  3. Sheila Tratozão

    não votei em você, nem gosto de voce mas leio de vez enquanto o que voce escreve e as vezes acompanho seu trabalho na assembleia e vi que voce disse que o maior vencedor das eleições desse ano foi o flavio dino e fiquei curiosa em saber porque que voce acha isso deve ser porque aqi em são domingo os preá comeram os folha e o flavio dino ajudou hahahahahaha

    Resposta: Sheila, o que disse na assembléia foi que Flavio representa o novo, a mudança na política do nosso estado. Disse que nem precisa que ele vença o segundo turno da eleição em São Luis para que ele seja considerado o maior vencedor dela, pois de qualquer modo ele carimba seu passaporte para disputar a liderança de nosso estado com os lideres já estabelecidos.
    No tocante a política municipal de São Domingos, não consigo ver em que o Flavio, eu ou qualquer outro deputado possa ter influído no resultado. Sou adversário dos Preás e continuarei sendo, mas me recuso a encarar eles ou Flavio, como inimigos, isso nunca. Posso não fazer graça para eles, mas jamais irei faltar-lhes com o respeito que acredito que toda pessoa mereça. Espere de mim uma postura de adversário, não de inimigo. Jamais me posicionarei contra os interesses maiores do município e do povo de São Domingos, seja ele Preá ou Folha, mas você há de convir comigo que o fato de os meus correligionários e amigos de São Domingos ser os Folhas, eu farei de tudo ao meu alcance e dentro correto e justo em defesa de seus pleitos e de seus interesses. Acredito que seja esse tipo de postura que faz eu me sentir tão respeitado, admirado, considerado e amado mesmo por essas pessoas, e em troca só posso dar-lhes alem dos mesmos sentimento, o compromisso de estar sempre com eles.

  4. Herbeth Pinheiro

    Sou de Pindaré, tenho 24 anos, faço historia na UFMA e apesar do senhor não fazer campanha lá em Pindaré, minha família que sempre votou nos Haickel, tem votado esses anos todos no senhor, anonimamente. Meu avó que era muito amigo de seu tio me contou a historia dos Haickel e o quanto eles foram importantes não só para nossa cidade, mas para todas as cidades dessa região. Então me interessei em saber mais sobre eles e descobri o senhor e passei a ser leitor assíduo de seu blog.
    Ao contrario do que o senhor pensa, existem pessoas que o admiram e o respeitam muito por causa do seu tio e de seu pai, mas também pelo seu próprio trabalho. Vá mais vezes em Pindaré, tenho certeza que os jovens de lá gostaram muito de conhecer o senhor mais de perto.

  5. Mariluce Oliveira

    Deputado Nagib cada dia que passa o senhor se torna mais querido e respeitado por todos os folhas porque desde que o senhor deu o numero de seu telefone em cima do palanque naquele comício lá na lagoa cada vez que o senhor atende uma ligação ou cada vez que o senhor retorna para algum de seus eleitores de São Domingos eles tem certeza que não votaram em um desses deputadinho que só quer saber dos votos da gente e não liga de verdade para nossos problemas. Muito obrigado por nos defender e por estar sempre do nosso lado. Pode acreditar que nós nunca deixaremos de votar no senhor.

  6. Eliane

    Boa Noite Joaquim,
    Tu não és brinquedo não, sabes como ninguém cativar e arranjar novos eleitores, essa crônica foi genial. Quem sabe ler nas entrelinhas da política vai saber do que eu estou falando.

    Abraços,

    Ah! em tempo será que vai dá Flavio Dino aí na Província??????
    nesse exato momento estou na Corte e estou torcendo para que vença o mais competente, UFA!!!! a ilha rebelde merece um tratamento cinco estrela.

  7. Carmem Ferreira de Sousa

    Deputado Nagib pergunte para essa tal de Sheila se ela sabe o numero do telefone do deputado dela, porque eu tenho o numero do telefone do senhor que é para mim mais do que simplesmente meu deputado, o senhor é meu amigo, é nosso amigo e toda vez que eu liguei para o senhor quando o senhor não atendeu porque o telefone dava sinal de ocupado ou fora da área o senhor retornou a ligação pra falar comigo.
    Deputado nos ajude a tirar esse povo dessa prefeitura porque eles nem assumiram ainda e já estão ameaçando todo mundo, querendo invadir o hospital. Outro dia um preá tava dizendo que vão demitir todo mundo da prefeitura inclusive os concursado, não deixe eles fazer isso. Confiamos primeiramente na justiça de Deus e depois que o senhor não vai deixar esse povo nos perseguir.

  8. Wilber Carvalho

    Legal, fazia tempo que não lia seus escritos, achei interessante e coerente como sempre a sua explanação, vc é um cara nota 10. Wilber Carvalho , Mirinzal~MA

  9. Gustavo Klein

    Joaquim com esse texto você consegue falar por todos nós que temos pais muito grandes em qualquer que seja o âmbito.
    Como você, eu tenho um pai muito importante em sua área de atuação que é a mesma minha, o que faz com que as comparações sejam inevitáveis.
    Os filhos buscam primeiro se espelhar nos pais, depois pelo menos se ombrear a eles, mas não gostam quando são considerados cópias imperfeitas.
    Imagino a angustia que você sentiu nesse caso, mas achei formidável a forma com que você além de encarar esse problema, resolveu a questão. Parabéns e muito obrigado, me senti representado em seu texto e em seu exemplo.
    Gustavo Klein, Curitiba, PR.

  10. Leonardo Fernandes Sousa

    Deputado Nagib cada vez mais tem orgulho de ter o senhor como meu representante. Eu e tenho certeza que todo o povo do lado dos folhas lá de São Domingos. Moro em São Luis mas voto em São Domingos e sei como aquela gente gosta do senhor pelo muito que o senhor tem feito por eles.
    Qualquer dia desses vou passar na Assembléia pra falar com o senhor.
    Forte abraço, Leonardo Fernandes.

  11. Fernanda Grotzmmann

    Ótimo texto! Simples mas profundo. Leve porem contundente. Didático jamais enfadonho. Se não tivesse claro que você é político, diria que só poderia ser psicólogo, porque aborda esse assunto tão delicado com extrema objetividade e competência.

  12. joão

    independente qual seja susa região “eleitoreira” vc não aprova nenhum benefício p ela. eu conheço vc e sei tb q vc não tem compromisso nenhum com o seu eleitorado. fiquei sabendo dop barraco q vc fez numa reunião da ufma com o pessoal de uma tv de são paulo. vc deveria ter vergonha de se meter onde não colbora em nada. políticos como vc, vão levar o troco nas próximas eleições. vc poderia ser chamado de dublê de deputado. porco

    Resposta: Olha aqui seu esterco… É, esterco porque não posso me dirigir a você como se você fosse uma pessoa, um ser humano, pois isso com certeza você não é. Pode até parecer, ser um dublê de gente.
    Você não me conhece, não sabe quem eu sou. Eu sei que João você não é. Nem coragem de assinar seu próprio nome e colocar seu endereço para que eu possa responder a essa sua baixaria particularmente, nem isso você tem.
    Se homem, humano, você não é, cidadão nem se fala. Quem é você para falar sobre as pessoas que votam em mim, seu cancro.
    “Reunião da UFMA”!? Desde que sai da faculdade de direito, nunca participei de uma reunião política da UFMA. “Fiquei sabendo” é coisa de moleque como você. “Barraco” é coisa de seu nível, não do meu.
    Você deve ser mais um daqueles eternos frustrados e recalcados, personagens tristes que a história de nossa terra está repleta.
    “Levar o troco”!? É para isso que trabalho seu imbecil, para que aqueles que me pagam e para quem eu trabalho, analisem e julguem meu procedimento e decidam se continuo ou não como seu representante. Eu não nasci deputado, nasci gente, homem, me tornei pessoa e cidadão ao contrario de você que nasceu rato e que só pode agir como tal.
    Quando ou se um dia você se tornar realmente num homem, tiver coragem de se identificar, assumir suas opiniões e queira conversar civilizadamente, ai passarei a lhe tratar com o respeito que as pessoas, os humanos merecem, porque você, o autor do comentário acima, não merecia nem que eu respondesse, mas ainda há em mim uma grande capacidade de indignação que não permite que eu me cale.

  13. José Mario Cantanhede Filho

    Esse é o meu deputado. Faça isso mesmo, não deixe por menos, pois o tipo de gente covarde como esse sujeito que se diz João e não é tem que receber respostas duras assim mesmo.
    Enquanto o senhor for coerente, direto, positivo, simples e acessível, eu e quem pensa como eu estaremos do seu lado.

  14. Sandra Regina Mendes Nogueira

    deputado nagib esse joão deve ser um preá safado desse que mesmo ganhando robado não para de infernizar a vida das pessoa seria que trabalha em beneficio do povo como o senhor

  15. Ananda Farias

    Fico imensamente feliz, por vc ter resolvido, nao desistir da Politica. Anos melhores estao proximos…

  16. Zaira Freitas

    Fico muito feliz de Sao Domingos ter um representante na Assembleia a altura do que essa cidade representa pra nos. Espero que mesmo com alguns contratempos que acontecem na politica, continuemos sendo os lideres de votos e contribuidores fundamentais pra tua eleiçao. Sabes que tens o meu respeito e do nosso Grupo, alem de todas as pessoas que votam em ti e passaram a te respeitar tambem. E ja que citaste Saint Exupery, devo dizer-te que Sao Domingos é para ti(ou tu és para Sao Domingos) o que a raposa é para o Pequeno Principe.

    “Tu és ainda para mim um garoto igual a cem mil outros garotos.
    E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim.
    Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas.
    Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.
    Serás para mim ÚNICO no mundo. E eu serei para ti única no mundo…”
    (trecho do livro O Pequeno Principe, que termina com a tao conhecida frase TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSVEL POR AQUILO QUE CATIVAS)
    Se é assim, és eternamente responsavel pelo povo de Sao Domingos ou será que Sao Domingos é que é eternamente responsavel por ti?!

    Resposta: Muito obrigada pela sua confiaça, jamais faltarei aos meus amigos… Beijos!

  17. batista

    nagib quem ler o que voce escreve,fica impressionado, grande poeta mais se o póvo ludovicense soubesce dos seus agressivos e ameaçadores discursos em pio xii e satubinha ficariam perplexo nao saberiam se era o mesmo nagib, assim como voce nao soube fazer a escolha {poesia ou prosa}, voce alem de deputado e um grande ator, pena que na globo nao tem mais roberto marinho para contrata lo me engana que eu gosto

    Resposta: Batista eu acredito que todos saibam que quem escreveu esse comentário não é nenhum Batista, e sim mais alguém que não tem coragem de mostrar a cara e assumir seus erros de português. Condene-me por isso, por ser eu deputado desde 1982 e não ter conseguido fazer chegar até você o ensino básico, por não ter conseguido fazer o estado levar até você instrução, fazer você saber a diferença de “ler” para “lê”… “póvo” é o que mesmo!? Há se você “soubesce”… Se você soubesse não falaria tanta bobagem que eu deixo ser aqui publicada apenas para mostrar aos meus leitores, os de São Luis e os demais, que existem vozes discordantes e que eu admito ouvi-las, mas não sou obrigado a concordar com elas.
    Só para esclarecer uma coisinha, se eu fosse ator, morreria de fome, até já tentei, quando adolescente, na escola. Foi um desastre, pode crer.
    Quanto aos discursos agressivos e ameaçadores, devo fazê-los mesmo. Meus discursos devem parecer mesmo muito agressivos e ameaçadores para pessoas que como você, acha correto comprar votos, desviar recursos públicos, usar a força policial para coagir os eleitores e a população em geral. Para esses eu faço questão de parecer agressivo e ameaçador…
    Bem já te dei muita trela. Poderia simplesmente não ter aceitado o seu comentário, mas eu estava ficando desacostumado a pessoas como você e sabe como é, eu tenho que me exercitar.
    Passe bem e continue com medo de mim, de meus discursos agressivos e ameaçadores pois eles não vão parar para pessoas como você. Para pessoas do bem, tenho certeza que meus discursos não são vistos nem como agressivos e nem como ameaçadores.

  18. rogerio medeiros de oliveira

    Caro deputado lendo a vossa cronica,veio-me a seguinte pergunta porque não reacender a chama dos haickels no nosso glorioso pindare, que vem padecendo à tempos nas mãos dos atuais administradores; temos uma pessoa aqui, que o senhor ja deve ouvido falar dele, que precisa muito do seu suporte politico. chama-se Magson Medeiros .

  19. (SOU FOLHA)

    Minha resposta vai para Sheyla Tratozão pois o que ela falou não simplesmente passa de uma inverdade e só poderia ser mesmo um frustrado de um 12 desclassificado por toda a sociedade, é mal do desespero dos Jackistas não significa q só porque ela em se própria não votou no Senhor lhe tratar com um palavriado tão vulgar pois o senhor é uma autoridade e na BÍLIA diz que as autoridades são constituídas por DEUS e que temos que respeitar cada uma gostando ou não nós, eu acho que o prefeito dq de São Domingos não deveria estar onde ele está agora pois todos sabemos que o meio que ele se infiutrou ali foi robando a política e se vc que está lendo isto não sabe deveria saber e quem ganhou aq em São Domingos em 2006 foi O PMDB com 10.000 votos e Flávio Dino só está lá também por causa da mesma robalheira……!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    MORAL: NUNCA DIGA ALGUMA COISA SEM LÓGICA POI TODOS ACHAM UMA DESVANTAGEM E PERDA DE TEMPO VOCÊ FALANDO MENTIRAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS