Notícias de Havana 2

Entrei em um dos lindos e imensos elevadores do Hotel Nacional de Havana e antes que as portas se fechassem, um braço adentrou bem atrás de mim. Era de uma senhora e com ela havia um senhor. Pela forma de vestir-se e de portar-se, pareciam ser ingleses.

Existem espelhos de ambos os lados do elevador. Eu me posicionei de um lado e eles do outro. Ficamos frente a frente. De repente a senhora diz suavemente, em um inglês britânico, olhando em minha direção, na verdade por dentro de mim, apesar de mim: “Uma simples visão do infinito se faz apenas com dois espelhos”. Foi ai que eu vi que se olhasse em frente, na direção deles, veria minha imagem refletida infinitas vezes nos dois espelhos.

O elevador chegou ao lobby, à porta se abriu e do lado de fora estava ninguém menos que a grande Vanessa Redgrave. Parei por um instante e me lembrei de todos os filmes que havia visto com aquela magnífica atriz. Lembrei de todos os sonhos e de todas as viagens que eu fiz com ela. Ela olhou para mim com simpatia, cumprimentei-a com um leve aceno de cabeça e me fui, não sem antes me dirigir cordialmente com o mesmo aceno ao casal que havia estado comigo no elevador e nossos infinitos foram cada um para seu lado.

Eu fui para Havana Vieja, eles talvez para Miramar ou quem sabe para as Plaias Del leste.
 
PS: Ontem foi meu aniversario e o encerramento do festival foi anteontem. Não ganhei nenhum troféu feito de coral negro, mas ganhei o magnífico prêmio que é a rara possibilidade de conhecer pessoas incríveis, vindas de lugares diferentes, de culturas distintas, mas todos unidos, ligados pela imensa paixão pelo cinema.

Uma hora dessas vou contar a vocês algumas historinhas sobre várias dessas pessoas.
 
Havana, Cuba.
Dezembro, 2008.
50 anos depois…

dsc01420.JPG

2 comentários em “Notícias de Havana 2”

  1. ao mesmo tempo que estou adorando seus relatos – show de bola sua forma de narrar a viagem, parecendo diário de bordo…

    saiba que tá deixando a inquietante sensação de que vc (sim) sabe fazer a vida valer a pena… e agora deu vontade de jogar tudo as favas e viajar…..

    parabéns
    aguardo os próximos capítulos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perfil

“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.

Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.

Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.

Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.

Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Arquivos

Categorias

Mais Blogs

Rolar para cima