Notícias de Havana 3

4comentários

Meu filme, Pelo Ouvido ou como se diz em espanhol, Por el Oído, passou duas vezes no festival de Havana. Poucos tiveram este privilegio. Ainda por cima eu saí ganhando duas outras “cositas” mais. A segunda vez em que ele foi exibido foi numa sessão nobre, às 20 horas, no Cine Chaplin, um dos melhores de Havana, e antes de “Linha de Passe” de Walter Salles e Daniela Thomas que estava presente, munida de sua simpática timidez e a quem eu tive o prazer de conhecer em uma situação inusitada e magnífica.

Após a exibição de nossos filmes, fomos chamados por um dos diretores do festival, que nos disse que um senhor, alguém importante, que vira as películas gostaria de nos encontrar. Fiquei curioso para saber de quem se tratava. Minha imaginação é muito fértil. Fiquei viajando nos possíveis personagens daquela ilha. O grande Compay Segundo já havia morrido, Fidel não aparece mais em publico. Seria Raulzito!?

Foi quando reconheci de um documentário o senhor baixinho e sorridente que vinha de braços dados com Daniela e com Naomiee, uma carismática e amável atriz cubana que é apaixonada pelo Brasil e principalmente pelo Maranhão. O senhor era simplesmente Alberto Granado, companheiro na viagem de Ernesto Guevara, o Chê, retratado no cinema em “Diários de Motocicleta” do mesmo Walter Salles que junto com Daniela tão bem retratou a vida de uma “quase” família paulistana em Linha de Passe.

Para provar o que digo, abaixo anexo uma foto que tiramos, eu, Daniela Thomas e Jal Guerreiro, com ele e com sua esposa. Naquela oportunidade sentei-me no chão ao seu lado, pois ele era um pedaço da historia viva e eu o queria ver de baixo para cima.

Dias Depois seria a vez de conhecer outro monstro sagrado. Nós brasileiros fomos convidados para almoçar com ninguém menos que Alfredo Guevara, que nada tem haver com o Chê, mas é o homem que comanda o cinema cubano.

dsc01333.JPG

4 comentários para "Notícias de Havana 3"


  1. Luis Henrique Soares

    Sabe, algumas vezes me fica a impressão de que você gosta mesmo é de causar inveja para algumas pessoas que não são capazes ou que não tem a competência para ter uma vida tão emocionante e rica em experiências engrandecedoras como a sua!
    Essa viagem deve ter sido realmente espetacular. Você deveria escrever um livro todo sobre ela, se é que você pode contar-nos todas as histórias que aconteceram nesses dias em terras cubanas. Tenho certeza que seus leitores e leitoras mais fies adorariam ler seus relatos de viagem.

  2. anônima

    Que emocionante!!!

  3. Leitora

    Joaquim, cheguei em casa e vim dar uma lidinha no diário de bordo, Leio alguns blogs de amigos mas sempre adoro o seu e ainda mais nessa nova fase.

    Que viagem! Se ainda não encontrastes, vc merece uma linda jovem, linda por dentro e por fora rsrs

    Bom demais o texto, conte as situações citadas nas entrelinhas…

  4. Leitor

    Está tudo muito bonito aqui, parabéns. O que está feio, aliás, horrível é a nossa querida São Luís. Estava, agora há pouco passeando pela cidade e percebi que não há nenhuma iluminação que simbolize “boas festas” para os Maranhenses…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS