Notícias de Havana 4

5comentários

foto02.jpgCheguei a Havana no amanhecer do dia 6 de dezembro, depois de quase 48 horas sem dormir. Mesmo cansado fui logo conhecer o Hotel Nacional onde ficaria hospedado e depois de um bom banho, fui me credenciar para participar do 30º Festival do Novo Cinema Latino-Americano com o curta-metragem “Pelo Ouvido”, um dos selecionados para a sessão oficial da competição. Em seguida, depois de um rápido café da manhã, fui para a piscina, em companhia de alguns amigos brasileiros. Os atores Selton Mello e seu pai, senhor Danton Mello; o casal Daniel e Vanessa Oliveira que por onde passavam eram reconhecidos como a Zuca e o Luís de “Cabocla”; a linda e simpática atriz Fernanda Machado; Jal Guerreiro, diretora da Link Digital, uma das empresas patrocinadoras do festival; a produtora de dois dos filmes em competição de ópera prima, Vânia Catanni; e a diretora Lucia Murat, entre outros, como o grande cineasta Orlando Senna, Paula Gaitán, documentarista e ex-esposa de Glauber Rocha, a também documentarista Maia Da Rin, Claudia Buschel, produtora de “Ensaio sobre a Cegueira” e o ator Rodrigo Santoro, que também participavam do festival.

foto07.jpgSeis da tarde aconteceria o mais importante evento do festival até então: a primeira apresentação do filme “Che”, de Steven Soderbergh, com Benicio Del Toro, como produtor e encarnando o revolucionário argentino, que, junto com Fidel Castro e outros revolucionários tomaram Cuba de Fulgêncio Baptista, na madrugada de 31 dezembro para 1º de janeiro de 1959.

A recente história de Cuba, da guerrilha na Sierra Maestra, às lutas abertas e heróicas em plenas cidades onde meia dúzia de obstinados barbudos buscava resgatar a dignidade de seu povo, já eram conhecidas de quase todos os presentes. O local era o Cine Yara, um dos maiores em que já estive, capaz de acolher, sentados, algo em torno de duas mil pessoas, ou seja, quatro mil pares de olhos e ouvidos sedentos por ver o comandante e seus camaradas. E lá estavam duas mil pessoas, boa parte delas havia pagado 2 pesos para estar ali, mas não quero falar de política nem de economia, o papo aqui é cinema e o turbilhão de sentimentos que vem junto com essa arte tão essencial.

foto06.jpgEstávamos mais ou menos o mesmo time de brasileiros que de manhã fora à piscina e mais Manoel Rangel, presidente da Ancine, e Bernardo Pericás Neto, embaixador do Brasil em Cuba. Todos sentados num lugar honroso, reservado para autoridades e convidados especiais, quando chegaram dois senhores, um deles fardado e o outro com uma elegante guayabera branca e sentam-se bem atrás de nós. De repente, um montão de fotógrafos veio em nossa direção e apontaram suas câmeras acima de nossas cabeças, para onde estavam os tais senhores que depois vim a saber que era Urbano e Pombo, ex-combatentes da revolução cubana, que estiveram com Chê na Sierra Maestra, no Congo e na Bolívia. Eram sobreviventes de uma época heróica. Dinossauros vivos, bem ali, pertinho de nós. A sensação era incrível.

foto01.jpgAté aí tudo bem, mais ou menos tudo certo, isso até entrarem os atores para apresentarem a película. Todos muitos aplaudidos, principalmente Benicio Del Toro, mais nenhum como o brasileiro Rodrigo Santoro que no filme interpreta o atual presidente cubano, Raul Castro, irmão de Fidel. Quando se anunciou o Rodrigo a platéia delirou. É que ele é um ídolo em Cuba. Ele e todos os atores brasileiros, graças às nossas novelas que não param de passar por lá. Agora mesmo são três.

As primeiras três horas do filme são épicas. Cenas de batalha, fatos históricos e heróicos já cantados em verso e prosa, conhecidos pelo povo cubano, que cada vez que podia manifestava-se de forma contundente, sempre reagindo às colocações geniais de seu líder Fidel, com as brincadeiras de seu herói prematuramente morto, Camilo Cienfuegos, ou com extrema devoção a seu camarada, Chê.

foto04.jpgComo um filme-documento, penso que a primeira parte é irretocável. Em muitos momentos vimos as cores sumirem para presenciarmos fatos possíveis de serem comprovados documentalmente, como no caso da ida de Chê às Nações Unidas. É uma elegia ao heroísmo e à glória. Não é um filme de propaganda, mas serve magnificamente como tal. É um documento dramático.

Essa parte é um soco na boca do estômago. Não há diálogo nos primeiros cinco minutos. Acredito que a segunda parte do filme não possa ser vista separada da primeira, sob pena de dificultar o entendimento daquilo que foi a vida de Chê em seus últimos dias.

A vida de Ernesto Guevara, graças ao cinema, é vista em três de seus cinco momentos. Diários de Motocicleta que conta a segunda fase de sua vida, e esse filme em suas duas partes que fala do Chê revolucionário em Cuba e do guerrilheiro que quer ser veículo de liberdade e justiça, na Bolívia.

foto05.jpgA primeira parte de sua vida, sua infância, nos é desconhecida, mas fazendo as contas, descobri que se vivo fosse, estaria com a idade de minha mãe. Faria 80 anos no ano que vem. Quanto à última parte de sua vida, ou seja, a sua morte, essa será eterna.

É incrível o que acontece. A forma de contar é outra, o enquadramento é outro, há outra luz. Os personagens são outros. Parece até que é outro diretor e outro fotógrafo. Tudo é diferente, principalmente o público que se na primeira parte se manifestava, reagia, sorria, aplaudia, falava, nessa mantinha-se em um silêncio sepulcral. Menos Pombo e Urbano, sentados atrás de nós. Deles se ouvia algumas palavras, dos demais só se ouvia a respiração.

O que poderia se chamar de Calvário, de Gólgota de Chê, é na verdade um poema de angústia, dor e impotência. Uma metáfora doída à espera de uma morte anunciada.

foto08.jpgCena que bem exemplifica esse trecho do filme é quando ele, Chê, aparece montado em um burro branco e o animal empaca, não quer sair do lugar. Chê tenta fazê-lo andar e nada consegue. Cai do animal na tentativa de demovê-lo da burrice, e começa a espancá-lo, matá-lo, quando é impedido pelos companheiros.

Ao final de cinco horas. Três de êxtase e duas de agonia fica clara a importância deste homem para a história contemporânea da latinidade e de toda a humanidade.

Ao sairmos do cinema, nós e mais dois mil cubanos, eu que trazia em minhas mãos cartazes e postais de meu filme, cai na besteira de dar um para uma moça que ouvi falar português – depois soube que era esposa do 1º secretário da embaixada espanhola – então as pessoas em volta passaram a me pedir tanto os cartazes quanto os postais. Era tamanho seu interesse e a simpatia com que me tratavam que me senti como se estivesse em casa, em São Luís, saindo do Cine Praia Grande.

Depois fomos todos para um cabaré bem cubano, tomar “margueritas”, comer “mariquitas” e falar sobre o filme.

5 comentários para "Notícias de Havana 4"


  1. José Maria Rodrigues da Silva.

    Deputado Joaquim, sempre gostei de política e agora que estou aposentado, acompanho diariamente o noticiário político de nosso estado. Leio os cinco maiores jornais, escuto todos os programas de radio e vejo todos os telejornais locais e nacionais.
    Não pertenço a nenhum partido. Nunca pertenci. Nunca simpatizei com o Sarney, mas sempre soube que ele em que pese à má companhia pela qual se notabilizou, era um homem de cultura, de conteúdo, um político sábio e poderoso que chegou aonde a grande maioria, quase a totalidade, jamais chegará. Nunca fui ligado a Jackson ou ao PDT. Anos atrás era simpatizante do MDB.
    Quanto a você, eu sempre lhe observei. Admirava seu pai como homem e como empresário, não como político, porque ele uma vez me disse que ele estaria sempre do lado de quem estivesse no governo, que se os comunistas tomassem o governo ele se tornaria comunista, mas acho que ele falava essas coisas pra impressionar o povo.
    Pois bem, tenho notado a grande disparidade qualitativa que há na nossa Assembléia. Enquanto há você e mais uma meia dúzia de deputados que se salvam, há uma grande maioria que são um horror em todos os sentidos.
    Leio o seu blog e fico imaginando qual dos seus colegas tem o mesmo preparo que você para exercer um cargo tão importante como deveria ser o de deputado.
    Saiba que você tem um fã. Admiro tanto o escritor, poeta, homem de cultura, como a pessoa, que já soube que é um ser humano de grande generosidade, quanto o parlamentar correto e coerente.
    Parabéns!
    Um grande abraço,
    José Maria Rodrigues da Silva.

    PS: Belíssimo texto. Esse filme deve ser maravilhoso mesmo e conhecer tanta gente importante deve ter sido emocionante. Mas mudando de assunto quando é que nós poderemos assistir esse seu que tem feito tanto sucesso em festivais? Onde poderia obter uma cópia dele?

    Resposta: José Maria, suas palavras só aumentam a minha responsabilidade, só me deixam mais preocupado ainda, por saber que você é mais um a quem não devo e nem posso decepcionar.
    No que diz respeito à nossa Assembléia, ao contrário do que você pensa, existem alguns bons deputados lá.
    Quanto ao que meu pai dizia, saiba que não era bem brincadeira, era uma forma engraçada dele, dizer que só quem o poder, só o prefeito, o governador ou o Presidente da Republica podem executar as transformações que a sociedade tanto precisa, por que são eles quem detém o poder de fazer estradas, construir escolas, hospitais, redes de água e esgoto. etc…

  2. Herbeth Carvalho

    Tu não achas que não deverias te expor tanto!? Tem comunista desses nossos aqui que nunca foi a Cuba e muito menos estiveram com tanta gente importante, ai vem tu, que nem comuna é e aparece com uns deles, em Havana, logo dos que lutaram com o “Chê”!
    Tem um montão de gente que deve morrer de inveja de Te. Seus colegas deputados, seus colegas empresários, seus colegas cineastas, seus colegas da night, seus colegas escritores… Ainda mais depois do que o Marcio Jerry disse lá no seu Orkut, que seu amigo Mario Prata fez um agradecimento pra você em seu novo livro, “Sete de Paus”, e que você deu “pitacos” no livro do cara!…
    Quanto a esse seu filme? Quando é que nós vamos poder vê-lo? Ta todo mundo querendo saber se ele é bom mesmo ou se é só conversa fiada. Mais uma história de político!?

  3. Folha de São Domingos do Maranhão

    Deputado Nagib, poucos eleitores, sejam do Maranhão, do Brasil ou mesmo do mundo, podem se sentir privilegiados assim como nós os Folhas, de São Domingos do Maranhão, que podemos nos orgulhar de ter um representante como nós temos o senhor (e é claro seus outros quase 40 mil eleitores por todo esse Maranhão).
    O senhor é um grande motivo de orgulho para nós. Primeiramente por sabermos que sempre que precisamos de sua ajuda, de sua orientação, de seu apoio, o senhor está aqui presente ao nosso lado, seja nas datas festivas, seja nas de dificuldade. Depois, qual eleitor pode dizer em alto e bom som que o seu representante é um homem que cumpre a palavra empenhada, que honra os compromissos, que é um homem sensível, culto, inteligente, que nos representa, tanto aqui em nossa terra, quanto em São Luis, quanto em Brasília, quanto em qualquer lugar do mundo? Quem é que tem um representante que diz o numero de seu telefone celular em pleno palanque e que sempre atende todas as ligações que lhe fazem. Nunca vi ninguém daqui dizer que tenha ligado pro seu celular que o senhor não tenha atendido ou retornado a ligação.
    Por isso tudo deputado Nagib, e por saber que o senhor também é um jornalista, um escritor, um poeta, um cineasta respeitado em todo o mundo é que nos sentimos orgulhosos do senhor.
    Aproveito a oportunidade para desejar ao senhor e a sua família um feliz natal e um ano de 2009 cheio de saúde, alegria e sucesso.

  4. Aninh@

    Profeta, taí um lugar que eu sempre desejei conhecer : E vc p/ antecipar -se aos meus desejos (que quem sabe se algum dia se realizariam, muito provavelmente nem muito longe chegariam) consegue me “transportar” p/ lá parabéns mais uma vez e obrigada mesmo! Simplesmente perfeito vc em Havana, huahuahuahua o personagem que complementa o cenário.Adorei.

  5. paulissandra coelho silva e silva

    Deputado Nagib,cada dia mais sinto muito orgulho de dizer que sou sua eleitora o senhor deputado ainda e´pra mim uns dos unicos politicos honestos nesse nosso brasil tao sofrido e e´ por ainda existir politicos como o senhor que eu ainda tenho esperança do nosso querido brasil mudar para melhor. quanto a minha querida cidade sao domingos só tenho a agradecer por tudo e dizer que perdemos uma batalha mais nao a guerra

    FOLHA———————-NAGIB——————GASTAO—–ROSEANA

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS