Pelo Ouvido, um Curta-Metragem que fala sobre o mais feminino Sentidos:A audição

7comentários

Recebi de um amigo cubano, o artigo abaixo que foi escrito por Yeniela Cedeño. Curioso como eu sou, fui atrás de saber de quem se tratava e descobri que a Yeniela é a psicóloga que me procurou para conversar na saída do Cine Chaplin, logo após meu encontro com Alberto Granado.
Ela namora o simpático gaúcho chamado Alex que estuda cinema na escola de San Antonio de los Baños.
Na foto abaixo, que inclusive está no site
www.peloouvido.com, aparecem os dois, ela está de blusa azul clarinha, à frente dele que está de camiseta amarela e casaco azul, fazendo o “V” da vitória, na fila de saída daquela tumultuada e concorrida sessão de cinema.  

blog_joaquim.jpg

 

blog_joaquim3.jpg

 

blog_joaquim2.jpgYeniela Cedeño  
________________________________________

Algumas semanas atrás, o escritor brasileiro Joaquim Haickel, que também é roteirista, produtor e diretor, apresentou no cinema Charles Chaplin’s em Havana, seu curta-metragem “Pelo Ouvido”.

O filme discorre sobre o universo feminino e a sua manifestação amorosa em meio a circunstâncias extremas.

O trabalho recebeu vários prêmios em festivais no Brasil e no exterior, tanto na direção quanto na performance do elenco. Em apenas 17 minutos e 18 segundos, Pelo Ouvido descreve a vida de uma mulher que tenta manter a paixão e o desejo por seu parceiro, um homem que sofre as seqüelas de um grave acidente de carro. Ela procura superar os problemas e restabelecer a comunicação quebrada por uma torção do destino que, como o diretor mesmo disse na apresentação do filme, pode muito bem ser solucionada.

O que vemos na tela é a percepção das mulheres a partir de uma perspectiva diferente, lançando uma luz sobre essa questão tão amplamente discutida, mas ainda em aberto, que é a feminilidade e suas expressões, no corpo de uma mulher ou na sua interação com os outros.

A atriz Amanda Acosta tem um desempenho digno de nota. Ela é capaz de transmitir a angústia e o desejo, a paixão e a solidão através de seu gesto pequeno, mas forte, despertando a curiosidade do espectador para saber mais sobre essa mulher e compreender a situação pela qual ela está passando.

Pelo Ouvido é uma louvação feita por um perito do mundo feminino, é uma aula para todo aquele que, como Freud, tenta descobrir sobre as necessidades das mulheres.
* O autor é colaborador do Cubanow.
* Traduzido por Dayamí Interian Garcia.

19 de dezembro de 2008, 10:39

http://www.cubanow.net/pages/loader.php?sec=19&t=2&item=6059

 

blog_joaquim3.jpg

 

Pelo Ouvido, a Short Fiction Film about the Most Feminine Sense: Hearing

blog_joaquim2.jpgYeniela Cedeño  
________________________________________
Some weeks ago, the short fiction film Pelo Ouvido (Through the Ear) was presented by Brazilian filmmaker, scriptwriter, and writer Joaquin Haickel at Havana’s Charles Chaplin Movie.

The film reflects on femininity, and its expressions in love affairs amid extreme circumstances.

It has received several prizes and recognitions in film festivals in Brazil and abroad, in the direction and performance categories. In only 17 minutes and 18 seconds, Pelo Ouvido narrates and describes a woman’s attempts to retain the passion and desire of her partner, a man suffering the aftereffects of a severe car accident, seeking a communication broken up by a twist of fate which, as the director has confessed, can be overcome.

The point is to perceive women from a different perspective, casting light over such a widely discussed and still open issue as femininity, and its expressions, be it though the body of a woman or in her interactions with the other.

Amanda Acosta’s performance is noteworthy. She is able to transmit her anguish and desire, her passion and loneliness through small but strong gestures, arousing the spectator’s curiosity to know more about that woman and understand the situation she is going through.

Pelo Ouvido is a gratification to experts in the feminine world, and a school for all those who, like Freud, wonder about women’s needs.

*The author is collaborator of Cubanow.
*Translated by Dayamí Interián García.

December 19, 2008, 10:39 am
 http://www.cubanow.net/pages/loader.php?sec=19&t=2&item=6059
 

blog_joaquim3.jpg

 

Pelo Ouvido, un corto acerca de la Película de Ficción mayoría Femenino Sentido: Audiencia

blog_joaquim2.jpgYeniela Cedeño  
________________________________________
Hace algunas semanas, la película de ficción Pelo corto Ouvido (A través del oído) fue presentado por el cineasta brasileño, guionista y escritor Joaquín Haickel en La Habana la película de Charles Chaplin.

La película reflexiona sobre la feminidad y sus expresiones en la historia de amor en medio de circunstancias extremas.

Ha recibido varios premios y reconocimientos en festivales de cine en Brasil y en el extranjero, en la dirección y categorías de rendimiento. En sólo 17 minutos y 18 segundos, Pelo Ouvido narra y describe los intentos de una mujer para mantener la pasión y el deseo de su pareja, un hombre sufre las secuelas de un grave accidente de coche, la búsqueda de una comunicación interrumpida por un giro del destino que , como el director ha confesado, se puede superar.

El punto es que perciben las mujeres desde una perspectiva diferente, la fundición de luz en tan ampliamente discutido y sigue abierta la feminidad como tema, y sus expresiones, ya sea cuando el cuerpo de una mujer o en sus interacciones con los demás.

Amanda Acosta, el rendimiento es notable. Ella es capaz de transmitir su angustia y el deseo, su pasión y la soledad a través de pequeños gestos, pero fuerte, despertando la curiosidad del espectador a conocer más acerca de esa mujer y comprender la situación que está atravesando.

Pelo Ouvido es una gratificación a los expertos en el mundo femenino, y una escuela para todos aquellos que, como Freud, se preguntan acerca de las necesidades de la mujer.

* El autor es colaborador de Cubanow.
* Traducido por Dayamí García Interián.

19 de diciembre de 2008, 10:39 am

http://www.cubanow.net/pages/loader.php?sec=19&t=2&item=6059

7 comentários para "Pelo Ouvido, um Curta-Metragem que fala sobre o mais feminino Sentidos:A audição"


  1. amigo & eleitor

    Muito bem Joaquim! Como cineasta tu já demonstraste que és bom mesmo; Como escritor vem demonstrando isso já há um bom tempo; Como empresário me parece que és muito bem sucedido; Como empreendedor cultural tu estás demonstrando que basta ter uma idéia bem concebida e se querer fazer, para realizar-se algo importante (estou me referindo ao Museu da Memória Audiovisual do Maranhão – MAVAM, pertencente à Fundação Nagib Haickel que esta sendo construído no desterro); Como homem de caráter e coerencia, como pessoa de sensibilidade e princípios, és um exemplo a ser seguido. Mas como deputado tu tens deixado muito a desejar. Não tenho visto nada muito importante feito por você nos últimos tempos.
    Eu que sou seu admirador, inclusive na política, excetuando-se a sua ligação com o grupo Sarney, e sei que dos nossos parlamentares estaduais tu és um dos melhores se não for o melhor, mas não tem demonstrado isso.
    Desculpe falar disso aqui, logo no último dia do ano, mas como seu amigo e eleitor, não posso deixar de dizer-lhe o que penso e o que sinto.
    Você pode até estar fazendo um grande trabalho político em seus municípios de atuação, e imagino mesmo que estejas, mas tu és um deputado diferente, deverias estar tomando a frente das grandes mudanças que o nosso estado já deveria estar empreendendo desde que Jackson assumiu o governo e equivocadamente continua fazendo a mesma coisa que todos os outros governantes antes dele fez: Feijão com arroz requentado.
    Quero vê-lo na presidência da Assembléia, na Câmara Federal, no Senado. Tu tens estatura pra isso e estás te perdendo da forma com que tens atuado.
    Fica aqui meu sincero abraço e meu desejo de que em 2009 tu continues fazendo sucesso no cinema, na literatura, em tudo, mas que também possas fazer com que eu diga, como já disse muitas vezes, em muitos lugares, para muitas pessoas, “esse é o meu deputado!”

    Resposta: Adoraria saber a quem me dirigir, mas já que você optou pelo anonimato, vai então um tratamento genérico.
    Caro amigo e eleitor, primeiramente muitíssimo obrigado por suas palavras carinhosas e generosas para comigo, sobre meu filme, sobre minha literatura, sobre minha forma de ser e de agir enquanto homem e pessoa. Fico feliz que pessoas como você pensem isso a meu respeito. Quanto às suas criticas à minha atuação parlamentar, confesso que em muitas coisas concordo plenamente com você. Nesse ano de 2008, ano de eleições municipais, sinto que fiquei devendo em participatividade e em ações políticas que pudessem de alguma forma fazer a diferença tanto dentro da Assembléia quanto fora dela.
    Não é desculpa, mas as eleições de prefeitos e vereadores é um fator preponderante nesse quadro. Preponderante mas não decisivo ou fundamental, devo ressaltar.
    Outra coisa que embaralhou o meio de campo foi esse problema da cassação do governador Jackson Lago. Passamos quase que o ano todo em função dessa novela, mas isso também não é desculpa, mas é fato que de certa forma, a conjuntura política atual de nosso estado desestabilizou quase todo mundo.
    Em minha defesa, devo comunicar-lhe que sem muito alarde, sob a minha presidência a ALM implantou uma comissão de trabalho que fez uma profunda revisão no regimento interno do nosso poder legislativo e uma necessária adequação de nossa constituição estadual. Alem disso aprovei projeto de minha autoria que incentiva a produção de cinema local através da Universidade Federal do Maranhão e outro que torna obrigatória as indicações de parlamentares na votação do orçamento do estado. Tramitam também na Assembléia vários projetos de minha autoria entre eles os que visam incentivar a nossa cultura e a preservação de imóveis no centro histórico.
    Para encerrar gostaria de mais uma vez agradecer-lhe pela forma atenciosa com que você expôs sua opinião, que será sempre muito bem vinda.
    Um grande abraço e um 2009 repleto de paz, amor, saúde e felicidade.
    Joaquim Nagib Haickel.

  2. Euterpe

    “Pelo Ouvido é uma louvação feita por um perito do mundo feminino, é uma aula para todo aquele que, como Freud, tenta descobrir sobre as necessidades das mulheres”

    Joaquim,

    Sua amiga só reforça o que nós já sabíamos….Só um profundo conhecedor de nosso mundo poderia ter feito um filme tão profundo sobre as necessidades femininas.
    Parábens mais uma vez.!

  3. Clara

    O mais feminino dos sentidos é a palavra. Como é preciso ouvir para poder falar, a audição funciona como canal de comunicação da palavra com os sentidos,o pensamento, o raciocínio e as emoções .O ser humano é um ser de linguagem e de desejo, quando nasce um bebê , logo o médico dá uma palmada nele para ele chorar, o choro é o primeiro som emitido pelo ser humano.

    Freud, ao longo de sua vida construiu uma teoria, a psicanálise, uma paciente dele nomeu o seu método de – a cura pela palavra- Frued só conseguiu teorizar seus postulados por causa da escuta na clínica e na cultura. Então, os escritors escutam as palavras das pessoas no mundo e as transformam em POESIA.

  4. Clara

    Continuando,

    O mais feminino dos sentidos é “a troca de palavras”. As mulheres conversam, na conversa há escuta e fala. A música, dança, o salto na dança são expressões femininas ( em homens e/ou mulheres) Num encontro amoroso, há abraços, beijos e o que mais? Troca de palavras.
    Nossa como estou inspirada em 2009, não é????

    Parabéns pelo filme, pelos prêmios, pelos efeitos que ecoam, etc

  5. Clara

    Um pouquinho mais de palavras…

    “tudo no mundo é frágil, tudo passa…”
    Quando me dizem isto, toda a graça
    Duma boca divina fala em mim! ”
    Florbela Espanca

    Joaquim, desejo à você e à todos que participam de seu Blog, muitas trocas de palavars em 2009.

  6. Eliane

    Bons Dias Joaquim,
    Parabéns Garoto !!!!!!!!!
    O Maranhão culturalmente se levanta e deve te homenagear, o difícil é o reconhecimento dos adversários, bom mas esses deixa em BM ( o inesquecível PROFESSOR JOSE MARIA DO AMARAL, na metade dos anos 70 e princípio dos 80, nomeava de: Banho-Mariano). O importante é a essência poética, o diálogo com ser feminino e com alma que transborda em tua película.
    Parabéns, conquiste o mundo.
    Eliane

  7. Nelin Vieira

    Prezado deputado Joaquim Haickel, sou seu leitor aos domingos…

    O PRÓXIMO NATAL…

    “Ó morte, tu que és tão forte
    Que matas o gato, o rato e o homem…”
    Sejas um pouco mais realista!

    Caso o meu nome seja
    Um dos primeiros da lista
    – Após os anos dois mil…

    Queira-o adiar – ou de sua lista tirar,
    Pois sei que tens tudo nas mãos…
    E só você evitará um caso fatal.

    Agradeço-lhe de coração,
    Se me deres a valiosa permissão
    De comemorar o PRÓXIMO NATAL…

    Nelin Vieira, filho de São Mateus – sindicalista, publicitário e jornalista –

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS