De quem é a culpa!?

5comentários

(Fragmento de uma crônica antiga, bem presente)

No final vamos acabar descobrindo que todos os personagens, de qualquer historia, de uma forma ou de outra, uns mais outros menos, tem sua cota de culpa e de responsabilidade no desfecho do enredo que protagonizam. Sejam como atores principais ou como meros figurantes, mas uma coisa é certa, a parte maior da culpa cabe sempre a quem detém o poder, a quem manda, ou a quem delega esse mandato. Dessa culpa ninguém pode fugir.

5 comentários para "De quem é a culpa!?"


  1. Anne

    Incrível!Perfeito!Brilhante!

  2. s

    DE FATO!!

  3. maria

    Joaquim,

    Culpa é um sentimento tão pesado. É compreensível que todos corramos dela., mas não há como negar. De uma forma ou de outra todos temos um pouco dela. Como vc disse acertadamente, uns mais e outros menos, mas ela sempre está lá, nos atormentando.

  4. Lena

    Depende de que culpa você quer abordar.

    1) Se pensarmos na Religião, está na Bíblia que os primeiros culpados foram Adão, Eva e a tal serpente, cada um teve seu castigo.
    2) Se pensarmos na Política, aí eu me calo porque sou ignorante neste assunto, mas que tem culpados, tem, certamente.
    3) Se pensarmos no Amor, ninguém tem culpa porque o Amor é um sentimento arbitrário, pega o sujeito desprevenido, numa esquina da vida…
    4) Quero ser convidada para o seu casamento…sem culpa ou medo de ser feliz

  5. JOANINHA

    “Todo homem é culpado por todo bem que ele não fez.” Voltaire

    A minha opinião se for no contexto político, social, e econômico é mais fácil identificarmos culpados: quem tem mais poder ou força certamente possui mais oportunidades, mecanismos, instrumentos e comprometimento de promover bons resultados, evitando erros e consequentemente a culpa do “não ter sido feito” o correto ou de não ter evitado um dano… em minha opinião pessoal a omissão é a pior forma de culpa… O não fazer, o não avisar, o não tentar…

    Se for no campo sentimental, aí putz complica, penso que não existem culpados e vítimas em relações de amor ou paixão porque carregamos em nós mesmos nossas mazelas, complexos, qualidades, defeito. vindos de toda uma vida, de uma gama enorme de experiências muito pessoais , cada um age e comete “erros” nesse campo que são reflexos de um universo muito pessoal, mas costumamos criar rótulos.. Por exemplo de que quem termina ou trai numa relação é o culpado(a)… Nessa questão do coração a culpa é difícil de ser analisada rsrsrs e quem seria o personagem detentor de maiores condições de evitar sofrimentos… rsrsrs

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS