Meu retrato de Quiron.

7comentários

Republicado hoje pela premente necessidade de deixar claro, a quem interessar possa, como pensa, sente e age um legitimo sagitário, filho de Quiron.   

Quiron era o maior centauro do Olímpo. Arqueiro, médico e filosofo, ele foi também preceptor de Apolo, de Aquiles e de Jasão, a quem ensinou alem da arte da guerra, a música e até mesmo a medicina.

Esse meu amigo, é o tipo de sujeito que chega em casa com duas sacolas na mão. Uma trazida do supermercado e a outra do videoclube. Chega disposto a tomar um demorado banho, depois prepara uma massinha com atum e tomates frescos e come com pão e vinho, revendo um daqueles maravilhosos filmes épicos: Ben-Hur, Agonia e êxtase ou Lawrence da Arábia… Isso se ele não trouxe no meio desses, algum filme sobre a aplicação da justiça: Doze homens e uma sentença, O vento será tua herança ou O sol é para todos.

Para Quiron que é a personificação do sagitariano, os princípios são inegociáveis. Eles ainda acreditam que a justiça, além de cega, é certeira.

Dê para um sagitariano uma causa, seja ela política, cultural, científica ou social, se ele a aceitar como sua, vai disparar feito uma seta em defesa dela, com uma empolgação só equiparável a sua proverbial falta de tato ou seu senso extremado de honra.

Gozador, certa vez numa reunião de condomínio alguém protestou porque sua empregada subia pelo elevador social e ele que adorava escandalizar a todos, emudeceu os condôminos, declarando que eles haviam se enganado, “ela na verdade é minha namorada”.

Franco e avesso a todo tipo de subterfúgio, ele sempre faz e diz o que pensa, e na maioria das vezes faz e diz sem pensar. É aí que ele normalmente leva grandes tombos, despencando direto do Olímpo de seus nobres ideais para uma realidade menos acolhedora. É quando descobre, por exemplo, que alguém a quem ele defendera fervorosamente, na verdade é culpado. Com o mesmo empenho que defendera aquele amigo, agora o obriga a assumir suas responsabilidades.

Por andar sempre hipnotizado por metas longínquas, às vezes os centauros tropeçam em seus próprios pés. Nada grave, ele continuará otimista, porque nasceu sob o signo de Júpiter, o mais mão-aberta dos deuses. E sua sorte, mesmo que tarde, jamais lhe faltará.

Os mais freqüentes distúrbios de um sagitariano são o otimismo incurável, a ansiedade crônica e o tédio mortal. O primeiro pode ser suavizado, embora, graças a Zeus, nunca completamente sanado. A ansiedade crônica pode ser tratada à base meditação e maracujina. Quanto ao tedium vitae, a mais grave das afecções que um sagitariano pode contrair, o remédio é fácil: basta ele inventar uma nova meta, qualquer uma, aprender a pilotar um Boeing ou a falar chinês clássico. Ele  pode vir a desistir do brevê de piloto no dia do exame, e não passar das primeiras três aulas de mandarim, mas nesse percurso, estará curado.

Quem tentar enquadrá-lo, sugerindo que ele consulte um profissional, perderá  tempo.  Ele não pára quieto em casa, menos ainda no divã. 

A concepção sagitariana de romance é muito esportiva, mas eles são honestamente devotados a todos os seus amores.  Por isso, para ele, contar para sua nova namorada que ela é a trigésima quarta em sua vida é o fato mais natural do mundo, e ele ainda acrescenta, sinceramente, que ela é a mais incrível de todas as mulheres que já passaram por sua vida. E se esta quiser ser a definitiva, é necessário adotar uma estratégia de displicente autocontrole: nunca perguntar ao seu centauro com quem ele almoçou, nunca lhe dar ultimatos e jamais partir para cenas melosas.

Ele na verdade não passa de um menino, um moleque que tem a boca maior que o estômago. Ah! Não leve tão a sério os exageros do centauro e você conviverá com um campeão em cumplicidade, solidariedade e amizade. E olha, um amigo, para ele, vale mais que cem amantes.

Quiron tem pavio curto, e memória mais curta ainda.  Se inflama por qualquer motivo. Diz e faz os outros dizerem barbaridades, e depois esquece, mas é incapaz de guardar qualquer ressentimento…

Poderia falar mais sobre esse meu amigo, mas preciso ir ver o que fazer pra comer, vem uns amigos pra cá, hoje eu trouxe uns filmes de Capra, Do mundo nada se leva, A mulher faz o homem, A felicidade não se compra … 

7 comentários para "Meu retrato de Quiron."


  1. Ariana com ascendente em Virgem

    Adorei sua analise sobre os sagitarianos. Tive um namorado desse signo e deveria ter lido isso antes, pois se tivesse sabido de tantos detalhes sobre seu jeito de ser, com certeza não teria cometido alguns erros e quem sabe poderia ter sido um pouco mais feliz com ele. Sabe, fiquei até com vontade de procurar um sagitariano pra mim!… Você conhece algum, assim como esse seu amigo Quiron, que possa me indicar?…
    Porque você não escreve algo sobre todos os signos, assim dessa maneira tão leve e envolvente. Acredito que faria um grande sucesso.

  2. JOANINHA

    escreva sobre experiências suas com cada signo… os pros e os contra, aspectos divertidos 😀
    qual o signo mais complicado pra vc?

    Resposta: Não sei ao certo! Touro, Leão, Peixes… Sei lá…

  3. arnaldo albarelli

    Saudações, meu caro “Michel Jordan do Lítero” !
    O sagitariano é antes de tudo um anarquista, graças a Zeus ou a Deus, como diria Zélia.
    Meu nascimento, em meados de dezembro, sem médico ou parteira, me permitem atestá-lo.
    Forte abraço!!

    Resposta: O sagitariano é um sujeito tão curioso! Ele consegue ser ao mesmo tempo um anarquista sem que apesar disso jamais deixar de ser extremamente organizado. É só ver você e eu.

  4. arnaldo albarelli

    Na mosca!!

  5. Diana, a amazona

    Já li esse texto um montão de vezes e cada vez que eu leio fico com mais vontade de encontrar um sagitariano assim como esse descrito por você… Se achasse um dando sopa por ai iria fazer de tudo pra ele ser meu para sempre… Desse negócio de signo eu não entendo nadinha não, mas de equitação…

  6. arnaldo albarelli

    Fundemos. pois, o Clube do Sagitariano!!!

  7. euterpe

    Joaquim,

    É muito didático esse post sobre os sagitarianos, principalmente para alguém como eu que tenho dois deles em minha vida. Já sabia se tratar de pessoas de personalidade forte, firmes, no entanto muito sensíveis. Que são leais até o fim, porém qdo se decepcionam não perdoam.
    Como sou uma libriana típica, e procuro sempre buscar o equilíbrio, sei exatamente como lidar com os meus sagitarianos em harmonia. De qualquer forma é sempre bom saber mais sobre as pessoas que nos são caras.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS