Verdade não caduca.

16comentários

Semanas atrás escrevi num texto que foi muito comentado em todas as esferas políticas de nosso estado. Disse que até porque acreditava que ninguém fosse me perguntar alguma coisa, iria logo dizendo o que pensava, pois não queria perder a oportunidade de dizê-lo antes de qualquer pessoa que talvez não tivesse nem moral nem legitimidade para tanto, o fizesse, pois pelo menos isso, moral e legitimidade, eu tinha e tenho.

Entre todas as coisas que comentei naquela ocasião, as que me parecem as mais importantes são justamente aquelas que dizem respeito à forma de como deveríamos e deveremos encarar os imensos desafios que neste momento temos pela frente.

Melhor seria que pudéssemos ao mesmo tempo reparar alguns erros cometidos anteriormente, erros esses muito mais políticos que administrativos, e que demonstrássemos que com o tempo, o aprendizado e o amadurecimento havíamos nos tornado mais sábios e mais tolerantes.

Comentei que era necessário que se dissesse que ninguém deveria pensar que esses poucos meses de governo seriam fáceis. Ninguém tem o direito de se enganar ou de tentar enganar outras pessoas, fazendo com que acreditem que em um passe de mágica iremos consertar o desmantelo de um governo que desde o primeiro dia, muito mais que administrar o estado, procurava simplesmente sobreviver ao fato de ter nascido de um pecado ao mesmo tempo original e capital.

Foi nessa incerteza que o ex-governador Jackson Lago montou uma administração anêmica e frágil. Muitas vezes teve que ceder a pressões que nenhum governante deveria nem poderia ser exposto. Foi chantageado, extorquido, enganado. Entre seus assessores, poucos escapam da acusação de traição, pois mais que assessorar ao governo e ao governador, assessoravam a si mesmos e aos seus interesses mais imediatos.

O atual governo de Roseana Sarney terá que ser um governo de reconstrução, de estabilização, de restabelecimento da ordem na administração dos negócios de estado e do estado.

Dizia, que por saber como é difícil essa situação, aconselharia que os puxa-sacos de plantão e que os oportunistas fossem mantidos distantes. Não é hora para se aceitar esse tipo de coisa. Existem coisas importantes a serem feitas e se elas forem feitas, por si só, isso colocará uma pá de cal sobre o recente desastroso passado administrativo e político de nosso estado.

Nosso grupo político tem que dar o exemplo e não se deixar levar pela vaidade nem pelo orgulho, muito menos pelo rancor ou pelo sentimento de revanche. O Maranhão não vai agüentar isso e nosso povo não merece. Devemos assumir o governo de forma protocolar e administrá-lo de forma efetiva, eficiente e eficaz. Que fique claro que não há nem nunca houve, nem nunca haverá em nosso grupo um correspondente aos repugnantes “Novos Balaios”.

Nós políticos, principalmente os com mandato eletivo, temos que participar efetivamente da construção desse novo cenário, mas devemos ter consciência do que deve ser feito e de como deve sê-lo. 

Alertei para que ninguém se jogasse numa busca frenética pela indicação de cargos no governo, pois para cada cargo há um perfil correspondente e ele deveria ser minimamente respeitado, pois não vivemos mais o tempo do jabuti trepado. Não há mais espaço para desculpa de enchente ou mão de gente.

Devemos ter consciência de que uma coisa é fazer a política e coisa bem distinta é fazer a administração pública. Quem por acaso for fazer parte da administração direta e executiva do estado tem que ter consciência de que só lhe é possível estar ali e fazê-lo porque há uma estrutura política que o sustentou, que o sustenta e o mantém. Por sua vez, os políticos, de todos os tamanhos e em todos os níveis, têm que ter consciência de seu valor dentro dessa estrutura, mas tem que saber que esse valor não pode colocar em jogo a governabilidade e a estabilidade administrativa do governo.

Disse que gostaria de ver vários de meus colegas políticos, com ou sem mandato, participando da nova administração, mas que queria que partisse deles mesmos e que eles recebam recomendação expressa da Governadora Roseana Sarney, de que o cargo que por ventura venham ocupar, não lhes pertence, mas sim ao povo do Maranhão, do qual nós seremos temporariamente os procuradores. Que tenham consciência de que devem tratar os assuntos administrativos de maneira clara e reta e que os assuntos políticos sejam prioridade, que tenham preferência desde que não conflitem com os administrativos, que estejam de acordo com a legalidade, com a justiça, com a coerência, com o bom senso e principalmente com o interesse público.

Finalizei dizendo que a montagem da base de apoio do governo será uma obra delicada, que demandará muita atenção, dedicação e cuidado, pois existem áreas de conflitos tanto dentro de nosso próprio grupo, quanto em relação aos apoios que com toda certeza virão através de adesões. Aqueles que sempre foram conosco tem que ser tratados com toda deferência e consideração. Quem quiser vir apoiar que venha, mas que fique claro que a contrapartida desse apoio jamais acontecerá à custa do sacrifício de quem sempre foi leal e companheiro.

A política é uma arte, e como tal carece de estudo, técnica, experiência, cuidados como os de um pintor ou de um poeta. O exercício da arte da política aprimora seus artesãos e é nessa condição que devemos encarar nosso oficio.

Tudo isso foi dito mais de um mês atrás, prevendo o cenário de hoje. Acredito que o que disse naquela ocasião continua sendo verdade e verdades como essas são eternas, jamais ficam caducas.

16 comentários para "Verdade não caduca."


  1. Igor

    Deputado… E pelas verdades nunca serem caducas, é que hoje o Maranhão volta a sorrir. Não pela revanche como bem o disseste, mas sim pelo trabalho que este grupo político sempre desenvolveu pelo nosso Estado. Não sou ideologista político, isto pode até ser um defeito. Sou sim um ideologista social. Por isso, acredito que a força do povo prevalece em todas as circunstâncias.

    Forte abraço. Como disse nossoa governadora: “O trabalho está de volta!”

  2. Luis Henrique

    É por artigos como estes, por posturas como essas que o senhor é e não deixará de ser nunca o meu representante! Continue assim, sendo coerente, defendendo a verdade, sem hipocrisia, sem puxasaquismo, honrando seus amigos, sendo leal até para com seus adversários.

  3. Ionara Nogueira

    Um amontoado de bobagens

  4. MARCUS AURELIUS

    sou de santa luzia do tide,suas palavras sao sábias,parabens deputado

  5. SERGIO

    É! DIZER MAIS O QUÊ? É ISSO MESMO.
    VC COMO SEMPRE TIRANDO 10 NOS SEUS ARTIGOS POLÍTICOS.
    VOCAÇÃO É VOCAÇÃO.

  6. francisco marques

    Deputado Joaquim Haickel, seria mesmo possível acreditar que haverá mudanças nesse governo quando tomamos conhecimento que a governadora nomeou essa figura “enrolada” do Ricardo Murad para uma pasta tão importante ???
    Nobre parlamentar, não queira atingir o sol com uma pipa e nem colocar toda a água do rio mearim em um copo dàgua.

    Resposta: Amigo Francisco, leia novamente o meu texto, mas leia sem restrições, com a alma , a mente e o coração abertos, se fizer assim tenho certeza que verá que se existem coisas que eu não desejo é atingir o sol nem aprisionar as águas do Mearim. O que eu desejo é conversar com objetividade e clareza sobre assuntos que outros costumam mistificar, só isso.

  7. Ted

    Amigo Joaquim,

    Parabéns para o seu texto que tem provocado tantos comentários.
    Ele reflete bem a visão e postura que pessoas que assumem um papel na gestão pública devem ter.
    Política e administração pública devem ser tratadas de forma distinta.
    O público não é governo. O público é sociedade e é no interesse desta que os gestores devem trabalhar.
    Que o seu texto seja colocado em quadros nas salas de secretários e gestores públicos estaduais.

    Grande Abraço,

    Ted

    http://www.nossasaoluis.org.br

  8. Francisco

    meu caro deputado, parabenizo-o por não ter brigado por cargos, tô um pouco decepcionado principalmente com o G….., pois acho que ele estava contribuindo muito mais com o Maranhão e o país onde estava colaborando principalmente na área de educação, chego até a pensar que a vinda dele para essa pasta que veio ocupar tenha um só objetivo, viabilizar a sua reeleição, quanto a W….., C…., esses camardas a gente já conhece os procedimentos deles desde há muito, não é surpresa, são altamente fisiologistas, agora a Moça indicar R……, P……., meu querido deputado isso é brincadeira, já comecei a perder as esperanças de que vai melhorar alguma coisa, um abraço!

  9. Francisco

    caro deputado, vc acredita que a governadora BIÔNICA vai conseguir realizar alguma coisa em prol do povo maranhense com esse bando de ´deputados e possíveis candidatos no próximo ano se degladiando por seus interesses em praticamente todos os seguimentos do governo, já tive informação que o assédio a prefeitos é realmente uma coisa descomunal, vc não acha que vai haver muita discórdia?

    Resposta: Primeiramente ela não é governadora biônica, ela não obteve a maioria dos votos apurados na eleição de 2006 porque o então governador usou a maquina política e financeira da administração pública para impedir que isso acontecesse e foi isso que o TSE confirmou na cassação de Doutor Jackson. Depois, você acha que seria diferente se o ex-governador não tivesse sido cassado!? Na verdade acho que seria bem pior porque uma coisa eu sei, na administração passada muito pouca gente sabia o que estava fazendo, falo isso no sentido administrativo, pois a grande maioria das pessoas colocadas em cargos importantes estava muito mais unicamente querendo aproveitar-se das benesses do poder. Devo reconhecer que alguns poucos pensavam que poderiam mudar alguma coisa, mas mesmo esses, utilizaram os mesmos meios que eles tanto condenam.
    Quanto ao assedio a prefeitos e lideranças políticas ligadas a nossos correligionários, todos os que ocupam cargos no governo já foram advertidos pela governadora Roseana e por nós da bancada estadual, que caso isso venha acontecer o transgressor será sumariamente penalizado.

  10. francisco

    É uma pena caro deputado que seu vínculo com essa SARNAeyzada seja tão desmedido, que não enxergue que já em pouco tempo a BIÔNICA não consegue se controlar e já começa a cometer seus desmandos em função principalmente da prepotência, e logo,logo ela dará murros na mesa (como já fez antes) para controlar o apetite dos seus escudeiros, quem viver verá!

    Resposta: Primeiramente quero esclarecer que meus vínculos não são desmedidos com nada nem com ninguém. Meus vínculos são reflexos de minhas opções e de minhas crenças e por eles responderei como o faço em relação a qualquer das minhas atitudes ou posicionamentos. Faço sim, e com orgulho, parte do grupo político liderado pelo presidente Sarney e já deixei bem claro por diversas vezes que me manifesto e me manifestarei clara e abertamente todas as vezes que não concorde com qualquer coisa que alguém individualmente ou o grupo em conjunto possa fazer. Faço parte desse grupo e não estou nele na condição de escravo, mas sim de membro. Não acho ruim que a governadora Roseana ou quem quer que seja esmurre mesas em defesa do que é justo e certo. Se ela precisar fazer isso para controlar, como você mesmo disse, “o apetite dos seus escudeiros”, estarei do lado dela. Não ficarei satisfeito se mesas forem esmurradas por quem quer que seja simplesmente na tentativa de impor uma idéia ou uma vontade. Com isso eu não concordo, mas me parece que não é esse o caso levantado por você.
    Vem cá Chico!!!??? Vai me dizer que você preferia o nosso Estado nas mãos dos Weverton Rocha da vida!?

  11. francisco

    é óbvio que não concordo com vários procedimentos do governo golpeado, inclusive com o cidadão que vc citou(estranho a citação por vc do nome, já que de outras vezes, nomes de companheiros seus citados por mim vc fez questão de omití-los em nome da ética etc.,etc.), porém insisto que o seu vínculo talvez fraternal com a família SARNAey, faz com que vc mesmo sendo um político que eu admiro, defenda o indefensável pelas práticas da família e principalmente da Biônica por todas as irregularidades que a mesma cometeu estando no mesmo nível do cidadão citado por vc.Não me decpcione por favor, Vc. acha que nós maranhenses merecemos novamente esta senhora eo marido (desta feita como eminência parda) comandando os nossos destinos novamente, me compre um bode caro deputado!

    Resposta: Não vejo nada de estranho em citar o nome de alguém que obviamente cometeu sérias irregularidades e deve explicações, alguém que claramente cometeu falhas graves e precisa ser citado. O que não admito são insultos, baixaria. Veja que admiti até sua brincadeira cacófato com determinado sobrenome, pois não acho que isso seja um insulto, está mais para uma brincadeira, algo o Casseta e Planeta faria e se eles podem, você também pode.
    Quanto ao meu vinculo fraternal com quem quer que seja, não vejo nenhum problema quanto a isso. Qualquer atitude, regular ou irregular que qualquer pessoa, amigo meu ou adversário tenha cometido, essa pessoa tem que responder por ela. Veja só, todos sabem que sou amigo pessoal do ex-deputado Aderson Lago que é declaradamente adversário do meu grupo político e agirei com um com a mesma lógica com que ajo para com os outros.
    Quanto a nós maranhenses merecermos ou não esse ou aquele político, esse é um problema que em primeiro lugar somente o eleitor e em segunda instancia a justiça pode resolver. É o eleitor e em alguns casos a justiça quem decide quem deve dirigir os nossos destinos.
    Quanto ao bode, não é um animal que eu aprecie, logo, compre um você mesmo.

  12. Francisco

    na verdade deputado, vc como uma pessoa inteligente, bem informada e que transita nesse meio, sabe perfeitamente de todas as irregularidades que seu grupo e outrens vem cometendo ao longo do tempo, um prejuízo incalculável para o nosso povo, eu sei que infelizmente pela conjuntura política brasileira, é quase impossível acharmos nesse país políticos ilesos a essas práticas, mas de qualquer forma a gente não pode perder as esperanças, apesar de sabermos que aqueles que mais deveriam defender o direito demócrático do nosso povo acabam sendo cooptados com vantagens, até porque caro deputado o poder fascina e ao mesmo tempo satisfaz o ego dos nossos algozes, quem sabe algum dia o nosso estado será higienizado e aí sim estaremos livres desses animais peçonhentos. Sobre o bode, não quis ofendê-lo, foi apenas uma força de expressão, um abraço!

    Resposta: Sem problema em relação ao bode, mas insisto para que você não partidarize a discussão, pois o que ficou claro com a recente experiência comprovada pela pratica de muitos dos assessores do governador Jackson Lago foi que esses praticaram muito mais irregularidades em dois anos que os de Roseana em oito.
    Concordo que são poucos os que não cometam irregularidades, mas isso não significa que não haja quem permaneça integro.

  13. Francisco

    meu caro deputado, em hipótese nem uma estou partidarizando a nossa discussão democrática e saudável, apesar de ter votado no Dr. Jackson, como já disse anteriormente, me decepcionei com muitas coisas neste governo, mas continuo achando que ele, sem algumas mazelas que o mesmo levou para o governo poderia ter feito muito mais e não ter ocorrido uma série de irregularidades, quanto a dizer que no governo dele houve mais corrupção do que nos oito da Roseana caro deputado, é brincadeira, talvez a mídia controlada pela família Sarney não tenha denunciado tudo de irregular que aconteceu no governo da Rose, mas tá aí ela novamente né?vamos ver, tenho certeza que eles não vão resistir às tentações, pois esta na alma dessa turma que assumiu agora que eles podem tudo, inclusive já tenho notícias de várias irregularidades e perseguições e com certeza lhe farei em breve algumas denuncias, de qualquer forma, obrigado pela sua atenção de discutir e argumentar com uma pessoa humilde como eu, que só quer o Maranhão livre dessa família que tanto mal vem causando pro nosso povo e a esperança de que um dia nosso estado cheio de potencialidades seja o lugar para os maranhenses viverem bem, OBRIGADO!

  14. fabiana santos

    conheci o weverton rocha a 15anos atras e gostario de um contato com ele.

    Resposta: Desculpe Fabiana, mas nem imagino onde você possa localizar esse rapaz… Quem sabe no escritório do PDT alguém possa lhe informar o paradeiro dele!

  15. Francisco

    Meu caro deputado, a cada dia mais o nosso estado é enlameado por essa família que infelizmente prá nós maranhenses, sobretudo para as pessoas de bem e que verdadeiramente amam essa nossa terra, assistimos passivamente todos esses escândalos delatados e notiicados pela imprensa nacional, agora a pouco assistindo ao programa do Jô, fiquei verdadeiramente envergonhado com tudo que foi falado daquele que se diz o orgulho do Maranhão e é com pesar que nesse momento eu imagino quantas armações e esquemas estão sendo montados, talvez nesse exato momento, nos porões dos palácios, mansões do Calhau, Olhodágua, etc prá mais uma vez enganarem o nosso povo, e o triste dessa história é saber que pessoas que a gente acredita sérias, ilibadas, estejam se omitindo e deixando que novamente destruam as esperanças de dias melhores para o nosso povo, um abraço!!!

    Resposta: Desculpe-me o cinismo, mas você acha então que o melhor seria voltarmos ao tempo do Werverton Rocha, símbolo maior da recente bandidagem que campeou em nossa terra? Ao tempo dos assaltos praticados por vários dos prepostos do governo passado? Ao tempo da compra generalizada e discriminada de apoio político, com o sagrado dinheiro do povo de nosso estado? Ou talvez você prefira mesmo voltar ao tempo em que o Zé Reinaldo comprava e vendia quem estivesse disponível, ao tempo em que Alexandra promovia festas suntuosas para seus amiguinhos no Palácio dos Leões com o nosso dinheiro?
    Vamos parar de hipocrisia Francisco! Vamos parar de ver casas mal assombradas apenas no Calhau e no olho D’água, vamos nos lembrar das outras casas e apartamentos, muito mais impregnadas de safados, fantasmas e bandidos.
    Desculpe companheiro, a única coisa que me resta a fazer é tentar a todo custo manter a minha coerência, é tentar errar o menos possível. É o que estou tentando fazer, basta ver o que tenho escrito, o que tenho falado, o que venho defendendo, e já não é de hoje.

  16. Francisco


    Acho que tá na hora de vc se juntar a outros tantos políticos e homens de bem do nosso estado e empunhar a verdadeira bandeira da libertação moral e democrática do nosso estado, BASTA meu amigo de tanta corrupção e safadeza, nós que pagamos religiosamente nossos impostos, até porque não temos como sonegar, assistimos essa corja assalatar os cofres públicos e sebeneficiarem juntos com parentes e amigos esse tempo todo, o pior, são insacáveis, cada vez querem mais, desculpe-me e conte comigo e outros para empunharmos essa bandeira da verdadeira LIBERDADE!!!

    Resposta: Francisco permita-me editar o seu comentário, pois algumas coisas que você disse nele contem acusações ainda não provadas. Acho que posso ter até exorbitado um pouco ao citar nominalmente o ex-secretario de esportes, mas é que no caso dele as irregularidades ficaram patentes, e automaticamente comprovados os desvios cometidos por sua gestão.
    Só desejo lhe perguntar uma coisa e aproveitar como resposta, reafirmar o que disse anteriormente: A bandeira da verdadeira liberdade que você fala é Zé Reinaldo ou gente do seu tipo e do seu nível? Se for, a emenda é muito pior que o soneto! E esse eu me recuso a declamar.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS