Comentário digno de nota: 10

3comentários

O comentarista que se diz Fidel de Pijamas mandou o comentário abaixo para o texto “Berro!?” e eu sem saber de quem se tratava pedi permissão para repercuti-lo aqui nesse espaço e dividi-lo com vocês, como ele não respondeu eu interpretei isso como consentimento. Espero que gostem desse texto tanto quanto eu gostei.

Na peça Tímon de Atenas, Shakespeare dá uma bordoada em todos nós, desculpem palavra tão dura, quando pergunta por meio do filósofo Apemanto: “Qual o homem que morre sem levar para o túmulo a lesão de um pontapé oferecido por um amigo”? Quem de nós nunca levou uma mordida da ingratidão, “esse demônio do coração de mármore”? Com certeza, ninguém!

Tímon é um rico general, aposentado, puro, generosíssimo, e um de seus maiores defeitos repousa na crença da amizade. Sua casa é uma festa só, cheia de amigos desfrutando de seus banquetes e seus presentes caros. Avaro de elogios, cobre seus aduladores de prodigalidades. Enfim arruinado, apela aos amigos por dinheiro. Nada consegue. Diante de um “não” pronunciado por um de seus “amigos”, seu secretário Flávio reage: “Ó! Observai como o homem é monstruoso, quando se mostra debaixo da forma da ingratidão!”.

Na peça Como Gostais, o Duque de Milão é traído pelo próprio irmão, que lhe toma o trono e o expulsa da cidade. Um companheiro consola o desterrado príncipe com esta triste canção: “Sopra, sopra vento hibernal, não és assim tão infernal, como é a humana ingratidão. Teu dente não é tão agudo, porque não és visto, mas é rude teu hálito de furacão… e não mordes tão pungente como a vileza do ingrato”.

E o velho Rei Lear, que divide o reino entre as filhas, é rejeitado por elas. Com o coração dilacerado chora de dor: “Ó Rejane, tua irmã não presta! Como um abutre, enterrou aqui o bico acerado da ingratidão”. E o velho Lear teatralmente repuxa as carnes do próprio corpo como se quisesse arrancar as filhas de si mesmo.

O desafortunado Othelo, vítima de uma trama perversa que o fez sufocar sua esposa Desdêmona, olha para Iago, o homem que o traiu, e se revolta: “pergunta para esse meio demônio por que envenenou meu sangue e minha alma”.

DEPUTADO, ESSE ARTIGO RETRATA MUITO BEM A POLÍTICA DO MARANHÃO. A CARAPUÇA ESTÁ SOB MEDIDA, PARA A CABEÇA DE FULANO, BELTRANO , SICRANO  E ETC….

A INGRATIDÃO

Nem mesmo Shakespeare escapou de pontapés por estar vivo dois séculos depois de ser enterrado em Stratford. O filósofo e satirista Voltaire tentou, durante parte de sua vida, demolir a fama de Shakespeare. O caso de Voltaire não é bem de ingratidão, mas de inveja. Afinal Voltaire escreveu 54 peças teatrais. Alguém sabia que ele era dramaturgo?

E em Tróilus e Créssida, Shakespeare nos explica esse sentimento, a ingratidão. Quem fala é Ulisses enquanto aconselha Aquiles: “O Tempo, meu senhor, tem nas costas um saco, dentro do qual coloca as esmolas para o Esquecimento, esse monstro enorme da ingratidão. Esses restos são as boas ações do passado, devoradas tão rapidamente quanto foram feitas, e tão depressa esquecidas quanto foram terminadas”.

Não acredito que alguém tenha conseguido contrariar a afirmação de Apemanto. Tímon deu muito, porque achava que todos eram iguais a ele, porque acreditava que quem dá recebe. Aí vem o Tempo para colocar as esmolas no saco do esquecimento. Depois que se devora, se esquece. Resta-nos corroer-nos de dor.

Pudemos observar que os ingratos são de naturezas diversas: amigos, filhos, empregados!O que devemos fazer, então, para escapar desse vilão chamado ingratidão? É o próprio Shakespeare quem responde por meio do conselho de Polonius ao filho Laertes: “Os amigos que tiveres e cuja adoção puseres à prova, sujeita-os à tua alma com arcos de aço”. É assim que tenho procurado fazer com todas as pessoas que amo!

Theófilo Silva é presidente da Sociedade Shakespeare de Brasília e colaborador da Rádio do Moreno.

Resposta: Meu caríssimo Fidel de Pijamas quero agradecer-lhe por tão maravilhoso presente. Nunca um comentário neste blog foi lido e relido tantas vezes por este peripatético vivente, por este disléxico escrevente, como esse que você me enviou.

Profundo e completo sendo claro e simples. Para mim, perfeito.

Identifiquei imediatamente dezenas de cabeças e acho que é bem possível passar-se dias relacionando centenas delas, catalogando-se os casos específicos adaptáveis a todas as carapuças exemplificadas nessa pequenina jóia que você me mandou.

A ingratidão e a traição são apenas duas das características acentuadas nesse seu texto e elas são as duas mais freqüentes companheiras da arrogância e da prepotência, coisas que não são privilégios apenas dos poderosos ou dos políticos, como pode alguém pensar.

Permita-me repercutir esse comentário na minha publicação de quarta-feira próxima, e mais, permita-me sair da escuridão do desconhecimento causado pelo uso que você faz do anonimato. Permita-me puder privar mais proximamente de sua amizade, pois mesmo que sejamos antagônicos em qualquer âmbito, seja você flamenguista ou membro do PT, PSB, PSDB ou PDT, terá deste vascaíno e pmdbista aqui o respeito e a admiração que dedico a todos, inclusive aos que discordam de meus posicionamentos futebolísticos e políticos. Tenho certeza, pelo que demonstra o seu texto, que iríamos nos divertir bastante comentando de forma bem humorada as idas e vindas dessa gangorra que convencionamos chamar de vida.

PS: O texto do Theófilo Silva, presidente da Sociedade Shakespeare de Brasília, é perfeito.

3 comentários para "Comentário digno de nota: 10"


  1. Junior Barreto

    Boa tarde meu patrão! Visitei ontem o site de PELO OUVIDO e quando PELO OUVIDO entrou PELA RETINA o que eu já imaginava foi confirmado: Sensibilidade a flor da pele. Ainda não assisti na íntegra, mas a citação de “House of the rising sun” me deixou nostálgico, foi a primeira música que aprendi no violão. Só falta atualizar o diário de bordo, afinal, o filme não para de ganhar prêmios… Parabéns e obrigado colocar o Maranhão em destaque nacional e mundial através da arte, coisa que não deveria ser exceção.

  2. Paulo Roberto

    Caro Deputado Joaquim Nagib leio sempre seu blog e vejo que você é um cineasta de mão cheia e também um grande escritor, Mas queria aproveitar esse meu comentário para dizer que não pude deixar de lembrar de você outro dia quando fui assistir a um filme, esse filme era ” O Homem de Ferro ” que tem como seu principal inimigo, o vilão Monge de Ferro. Quando não está com a armadura ele é o executivo Obadiah Stane. O ator que interpreta o vilao Monge de Ferro se chama Jeff Bridges. E quando eu estava no cinema e vi ele aparecer, a primeira vez no filme, eu disse Olha o Deputado Joaquim Nagib!!!!!!!!
    Se vossa excelência ainda não assistiu, não deixe de assistir pois além do filme ser muito bom lá aparece um sósia seu……
    Saudações grande Deputado.

    Resposta: Já vi O Homem de Ferro, e acho uma das melhores adaptações de HQ para o Cinema. Vi o Jeff Bridges em cena, mas sinceramente não acho que eu me pareça com ele. Você não é a primeira pessoa que me diz isso, em todo caso fico extremamente lisonjeado com o seu comentário, pois ser lembrado é uma das coisas importantes na vida. Ainda mais quando sou comparado a um dos bons atores de Hollywood. Grande abraço.

  3. Luiz José

    SERÁ SE ROSEANA TÁ SABENDO???????????

    Quando mudou o governo do Maranhão, renasceu novas esperanças, novos horizontes se abriram, mas, como sempre existe em todo os governos aliados e “aliados”, a bem poucos dias muitos era Jackson desde que nasceram, hoje com a mudança e ainda com o cheiro da corrupção em seus corpos afirma que são Roseana ainda que suas cara afirmam que não. Em Caxias por exemplo, as perseguições estão sem limite, um dos melhores restaurante vai feichar, motivo, não pode ter música ao vivo, todos os outros restaurantes podem ter, menos esse, por puro caprichco do Comandante da Polícia Militar de Caxias, recém chegado na cidade. Serão 50 novos desempregados na cidade, prejuízo ao proprietários que já passa dos limites, isso é o novo governo que queremos e lutamos por ele, que essas atitudes os governates do Estado saibam administrar, dessa forma não irá muito longe o novo governo que se iniciou.SERÁ SE ROSEANA TÁ SABENDO, AVISEM ANTES QUE SEJA TARDE.

    Um mais novo arrependido no Maranhão,

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS