PALAVRAS

5comentários

Incrível!!!

Minha ex-mulher, a artista plástica Ivana Farias, mandou-me o surpreendente e-mail abaixo e sobre ele a única coisa que tenho à comentar é que como ela mesma é sabedora, eu jamais soube, até este momento, quem era o senhor Robert Lowell. Ivana mandou-me esse e-mail por isso, para ressaltar a importância das palavras, para pontuar o fato de que elas não pertencem a ninguém.
É incrível que duas pessoas em lugares tão diferentes, em épocas distantes, cercados de realidades, circunstâncias e conseqüências tão distintas possam usar as mesmas palavras sem jamais terem tido conhecimento um do outro.

“A luz no fim do túnel pode ser um trem se aproximando”
(Robert Lowell)

Robert Lowell (Boston, Massachusetts, 1 de março de 1917 – 12 de setembro de 1977), nascido Robert Traill Spence Lowell, foi um poeta americano cujas obras, de natureza confessional, envolveram as questões da História e as trevas da autodeterminação. Lowell sofreu com o alcoolismo e depressão, e foi hospitalizado várias vezes ao longo de sua vida.

Depois ela juntou o que disse ou escreveu, não sei, Carlos Drummond de Andrade, e que também era de meu total desconhecimento:

“Ao ver uma luz no fim do túnel certifique-se que não é o trem”
(Carlos Drummond Andrade)

Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, contista e cronista brasileiro.

Mais abaixo ela anexa uma publicação feita no Jornal Pequeno, matutino que não tenho o costume de ler e nesse dia especifico também não li.

Escracho do dia

“Há sempre uma luz no fim do túnel, mas cuidado! pode ser um trem”!
Atos, Fatos & Baratos
23 de maio de 2009

Querem saber o que é mais inacreditável ainda !!!
O quadro abaixo, que ela também me mandou, é o caso inverso. Ela deve ter achado em algum lugar pela WEB uma reprodução feita por alguém, em algum lugar desse mundão de meu Deus, que usou a mesma idéia que eu tive para um trabalho feito por mim mesmo, usando inclusive uma ferramenta inapropriada, mas era a única que eu tinha, o Execel, em 1993, 16 anos atrás.

blog_030609.jpg

Ivana finaliza com ninguém menos que Goethe:

“Nesse mundo há muitas palavras e poucos ecos.”

5 comentários para "PALAVRAS"


  1. Alê

    Palavras!!!!!!!! Elas têm grande força, formam opiniões. São recebidas de modo inesperado. Bem ditas, então!!!! ….. enchem uma pessoa de emoção.

    Vc então, Joaquim, sabe usa-las muito bem! Tranasformando a sua junção em verdadeiros poemas. Quão maravilhosa é a tua sabedoria para poder juntá-las.

    (analisando o outro lado)

    “elas não pertencem a ninguém”- vc disse.
    Pra quem as ouve (como a interpreta), elas sempre vão pertencer a alguém. Muitos podem repeti-la, mas sempre haverá alguém que lembrará de outro alguém… É como ver o pôr do sol. Eu nunca mais verei o pôr do sol sem lembrar de vc. A marca sempre será um alguém.

    Então, algumas palavras, não pasam de meras palavras.
    Mas as verdadeiras, ninguém nunca as esquece.

    É como a história do cometa e da estrela. Conhece?

    =)

    Resposta: Não lembro!!! Conte pra mim que eu conto pra um montão de gente.

  2. de Fato… Receioso!

    Grande Joaquim, o basquete é um esporte de contato, tática e técnica andam juntas nessa bela modalidade, digo por mim, nao sei se falo por todos, mas os pseudonimos usados em blogs , principalmente blogs com conteúdo e que levam o ser humano a pensar, refletir que ele é de fato algo maior que um simples produto de uma péssima educação, deixam meros leitores de fim de semana como eu recatados em postar algum comentario, por medo de criticas ( e critica é crítica!!!), nao é so vc que nao sabe lidar com elas, muito pelo contrario, eu e uma dezena de leitores de seu blog achamos que vc lida e muito bem com tudo que vem, mas a nós pobres e indefesos mortais o que nos resta: olhar para o alto e pedir aos Todos Poderosos que tenham piedade de todos nós agora e para sempre amém. o medo nos ronda e as vezes podemos sentir o seu ácido halito bem perto da nossa carne. não é muito legal você colocar tico e teco pra pensar feito malucos tentando expressar em poucas palavras todas as nossas angustias, aflicoes compartilhar ideias e projetos ou simplesmente esclamar aos quatro cantos do mundo picos de alegria, e entao, um psedo intelectual cheio do auto poder divino vem e diz:”isso é besteira”, por isso algumas pessoas preferem preservar a pouca integridade e descencia que as fazem sair de casa todos os dias ,dar duro, trabalhar o dia todo, fazer calculos, e no fim do mes, pagar as suas contas. Já os pensadores contemporaneos do seculo XXI que sao aqueles que querem se auto afirmar, ou ainda aqueles que querem ver o circo pegar fogo, ja esses nobres modernos tem um backside bem resguardado um futuro geralmente promissor, nos padroes comportamentais ocidentais que dizem que vc é o que tem, ou pior o que aparenta ter, esses metem medo pois o Q.I (Quem Indica) reina sobre nós e nao adiamta vc ter um vocabulario rebuscado. Por isso digo nobre deputado, quem nos dera que existissem meia duzia de pessoas comandando o destino de nossas vidas nas instituições governamentistas assim como o Sr., seria uma honra servi-los, mas sabemos que isso nao existe, então permita-nos BERRAR! com nossas identidades morais, sociais e éticas preservadas.
    Grato
    Saudades do Jaguarema!

  3. Paty

    Verdade, Joaquim!!! As palavras voam!!!

    “No princípio tudo era o caos; fez-se então o verbo, e o verbo era Deus e Deus era o verbo, e Deus disse: ‘faça-se a luz’, e a luz se fez”.

    Elas têm poder, com capacidade para construir e destruir.

    “palavras apenas…
    palavras pequenas…
    palavras… momentos! ”

    O que seria da beleza da vida sem todas as palavras que existem nela…? q coisa mais louca.

  4. Euzinha

    Lendo o que você escreve e o que algumas pessoas escrevem sobre você, só se pode acreditar que você seja realmente um homem ma-ra-vi-lho-so! Dá até vontade de “conhecê-lo” mais de perto. Bem mais de perto!

    Resposta: Obrigado por suas palavras. Seria um prazer conhecer você, só não poderei fazê-lo assim, de bem de perto, pois minha namorada é ciumenta e eu gosto muito dela para contrariá-la no que diz respeito a isso.

  5. Diana, a amazona

    Já não bastava aquela tal de Euterpe que vive se insinuando para você, agora ainda me aparece uma fulana que se intitula Euzinha!? Vai ver são até a mesma pessoa tentando confundir. Mas eu sou guerreira!… Pode esperar!…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS