Amizade e Respeito

16comentários

Esta semana mais uma vez me questionei sobre qual seria, dentre todos, o sentimento mais importante e acabei esbarrando no grande poeta Vinícius de Moraes que dizia, causando polêmica, que a amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, pois ela permite que o seu instrumento, o amigo, e o seu objeto, a amizade, sejam divididos com outras pessoas e com outros afetos. O amor, por sua vez traz em si, a posse e o ciúme, coisas que não admitem a menor divisão ou rivalidade. A amizade é um sentimento coletivo, plural e o amor é individual, singular.

Algumas vezes, nós nem procuramos alguns de nossos amigos, mas basta sabermos que eles existem e esta mera condição nos encoraja a seguir em frente pela vida. Por isso, mesmo sem que eles saibam, devemos rezar por eles, e é nessa hora que de certa forma me envergonho, porque essa minha prece é em síntese, dirigida não apenas ao bem-estar de meus amigos, mas ao meu bem próprio estar pessoal.

Se há uma coisa que me consome é o fato de que o movimento da roda da vida muitas vezes não me permite que eu tenha ao meu lado, andando comigo, convivendo comigo, alguns de meus melhores amigos, ou mesmo alguns daqueles que não são nem assim tão grandes amigos, mas que se tornam bons companheiros de jornada. Volto a Vinícius só para constatar que é verdade que a gente não faz amigos, apenas os reconhece.

Há no entanto em minha opinião outro sentimento tão importante e nobre quanto o amor ou a amizade. O respeito. O respeito pelo próximo, pelo outro. O respeito por nós mesmos. Ter respeito é fundamental para que sejamos respeitados. Respeitados pelas pessoas mais idosas e vividas e pelas crianças com sua desconcertante sabedoria. É! As crianças também possuem uma grande sabedoria. O respeito é um sentimento que tem que estar inserido em todos os outros sentimentos.

É muito importante que sejamos respeitados pelos nossos amigos assim como pelos nossos “inimigos” também! O respeito mais importante talvez seja exatamente o respeito que temos pelas pessoas de quem discordamos, pessoas que por uma razão ou por outra, não comunguem das mesmas idéias que nós. O respeito deles para conosco, é a maior honraria que se pode almejar. O cumprimento sincero de um adversário leal e correto após uma peleja, seja ela no esporte, na política ou na vida, é um dos maiores prazeres e uma das maiores realizações que eu já experimentei.

“Josué Montello, o nosso grande romancista de Os Tambores de São Luís, o ensaísta, o crítico literário e o memorialista, escreveu um volume de 400 páginas sobre Os inimigos de Machado de Assis. É um livro-documentário, sem qualquer objetivo de defender Machado ou de fazer retaliações a seus ferozes detratores, é uma dedicada pesquisa que mostra que, tanto na literatura quanto na política ou na vida, ninguém escapa de ter adversários, críticos ou desafetos”.

“A máxima de Nelson Rodrigues que diz que toda unanimidade é burra, não encontra guarida apenas na política, mas também na literatura. Goethe foi chamado de asno por Paul Claudel, André Gide rejeitou a obra de Proust, Sartre contestou os méritos de François Mauriac e Fialho de Almeida criticou violentamente Os Maias, de Eça de Queiroz”.

Portanto, não há bom escritor que não tenha sido arrasado em alto e bom som. Muito menos há um político que tenha escapado dessa sina.

“No Brasil, não poderia ser diferente. Aclamado por críticos do naipe de Alfredo Bosi, Antônio Candido, José Aderaldo Castelo, Eugênio Gomes, Raimundo Magalhães Jr., Lúcia Miguel Pereira, Dirce Côrtes Riedel e Roberto Schwarz, Machado de Assis teve seus detratores e desafetos. Enumerá-los foi o desafio de Josué naquele brilhantemente livro”.

Outro importante intelectual, Antônio Cândido, dizia que por mais pobre que seja nossa literatura, devemos amá-la incondicionalmente, porque ela é a materialização de nossa expressão. Vale então acatar a sugestão de Montello que nos sugere o mandamento de amar ao nosso inimigo. Talvez assim consigamos ser dignos de pelo menos uma nota no rodapé da história.

Dito tudo isso, gostaria de finalizar dizendo que quem quiser discordar de Zé Sarney que discorde. Discordar é salutar e há muito no que se discordar em um homem que tem mais de 50 anos de vida pública, que foi deputado, governador, senador inúmeras vezes e presidente da República.

Discordem dele, mas o respeitem. Se não o fizerem pelo muito que ele fez pelo Maranhão e pelo Brasil, que o respeitem pelo grande estadista que ele foi justamente quando mais precisávamos de um para nos guiar em uma travessia segura para um regime democrático, que nos garantisse o sagrado patrimônio que temos hoje, essa jovem mas sólida democracia da qual desfrutamos e que nos garante o direito de discordar pública e abertamente de quem quisermos, até mesmo dos presidentes dos três poderes constituídos.

PS: Lanço mão de importantes autores, como Vinicius de Moraes, Nelson Rodrigues, Josué Montello, Antonio Candido, Oscar D’Ambrósio e Ivan Andrade para exemplificar o que ocorre em relação a um sentimento às vezes pouco valorizado: O respeito.

16 comentários para "Amizade e Respeito"


  1. C. GOMES

    ESSE TEXTO SO PODERIA TER SIDO ESCRITO POR VOCE, ALGUEM QUE E AMIGO, COMPANHEIRO SEM SER SUBALTERNO OU SERVICAL. SOU UM DAQUELES QUE NAO COMUNGA COM O CATECISMO DE SARNEY, MAS O RESPEITO, POIS SEI DE SUA IMPORTANCIA NO CONTEXTO POLITICO DO MARANHAO E DO BRASIL. PARABENS JOAQUIM, VOCE COMO SEMPRE FAZENDO JUSTICA AO FATO DE SER O MELHOR DEPUTADO ESTADUAL DE NOSSO ESTADO, PENA QUE SEUS PROPRIOS AMIGOS NAO O VALORIZE COMO VOCE MERECE. FALTA A ELES O CONHECIMENTO E O ENTNDIMENTO DISSO QUE VOCE PREGA NESSE SEU TEXTO. RESPEITO!

  2. Omar

    JOK!

    Sempre achei seus comentários politicos, escritos, muito prolixos e com alguma preocupação em não desagradar muito, porém este seu texto enxuto foi no meu humilde ponto de vista, um de seus melhores artigos sobre uma personalidade politica, elevando inclusive o principio do bom jogador, ou seja aquele que com dignidade sabe ganhar e principalmente perder.ABÇS.

  3. junior marreca

    PARADVERSÁRIOSABÉNS POR ESTA REFLEXÃO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AO PRESIDENTE SARNEY, ESTE SIM, MERECEDOR DE TODO RESPEITO.

    OBS; NÃO ESQUEÇA DA ESTADUALIZAÇÃO DA ESTRADA DO TIGIDOR.

  4. FIDEL DE PIJAMAS

    ARISTÓTELES NA SUA OBRA ÉTICA A NICÔMACO, SISTEMATIZOU PADRÕES DE COMPORTAMENTO ÉTICO NO RELACIONAMENTO ENTRE OS CIDADÃOS. É CLARO QUE A ÉTICA NA POLÍTICA, NÃO É A MESMA DA VIDA PESSOAL, MAS TEMOS QUE RESPEITAR PRINCÍPIOS GERAIS. A OBCESSÃO EM COMBATER O SENADOR SARNEY, FEZ DO MARANHÃO UM ESTADO MANIQUEÍSTA, ONDE UM É O BEM E O OUTRO É O MAL. A ESTRATÉGIA DE MOSTRAR AO BRASIL QUE O SARNEY É O DONO DO MARANHÃO, TEM REFORÇADO APENAS O PRECONCEITO DOS OUTROS PARA COM O NOSSO ESTADO.
    A PRIMEIRA LEI DA HISTÓRIA É OUSAR EM NÃO MENTIR: A SEGUNDA, DE NÃO TEMER EXPRIMIR TODA VERDADE. (LEÃO XIII)

  5. Maria

    Joaquim,
    É um belo texto sobre a amizade, o respeito para com os amigos e principalmente para com os inimigos, concorrentes e desafetos. Com certeza você deve falar em causa própria. Já deve ter passado pela experiência de ser cumprimentado por seus concorrentes, como também acredito que você ter bons e grandes amigos. Só tendo a vivência podemos expressar sentimentos tão nobres.
    Esse, dentre tantos, é um dos melhores textos que você já escreveu. Seu texto é tão bom que vou pedir sua autorização para retransmití-lo a alguns poucos e grandes amigos que não tenho a oportunidade de ver tanto quanto gostaria..ele diz tudo que eu gostaria de dizer a eles. Espero ter seu consentimento. Saiba que não será um plágio. Faço questão de citar o autor da obra.

    Resposta: Maria, você pode usar esse texto como você bem entender, até porque em boa parte ele é formado por citações de importantes autores, como Vinicius de Moraes, Nelson Rodrigues, Josué Montello, Antonio Candido, Oscar D’Ambrósio e Ivan Andrade. Usei seus ensinamentos desses grandes mestres apenas para exemplificar o que ocorre em relação a um sentimento às vezes pouco valorizado: O respeito.

  6. Maria

    Joaquim,

    Não quero de forma alguma invalidar o que os grandes mestres da literatura escreveram e que você citou em seu texto, mas a parte que mais me tocou foi a primeira metade, em que você fala sobre a amizade e nesta primeira parte você somente citou Vinícius…todo o resto foram palavras e sentimentos seus.

  7. Antonio Carlos VIANA Mendes Filho

    Joaquim(nagib),

    Sempre leio seus artigos com a admiração de um amigo que se conhecem a muito tempo, mais que também a bastante tempo não se veem,porém, hoje quando li seu artigo deu coragem de escrever pela primeira vez para dizer que este foi um dos melhores artigos escrito por você que tive a satisfação de lê,principalmente por se tratar de AMIZADE e RESPEITO.

  8. Carlos E. C. Gomes

    Caro joaquim

    As pessoas no afã de discordar de forma radical de Sarney, estão criando um novo tipo de cidadão, o que é preconceituoso e depreciativo.
    Ser próximo,ser filho, ser irmão,primo,sobrinho,etc. de José Sarney passa a ser um problema no Maranhão e no País.
    É evidente o caráter abusivo e maqueavélico desta ação, que leva de rodão o próprio Maranhão.
    Os que hoje se fazem algozes de Sarney, são os mesmos que proclamam que todos são iguais perante as Leis (menos os correligionários de Sarney,que na visão dêles,não prestam.)
    O artigo resgata um pouco de luz na mediocridade que se espalha neste momento.
    Nestas horas, é que são valorosas as manifestações de apoio.

    Atenciosamente.

    Carlos Eduardo Gomes

  9. Angelica

    Joaquim, como sempre vc toca fundo no coração de quem tem o privilegio de chegar junto de voce, de conversar ou de ler alguma coisa de sua autoria. Ainda mais quando no contexto entra alguma coisa a respeito de sentimentos nobres como amor, amizade e respeito. Aliás, é dificil vc abordar algum assunto sem que coloque pelo menos um desses sentimentos. Acho que já faz parte. Gosto muito de voce e espero que nenhuma palavra, atitude ou mesmo pensamento possa mudar isso. Um abraço.

  10. francisco

    caro deputado, vc tb é daqueles que acham que o Sarney é inatingível, porque?um homem que é o principal responsável por todas as mazelas do nosso estado, por todo o atraso e pobreza dos nossos conterrâneos, simplesmente porque vc faz parte do grupo dele?nós maranhenses o conhecemos bem pois vimos sofrendo na pele durante mais de 40 anos tudo de ruim que ele nos proporcionou, tá na hora dele vestir o pijama e sair do cernário nacional porque a bibiografia dele cada dia fica mais desmoralizada perante o povo brasileiro, tá custando muito caro o governo do Maranhão e a blindagem da famosa operação boi barrica prá proteger o Fefê, a imprensa do sul não é a do nosso estado que o grupo Sarney manda e desmanda, a justiça tarda mas não falha.

    Resposta: Francisco faça um teste bem simples. Passe a mesma lupa que estão passando sobre Sarney em cima da empregada de sua casa e veja o tanto de coisas que virá a tona. Não seja tolo, o que está acontecendo é uma grande campanha para tentar desestabilizar o governo Lula e a consequentemente sua candidata a presidência da república. Se Sarney cair o Senado ficará na mão do PSDB e será o começo do fim da Dilma, mas o Lula vai sobreviver de qualquer modo. Pense um pouco e veja com clareza.

  11. francisco

    tem razão meu caro deputado, acontece que se vc achar sua empregada roubando com certeza a demitirá e quem sabe chamaria até a polícia;A amizade, respeito, tudo isso que vc fala é fundamental, contanto que a moral, a ética sejam preservada, não sou a favor de golpe de espécie alguma, agora acho que o Sarney devia pelo menos pedir licença para que tudo fosse apurado, o que todo mundo tá vendo é que ele não quer se afastar porque sabe que outras maracutais vão aparecer e aí sim será o fim, faça uma pesquisa com a opinião pública e verá o que o povo pensa, porém ele raposa viciada na política começa a usar o governo Lula prá se defender e encobrir as denunciadas falcatruas. Continuo afirmando, apesar dos bajuladores de plantão, SARNEY e sua família é um câncer no Maranhão, precisamos estirpa-lo.

    Resposta: Será que é tão difícil ver que tudo isso só está acontecendo agora porque interessa ao PSDB!? Será que tudo isso que estão mostrando agora começou a acontecer de seis meses pra cá, quando Sarney assumiu a presidência do Senado!? Claro que não. Logo, fica bem clara qual é a intenção: Atingir quem se pode para desestabilizar quem não se consegue. Atira-se em Sarney, desmoraliza-se o Senado, e tenta-se com isso puxar o tapete do Lula e de sua candidata, a ministra Dilma. Simples assim.
    As irregularidades devem ser apuradas sim. O Senado tem que passar tudo isso a limpo, doa a quem doer, mas não pode jamais em nome dessa faxina desmoralizar um homem que nos guiou para o estado democrático de direito, simplesmente porque é isso que nos exige os cães ensandecidos da mídia paulistana. Se fizermos isso faremos qualquer coisa, acuados pelos interesses desses mesmos manipuladores da opinião publica, que na verdade é simplesmente opinião publicada, não só a peso de ouro, mas também com a clara intenção de desestabilizar o país vendendo notícias.

  12. francisco

    meu querido deputado, sinceramente admiro-o por ver sua firmeza em defender um amigo, mas admiro muito mais o senador Mercadante que mesmo acompanhando o seu partido e o presidente Lula para salvar o Sarney, continua afirmando que o mesmo deveria se afastar para que não ficasse dúvidas nas apurações das irregularidades, já que elas envolvem seus familiares. Independente do que for decidido, aos maranhenses de bem fica pelo menos o gostinho saboroso de ver esse homem que tanto mal causou para o nosso povo nesses anos de coronelismo, a satisfação de tê-lo visto acovardado, se escondendo como uma ratazana, acuado, a beira do desespero, pressionado, sem argumentos, envergonhado perante toda a nação por ter sido pego com a boca na botija. Adeus biografia, adeus dono do MARanhão.

    Resposta: Uma única coisa que fica bem clara em seu post, a vontade de desforra, de vingança contra o presidente Sarney, e é exatamente isso que desqualifica as denuncias, pois fica patente a manobra engendrada contra ele.

  13. francisco

    meu caro deputado e poeta, gostaria de parabeniza-lo pela sua ascensão à academia de letras do nosso estado, com certeza há muito vc já merecia pelo seu talento irrefutável. Vc. disse bem, há um verdadeiro sentimento de desforra, tenho certeza que é o pensamento da maioria dos maranhenses no que tenho dito a respeito dessa figura política (…)…

  14. francisco

    que decpção, nunca imaginei que vc não fosse colocar meus comentários por inteiro, dando a entendimento totalmente diferente a minha redação, é uma pena, como a gente se engana com as pessoas, mas como disse um ministro da justiça da época da ditadura que Sarney defendeu, o futuro só a Deus pertence,tb, me dizes com quem andas que te direi quem tu és, passe bem!

    Resposta:E eu!!!!!! Jamais pensei que você fosse aproveitar um comentário onde me parabeniza, por uma coisa pessoal e tão importante para mim, em duas linhas, e aproveitar para esculhambar com um amigo meu… Se você quizer fazer isso sem apelação eu até aceito, mas não pense que pode me levar na conversa… Seja honesto e não malaco comigo que eu serei igual com você… Estou acostumado a debater com você sobre este assunto, logo, saiba apenas como abordá-lo de maneira honesta e sensata.

  15. francisco

    é óbvio que o que lhe fez perder as estrebeiras com certeza, foi o envio do artigo sobre o seu exemplar amigo, vc sim foi malaco comigo, mas o blog é seu, vc publica o que lhe interessa, mas como já citei a citação “o futuro só a Deus pertence”, e o império do seu grupo não é duradouro e nem infinito, muito em breve seus argumentos ficarão sem a mínima legitimidade, até porque vc defende o indefensável. Espero que vc consiga sobreviver, pois apesar das amizades vc tem qualidades.

  16. lili

    bom

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS