Nunca é demais repetir…

11comentários

Nos meses de março e abril últimos, escrevi textos que foram bastante comentados em todas as esferas políticas de nosso estado.

Entre as coisas que escrevi anteriormente, as que me pareciam mais importantes eram justamente aquelas que diziam respeito à forma de como deveríamos encarar os imensos desafios que naquele momento tínhamos pela frente. Hoje, ainda acredito que se agirmos com eficiência e agilidade ainda possa haver tempo de fazermos algo para minorar alguns desses problemas, tanto os que herdamos das administrações passadas, que são muitos, quanto os que nós mesmos criamos em tão pouco tempo.

Lembro de um discurso que pronunciei na Assembleia Legislativa, no qual fiz uma brincadeira com o nome do ex-governador. Disse que em que pesasse o fato de eu acreditar que o governador Jackson Lago fosse uma homem bem intencionado, seu governo antes de ser LAGO era na verdade um verdadeiro arquipélago, composto por muitas ILHAS. Porções de poder cercado de interesses políticos subalternos por todos os lados. Foi isso que acabou sendo o rápido e desastroso governo do PDT e é exatamente isso que poderá se tornar o atual governo, um governo arquipélago. Deveríamos aprender com a história, principalmente com os exemplos, com os erros dos outros e jamais repeti-los.

Um governo arquipélago é aquele em que cada secretaria ou órgão estadual é uma ilha, algo estanque, separado de todo o resto, onde o secretário ou gestor é o mandatário maior, onde ele, antes de operar a máquina estatal, trata de seus interesses políticos individuais. Onde para trabalhar lá, se precise ser de uma determinada igreja, ser filiado aquele partido, ter um certo sobrenome, ser proveniente de uma região específica ou se comprometa a votar em um certo candidato.

Não sou louco ao ponto de imaginar que um político não pense em sua eleição ou reeleição. Isso nunca! É legítimo que façam isso, mas que façam isso dentro de um critério mínimo de competência, decência, ética e comprometimento com as diretrizes de seu grupo.  

É importante que se diga, até agora, a culpa de tudo isso que está acontecendo não é de modo algum da governadora Roseana. Ela só terá alguma culpa se permitir que esse tipo de coisa continue acontecendo, e se isso persistir, será o fim. Não haverá nenhuma diferença entre o nosso governo e os dois anteriores. Será nesse momento que uma nova força política se apresentará como salvadora do estado e a população descrente, optará pelo novo. Esse filme é antigo, eu não o vi, mas o conheço.

O atual governo teria que ser de reconstrução, de estabilização, de restabelecimento da ordem na administração dos negócios de estado e do estado.

Nós políticos, principalmente os com mandato eletivo, teríamos sim que participar efetivamente da construção desse novo cenário, mas deveríamos antes de tudo termos consciência do que fazer e de como fazê-lo. 

Alertei para que ninguém se jogasse numa busca frenética pela indicação de cargos no governo, pois para cada cargo haveria um perfil correspondente e esse deveria ser minimamente respeitado, pois não vivemos mais o tempo do jabuti trepado. Não há mais espaço para desculpa de enchente ou mão de gente. Ao contrário disso confundimos colocações políticas estratégicas com concessão de empregos a políticos. Existem pessoas no governo que simplesmente ocupam um cargo mas não produzem nada, nem administrativa nem politicamente. Algumas dessas pessoas precisam ser colocadas para trabalhar!? Tudo bem! Mas não necessariamente onde o foram, pois ali atrapalham mais que ajudam. Uma coisa é o cargo, outra é a função que ele representa.

Quem por acaso faz parte da administração direta e executiva do estado deveria ter a consciência de que só lhe é possível estar ali porque há uma estrutura política que o sustentou, que o sustenta e o mantém. Por sua vez, os políticos, de todos os tamanhos e em todos os níveis, têm que ter consciência de seu valor dentro dessa estrutura, mas seria bom que soubessem que esse valor não pode jamais colocar em risco a estabilidade administrativa do governo, nem a paz, a harmonia, a tranquilidade interna de nosso grupo político.

Disse que gostaria de ver vários de meus colegas políticos, com ou sem mandato, participando do governo, mas ressaltei que queria que partisse em primeiro lugar deles e que ainda assim recebam orientação expressa da Governadora Roseana Sarney, de que o cargo que viessem a ocupar não lhes pertenceria, mas sim ao povo do Maranhão, do qual nós somos temporariamente os procuradores. Que tivessem consciência de que deveriam tratar os assuntos administrativos de maneira clara e reta, que os assuntos políticos fossem prioridade, que tivessem preferência desde que não conflitassem com os administrativos, que estivessem de acordo com a legalidade, com a justiça, com a coerência, com o bom senso e principalmente com o interesse público.

Finalizei dizendo que a montagem da base de apoio do governo seria uma obra delicada, que demandaria muita atenção, dedicação e cuidado. Que aqueles que sempre foram conosco teriam que ser tratados com toda deferência e consideração. Quem quisesse vir apoiar que viesse, mas que ficasse claro que a contrapartida desse apoio jamais aconteceria à custa do sacrifício de quem sempre foi leal e companheiro. Isso também não tem sido observado. Velhos, grandes e leais amigos estão se sentindo preteridos.

Tudo isso foi escrito e dito por mim há mais de quatro meses atrás, já prevendo o cenário de hoje. Exatamente porque acredito que o que disse anteriormente continua sendo verdade hoje, nunca é demais repetir.

11 comentários para "Nunca é demais repetir…"


  1. Andreia

    Sou sua Fã!

  2. soares

    Deputado Nagib o senhor tem muita coragem de dizer isso, em falar abertamente o que está acontecendo nos bastidores do governo. Não vá dizer ou fazer coisas que possam causar problemas para nós seus amigos e eleitores. Fico imaginando que o senhor dizendo essas coisas, que eu acredito serem verdades, possa fazer com que os secretários da Roseana passem a boicotar os seus pedidos dentro das secretarias, possam engavetar seus pedidos os quais os beneficiários são esses mesmos seus amigos e eleitores. Pense nisso. Deixe quem quiser se matar pra lá, cuide daqueles que dependem do senhor que já são muitos.

  3. Ludwig Almeida

    Parabéns deputado, pelo menos alguém, com moral, teve coragem de externar isso ao povo sofrido do Maranhão.

    A região dos cocais ainda nem sentiu a presença do novo governo. Mas, alguns secretários-deputado já estão agindo atrás de votos, e o pior invadindo os redutos dos colegas e companheiro de grupo. Timon sempre deu maioria de voto a Roseana, aqui já foi palco de grande perseguições, a ponto de ser exonerado 48 diretores de escolas do estado, pelo ex-governador Zé Reinaldo, devido a aproximação desses com Roseana. Até o povo daqui espera pela tão sonhada visita do novo governo, que já vai pela segunda vez a região tocatina.

    Forte abraço. Sou seu fã.

  4. Evan de Andrade

    A governadora Roseana não pode errar do contrario fomos nós que éramos ao apóiá-la para o governo. Penso que a responsabilidade recai em que lhe dá apoio e são esses que tem por responsabilidade elogiar ou criticar.

    As sua criticas ao primeiro escalão dos governos são válidas. E isso não é “fogo-amigo” e sim orientação para que não erremos. Continue dizendo onde esta o erro Deputado, pois, é muito melhor receber criticas de um amigo, de um aliado do que de um adversário ou inimigo político. Criticas de inimigo políticos são quase todas destrutivas.

  5. Maria Isabel Ramos

    Deputado,
    Espero que este belo texto não traga problemas, lembro do episódio em que foste verdadeiro na tribuna da assembleia falando da interferência do Ricardo Murad no governo e no parlamento estadual e no outro dia, não sabemos o motivo, tiveste que voltar atrás.
    Sabemos que o governo não vai bem, primeiro não tem programa de governo, melhor, um plano de ação, segundo esta dividido pelos interesses dos deputados que vai até abril e depois vem um novo governo que não vai poder fazer nada devido as chuvas e o período eleitoral.
    Acompanho a assembleia e sei que és o deputado mais decidido em defender este governo, será que vale pena?

  6. Fernando (computacao.)

    Nobre Deputado, felizmente as verdades devem ser ditas e creio que esse foi o momento certo para que você as colocasse aos cidadãos maranhenses, creio que essas palavras podem até ser usadas por opositores políticos (sendo alguns até do seu próprio grupo)
    a fim de distanciar a relação entre você e governadora, mas se ela for uma pessoa inteligente (que eu particularmente acho que seja) não verá isso como uma critica e sim como um conselho de alguém leal ao grupo e fiel a suas ideologias políticas.
    Um forte abraço,
    Luis Fernando

  7. Euterpe

    Joaquim,

    Pelos comentários de seus leitores, vejo a preocupação que eles têm com você por sua postura verdadeira. Não sinto dessa forma. Penso que se todos os que participam deste atual governo tivessem esta mesma preocupação, a governadora Roseana não teria a mínima possibilidade de fazer um governo ruim e dessa forma correr o grande risco de não se reeleger. Não acredito que você vá ser mal interpretado. Tenho certeza que tanto nossa governadora, quanto seus secretários querem a reeleição. Até porque não seria coerente brigar tanto para voltar ao governo e depois entregá-lo de mão beijada. Concordo quando você diz que ela não tem culpa. Ainda não. Mas somente ela tem o poder para fazer diferente, para colocar ordem na casa. É ela quem tem nosso voto e foi a ela que confiamos a gestão de nosso estado. É ela quem nos deve satisfação e eu acredito piamente que ela sendo uma das mulheres mais inteligentes de nossa geração (se não fosse assim não seria quem é) está vendo que sua intenção é alertá-la.

  8. Liene

    Caro Deputado,
    Parabéns pela lucidez de suas colocações. Não é atoa que meu esposo, que foi seu professor na UFMA (Ciências das Finanças), sempre afirmou que você foi um dos poucos alunos brilhantes que teve o prazer de ter convivido.O professor ainda aguarda na memória os seus ideais em relaçao ao Estado do Maranhão.
    E eu, enquanto servidora pública, tenho presenciado o amadorismo na execução de algumas Politicas Públicas de nosso Estado. A sensação é terrível, ao ver o desperdício de tempo, dinheiro, material, e do know how que já existe no âmbito das Secretarias, dentre outras, pois pessoas estão no lugar errado e na hora errada e acabam metendo os pés pelas mãos e a consequência disto é o total descrédito dos diferentes segmentos de nossa sociedade para com o governo que se apresenta.Urge mudanças!.

  9. Almira

    Joaquim,
    Sua lucidez, para muitos, é desconcertante… Para outros, aqui estou inclusa, é a constatação de existir políticos “antenados”… Em outros tantos, sua franqueza pode despertar a ira… Sei que isto não te faz recuar e é por isso que CONTINUO a admirá-lo.
    Beijo Carinhoso

  10. jose carlos silva

    Caro Deputado,

    A sua ausência temporária nunca o fez tão presente no debate político desse Estado.Voce deixou assunto para os próximos 15 dias. Volte logo e se cuide.

  11. Ricardo

    Parabens pela atitude coerente, não ligue para o comentário do Soares(só vê a bariga).

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS