Repercutindo

18comentários

Semana passada o Jornalista Marco D’ Eça publicou a matéria abaixo, para a qual eu fiz o comentário que se segue. Acontece que por algum motivo – não acredito que seja censura – meu comentário não foi publicado. Por isso e porque não consigo falar com Marco ao telefone, é que repercuto aqui, em um blog de muito menor audiência, tanto a matéria quanto o comentário, pois acredito que seja importante dar minha opinião. 
 
Bia Venâncio, José Sarney e Sarney Filho…
Sex, 28/08/09  por Marco D’Eca | categoria Geral 

A prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (PDT), esteve hoje com o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB), em Brasília.

Na capital, solidarizou-se com o senador e pediu emendas para o município de Paço do Lumiar.

A própria Bia reconhece as críticas que recebe pelo apoio que dá à família e a pressão sectária para se manter na “oposição”.

– Tenho sido alvo de muitas críticas, principalmente pelo meu apoio à família Sarney – lamenta.

Mas não recua e mantêm a relação que sempre cultivou.

– Não me preocupo. Sou mulher de coragem, acredito nesta família, sei dos benefícios e do que já fizeram pelo Maranhão – declara.

A prefeita de Paço do Lumiar esteve no gabinete de Sarney acompanhada do deputado Sarney Filho (PV), a quem sempre apoiou.

O parlamentar afirma que sempre confiou em Bia Venâncio.

– Sei do compromisso da Bia com o a população luminense.  Estamos de mãos dadas com ela neste processo e iremos ajudá-la no projeto de desenvolvimento do município – afirmou.

Bia Venâncio assumiu a Prefeitura de Paço do Lumiar em janeiro. De lá para cá, sempre manteve relacionamento amistoso com a família Sarney.

E nunca escondeu seu apoio ao governo Roseana Sarney (PMDB) desde que este foi iniciado, em abril.

Apoio este agora mais claro do que nunca…

Caro Marco, todos sabem que tenho defendido Zé Sarney intransigentemente. Faço isso porque sei de tudo que há por trás dessa manobra sórdida da grande imprensa nacional, que tenta atingi-lo para enfraquecer a posição do presidente Lula e de sua candidata a sucessão, além de aproveitar a oportunidade para enxovalhar mais um pouquinho o já combalido poder legislativo nacional. Há quem diga, e eu acredito, que boa parte dessa crise tem sido fomentada na tentativa de tentar inviabilizar a implantação da refinaria de petróleo que a Petrobras irá instalar em Bacabeira. Não importa, por um ou por outro motivo defendo Sarney com convicção de que isso tudo é uma grande armação.

Tenho orgulho de dizer que faço parte do grupo liderado por Sarney, que aprendi com ele algumas coisas do que sei e algumas das quais pratico na minha vida como parlamentar. Já disse em outras oportunidades que Sarney não é nenhum santo, ninguém o é, principalmente nesse negocio de política. No entanto não escondo de ninguém que me dou o direito de discordar de quem quer que seja quando assim achar necessário. Agora é uma dessas ocasiões: Não vou dizer que é inadmissível que fatos como esse que você narra nessa matéria, diga-se de passagem, muito bem feita e igualmente bem remunerada pela assessoria de imprensa que você claramente presta a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar. Não, isso é plenamente admissível sim, pois ninguém rejeita apoio. Nenhum político rejeita apoio político, principalmente numa hora como essa. Sarney não poderia fazer diferente. Receber a prefeita Bia (Aroso ou Venâncio?) faz parte da liturgia que Sarney tanto presa. Da minha liturgia faz parte o “jus espeniandi”. Reclamar para que não se diga depois que eu não avisei. Quem avisa amigo é. A prefeita Bia é do PDT, votou em Jackson e até outro dia, dizia coisas bem diferentes do que diz hoje, coisas que não vou reproduzir aqui.

São por fatos como esse que o povão, as pessoas não respeitam os políticos. Eles não conseguem entender como hoje somos de um lado e amanhã já somos de outro “desde criancinha” (coloquei o verbo “ser” na primeira pessoa do plural nesta frase, apenas por uma questão de deboche, para homenagear o grande Emanuel dos Santos Aroso).

Bem Marco, fica aqui o meu protesto. Protesto mais legitimo que o de qualquer um feito aqui em seu prestigiado e prestigioso blog, pois é embasado na coerência que eu tanto busco para minha vida, tanto política quanto pessoal.

Observação: Pouco tempo depois de postar aqui esse material, o Jornalista Marco D’ Eça postou o meu comentário em seu Blog e então passamos e conversar por lá.  Se você se interessar por esse assunto veja-o com mais detalhes no http://colunas.imirante.com/platb/marcosdeca/

18 comentários para "Repercutindo"


  1. Luiz Henrique

    Quem com ferro fere, no dos outros é refresco.

    Resposta: Essa frase é muito boa porque serve para todos, inclusive pra você e pra mim.

  2. Cidadão de Paço do Lumiar

    Você está mais do que certo… não dá para entender… nas eleições passadas para governo, Bia Aroso e Jackson, só não chamara a Roseana e Seu Pai de Gente, mas, espero tão logo os Ney’s descobrirem a cobra que estão alimentando.

    SDS

  3. Luiz Henrique

    Pra mim, não. Ela cai como uma luva é pra você!

    Resposta: Veja só como ficam cristalinas algumas coisas que nos diferenciam basicamente.
    Eu tive o bom senso de reconhecer que sua frase era muito boa, interessante, inteligente, bem colocada, oportuna. Você nem isso fez. Fui humilde em reconhecer que a tal frase poderia ser usada em muitos casos à minha pessoa. Você não! Não está nesse nível, está acima disso. Que pena! Igualar você a mim seria um degrau a mais em meu currículum. Desculpe-me!

  4. Luiz Henrique

    Caro Deputado,
    Por favor, vamos botar os pingos nos is.
    1º) Você nunca mostrou esse seu lado humilde. Muito pelo contrário.
    2º) Realmente a frase não serve pra mim, pois não tenho o ferro, se é que você me entende.

    Resposta: Você gosta mesmo do que eu escrevo, não é!? Quanto ao ferro, todos nós temos, o que muda é a utilização dele, sua resistência, seu peso, o tamanho. Não se esqueça que uma lamina de barbear é feita de ferro. E mais! Esse ferro ai que você usou é uma metáfora, pode ser vidro, madeira, até papel corta, mas disso você entende.

  5. anita

    CARAMBA!!! QUE AULA!!!! QUE LIÇÃO!!! EU SE FOSSE ESSE LUIZ HENRIQUE ENFIAVA A CABEÇA DENTRO DE UM BURACO…
    É BOM DEMAIS LER O QUE VOCÊ ESCREVE. APRENDO MUUUIIIIIITOOOOOO!!! BRIGADÃO.

  6. Luiz Henrique

    Anita,
    Não respondi o último comentário, pois fiquei decepcionado com o deputado que não entendeu bulhufas da minha frase. Eu não fiz só uma frase de efeito. Na verdade eu fiz foi uma crítica ao comportamento do deputado. E olhe que até tentei explicar.
    Quanto a você, SEM COMENTÁRIOS!!!
    Claro que o ferro a que me refiro é uma metáfora, e exatamente por ser metáfora é que não pode ser vidro, madeira ou qualquer coisa.
    Decepcionado,…fui.

  7. anita

    LUIZ, COMO VOCÊ É TOLO. PARE UM POUCO E PENSE. O JOAQUIM JÁ HAVIA FALADO DA METÁFORA, E É POR SER METÁFORA QUE PODE SER VIDRO, MADEIRA OU QUALQUER OUTRA COISA, PRINCIPALMENTE PAPEL, A MATERIA PRIMA ONDE SE IMPRIMEM AS PALAVRAS, OS SENTIMENTOS, AS POESIAS.
    ASSIM, DE LONGE, FICO PENSANDO QUE NO FUNDO, BEM LÁ NO FUNDO, VOCÊ ADMIRA O JOAQUIM, POR ISSO TENTA SER TÃO CRUEL COM ELE.

  8. Luiz Henrique

    Anita,
    Pelo visto você também não entedeu nada.
    PS: Não conheço o deputado Joaquim, não o admiro por suas idéias ou pelo que escreve e não sou nem pretendo ser cruel com ele.

  9. Euterpe

    Joaquim,

    Li e reli várias vezes esses comentários do Luís Henrique, pois queria tentar encontrar coerência no que ele diz. É impossível! Do que ele está falando? Você tem ferido com ferro? Quem é a vítima? A família Sarney? Se do que você mais é acusado é de sua lealdade a eles. Que mesmo quando todos se calam você é o único que ainda se expõe. E agora, apesar de admitir que foi com Sarney que aprendeu algumas coisas das quais pratica em sua vida como parlamentar, você ainda assim discorda dele em ocasiões como essa.
    Sinceramente não entendo!

  10. Luiz Henrique

    Euterpe,
    Como é que você diz que é impossível encontrar coerência no que digo, já que você mesmo declara que não sabe do que eu estou falando? Eu, hein!
    O seu comentário parece querer transformar os meus numa interminável fita banana!
    “Chose de loque”, como dizia antigamente um humorista.

  11. Marco Aurélio D’Eça

    Meu caro Joaquim,
    Como você fala muito em coerência, acho que você mostraria coerência se incluísse no post acima um adendo, um aditivo um Post Scriptum ou coisa parecida, já que, desde segunda feira pela manhã, o comentário que você diz não ter sidoliberado, está no meu blog, com réplica, tréplica, “quadréplica” e etc..
    Por que peço a gentileza? Soube agora, por volta das 18h, que você insistia na informação de que não postei seu comentário. Achei que fosse um novo. Vi no blog e todos estavam aprovados. Só então vi que você postou a história toda como um texto do seu blog. Como você sabe, muitos leitores do seu blog não lêem o meu – por falta de afinidade temática, por não gostarem ou por desprezo mesmo, o que é natural. Portanto, aqueles que não vão lá no meu blog, vão continuar achando que eu censurei você, o que não é verdade, como você mesmo sabe e os leitores que acompanharam o debate – e ainda podem acompanhar – no post sobre Paço do Lumiar, que você reproduziu.

    Resposta: Farei isso Marco, você está correto em sua colocação, mas não acredito que os nossos leitores sejam assim tão diferentes. Abraço.

  12. Marcia Soares

    Joaguim,
    Somente vc por ter lado, posicionamento, direcao e sobretudo por defender o que vc acredita. Sendo assim mantem seu lado dialetico firme. Sr. Luis Henrique isso e democracia.
    Bj no teu coracao Joaguim.

  13. Eliane

    Bons Dias Joaquim,

    Como se diz aí no Maranhão: “tô é tu”, promover e dar Ibope para o Déça, o famoso “ovelha, Sarará, Lambe botas e outras coisitas mais. Tu és bem maior do que esse arremdo de jornalista, que não faz outra coisa a não ser dizer que Roseana é linda, ele falta tb dizer Gal élinda, Betania é linda, Gil é lindo e por aí vai. Fala sério Poeta, tu vais perder o teu precioso tempo com esta criatura fleugmática e tri louca?????? Ele quer é aparecer e não sabe como.

    um grande abraço,

    Resposta: Cheguei a pensar que não deveria postar esse seu comentário, pois a princípio achei-o um pouco pesado, mas pensei bem e vi que se tratava de uma opinião pessoal, que apesar de forte e dura não descambava para a simples agressão.
    Preciso também dizer que não concordo quando você diz que o Marco quer pura e simplesmente aparecer, pois ele já faz isso normalmente, sendo seu Blog um dos mais acessados do estado.

  14. Marco D’Eca

    Obrigado Joaquim, pela resposta firme, porém, serena, às duras críticas da Eliane. A princípio também achei pesada, mas refleti e vi que se tratavam de opinião pessoal, portanto irrepreensível, apesar de injusta. Obrigado também pelo reconhecimento. Abraço.

  15. MONTEIRO

    QUANDO ME LEMBRO QUE TIVEMOS O DESPRAZER DE VOTAR E DE PEDIR VOTOS PARA ESSE DEPUTADO ARROGANTE E PREPOTENTE M—– R——, DA VONTADE DE RASGAR O TÍTULO, ELE TEVE FOI UMA VOTAÇÃO FANTÁSTICA LÁ NO PAÇO, GRAÇAS A GILBERTO QUE NOS FEZ ENGOLIR ESSE DEPUTADO.
    ESSE CIDADÃO LUIZ HENRIQUE É PAGO PARA O QUE FAZ, ESTA CONFUNDINDO POSTURA COM HUMILDADE E COM CERTEZA TE CONHECE E ESTA TENTANDO TE ATINGIR.
    SE TIVÉSSEMOS APOIADO VOCE, COM CERTEZA A SITUAÇÃO ERA OUTRA.
    TENS TODA RAZÃO SOBRE ESSA BALAIA E ACERTOU NO PORQUE DA PROTEÇÃO DO MARCO.
    ESSA BALAIA CHAMAVA JACKSON DE MEU VELHINHO E DIZIA COISAS IMPUBLICÁVEIS DE SARNEY E ROSEANA.
    OLHA EU ACHAVA QUE NA POLÍTICA TINHA COISA QUE NÃO PUDÉSSEMOS ENTENDER, MAIS O QUE ESTA BALAIA ESTA FAZENDO E COM A CONCORDÂNCIA DO GOVERNO EM DETRIMENTO DE PESSOAS DO GRUPO É QUALQUER COISA DE NOJENTA.INADIMISSÍVEL.
    MARCO, TENHA SUA CONVICÇÃO PESSOAL AGORA RESPEITE NOSSAS OPINIÕES, QUE SÃO DE MAIS DE 22.000(VINTE E DOIS MIL) VOTOS ALIADOS DE ROSEANA SE VOCE NÃO SABE, E QUE SÃO CONTRA ESSA BALAIA QUE USOU DO MESMO ARTIFÍCIO PARA SE ELEGER COM O FOI O LIDER MAIOR DELA O CORRUPTO JACKSON.
    DEPUTADO JOAQUIM, PARABÉNS POR SUA COLOCAÇÃO, ESTA 100% CORRETA.

  16. Betina

    Prezado Joaquim, tanta lealdade assim deve ter um preço, uma reciprocidade. Não importa aqui comentarmos o que te mantém tão leal aos Sarney ou aos Lobão. O importante é que teu posicionamento é admirável, ainda que momentaneamente ensaiaste colocar os pés no naufragado barco “balaio”. Eu também acho que posições antagônicas devem ser preservadas na política – e de maneira clara – para que o povo não se decepcione com tal ciência. O adversário deve ser sempre o adversário e, ainda que em algum momento possa ser aliado, acho que as ofensas morais, físicas e familiares são os maiores obstáculos a que isso se dê. Tal qual como Sarney e Collor agrediram a honra de Lula, este por sua vez já os achincalhou. E hoje são aliados. Ricardo Murad dizia coisas nojentas sobre Roseana e Jorge Murad seu irmão, e hoje são aliados. Paruru e Judite apanharam na cara dos irmãos Silva, que lesionaram um primo teu em Pindaré e ambos têm contigo um acordo firmado para 2010. Assim, te pergunto: qual o fundamento ético filosófico da tua posição contrária a Bia Aroso ou a qualquer outro político da atualidade brasileira, se todos são “farinha do mesmo saco” e essa é a postura ideológica do teu grupo e a tua pessoal?

    Resposta: Vamos deixar muito bem esclarecidas certas coisas: Eu jamais ensaiei colocar os pés em barco algum. Sou o capitão do meu casco. Eu e somente eu sou o responsável pelo leme de minha embarcação. Ela pode até navegar em companhia de outras, mas eu viajo no meu barco para não ter que no meio da viagem ir passear na prancha e ser jogado ao mar. Dou-me o direito de ter amigos em qualquer lugar, com qualquer orientação política, religiosa ou sexual.
    Outra coisa, você diz que adversário tem que sempre adversário e eu não concordo com isso. Esse tipo de pensamento não leva em conta a incrível capacidade humana de aprendizado e de mudança. Não é admissível alguém que passou a vida toda dizendo uma coisa, que matou por isso, que fez isso até ontem, repentinamente muda de lado, faz tudo ao contrario do que fazia, sem nenhum motivo plausível e em seguida volta atrás novamente, retornando a sua posição inicial. Isso é palhaçada e devemos extirpar esse tipo de gente da pratica política.
    Desculpe mas eu não me lembro de Sarney ter agredido a honra de Lula. Isso nunca aconteceu. Acredito que você deva estar confundindo as coisas.
    Nunca soube que Paruru e Judite tenham apanhado na cara, ainda mais dos irmos Silva, e olha que eles são muitos, deve ter sido um massacre. Quanto ao caso ocorrido em uma briga, a lesão do meu primo a qual você se refere foi tão grave quanto as que sofreram os três que o agrediram e ficou por isso mesmo, coisa de rapazes de ânimos exaltados, pode acontecer com qualquer um.
    Temos sim um grande acordo político e eleitoral no Pindaré. Acredito que será um acordo vencedor tanto em 2010 quanto em 2012. É só esperar pra ver.
    Por fim quero lhe dizer que nada tenho contra a prefeita Bia Aroso, só acho que está muito recente o tempo em que ela e seus partidários chamavam Sarney e Roseana de coisas nada agradáveis, para ir posar ao lado de Sarney em uma foto. E mais quem deveria manter a distancia mais do que Bia era Sarney, pois se a foto com ela não lhe trás nenhum beneficio, fique certo, tanto você quanto ele, que a tal foto lhe causa bastante prejuízo.

  17. Tereza Dias

    São maravilhosas as respostas que você dá aos comentários que as pessoas fazem em seu Blog. Essa resposta ao comentário feito pela Betina é exemplo perfeito disso. Parabéns!

  18. Manoel Antônio Nicolau Barros

    Escritor, poeta e cineasta Joaquim Nagib Haickel,

    Para sair do lugar comum, antes de seu nome, usei os qualificativos que mais me identificam com voce (permita-me o tratamento). Mesmo não aplaudindo o atual parlamento que voce integra ( excesso de títulos de "cidadão maranhense "em detrimento de atuações mais edificantes no amparo ao nosso povo), reconheço o seu desempenho positivo na Assembléia Legislativa. Excelente tribuno, coerente, autentico (qualidade rara em muitos parlamentares), mas, sobretudo, inteligente e culto. Gosto do que voce escreve. Comove-me a alma. Fiquei feliz com sua eleição para a Academia Maranhense de Letras e louvo aquele sodalício que receberá em seu seio a sua fibra e o seu verbo, que acolherá o "bom combate" que voce encarna e não será só "pelo ouvido" que seu talento literário ecoará nas mentes de seus pares na AML, mas principalmente os sentimentos que emanam de seu coração. Não saia da política. Não seja injusto conosco. Voce faz a missão e a cumpre. Voce honra o parlamento, assim como honrará a Academia Maranhense de Letras. Ah! Também temos outro liame: o cinema.

    Um grande abraço e sucesso.

    Manoel Antôniio Nicolau Barros – Engenheiro Agrônomo

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS