Pelo ouvido
Cego era Churck. Cego e surdo.
Em verdade Churck era cego, surdo e mudo.
Kate não era sadia. Talvez não muito sã, mas sadía.
*
Casaram-se em Richmond e foram morar em Washington, num bairro atingo – Georgetown.
Kate trabalhava numa fábrica de sutiãs – telefonista.
Churck recebia pensão do exército. Na Coréia, uma granada estourou-lhe os tímpanos, arrancou-lhe as cordas vocais e vazou-lhe os olhos. Mas foi só.
*
Voltou pra casa e casou com a namorada da infância Katarrine Hampumt.
Kate o amava muito. “Kate o ama muito”-comentava-se.
*
Voltar pra casa, encontrar Churck e amar era o que passava pela cabeça dela desde a saída.
Chegava, preparava banho pra dois. Espuma e amor na banheira.
Churck adorava. Kate nem tanto. Preferia na cama.
*
Depois do chá com torradas, Kate lia – Dashiell Hammett – em voz alta.
Churck nada ouvia. Pintava: mulheres – azuis, verdes, lilases, sempre mulheres nuas – nada via.
*
Onze horas, a de deitar. Kate sorria – hora de sentir prazer. Primeiro adaptava o Headfone com a qual trabalhava a seu aparelho, discava: Chevy Chase, 3951.
*
Alô!”‘ – Kate.
Estava ansioso…”‘ – voz masculina do outro lado da linha.
*
Kate e Churck amavam, Churck nada falava.
Kate ouvia.

Perfil
“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.
Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.
Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.
Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.
Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.
Busca
No Twitter
Posts recentes
Posts recentes
Comentários
Comentários
Arquivos
Arquivos
Categorias
Categorias
Mais Blogs
Blogs
O Grupo
Contato
- (98) 3215-5050
- (98) 99999-9999
- [email protected]
- Av. Ana Jansen, 200 - São Francisco São Luís - MA
5 comentários em “Um Pedaço de Ponte – Parte XI”
Confrade Joaquim: Vi a notícia das alterações da Constituição maranhense (ato legislativo de que você foi parte) e estimaria receber um exemplar (ou o arquivo) de todo o conteúdo da Carta, com as devidas atualizações. Abraços. (Edmilson Sanches – [email protected])
CARO DEPUTADO, FIQUEI EXTREMAMENTE SATISFEITO COM A SUA RESPOSTA AO DÉCIO SÁ, A RESPEITO DE “CIUMES” DE VOSSA EXCELÊNCIA DO PREFEITO ARNALDO GOMES DE ALTAMIRA. DÉCIO MOSTROU QUE NÃO TEM O MENOR CONHECIMENTO A RESPEITO DA POLÍTICA DE ALTAMIRA E FICA EMITINDO OPINIÃO ELOGIOSA A UM PREFEITO QUE TEM UM DISCURSO BONITO E A PRÁTICA TOTALMENTE DIFERENTE. AQUI, NÓS SABEMOS QUE ELE TRAIU V. EXª, QUE O AJUDOU NA ELEIÇÃO PASSADA, ASSIM COMO ELE TAMBÉM TRAIU ROSALINO, DE QUEM ERA ALIADO E AUXILIAR DIRETO. AQUI EM ALTAMIRA, A PRÁTICA DELE É A SEGUINTE: MANDA PINTAR OS PRÉDIOS PÚBLICOS CONSTRUÍDOS EM ADMINISTRAÇÕES ANTERIORES E OS INAUGURA COMO SE FOSSE CONSTRUIDOS POR ELE. GOSTARIA QUE O SENHOR DENUNCIASSE AÍ NA ASSEMBLEIA, QUE AQUI, OS SERVIDORES PÚBLICOS PASSAM DE 3 MESES SEM RECEBER SEUS SALÁRIOS E A GRANDE MAIORIA DELES RECEB SALÁRIOS QUE VARIAM DE 150,00 A 250,00 REAIS, MAS SÃO OBRIGADOS A ASSINAR FOLHA DE PAGAMENTO NO VALOR DE UM SALÁRIO MÍNIMO. EM MAIO DESTE ANO, O JUIZ DA COMARCA DE VITORINO FREIRE DETERMINOU A IMEDIATA REINTEGRAÇÃO E PAGAMENTO DE 96 SERVIDORES EFETIVOS DEMITIDOS POR ELE E ATÉ HOJE O MANDADO NÃO FOI CUMPRDO, EMBORA JÁ TENHA O SINDICATO DA CATEGORIA ENTRADO INÚMERAS VEZES EM CONTATO COM O MAGISTRADO PEDINDO A EXECUÇÃO.
Interessante que a maioria dos seus posts são literários, mas os coméntários de leitores são políticos. Assim como para aquele personagem de Glauber no Terra em Transe, poesia e políticas são demais para um só homem?
http://notasjudiciosas.wordpress.com/
Resposta: Muito bem observado!
Muito interessante.
Gostei, Joaquim.
Parabéns de novo.
(Magno Soares)
“Onze horas, a de deitar”
Aqui em casa tb.
: )
Abrs.
(MS)
DEPUTADO JOAQUIM, NÃO O CONHEÇO PESSOALMENTE EMBORA JA TENHA LHE DADO UM VOTO. EU ESTIVE A LER TODOS ESSES COMENTÁRIOS A RESPEITO DO PRESFEITO DE ALTAMIRA, UM JOVEM, QUE APLICOU O MAIOR GOLPE NAQUELE POVO SOFRIDO Q RENUNCIOU A TUDO (DINHEIRO, FAVORES, MEDO ETC) PARA LHE DÁ AQUILO Q ELE PEDIA “ATÉ PELO AMOR DE DEUS” QUE ERA A PREFEITURA. A COVARDIA E A TRAIÇÃO A V.EXCELÊNCIA SÃO VERDADEIRAS, POREM IRRISÓRIAS EM RELAÇÃO À Q ELE PRATICA A LUZ DO DIA E AO ARREPIO E À DOR DE TODOS OS FILHOS DE ALTAMIRA Q NELE VOTARAM. GOSTARIA Q UMA EQUIPE JORNALÍSTICA FOSSE EM ALTAMIRA APURAR TUDO. ELE DESDE Q ASSUMIU SÓ VOLTA OS OLHOS PARA O PRESIDENTE DA CÂMARA DELSON LOPES, OUTRO Q ELE O ACUSA DE TRAIÇÃO POR TER SE LANÇADO PRESIDENTE CONTRA SUA DINASTIA. ELE E O DELSON TROCAVAM CONFETES NA CAMPANHA, O ARNALDO DISSE NO PALANQUE Q O DELSON É O MELHOR AMIGO DELE, MAS OS DOIS NUNCA SE ENTENDERAM DEPOIS Q ASSUMIRAM OS DOIS MAIS ELEVADOS CARGOS DO MUNICÍPIO. NA VERDADE O Q HÁ ENTRE ELES É UMA DISPUTA ANTECIPADA PELA PREFEITURA EM 2012. DELSON QUER PORQUE QUER E ARNALDO, APESAR DE DESPREPARADO, NÃO ACEITA NEM NO SONHO.QUEM VIVER VERÁ ESSA ENCANTADORA BRIGUINHA DOS AMIGOS DE OUTRORA.ABRAÇO.