Um Pedaço de Ponte – Parte XI

5comentários

Pelo ouvido
 
Cego era Churck.  Cego e surdo.
Em verdade Churck era cego, surdo e mudo.
Kate não era sadia.  Talvez não muito sã, mas sadía.
*
Casaram-se em Richmond e foram morar em Washington, num bairro atingo – Georgetown.
Kate trabalhava numa fábrica de sutiãs – telefonista.
 
Churck recebia pensão do exército.  Na Coréia, uma granada estourou-lhe os tímpanos, arrancou-lhe as cordas vocais e vazou-lhe os olhos.  Mas foi só.
*
Voltou pra casa e casou com a namorada da infância Katarrine Hampumt.
Kate o amava muito. “Kate o ama muito”-comentava-se.
 
*
 
Voltar pra casa, encontrar Churck e amar era o que passava pela cabeça dela desde a saída.
Chegava, preparava banho pra dois.  Espuma e amor na banheira.
Churck adorava.  Kate nem tanto.  Preferia na cama.
 
*
 
Depois do chá com torradas, Kate lia – Dashiell Hammett – em voz alta.
Churck nada ouvia.  Pintava: mulheres – azuis, verdes, lilases, sempre mulheres nuas – nada via.
 
*
 
Onze horas, a de deitar.  Kate sorria – hora de sentir prazer. Primeiro adaptava o Headfone com a qual trabalhava a seu aparelho, discava: Chevy Chase, 3951.
 
*
Alô!”‘ – Kate.
Estava ansioso…”‘ – voz masculina do outro lado da linha.
 
*
Kate e Churck amavam, Churck nada falava.
Kate ouvia.

5 comentários para "Um Pedaço de Ponte – Parte XI"


  1. EDMILSON SANCHES

    Confrade Joaquim: Vi a notícia das alterações da Constituição maranhense (ato legislativo de que você foi parte) e estimaria receber um exemplar (ou o arquivo) de todo o conteúdo da Carta, com as devidas atualizações. Abraços. (Edmilson Sanches – [email protected])

  2. Servidor Público

    CARO DEPUTADO, FIQUEI EXTREMAMENTE SATISFEITO COM A SUA RESPOSTA AO DÉCIO SÁ, A RESPEITO DE “CIUMES” DE VOSSA EXCELÊNCIA DO PREFEITO ARNALDO GOMES DE ALTAMIRA. DÉCIO MOSTROU QUE NÃO TEM O MENOR CONHECIMENTO A RESPEITO DA POLÍTICA DE ALTAMIRA E FICA EMITINDO OPINIÃO ELOGIOSA A UM PREFEITO QUE TEM UM DISCURSO BONITO E A PRÁTICA TOTALMENTE DIFERENTE. AQUI, NÓS SABEMOS QUE ELE TRAIU V. EXª, QUE O AJUDOU NA ELEIÇÃO PASSADA, ASSIM COMO ELE TAMBÉM TRAIU ROSALINO, DE QUEM ERA ALIADO E AUXILIAR DIRETO. AQUI EM ALTAMIRA, A PRÁTICA DELE É A SEGUINTE: MANDA PINTAR OS PRÉDIOS PÚBLICOS CONSTRUÍDOS EM ADMINISTRAÇÕES ANTERIORES E OS INAUGURA COMO SE FOSSE CONSTRUIDOS POR ELE. GOSTARIA QUE O SENHOR DENUNCIASSE AÍ NA ASSEMBLEIA, QUE AQUI, OS SERVIDORES PÚBLICOS PASSAM DE 3 MESES SEM RECEBER SEUS SALÁRIOS E A GRANDE MAIORIA DELES RECEB SALÁRIOS QUE VARIAM DE 150,00 A 250,00 REAIS, MAS SÃO OBRIGADOS A ASSINAR FOLHA DE PAGAMENTO NO VALOR DE UM SALÁRIO MÍNIMO. EM MAIO DESTE ANO, O JUIZ DA COMARCA DE VITORINO FREIRE DETERMINOU A IMEDIATA REINTEGRAÇÃO E PAGAMENTO DE 96 SERVIDORES EFETIVOS DEMITIDOS POR ELE E ATÉ HOJE O MANDADO NÃO FOI CUMPRDO, EMBORA JÁ TENHA O SINDICATO DA CATEGORIA ENTRADO INÚMERAS VEZES EM CONTATO COM O MAGISTRADO PEDINDO A EXECUÇÃO.

  3. Ítalo Gustavo Leite

    Interessante que a maioria dos seus posts são literários, mas os coméntários de leitores são políticos. Assim como para aquele personagem de Glauber no Terra em Transe, poesia e políticas são demais para um só homem?
    http://notasjudiciosas.wordpress.com/

    Resposta: Muito bem observado!

  4. Magno Soares

    Muito interessante.
    Gostei, Joaquim.
    Parabéns de novo.
    (Magno Soares)

    “Onze horas, a de deitar”
    Aqui em casa tb.
    : )
    Abrs.
    (MS)

  5. filho da terra(não sou minhoca)

    DEPUTADO JOAQUIM, NÃO O CONHEÇO PESSOALMENTE EMBORA JA TENHA LHE DADO UM VOTO. EU ESTIVE A LER TODOS ESSES COMENTÁRIOS A RESPEITO DO PRESFEITO DE ALTAMIRA, UM JOVEM, QUE APLICOU O MAIOR GOLPE NAQUELE POVO SOFRIDO Q RENUNCIOU A TUDO (DINHEIRO, FAVORES, MEDO ETC) PARA LHE DÁ AQUILO Q ELE PEDIA “ATÉ PELO AMOR DE DEUS” QUE ERA A PREFEITURA. A COVARDIA E A TRAIÇÃO A V.EXCELÊNCIA SÃO VERDADEIRAS, POREM IRRISÓRIAS EM RELAÇÃO À Q ELE PRATICA A LUZ DO DIA E AO ARREPIO E À DOR DE TODOS OS FILHOS DE ALTAMIRA Q NELE VOTARAM. GOSTARIA Q UMA EQUIPE JORNALÍSTICA FOSSE EM ALTAMIRA APURAR TUDO. ELE DESDE Q ASSUMIU SÓ VOLTA OS OLHOS PARA O PRESIDENTE DA CÂMARA DELSON LOPES, OUTRO Q ELE O ACUSA DE TRAIÇÃO POR TER SE LANÇADO PRESIDENTE CONTRA SUA DINASTIA. ELE E O DELSON TROCAVAM CONFETES NA CAMPANHA, O ARNALDO DISSE NO PALANQUE Q O DELSON É O MELHOR AMIGO DELE, MAS OS DOIS NUNCA SE ENTENDERAM DEPOIS Q ASSUMIRAM OS DOIS MAIS ELEVADOS CARGOS DO MUNICÍPIO. NA VERDADE O Q HÁ ENTRE ELES É UMA DISPUTA ANTECIPADA PELA PREFEITURA EM 2012. DELSON QUER PORQUE QUER E ARNALDO, APESAR DE DESPREPARADO, NÃO ACEITA NEM NO SONHO.QUEM VIVER VERÁ ESSA ENCANTADORA BRIGUINHA DOS AMIGOS DE OUTRORA.ABRAÇO.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS