Como uma música

29comentários

São Luís, 6 de dezembro de 2009

Minha caríssima amiga Roseana,

O primeiro e principal motivo desta, é apenas e tão somente para reiterar algumas coisas que já tive oportunidade de dizer-lhe em outras ocasiões e acho indispensável, que como seu amigo lhe diga mais uma vez.

Sei que você gosta muito de música e se bem me lembro, aprecia especialmente as do Chico. Pois bem, quando me sentei para começar a escrever esse texto, tentei lembrar-me de uma música que poderia cantar pra você, para bem exemplificar o que eu gostaria de dizer, e a primeira música que me veio à mente foi uma da lavra daquele seu ídolo, que passo a transcrever alguns trechos: “… Aqui na terra ‘tão jogando futebol / Tem muito samba, muito choro e rock’n’ roll / Uns dias chove, noutros dias bate sol / Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta / Muita mutreta pra levar a situação / Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça(…) Meu caro amigo eu não pretendo provocar / Nem atiçar suas saudades / Mas acontece que não posso me furtar / A lhe contar as novidades(…) É pirueta pra cavar o ganha-pão / Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro(…) Eu ando aflito pra fazer você ficar / A par de tudo que se passa(…) Muita careta pra engolir a transação / E a gente tá engolindo cada sapo no caminho / E a gente vai se amando que, também, sem um carinho / Ninguém segura esse rojão(…)”

Feita essa introdução musical, passo a relatar os últimos acontecimentos, para que você possa ter uma pequena noção do que está se passando “aqui na terra”.

Em quase 28 anos de política, tempo de sete mandatos, eu nunca havia perdido nenhum amigo ou correligionário. É bem verdade que o assédio e o assalto eleitoral pelo qual passamos nos últimos seis anos inverteram a regra e tentaram subverter a lógica das coisas “aqui na terra”, mas agora essa subversão é internacorpore, acontece nas nossas vísceras e devo lhe dizer que causa extremo desconforto.

Três anos atrás, quando de mais uma reeleição, fui privado do apoio efetivo de dois prefeitos, dirigentes de dois importantes municípios onde atuo politicamente. O governo de então bateu a suas portas oferecendo vantagens a seus municípios que eles não poderiam recusar, sob pena de prejudicarem seus munícipes. Entendi o que aconteceu, mas não aceitei e permaneci fazendo política naqueles lugares, até porque, mesmo sem o apoio oficial, tenho trabalho que me credencia para buscar sozinho ou acompanhado de apenas umas poucas pessoas, o respaldo eleitoral de que preciso para continuar a realizar meu trabalho, que se encerrará apenas quando o sábio e soberano povo de meu Estado assim resolver, e revogar a procuração que me outorgou pela primeira vez quando eu ainda era um jovem estudante de Direito, em 1982.

Nos últimos tempos, sofri duas defecções que muito me abalaram e que me fizeram por um instante duvidar que fosse uma coisa boa continuar na política. Um certo prefeito e uma certa líder política resolveram que não mais iriam me apoiar, resolveram que melhor do que eu, um colega nosso, do mais alto gabarito e de grande competência, lhes representaria muito melhor do que eu. Acontece que se esse meu amigo, a quem realmente estimo, não fosse secretário do Governo, nem o prefeito, nem a líder política, iriam procurá-lo para oferecer apoio. Isso só acontece, infelizmente, por causa do cargo que ele temporariamente ocupa e das vantagens que tal cargo pode oferecer. A culpa aqui é muito menos do meu colega e muito mais dos políticos, mas principalmente do sistema que se implantou de seis anos para cá em nosso Estado. Que fique bem claro que isso não acontecia assim, dessa forma, acintosa, descarada, absurda, antes do governo Zé Reinaldo. Que fique claro que isso é artifício de quem não tem condição de se colocar ao julgamento popular sem o uso desses artifícios.

O segundo e decisivo motivo que fez com que lhe escrevesse essa carta, foi o absurdo fato de eu ter perdido uma amiga de orkut. É, eu tenho um perfil no orkut! Perdi essa amiga pelo simples fato de eu ter ligado para a mãe dela, que vota comigo há 12 anos, e ter comentado que haviam me dito que ela estaria pedindo votos para um outro candidato e ela me respondeu que estava fazendo isso porque este havia lhe dado um cargo comissionado no governo. Fiquei atônito, sem saber o que dizer, pois que eu saiba, fui eu quem pleiteou junto ao Governo que ela ocupasse um cargo na administração pública. De uma hora para a outra parecia que alguém era mais legítimo do que eu junto àquela amiga, parecia que eu era o usurpador da história. A pessoa ficou furiosa comigo, o marido dela me ligou indignado e a filha me excluiu do orkut. Veja só como são as coisas!

Bem, como já disse o poeta, ”A coisa aqui tá preta…”

Sem mais para o momento,

Reitero meus protestos de estima e consideração, reafirmando minha amizade, que se não é estreita e pautada pelo convívio diário, é verdadeira e sólida.

Joaquim Nagib Haickel
Deputado Estadual, membro da Academia Maranhense de Letras e da Academia Imperatrizense de Letras

29 comentários para "Como uma música"


  1. ROCKETMAIL

    Deputado Joaquim Haickel,

    Li seu artigo no EMA antes de dormir ontem, e agora li de novo aqui no seu blog. O Sr. tem toda razão, acredito que se essa carta não for capaz de modificar o pensamento da nossa governadora, com respeito aos aliados de verdade, sinceramente, ela terá grandes dificuldades na proxima eleição.
    Não tenho cargo político e não estou aqui defendendo ou acusando ninguem. Como sou partidário da familia Sarney, admirador e eleitor de Roseana, mas não tenho um canal para levar informações aos seus ouvidos. Talvez esse seu espaço possa servir para o muito pouco que penso saber.
    Meus amigos vivem me cobrando honestidade por parte do governo Roseana, mas, ante os argumentos que eles tem usado, tem sido dificil dizer alguma coisa. Todos falam que a corrupção e o comissionamento é prática em TODAS as secretarias, principalmente na Saude.
    Imagine que o sr, com todo o seu prestígio, teve as dificuldades narradas na sua carta, não conseguiu ser respeitado, imagine um mortal comum como eu e muitos.
    Agora o meu conselho é para o Sr. Seja um pouco mais humilde com as pessoas que se aproximam do sr, principalmente aqueles que o sr CONHECE e trata com pouco caso. Seja mais parecido com o seu pai ou com o seu irmão, faça uma retrospectiva e adote o comportamento dos dois, o sr será muito mais bem sucedido do que é. Gosto do sr, pode ter certeza, não se chatei com minhas palavras.

    Resposta: Nenhuma denuncia ou prova de corrupção chegou até mim até agora contra o governo. O que sei é que os secretários de estado estão usando seus cargos eleitoralmente.
    Quanto ao seu conselho de ser mais humilde, procurarei segui-lo religiosamente, só gostaria que as pessoas que eu CONHEÇO e que acham que me conhecem não me tratassem como se eu fosse meu amado e falecido pai, pois não sou ele, a minha capacidade está muito aquém da capacidade dele de aturar alguns caprichos e mimos com que ele acostumou aos seus amigos, você sabe, “ cada cabeça uma sentença”. Dê-me a minha, mas não me cobre por não ser diferente do que sou. Aprendi com meu pai tudo que sei, mas uso o que aprendi do meu modo, não do dele, e nem por isso sou pior ou melhor, sou apenas eu. Perdoe-me se alguma vez não fui humilde em relação a você, é que às vezes ser humilde demais, faz com que as pessoas pensem que podem montar em nossas costas e disso eu não gosto.
    Grato por sua valiosa participação, espero que um dia desses você passe no meu gabinete e se apresente para tomarmos um cafezinho e batermos um papo ao vivo e a cores.

  2. EDMILSON SANCHES

    Joaquim: Ainda aguardo a remessa da Constituição Maranhense com suas novas 70 alterações (artigos, incisos e quejandos). Também estou pedindo ao gabinete do deputado Valdinar. De nada adiantam alterações legais, solenidades e festas para autoridades se a população interessada não tem acesso à lei maior do Estado. É dever da Assembléia fazer chegar ao conjunto dos maranhenses o texto legal. Que meu próximo pedido não seja ao bispo — que nada ou pouco tem a ver com esta estória… (EDMILSON SANCHES, [email protected] ou [email protected])

    Resposta: Espero que o bispo não tenha a nova edição da nossa constituição, a qual se diga de passagem eu tive a honra de presidir a comissão que realizou o trabalho de adequação, antes de mim.
    Assim que for editada pela ALM enviarei para o confrade.

  3. mario

    verdade dep joaquim tem secretario oferecendo cargo ate para adversario agir dessa forma o grupo quebra cada um po si louco para vencer e nem ai para o governo eu digo eu passei seis anos sem governo nao morri mas realmente se voce ver a tragetoria de alguns nos governos atras que nao tinham um prefeito apoiando nem liderança hoje tem dez quinze prefeitos apoiando. mas voto no senhor deputado eu e toda minha familia voto no interior .bxdsjb

  4. Juan

    Caro Deputado, é por V. Sª. ser um parlamentar equilibrado, competente, sério e coerente, que cada vez mais o admiro. Moro em Altamira do Maranhão e até então não tinha votado no Senhor. Mas depois que passei a acompanhar de perto o seu trabalho e a sua postura como político, não tenho mais dúvida quanto ao meu próximo candidato a deputado. A sua postura é absloutamente correta a respeito de nossa Gov. Roseana, se ela não corrigir o seu rumo para a próxima eleição, terá sérias dificuldades para se reeleger. Todos esses Deputados que ocupam Secretarias de Estado, estão usando o Órgão em benefício próprio, penalizando, muitas vezes quem sempre esteve ao lado da Governadora nos momentos mais difíceis. Parabens pela sua postura. Continue sempre assim, o Maranhão precisa de políticos como você. Passei a ser seu admirador de carteirinha e espero na próxima eleição colaborar para que V. Exª, renove o seu mandato.

  5. soares

    DEPUTADO JOAQUIM NAO LIGUE PARA O QUE DISSE ESSE ROCKETMAIL, ELE NAO LHE CONHECE, TA FALANDO DE OUVIR FALAR. QUEM LHE CONHECE SABE COMO O SENHOR E ACESSIVEL, DE FACIL RELACIONAMENTO, SIMPATICO, HUMILDE. ESSE CARA PODE ATE TER CONHECIDO SEU PAI MAS NAO CONHECE SEU IRMAO QUE E GENTE MUITO BOA, UM SUJEITO BACANA, UM GRNADE EMPRESARIO MAS QUE NAO SUPORTA NEM POLITICA NEM OS POLITICOS E JAMAIS TERIA ESTOMAGO PARA AGUENTAR AS COISAS QUE O SENHOR TEM QUE AGUENTAR PORTANTO, ELE NAO SABE O QUE DIZ OU ESTA DIZENDO APENAS PORQUE NAO TEM DO QUE RECLAMAR.

  6. Júlio Barros

    Sr. Joaquim, o senhor qdo zangado é um trator com as palavras, mas, saiba que no trato com as pessoas, o senhor foi uma das pessoas mais gentis que conheci, serei sempre muito grato.
    Politicamente, falando, concordo com o senhor. No entanto, acho que já teria apostado só na carreira de escritor e cineasta, diante de tanto aborrecimento.

    Resposta: Cheguei a cogitar isso, mas um querido amigo meu me dissuadiu dessa idéia, ele me disse que se alguns bons jogadores se aposentarem prematuramente, isso pode enfraquecer o jogo. Tive que concordar. Gosto muito de política, é uma coisa que me dá prazer. Mas a política da qual gosto é algo maior, mais cerebral, mais elegante… Por isso tenho certa dificuldade em alguns casos. Obrigado por sua participação, grande abraço.

  7. Carlos Alberto Passos Oliveira

    Meu caro Joaquim nem cogite deixar a política, pois a nossa Assembleia, o nosso grupo político, o nosso sofrido estado, precisam de parlamentares, de personalidades, de homens, como você. Quem dentre os seus pares tem a competência, a legitimidade e a coragem de escrever um texto como esse? Quem tem a capacidade e a tenacidade que você demonstra em defesa de seus ideais e de seus projetos. Saiba que o Maranhão precisa muito de homens como você e existem poucos, muito poucos como você.

  8. Shirley Tratozão

    Deixe dessa conversa bonita e se prepare pra perder as próximas eleições, pois aqui em São Domingos do Maranhão os Folhas tão liquidado e você não vai tirar nem a metade dos votos que tirou na eleição passada.

    Resposta: Não se preocupe comigo Shirley, mesmo se eu não me eleger, continuarei fazendo política em São Domingos, sempre do lado dos Folhas, que são para mim como uma família.

  9. EM

    enquanto seu post anterior publicado uma semana atras tv apenas 2 comentarios, este publicado hj ja tv 8… q diferença!

  10. ROCKETMAIL

    Joaquim, esqueci de dizer que acho vc o melhor deputado da atual legislatura. Nunca votei em voce mas pode contar com meu voto, a partir de agora, numa das urnas do Colegio de Santa Tereza.
    Um abraço e, espero que voce realmente leve a sério o que lhe disse.

    Rocketmail.

  11. Euterpe

    Joaquim,

    Gostaria que tivesse sido eu, a primeira a dizer o comentário Nº 7 de Carlos Alberto Passos, mas já que não foi, faço minhas as palavras dele. Realmente não temos nenhum outro parlamentar com sua legitimidade e competência. Nem ouse cogitar deixar a política, pelo contrário, continue firme e com a mesma postura, sempre nos defendendo e alertando a quem quer que precise, para que seja feito o melhor para o Maranhão.

  12. fabiano

    Querido Joaquim
    Suas considerações saõ muito pertinentes no que refere-se ao atual quadro politico em nosso estado que voltou a ter dias melhores com o retorno da governadora roseana. Entretanto percebe-se o canibalismo de alguns secretários leia-se deputados fazendo campanhas antecipadas de forma anti-ética utilizando-se da máquina pública tornou-se necessário vc um politico fiel as suas raizes denunciar determinadas investidas. Tenho acompanhado seu blog ao longo do tempo sem nunca haver me pronunciado mais diante do seu manifesto resolvir me solidariarizar as suas como sempre oportunas considerações aproveitando para reinterar meu apreço e admiraçaõ pela sua pessoa .
    abraço
    prof Fabiano

  13. Luiz Henrique

    Que troço mais ridículo e mesquinho. Para começar acho que a música mencionada não é a mais adequada. Que tal essa:
    “Mãe-iê
    Manhê sabe o que me aconteceu?
    Manhê o Tonico me bateu
    Roubou meu saco de pipoca
    O pirulito e o picolé
    E depois ainda por cima mamãezinha
    Deu uma pisada no meu pé Ai, ai, ai.”
    Na verdade isso está parecendo mesmo é pinimba de criança.

    Resposta: Esse seu comentário é a comprovação de que você é um bobão!

  14. Luiz Henrique

    Não, não e não; nana-nina-não!
    Bobão é você, é você!

    Resposta: Zé bobão, vai arrumar alguma coisa interessante pra fazer, vai. Convida tua namorada ou mulher (se é que alguma mulher te aguenta) pra ir ao cinema. Leva ela pra ver “Lua Nova” ou “2012”. No primeiro filme ela pode se apaixonar ou pelo vampiro ou pelo lobo( nos dois casos é melhor que ficar com um chato como você), no segundo ela vai ter certeza que o suplicio dela ao teu lado não vai demorar muito, segundo os Maias acaba daqui a três anos, em 21/12/2012.

  15. Aninha

    joaquim você pode fazer um grande favor para os seus leitores e eleitores? não dá trela para gente como esse luiz henrique, não perde o teu tempo nem o nosso com um cara como esse.

  16. UM AMIGO

    Deputado Joaquim saiba que aqui em São Domingos o senhor é sempre muito bem aceito e que não esqueceremos o que o senhor já fez por esse povo. Nós estaremos juntos em mais uma campanha vitoriosa, e mostraremos para o trator qual é REALMENTE a vontade do povo. Acho que a Shirley, assim como o prefeito dela, não anda muito em São Domingos, pois não sabe a realidade. Aqui sua popularidade continua como sempre…. Fique com Deus

  17. marcos fernandes

    JOAQUIM, O JOGO É JOGADO,SÓ PRA TER UMA IDÉIA O PALMEIRAS FOI CAMPEÃO ANTES DO JOGO ACABAR E AÍ O MENGÃO NO FINALZINHO PIMBA! É ASSIM QUE A POLÍTICA E FUTEBOL TERMINAM O JOGO SÓ ACABA COM O APITO FINAL E POLÍTICA COM FINAL DA APURAÇÃO. PORTANTO NÃO RECLAME E CORRA ATRÁS DO PREJUÍSO.BUSQUE O QUE LHE PERTENÇE DE DIREITO NÃO FIQUE RESMUNGANDO E VÁ BUSCAR DÁ MESMA FORMA QUE OUTROS MENOS QUALIFICADOS E TENHO CERTEZA QUE PRESTÍGIO VOCÊ TEM .TALVEZ ESTEJA FALTANDO VONTADE,OU MESMO SACO OU ESTOMAGO PRAR ENCARAR AS COISAS.VÁ MEU CAMARADA,VÁ!

    Resposta: Da mesma forma!? Isso nunca! Se tivesse a oportunidade de ocupar um cargo no governo agiria de forma bem diferente. O prestigio que você diz que tenho, adquiri sendo como sou, se passar a ser igual aos outros perco tudo que tenho.

  18. francisco

    realmente vc é demais, e o admiro pela coragem de colocar alguns comentários que acho que outros não colocariam, tive que controlar as gargalhadas dos comentários do LUÍS HENRIQUE(com todo respeito) prá poder digitar meu comentário. Há muito tempo eu não ria tanto, mas Joaquim, sem sacanagem nem uma vc que é um cara inteligente e espirituoso deve ter achado engraçado o post do LUÍS, com exceção dos seus admiradores de plantão que comentam no seu blog, acho que todos nós outros estamos nos fqartando de rir, pois o LUÍS foi no âmago, foi hilariante!ahahahah!

    Resposta: É a opinião dele e a sua, mas isso não significa ser verdade!

  19. francisco

    o interessante é que o cara não apelou, não te ofendeu, não insultou, fez uma gozação contigo que te deixou mais irritado do que bisca em careca, é , pela tua resposta, até um tanto grosseira e ofensiva deu prá sentir que o cara te pegou de cueca(sem a grana do DEM ).Agora, o patético é seus comentários, como se isso fosse novidade na política aqui do Maranhão, como é que vcs permaneceram todos esses anos no poder?é claro com as mesmas práticas de favorecimento em troca de votos, cargos, empregos sem concurso, esquemas, socidades espúrias, etc. Zé Reinaldo é da escolinha do Sarney, são as mesmas práticas, Jackson idem, e o pior que não tem solução, porque homens como vc que ainda têm um mínimo de ética e respeito não tem coragem prá romper os grilhões e peitar esse tipo de coisas, preferem chorar se humilhando publicamente para a toda poderosa do Maranhão como diz a música do LUÍS, um abraço afetuoso.

    Resposta: Deve ser muito triste ser faccioso e sectário. Ver as coisas divididas, esquerda e direita, preto e branco, a parte de cima e a parte de baixo e ainda mais se isso vier carregado de uma sensação insuperável de intolerância e intransigência. Pense nisso.

  20. marcelo almeida

    Joaquim, vejo que voce esta sem armas. cade o homem de coragem, vibrante que conheci? sumiu. se abalar por conta de um prefeito, um simples prefeito, e ter inveja de um secretario. isso na minha terra é despeito (ressentimento por desconsideração) .
    vais me dizer que tu, logo tu, vais abandonar a politica por ter perdido um prefeito e por se achado uma ‘merda’ perante o secret. tenha dó, não sabes como chamar atenção?vai para um circo. nao consegue segurar seus eleitores?trabalhe, fale com eles, abrace eles, coma junto deles, nao seja esnobe meu querido.seja humano!coisa que sejamos honesto, tu nunca foi.humildade passa longe de ti.tens bom coracao mais humildade nao, jamais.
    temos 200 e pouco municipios 217 se nao me engano se nao consegue ter 2, tá ruim pra ti mesmo.
    Logo ali em cima uma pessoa faz um comentario dizendo:”realmente se voce ver a tragetoria de alguns nos governos atras que nao tinham um prefeito apoiando nem liderança hoje tem dez quinze prefeitos apoiando. ” (mário), atenção para isso, se essa pessoa que nao tinha nem liderença nem prefeito se entrou pra politica, construiu mais 15 prefeitura, tu nao tens capacidade pra construir mais? tu que tinha muito mais?quebrou?quebrou o que?inveja que te domina, inveja.procura trabalhar.obrigado Marcelo

    Resposta: Caro Marcelo, se é que seu nome é esse mesmo, mas vá lá… Marcelo, vou tentar responder-lhe o mais didaticamente que eu puder, pois imagino que assim como você algumas pessoas não tenham entendido o que se passa nesse momento no intrincado tabuleiro do xadrez político-eleitoral de nosso estado e sobre como deve se comportar um homem que como eu, exerce mandato eletivo desde 1982, logo não é nenhum aventureirozinho.

    “Joaquim, vejo que voce esta sem armas. cade o homem de coragem, vibrante que conheci? sumiu. se abalar por conta de um prefeito, um simples prefeito, e ter inveja de um secretario. isso na minha terra é despeito (ressentimento por desconsideração).”

    Sem armas!? Eu!? O amigo se equivoca, pois minha maior arma é a minha capacidade de chamar a atenção de todos para o que esta acontecendo, para isso precisa-se de credibilidade e isso eu tenho. Só ai já são duas grandes armas: Ter o que dizer e o que é dito ser ouvido e visto com credibilidade.
    Para dizer o que digo é preciso coragem para enfrentar as conseqüências que vão de comentários equivocados como o seu até a retaliações que só não se concretizam por causa das tais armas que você pensa que eu não tenho, mas que servem de proteção contra tais efeitos colaterais.
    Um prefeito é uma peça muito importante na política. Temos apenas 217 no Maranhão e são eles os responsáveis pela administração de nossos municípios. São eles os responsáveis pela realização de obras e de políticas que podem melhorar ou piorar a vida de nosso povo, logo essa figura é importante no contexto como um todo.
    Inveja ou despeito de um secretário é a ultima coisa que alguém que me conheça poderia pensar de mim. O que não posso aceitar é que um secretário de estado, qualquer um deles, possa se aproveitar do cargo que, em primeira e ultima instancia, pertence ao povo do maranhão gerido pelo grupo que hora administra o nosso estado. Isso está fora de questão.

    “vais me dizer que tu, logo tu, vais abandonar a politica por ter perdido um prefeito e por se achado uma ‘merda’ perante o secret. tenha dó, não sabes como chamar atenção?vai para um circo. nao consegue segurar seus eleitores?trabalhe, fale com eles, abrace eles, coma junto deles, nao seja esnobe meu querido.seja humano!coisa que sejamos honesto, tu nunca foi.humildade passa longe de ti.tens bom coracao mais humildade nao, jamais.
    temos 200 e pouco municipios 217 se nao me engano se nao consegue ter 2, tá ruim pra ti mesmo.”

    Depois que você passa vários e vários anos trabalhando em prol de um grupo político em um determinado município, depois que você faz de tudo que esteja ao seu alcance por esse grupo, depois que você faz até o que não esta ao seu alcance, atravez de contatos e amizades, o chefe desse grupo resolve romper com você, resolve abandonar você para apoiar alguém que jamais lhes ajudou antes, apenas pelo fato dele ocupar um cargo de relevância e de poder no governo. Você acha que isso é irrelevante. Eu chamo isso de insegurança motivada por usurpação.
    Você não me conhece, não sabe quem sou eu e como me comporto em relação aos fatos da vida. Não tem nenhuma condição de dizer que sou isso ou aquilo pelo simples fato de não me conhecer, logo o que você acha a meu respeito é irrelevante e insignificante.
    Quanto ao circo, fique você sabendo que as pessoas que fazem circo são pessoas de bem e muito me honraria ser um deles, até mesmo um palhaço, se essa fosse a minha profissão, mas não sou, sou político e como tal exigo o respeito que me é devido, o mesmo respeito devido a um torneiro mecanico ou a um professor.
    Quem abraça, quem confraterniza com o povo de forma forçada e falsa é pessoa sem o menor caráter, quem faz isso, assim como você orienta está fazendo coisa que eu não sei fazer. Eu confreternizo com meus amigos, sento pra almoçar com eles, abraço, mas não faço isso na intenção de angariar simpatia ou votos. Votos eu conquisto com respeito e trabalho

    “Logo ali em cima uma pessoa faz um comentario dizendo:”realmente se voce ver a tragetoria de alguns nos governos atras que nao tinham um prefeito apoiando nem liderança hoje tem dez quinze prefeitos apoiando. ” (mário), atenção para isso, se essa pessoa que nao tinha nem liderença nem prefeito se entrou pra politica, construiu mais 15 prefeitura, tu nao tens capacidade pra construir mais? tu que tinha muito mais?quebrou?quebrou o que?inveja que te domina, inveja.procura trabalhar.obrigado Marcelo”

    CONSTRUIU mais de 15 prefeituras!? Desculpe, mas ou você é um ingênuo ou um verdadeiro idiota. Ninguém constrói 15 prefeituras, USURPA, TOMA, ASSALTA…
    Vou dar meu próprio exemplo nas três ultimas eleições. Em 1998 não tinha nenhum prefeito e fui o mais votado de meu partido. Quando da eleição de 2002, já havia elegido em 2000 dois prefeitos e novamente me reelegi, sem maiores problemas. Em 2006 deveria então contar com cinco prefeitos mais dois foram cooptados pelo governo de então. Agora, depois de muitas manobras conto apenas com dois.
    Faça uma continha rápida: 217 municípios dividido por 42 deputados daria quase 5, isso se os municípios fossem divididos só entre os eleitos, sem contar aqueles candidatos que contam com apoio de varias prefeituras mas não se elegem. Logo se alguém tem 10, 15, ou vinte prefeituras lhe apoiando, tem algo de errado, não acha?

    Quero que você saiba que respondo-lhe este seu comentário sem nenhum conflito de ordem pessoal, sereno e tranquilo.

  21. José Eusébio

    Joaquim, bom dia

    Escutei a poucos dias dos meus pais algo que vou dividir com o senhor, gostaria que nem publicasse, principalmente se desaprovar, pois, é só para o senhor mesmo. “Não se chuta em cachorro morto”, Tantas críticas destrutivas o senhor tem sofrido aqui no seu blog só demonstram o quanto o senhor e seus sonhos estão vivos. A duras penas a vida me ensinou que, a inveja alheia qdo nos atinge, seca-nos igual uma plantinha… então, é preciso ser muito forte (ainda bem que o senhor é) para não cair no meio do caminho de seus projetos de vida. As vezes o invejoso tem luz pr´´opria mas ele prefere usar a alheia e viver dela. E qdo se é fraco eles conseguem nos destruir mesmo. Assim foi comigo.
    A força que impulsiona o invejoso é impressionante. Primeiro, ele conhece tuas qualidades antes mesmo de ti próprio. Observa-te em cada passo para copiar… E, acredite, o mundo é as vezes cruel e eses tipos alcançam metas e ganham créditos.
    Veja se vale a pena, e se valer, cuidado com a inveja. Quem tem coragem de demonstrar o quanto aproveita a vida, teve instrução, cultura, sem jogos de falsa modéstia. está sujeito a esse tipo de ataque que sofres diariamentre. Não desista se for por ti próprio se isso tudo te realiza. A vida é rara e breve para jogos infelizes. Comigo quase perco a vida e tudo que conquistei, o senhor eu tenho certeza que é forte sempre, não vai passar pelo mesmo. Mas lembre tudo que expuseres de bom alcançado terá uma reação da inveja. Por isso, alguns optam pelo total anonimato.

  22. Anderson Calleb Taveira

    Olá Deputado, já faz um tempo que leio seu blog e gosto muito das coisas que você escreve e a maneira como você as aborda, também o admiro por ser membro da Academia de Letras da minha querida Imperatriz, cidade onde nasci e moro, não lhe conheço pessoalmente, mas gostaria, sou estudante de Direito na UFMA e um apaixonado por política, não por politicagem. Gosto das discussões, planos e tudo o mais que envolve esse mundo tão interessante que é ao da política, mas infelizmente tenho que concordar com você, as coisas não estão fáceis, o interesse pessoal se sobrepõe ao coletivo e ai você imagina o que acontece. Minha namorada lhe conheceu aqui em Imperatriz e me falou muito bem do senhor, gostaria de um dia ter esse prazer, mas lhe dou um conselho, não desista de sua luta, homens como você nos dão uma pequena esperança de que as cosias melhorem, quem sabe um dia lhe procuro na Assembléia para trocarmors algumas impressões sobre tudo o que se passa hoje, um abraço de um leitor e admirador da sua coerência.

  23. Aninha

    Meu Deus! Que resposta maravilhosa essa ai para o Marcelo! Cada dia mais você confirma a certeza que tenho de que você é o melhor e mais preparado deputado do Maranhão.
    Ah! ouvi você hoje pela tarde no programa do Geraldo Castro, deu, como sempre, um verdadeiro show!
    Parabéns para nós que votamos em você.

  24. ADILA.

    Joaquim.

    Seempre lhe admirei…já lhe disse…desde quando minha Tia começou a lhe apoiar…eu menininha já lhe admirava…mas me decepcionei com você…ñ pelo fato de vc ter ligado pra minha mãe…NÃO! Me decepcionei com você, por você ter acreditado em fofoquinhas. Ainda de pessoas q nem mesmo conhecem a amizade entre vc e minha mãe…era realmente esse tipode situação q essa pessoa queria criar…uma situação chata!. Foi por isso q fiquei muito decepcionada contigo.Adorava meesmo ter vc na minha rede de amigos do orkut…mas do q adianta te considerar um amigo se vc não confia.
    Você ñ sei se percebeu..usou em alguns momentos palavras duras…q machucaram…CHOREI…assumo! Mas tudo bem.
    Infelizmente ñ houve um entendimento…afinal sem confiança é impossível.

    Resposta: Minha querida Ádila, acredite em mim, eu nao acredito em fofocas, por isso liguei para sua mãe para conversarmos, exatamente porque nao acredito em fofocas. Liguei para fazer o que fazem os bons amigos: conversar, colocar as coisas claramente. Foi ela quem disse que havia sido outra pessoa e não eu, o responsável por sua indicação… Acredite, foi só isso que aconteceu.
    Tenho mais tempo de política que você de vida. Sei que essas coisas infelizmente são assim mesmo, mas isso não muda em nada a minha amizade para com vocês, só me deixa mais inseguro quanto ao sucesso da boa política que tento fazer…
    Desculpe se alguma palavra tenha soado dura a seus ouvidos, não foi minha intenção. Minha intenção era deixar claro o meu posicionamento, para que depois não dissessem que eu não havia avisado…

  25. o vigilante

    Tenho muita vontade de pegar você em alguma contradição ou incoerência. Fique atento, por que eu estou de olho em você.

    Resposta: Não se preocupe meu amigo, tem um montão de gente na espreita da mesma forma que você, inclusive eu. Acho que você e os outros estão perdendo seu precioso tempo, pois quando isso acontecer, terei a humildade de reconhecer imediatamente e traçar nova rota e nova meta. É assim que eu acredito que deva ser a vida.

  26. Marcia Soares

    Deputado Joaquim,

    Somente hoje estou lendo sua corajosa carta a Amiga Roseana.
    JOAQUIM ,,,,,,,Leia com muita atenção, por favor
    ” ´É nesse espaço de enorme liberdade que a ética tem sua principal razão de ser”.
    A jactância é só um instruimento usado para justificar os meios que os levam ao fim; No mais não é difícil enxergar como essa deficiência moral é repugnante.
    Firme na luta, pois isso é só o começo da guera que estar por vim.
    Atenciosamente,
    Marcia Soares.

  27. francisco

    “meu caro amigo”, não sei porque vc ainda não aprovou meus comentários anteriores, acho que não há nada de ofensivo, mas fica pela sua vontade. Li por esses dias o comentário do jornalista Canavieira, realmente ele pensa como todos(com exceção dos seus admiradores de plantão), agora, bem que vc poderia detonar essa turma que tá usando a máquina do governo prá angariar votos e invadindo na marra o patrimônio eleitoral daqueles que não têm nada material para oferecer, seria um dos maiores serviços que vc, como um homem sério, ético e preocupado com o nosso estado poderia fazer, um abraço meu caríssimo.

  28. francisco

    desculpe-me, agora vi que meu comentáqrio foi postado, obrigado!

  29. francisco

    e aí,vc postou ou não meus comentários?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS