… 2009, 2010 e além…

Há alguns anos procurei fazer uma lista de palavras – substantivos e adjetivos – que expressassem sentimentos, intenções, posicionamentos, necessidades, atitudes e ações, que eu deveria elaborar e realizar para que pudesse com elas e através delas, conseguir alcançar meus objetivos da melhor maneira possível.
Hoje, entre o último dia de 2009 e o primeiro dia de 2010, gostaria de apresentar a vocês essa lista, agora atualizada, para que possamos compartilhar estas palavras, mantras, não só para o ano novo, mas para durante toda a nossa existência.

  1. Alegria
  2. Amizade
  3. Amor
  4. Arrojo
  5. Audição
  6. Bondade
  7. Carinho
  8. Carisma
  9. Charme
  10. Clemência
  11. Coerência
  12. Companheirismo
  13. Compreensão
  14. Compromisso
  15. Confiança
  16. Consciência
  17. Consideração
  18. Coragem
  19. Decisão
  20. Dedicação
  21. Desprendimento
  22. Determinação
  23. Dignidade
  24. Dinamismo
  25. Dinheiro
  26. Doçura
  27. Eficácia
  28. Eficiência
  29. Empenho
  30. Energia
  31. Esperança
  32. Espiritualidade
  33. Experiência
  34. Família
  35. Felicidade
  36. Fibra
  37. Fidelidade
  38. Flexibilidade
  39. Força
  40. Fraternidade
  41. Generosidade
  42. Gratidão
  43. Harmonia
  44. Honestidade
  45. Honra
  46. Humanidade
  47. Humildade
  48. Humor
  49. Igualdade
  50. Inteligência
  51. Intuição
  52. Justiça
  53. Lealdade
  54. Legalidade
  55. Liberdade
  56. Limite
  57. Maturidade
  58. Memória
  59. Natureza
  60. Nobreza
  61. Obstinação
  62. Olfato
  63. Organização
  64. Orgulho
  65. Paciência
  66. Paixão
  67. Paladar
  68. Paz
  69. Perseverança
  70. Perspectiva
  71. Piedade
  72. Planejamento
  73. Prazer
  74. Realidade
  75. Respeito
  76. Responsabilidade
  77. Sabedoria
  78. Saúde
  79. Sensibilidade
  80. Sensualidade
  81. Serenidade
  82. Simplicidade
  83. Solidariedade
  84. Sonho
  85. Sorte
  86. Sucesso
  87. Talento
  88. Tato
  89. Temperança
  90. Tempo
  91. Tenacidade
  92. Tolerância
  93. Trabalho
  94. Tranquilidade
  95. União
  96. Verdade
  97. Visão
  98. Vitalidade
  99. Vitória

Alguns de vocês vão achar que algumas palavras são muito parecidas, que são sinônimas, mas atentem para que verdade e realidade podem ser coisas parecidas, no entanto, são bem diferentes. Outros vão discordar da inclusão dessa ou daquela palavra, mas isso não deve ser encarado como um problema, pois não há nessa lista nenhuma palavra negativa. Alguém com toda certeza vai pensar em outras palavras que poderiam fazer parte dessa lista, isso é muito bom que aconteça, então as inclua em sua lista, mas não se esqueça de enviá-las para mim também.

Vejam que ao colocar em ordem alfabética todas essas palavras, a última que se lê é vitória, exatamente a palavra que exprime perfeitamente o objetivo que todos nós desejamos alcançar. Só espero, que com o exercício e a prática de todas as palavras maravilhosas dessa lista, o amor, a felicidade, a paz, o sucesso e a vitória, possam ser mais fáceis de serem conquistados e que sejam muito mais duradouros.

4 comentários em “… 2009, 2010 e além…”

  1. Começar o ano lendo um texto dessa qualidade e com essa preocupação só no seu blog, só sendo o senhor deputado Nagib, imagine se um daquele seus colgas da Assembleia iria ter uma preocupação dessa, imagine se isso sairia da cabeça de um Marcos Caldas ou de um Zé Lima!
    Parabéns e um 2010 de alegria, amor, felicidade, saúde, sucesso e vitória.

  2. Bons dias Joaquim,

    Feliz ano ano novo para vc, sua familia e todos nós, os maranhenses e brasileiros. Muita Saúde, Paz (que a violencia em nivel mundial seja pelo menos controlada) e Prosperidade (que engloba o dinheiro, as oportunidades e a vitória advinda destas). Enfim que todos nós tenhamos: Saúde, Paz, Amor, Harmonia , Prosperidade e muuuuuitttttta fé em Deus e em todos os Santos e que sejam de todos os credos e religiões.

    Um abração

  3. Lista completa – linda sua idéia.
    conforme vc pede aos leitores:
    Perdão
    Renovação

    Feliz ano novo!

    Resposta: Beleza Olívia… Feliz ano novo pra você também!

  4. Joaquim,

    Contribuição para sua lista:

    1) AÇÃO contra a vilolência urbana em São Luís;
    2) PRISÃO para os bandidos de São Luís;
    3) SUPERAÇÃO para quem passa por um assalto à mão armada;
    4) ORAÇÃO em agradecimento à DEUS por estar vivo.

    Saudações,

    Clara

    P.S. A partir de hoje vou propagar para o MUNDO o quanto minha cidade, São Luís está violenta, onde eu tiver voz, vou lutar pelo direito de poder usufruir de minha CIDADANIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perfil

“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.

Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.

Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.

Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.

Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Arquivos

Categorias

Mais Blogs

Rolar para cima