A ILHA

12comentários

Ainda criança aprendi o que é uma ilha.

Nasci em uma!

Agora marcado pelas memórias

descobri que podem haver outros tipos

Descobri que uma porção de terra

cercada de poesia por todos os lados,

cercada de amor,

também é uma ilha.

12 comentários para "A ILHA"


  1. Marcia Rodrigues

    Olá, caríssimo!

    É sempre um prazer vir aqui! 🙂

    Percebo que suas memórias são como rochas sedimentadas por marés de encantamentos.

    Abraços!

  2. Diana, a amazona

    Seus poemas são de uma simplicidade tão grande que você pode se dá ao luxo de fazê-los sobre uma voluptuosa noite de amor ou sobre uma singela ilha com a mesma elegância e competência. Seus textos, sejam eles, contos, crônicas ou poemas, são o que de melhor há hoje em dia em nossa terra. Parabéns.

  3. Professor

    CARO DEPUTADO, FIQUEI FELIZ AO LÊ O BLOG DO DÉCIO SÁ. NO QUAL O SENHOR AFIRMA QUE CONCORRERÁ NOVAMENTE A ELEIÇÃO PARA DEPUTADO. A ATITUDE SÓ ENRIQUECE A POLPITICA DO MARANHÃO. ENFRENTE DE CABEÇA ERGUIDA ESSA MÉDIA DÚZIA DE SECRETÁRIOS QUE NUNCA FIZERAM NADA PELO MARANHÃO E AGORA SE APROVEITAM DA MÁQUINA PARA TROCAR FAVORES POR VOTO. O SENHOR MAIS UMA VEZ SERÁ ELEITO PELO BEM DO POVO DO MARANHÃO.
    DEPUTADO, SOU DE ALTAMIRA DO MARANHÃO E GOSTARIA QUE O SENHOR DENUNCIASSE DA TRIBUNA DA ASSEMBLEIA, OS DESMANDOS DO PREFEITO DE ALTAMIRA DO MARANHÃO, ARNALDO GOMES (PT/BALAIO), QUE NÃO ESTÁ PAGANDO AOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO, MENOS QUE O SALÁRIO MÍNIMO E AINDA A CARA-DE-PAU DE DIZER QUE NÃO O SALÁRIO MÍNIMO, PORQUE A GOVERNADORA NÃO ESTÁ FAZENDO O REPASSE DOS RECURSOS DO FUNDEB. SEJA O PORTA-VOZ DOS POBRES PROFESSORES DE ALTAMIRA, QUE ESTÃO SENDO MASSACRADOS PELO PREFEITO TIRANO E SEM TER A QUEM PEDIR SOCORRO.

  4. Carlos Alberto

    Um Comentário para “Joaquim garante candidatura e reclama de secretários”:

    Ei. Deputado fala no ppopular em vez de “reduto” usa logo “curral eleitoral”…eu sei, ainda deve esta doendo muitoooo, a sua derrota para o Tratorzão…..Eu si que é dificil fazer a previsão da própria derrota mais você , Helena Barros Heluy, Alberto Franco, Afonso Manoel e tantos outros não vão voltar para a Assembléia em 2011..Anotou

    Resposta: O comentarista demonstra tanta desinformação que errou até de endereço. Esse comentário deveria ser postado no Blog do Décio Sá. Mas como já chegou aqui falando bobagem vai ouvir uma resposta, infelizmente a sua altura, coisa de meio metro do chão.
    A deputada Helena é uma das melhores parlamentares do Maranhão e fará grande falta naquela casa, mas ela não perderá a eleição, ela não irá disputar. Quanto aos deputados Alberto Franco e Afonso Manoel, que serão candidatos, acredito que eles tenham muita chance de se reeleger.
    No que diz respeito aminha pessoa, já disse e não custa repetir que não tenho curral eleitoral, tenho municípios como Altamira do Maranhão, onde já sou votado faz 28 anos e São Domingos do Maranhão que com essa será a quarta eleição consecutiva onde tenho um grupo forte e coeso que me apóia, por um simples motivo, porque sou amigo de meus amigos, porque não faço em política a barganha que fazem alguns, porque aprendi com meu pai que dizer o que se pensa e falar a verdade não custa nada e ainda dá lucro, faz com que se seja respeitado e querido pelas pessoas.
    Ser ou não ser eleito é quase sempre conseqüência do trabalho feito, se meu trabalho tiver sido feito da maneira correta ele trará consigo o sucesso da vitória.

  5. Lyvia Viana

    E quem ama essa Ilha sabe também desde cedo o que é Ponte
    Carrega as cores, sabores e sotaques desse lugar a qualquer outro
    A Ponte que está em mim
    na minha fala
    na minha gente
    o que é meu
    E invade o poema como maré alta em Panaquatira
    Enche meu peito de saudade,
    e traz aqui pra longe o cheiro de mar, peixe-pedra e Guaraná Jesus

    Com mágica e poesia
    A Ponte agora é a Ilha.

  6. soares

    ESSE É O MEU DEPUTADO… CABRA QUE NÃO DEIXA ALMOÇO PRA JANTAR… BOTA ESSE PREA PRA CORRER NAGIBAO QUE NOS SOMOS E FOLHA E TU VAI TER E 10 MIL VOTOS DESSA VEZ EM SAO DOMINGOS…

  7. mario

    nagib 2010…
    carlos alberto vai tomar no teu…
    me desculpe nagib…
    todos vamos digitar 15369

  8. frenando

    Altamira esta com voce deputado, e pode ter certeza que voce terá 2.000, votos nesse municipio em reconhecimento ao seu trabalho e a sua pensonalidade de pessoa séria e amiga.
    ha caro Deputado, gostaira de comunicar que nessa domingo de carnaval, vai ter uma grande festa na fazendo do seu grande amigo Zeca Braz(vice-prefeiro), detalhes o prefeito esconddidinho esta precionado ao funcionaria da prefeitura e amigo de Zeca Braz a nao participar da festa.

  9. Obawrvador

    CARO DEPUTADO JOAQUIM.ALTAMITA HOJHE FICOU MAISN TRISTE PELO FALECIMENTO DO EX-PREFEITO FRANCICS ALVES DA SILVA (CHICÔ) A QUEM VOC^çE CONHECE MUITO BEM, O MAIS TRISTE DESSA HISTÓRIA , NÃO É O FALECIMENTO DO EX-PREFEITO, A QUEM POVO DE ALTAMIRA TINHA UM GRANDE APREÇO. O PIOR DE TUDO É SABER QUE O ATUAL PREFEITO AFRNALDO GOMES, DE QUEM O EX-PREFEITO FOI O MAIOR BENFEITOR (DELE E TODOS OS SEUS IRMÃOS), POIS A ELES DEU A PARTIR DA CASA PARA MORAR EM SÃO LUÍS E PAGAVA O COLÉGIO DE TODOS ELES, SÓ DECRETOU LUTO OFICIAL, DEPOIS DAS 13 H0RAS DE H0JE (13.02.2010), DEPOIS DE MUITA CONVERSA E PRESSÃO DE SEUS AUXLIARES. A ALEGAÇÃO MAIS FORTE DO PREFEITO, ERA DE QUE O FALECIDO E SEUS FAMILIARES ERAM SEU ADVERSÁRIOS. DAÍ SE PODE VÊ O NÍVEL O PREFEITO VAGABUNDO DE ALTAMIRA DO MARANHÃO, QUE PIR SINAL, É AMIGUINHO DO DÉCIO SÁ.

  10. EDUARDO JUNIRO

    A respeitada revista Superintessante, edição deste mês, trás uma intrigante matéria sobre projetos da Petrobras que estimam o impacto das mudanças climáticas globais no Brasil. O projeto é uma parceira entre a Petrobras, o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e Embrapa.

    Falo que a matéria é intrigante porque não há qualquer referência sobre a Refinaria Premium I, localizada no município de Bacabeira e prevista para começar operar, segundo o governo Roseana Sarney, em 2013.

    A reportagem trás um mapa do Brasil e destaca as localidades onde já existem ou serão construídas refinarias da Petrobras, e cita localidades como Fortaleza (CE), Piauí, Laranjeiras (SE), Camaçari (BA), Landulpho Alves (PE), Gabriel Passos (MG), entre outras. Nada da Premium I, de Bacabeira (MA).

    É impressionante como um megainvestimento de 20 bilhões de dólares, o maior já previsto na área de refino, não seja mencionado nesses projetos da Petrobras sobre impactos das mudanças climáticas globais no Brasil.

    Na segunda quinzena do mês de março, a Assembleia Legislativa realizará a tão esperada audiência pública sobre a Refinaria Premium I. Caso o ministro Edson Lobão não se movimente para esvaziá-la novamente, será uma ótima oportunidade para o esclarecimento de inúmeros mistérios e pontos de interrogações que permeiam a propalada refinaria da Petrobras no Maranhão.

    PS. Há um mito em construção no Maranhão de que só estar em disputa uma vaga para o Senado, pois a outra já é cativa do ministro Lobão. Penso ser um equívoco os pré-candidatos ao Senado do campo oposicionista preservar o ministro, principalmente no tocante às questões referentes à Refinaria Premium I. Essa refinaria pode ser o calcanhar de Aquiles do “Magro Velho

  11. leite gama

    Ontem, vi em jornal do Maranhão foto da governadora brincando carnaval no Pestana Resort Hotel, com muita criatividade e glamour. Tudo bem, ela, como todo mundo, pode e merece brincar o carnaval. Agora, como figura pública, está comemorando o quê? O cargo que ganhou no tapetão? O atraso que quarenta anos de poder do clã causaram ao estado? Os casarões do Centro Histórico (patrimônio da humanidade) abandonados em ruínas? O índice de violência que assusta na grande São Luís? Acho que pessoas públicas deveriam ser mais discretas. Nunca vi um governador em que votei fantasiado. Pode ser carnaval, mas ele continua sendo governador. Tem muito o que se preocupar, mas, tudo bem, coisas da corte. Em tempo: passei por Bacabeira em dezembro, rumo ao interior, e me perguntei: vão fazer uma refinaria aqui? Muito bom. Veja bem, não estou desmerecendo o lugar nem o povo de Bacabeira. Mas como moro e trabalho ao lado da refinaria de Capuava, na grande São Paulo, fiz uma comparação das condições estruturais em vários aspectos. Acho que leva uns vinte anos. Essa coisa de lançar pedra fundamental é só jogo político do Lula e da governadora. Estão iludindo mais uma vez o maranhense. E caso o projeto não seja bem encaminhado, sem politicagem e com seriedade, o povo de Bacabeira e região vai ser o maior prejudicado. Não se poder vender ilusão, para em troca receber voto e cargos e coisas do gênero. Que venha a bendita refinaria, que traga desenvolvimento e não decepção. Pensar no agora e no depois, pois uma obra desse porte vai ser coisa séria. Não pode ser sonho de carnaval, que só dura quatro dias.

  12. JAILSON MENDES

    Por que não colocou meu comentário?
    Tá com medo e não se reeleger, meu nobre camarada.
    Cadê a liberdad de expressão?

    Tô esperando o comentário ser postado…

    Resposta: O cidadão só pode ser doente! Vem falar para mim sobre liberdade de expressão. Nunca recebi um comentário seu. Eu posto todos os comentários que chegam ao meu blog, menos os que ofendem moralmente alguém ou alguns que busquem atingir objetivos subalternos ou em discordância com a urbanidade. Porque não postaria essa bobegenzinha sua?
    Você acha que alguém que tem aproximadamente 35 mil votos estaria com medo de perder uma eleição que para ser garantida, bastaria ter 40 mil?
    O amigo não sabe da missa o terço e não vou ser eu quem vai lhe ensinar a ladainha.
    Cresça e apareça.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS