Roteiro de Sucesso.

7comentários

Quem me conhece sabe o quanto gosto de arte e que dentre todas elas a que mais me fascina é o cinema.

Pois bem, a bíblia do cinema é o roteiro, seja ele escrito ou não. O roteiro é que dita todos os parâmetros de uma obra cinematográfica. É assim que acontece na vida também. Nossa vida tem um roteiro, uma história que contamos em nosso dia a dia e que vai resultar na obra final, projetada no nosso tempo e no nosso espaço e algumas vezes extrapolando esses dois importantes parâmetros da física.

É bem verdade que no cinema como na vida existem outras etapas igualmente importantes, como a produção, etapa onde se escolhe tudo que será utilizado em cena, qual o figurino, qual o cenário, qual a luz e o enfoque. Há também a edição, onde se cola, se une (e em alguns casos, inclusive de grande sucesso, até se desune) os pedaços da história. É nessa etapa que se eliminam os excessos ou tapam-se os buracos como num delicado trabalho de escultura.

Feito esse preâmbulo, indispensável para a construção literária que mais me agrada, passo agora ao assunto de cerne deste domingo: Amanhã será o dia internacional da mulher e imagino que em volta de mim, seja no meio físico do jornal de papel e tinta, seja no meio eletrônico dos blogs, o assunto é um só – 8 de março, dia internacional da mulher.

Assim sendo eu não poderia falar sobre outra coisa.

Para falar sobre as mulheres, poderia comentar sobre a importância delas em nossas vidas e no mundo. Poderia falar das mulheres trabalhadoras ou das chefes de família. Poderia falar de mulheres emblemáticas, como Eva ou Luci. De Maria, de Madalena ou de madre Tereza de Calcutá. Poderia falar de cientistas como Marie Curie, de artistas como Camille Claudel, de rainhas como Elizabeth I ou de chefes de governo como Margaret Thatcher e Roseana Sarney (primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro). Poderia falar de nenhuma especificamente, e ainda assim falar de todas ao mesmo tempo. Poderia falar das funções que as mulheres exercem: A mãe, a companheira… Poderia falar de novo de minha mãe e poderia ainda falar de minhas mães de criação, Teté e Loló que ajudaram a criar a mim e a meu irmão e que ainda vivem conosco alegrando as nossas vidas.

No entanto quero falar sobre mulher usando o exemplo de uma com quem tenho uma relação de grande respeito e profunda admiração, em que pese pertencermos a correntes partidárias e ideológicas diferentes. Refiro-me à minha colega deputada Helena Barros Heluy, uma mulher de fibra, rígida, até dura em alguns aspectos, mas doce e suave em outros.

Quando o assunto é a coisa pública, o interesse da sociedade ou mesmo, em alguns aspectos, o seu jeito de encarar a vida, ela tem sempre em mão seu roteiro que ela escreve desde mocinha, pautado em suas sólidas crenças, sejam elas políticas ou religiosas. Esse roteiro ela segue à risca, com uma ou outra adaptação, mas sempre respeitando a espinha dorsal da trajetória do personagem que ela escolheu para si.

Quando o assunto é seus netos, seus amigos ou sua querida Barão de Grajaú, vê-se uma outra Helena, uma Helena mansa, suave e doce como toda avó, como toda filha saudosa da casa de seus avós.

É incrível, mas a minha convivência com Helena na Assembleia Legislativa do Maranhão é mais próxima que com boa parte dos deputados do meu partido, pois mesmo divergindo dela na forma ou no caminho, eu e ela advogamos as mesmas causas, propugnamos as mesmas idéias, defendemos o mesmo ideal.

Helena já comunicou que não irá disputar mandato nas eleições de 2010, ato que por si só irá subtrair do legislativo maranhense um de seus melhores membros, pois ela é hoje naquela casa uma espécie de paradigma, um parâmetro para todos nós.

O fato de Helena não concorrer nas próximas eleições demonstra que ela tem um imenso desapego, sentimento presente apenas naquelas pessoas que buscam, antes de qualquer coisa, fazer sempre o melhor ao seu alcance.

O roteiro que Helena escreveu para si e que ela continua escrevendo, a faz merecedora do respeito e dos aplausos, até mesmo aqueles vindos de pessoas que pensam diferente dela.

Na oportunidade em que enalteço as mulheres usando para isso a figura de minha querida colega deputada Helena Heluy, não poderia deixar de lembrar das outras mulheres que engrandecem o nosso parlamento, como Cleide Coutinho, Graça Paz, Fátima Vieira, Gardênia Castelo, Eliziane Gama, Janice Braide e Márcia Marinho, sem esquecer de muitas outras mulheres que emprestam àquela casa seu indispensável trabalho, desde a mais humilde servente até a mais graduada doutora da consultoria legislativa.

Por fim, devo dizer que entendo que dia da mulher é todo dia, amanhã é apenas um dia emblemático, para que nós possamos homenageá-las especialmente.

7 comentários para "Roteiro de Sucesso."


  1. César Severrú

    Caro Excelentíssimo.
    O que seria de Adão sem a Mulher? E a própria, saida da costela de nosso antigo ancestral.
    Mas, se não houvesse mulher, o que seria do Homem? Um andrógino? Provavelmente, mas, Deus em sua Infinita Sabedoria, criou a Mulher do Homem. Homem x Mulher, ambos iguais e totalmente diferentes.

    Amo a mulher, como mãe, esposa, amiga, irmã. Todas são uma só.
    O que seria da poesia e do poeta sem ela?
    Tenho orgulho se ser Maranhense e ser guiado pela estrela de nossa Exceletíssima Governadora, feminina e feminista, a primeira da história em máteria de vitória das mulheres na vida pública.

    Nós como homens, obrigatoriamente com Lei, devemos respeitar a imagem da Mulher, como um pedaço do céu na terra.
    Desde já, parabenizo seu blog e sua crônica, também sou um apreciador de seu trabalho na assembleia.

    Um grande abraço e Paz seja Convosco!
    Au Revoir!!

    Allah Akbar!
    Salom!

    =D

  2. neguino glorioso.’.

    Muito bonito quando diz gostar das artes dentre as quais o cinema, muito mais belo quando homenageia as mulheres, seres fundamentais para a nossa sobrevivência, como disse Pixinguinha, divina e graciosa …, mas quando você de Roseana Sarnei, cai por agua seu conhecimento politico e cai no seu comprometimento com tão repugnavel ser. por fatos que é de seu inteiro conhecimento, Quanto a senhora Heluy, já estamos cheios das suas asneiras, Heluy pai, mãe e filho assim como os Sarneys.

    Resposta: A liberdade de expressão garantida no sistema democrático é algo maravilhoso, pois nos permite dizer o que queremos e nos faculta ouvir o que os outros querem dizer. Senhor Neguino, é somente por isso que estou autorizando o seu comentário caolho, manco, gago, completamente equivocado, mas já que é sua opinião… Mesmo discordando dela totalmente, lutarei até apagarem-se as luzes de meus olhos pelo seu direito de dizer, mesmo que o que diga seja tamanha asneira.

  3. Alice Fernandes

    Resposta maravilhosa deputado, só um homem preparado é capaz de responder um comentário desses com tamanha elegância e com a firmeza necessária. Cada vez que leio suas crônicas fico mais sua fã.
    Aproveitando a oportunidade, li em um desses blogs que o senhor não mais será candidato a deputado, que vai nos deixar órfãos na Assembleia, isso é verdade? Por favor diga que não, que isso não passa de fofoca de jornalista que não tem o que fazer.

    Resposta: Minha cara Alice, os políticos se notabilizaram por dizerem uma coisa e fazerem outra, por sentirem de uma forma e fazerem com que pensássemos que eles sentiam de modo diferente, de fazerem um acordo para em seguida descumpri-lo, de estar de um lado e de repente se posicionarem de outro. Eu sempre procurei fazer diferente disso, sempre disse o que iria fazer e fazia, sempre deixei claros os meus posicionamentos, os meus pensamentos, os meus sentimentos, e eles sempre expressavam a minha verdade, jamais descumpri um acordo, sempre estive de um só lado, no mesmo grupo mesmo que discordasse dele em alguns aspectos, nunca disse que alguém era feio e mau e logo em seguida passei a dizer que esse mesmo alguém era lindo e bonzinho. Portanto Alice, sempre mantive uma postura diferente das posturas comuns dos políticos, não só dos daqui, mas de todos os lugares e fazer isso durante 28 anos em que estou na vida publica foi bastante desgastante, deu muito trabalho, causou-me muitos problemas e resolvi que é chegada a hora de dar um tempo no que diz respeito a disputar mandato eletivo, em ser candidato a deputado.
    Quero que você e todos saibam que gosto de ser deputado, que acredito no meu trabalho como parlamentar, que todas essas dificuldades, toda essa ginástica que fiz e faço na tentativa de ser um político pelo menos um pouco diferente da grande maioria, que ter uma grande quantidade de correligionários e amigos, tudo isso junto, fará com que eu, mesmo não concorrendo a um mandato nessa eleição, não me afaste totalmente da política, até porque eu não conseguiria, pois ela está em meu sangue, entranhada em cada célula de meu corpo e em cada pedaço de minha alma.
    Desde criança quis ser deputado, acho que de tanto ver meu pai e seus amigos exercendo essa função, aprendi, depois direcionei meus estudos para ser melhor nesse setor, elegi prioridades e tracei planos que executei durante esses 28 anos, desde que me elegi pela primeira vez em 1982, quando tinha apenas 22 anos. Agora com 50 acho que é hora de dar um tempo, arrumar um pouco a casa, fazer um balanço, executar outros projetos, até para criar um pouco de distanciamento, para poder ver se o que fiz em todos esses anos como deputado foi algo realmente bom.
    Não vou deixar de ser político, só não vou me candidatar em 2010 para nenhum cargo eletivo.
    Muito obrigado por suas gentis palavras. Continuaremos a nos encontrar por aqui.

  4. Diogo

    Joaquim,
    Após sua homenagem à Helena Heluy passo a admirá-lo mais ainda, pois vejo que pensamos parecido. Ela é de um partido político do qual não me identifico, principalmente aqui no Maranhão, entretanto, sei que é uma pessoa maravilhosa, minha mãe, muito religiosa, já me destacou vários feitos dela como voluntária em obras da igreja.
    Abraço!

  5. Veronica Ramos

    SR. JOAQUIM

    SOU ALUNA DA FAMA, NO CURSO DE LETRAS, E GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTAR SUAS OBRAS E SUA BIOGRAFIA, PARA QUE EU POSSA FAZER O TRABALHO QUE ME FOI PROPOSTO NA FACULDADE, SOBRE LITERATURA MARANHENSE, QUE É UMA AREA NÃO MUITO VALORIZADA. EU PROPRIA TINHA ESSA ATITUDE, MAS COMO FUTURA PROFISSIONAL DO CURSO DE LETRAS, NÃO PODEMOS TER ESSA ATITUDE. ESPERO NÃO ESTÁ SENDO INCONVENIENTE,.

    ABRAÇOS

    VERONICA RAMOS

  6. izabel

    Caro Deputado joaquim,

    O que se comenta a boca miúda nseta cidade, é que vc que ser o Secretário De Educação. Eu particularmente não acredito. Mas onde há fumaça, há fogo.

    Resposta: Minha Cara Izabel, me elegi deputado pela primeira vez em 1982 e durante esses 28 anos de lá até aqui, acumulei alguma experiência em minha vida pessoal e na vida pública também, o suficiente para dizer NÃO para aquilo que eu não desejo ou não acredito que seja o melhor caminho, assim como para dizer SIM para aquilo que acredito que seja a melhor opção ou escolha.

  7. Silvio Pereira Matos

    agua e oleo.
    sal e açucar.
    cão e gato.
    coruja e rouxinol.
    Roseana e Margareth Thatcher.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS