Parlamentando

23comentários

Semana passada, enquanto respondia um determinado comentário em meu Blog, notei que havia recebido outro comentário sobre a forma com que havia respondido uma postagem anterior. A autora desse segundo comentário era alguém que se identificou como sendo Alice Fernandes, e se dizia preocupada com o fato de ter ouvido falar que eu não seria mais candidato a deputado nas eleições do próximo outubro.

Muitas pessoas têm demonstrado a mesma preocupação com essa notícia, por isso resolvi comentar esse assunto aqui hoje.

Alguns políticos se notabilizaram por dizerem uma coisa e fazerem outra, por sentirem de uma forma e fazerem com que pensássemos que eles sentiam de modo diferente, de fazerem um acordo para em seguida descumpri-lo, de estar de um lado e de repente se posicionarem de outro. Eu sempre procurei fazer diferente disso, sempre disse o que iria fazer e fazia, sempre deixei claros os meus posicionamentos, os meus pensamentos, os meus sentimentos, e eles sempre expressavam a minha verdade. Jamais descumpri um acordo, mesmo que ele fosse de alguma maneira desfavorável. Sempre estive de um só lado e no mesmo grupo político, mesmo que discordasse dele em alguns aspectos. Nunca disse que alguém era feio ou mau e logo em seguida passei a dizer que esse mesmo alguém era lindo e bonzinho. Sempre busquei ser coerente e mantive uma postura diferente das posturas comuns desses políticos, não só dos daqui, mas de todos os lugares e confesso que fazer isso durante os 28 anos em que estou na vida pública foi bastante desgastante, deu muito trabalho, causou-me muitos problemas e então resolvi que é chegada a hora de dar um tempo, pelo menos no que diz respeito a disputar mandato eletivo, em ser candidato a deputado.

Quero que todos saibam que não sou hipócrita e não tenho vergonha de dizer que gosto de ser deputado e aprecio o poder que o cargo proporciona, mas há coisas que eu aprecio muito mais.

Acredito no meu trabalho como parlamentar e sei que mesmo com todas as dificuldades inerentes ao cargo, toda a ginástica que fiz e faço na tentativa de ser um político pelo menos um pouco diferente da maioria, e principalmente pelo fato de ter uma grande quantidade de correligionários que antes de tudo são verdadeiros amigos, tudo isso junto, fará com que eu, mesmo não concorrendo a um mandato nessa eleição, não me afaste totalmente da política, até porque eu não conseguiria, pois ela, a política, está em meu sangue, em meu suor, entranhada em cada célula de meu corpo e em cada pedaço de minha alma.

Desde criança quis ser deputado e acho que de tanto ver meu pai e seus amigos exercendo essa função, aprendi esse ofício, depois direcionei meus estudos para ser melhor nesse setor, elegi prioridades e tracei os planos que executei durante esses 28 anos, desde que me elegi pela primeira vez em 1982, quando tinha apenas 22 anos. Agora com 50, acho que é hora de dar um tempo, arrumar um pouco a casa, fazer um balanço, executar outros projetos, até para criar um pouco de distanciamento, e poder ver se o que fiz em todos esses anos como deputado foi algo realmente bom.

Não vou deixar de ser político, só não vou me candidatar para deputado em 2010.

Acontece que tenho notado basicamente três tipos de reações por parte das pessoas quando sabem que não serei candidato a deputado na próxima eleição: Há quem, como Alice, fica consternado e pede que pondere e reconsidere a decisão de não ser mais candidato, pois acha que o trabalho que desenvolvo na Assembleia é um paradigma na atuação parlamentar em nosso Estado. Fico envaidecido, mas explico que é hora de deixar que outros possam estabelecer os seus paradigmas, deixarem as suas marcas, até como forma de melhor avaliar o real desempenho, tanto o meu, quanto os dos demais.

Há aqueles, como meu amigo CB que vibrou quando soube que eu não mais seria candidato a deputado. Dizendo ele que sempre achou um desperdício que eu dedicasse tanto tempo e tantos esforços à uma atividade que por mais que eu me esforçasse, pouco poderia fazer no sentido de mudar o quadro existente, frente à infinidade de obstáculos que eu encontraria pela frente.

Confesso que me assusto com essa forma de pensar, pois não deixa muita margem para eu ache que meu desempenho, mesmo modesto, possa, no frigir dos ovos, fazer alguma diferença e olha, eu gosto de pensar que, por mínima que seja, minha atuação na ALM faz alguma diferença.

Há também aqueles que simplesmente não acreditam, que acham que isso é conversa de político, que não conseguem imaginar como alguém que tenha uma eleição praticamente certa possa abrir mão disso. Essas pessoas questionam como é que alguém tão acostumado com a lida política possa abrir mão de algo que é tão natural em sua vida como dormir e comer. No que diz respeito a essa reação das pessoas fico indignado, pois é exatamente por isso mesmo que acho importante não concorrer. Eu não sou deputado, eu estou deputado. Eu sou é político e isso eu vou continuar sendo, mesmo sem um efetivo mandato no parlamento estadual.

O mestre Cid Rojas de Carvalho, de quem fui colega na Assembléia Nacional Constituinte, dizia que político sem mandato não é político. Acho que em alguns aspectos ele estava certo, mas quando ele dizia isso, se esquecia da condição humana dos políticos, não levava em consideração a dimensão do indivíduo, do homem vestido em terno e gravata que muitas vezes tem que engolir seco e fazer sóbrio algumas coisas que nem bêbado conseguiria. E olha que eu nem bebo álcool.

O velho Rojas, de lá de onde estiver que me perdoe, mas vou tentar provar que em pelo menos um aspecto ele estava errado. Pretendo, mesmo não sendo deputado, me fazer ouvir, expressar minhas opiniões e conclamar as pessoas a pensarem e discutirem os assuntos que dizem respeito à nossas vidas. Não vou poder fazer isso da tribuna da ALM, não vou poder apresentar projetos de lei ou tentar emendar nem o regimento da Casa, nem a constituição estadual, nem o orçamento do estado, mas onde eu estiver vou continuar “parlamentando”, pois essa é uma das poucas coisas que acredito que eu saiba fazer com alguma competência.

E mais, o fato de não ser candidato, de não precisar de votos, de apoio eleitoral, o fato de não ter um mandato, tem me dado uma liberdade e uma coragem, que há muito tempo eu não experimentava e posso lhes afirmar que essa é uma sensação maravilhosa.

23 comentários para "Parlamentando"


  1. Beto Nicácio

    Caro Joaquim Haickel, eu o conheci pessoalmente há pouco tempo, e confesso que tive de imediato admiração e respeito.
    A Assembléia e a população perderá um grande parlamentar, mas certamente, o destino te reserva coisas mais importantes e significativas.

  2. Carlos Alberto

    Desculpa para p… mole!!!

    Resposta: Quando eu e meu grupo de amigos éramos adolescentes, e alguém dizia isso que você disse acima, havia duas respostas, uma para o caso do cara que falou ser um desconhecido: “Manda tua mãe vir tirar a prova” e uma para o caso de quem cometesse a pachorra da provocação ser conhecido: “Manda tua irmã pra ver”.
    Hoje, distante da adolescência posso dizer sem medo de errar que acho que você tem toda razão, é por causa de comentários como esse seu, vindo de gente como você, que ELE deve estar mole, pois não há como “meu amigo” ter qualquer “empolgação” convivendo num ambiente onde a grande maioria das pessoas são imbecis como você.

  3. FLAVIO AMORIM

    DEPUTADO JOAQUIM EU ADORO AS RESPOSTAS QUE O SENHOR DA PARA CERTOS COMENT-OTARIOS EM SEU BLOG, MAS FIQUEI MUITO TRISTE EM SABER QUE O SENHOR NÃO VAI MAIS SER O NOSSO REPRESENTANTE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA POIS MESMO O SENHOR SENDO LIGADO A ESSE PESSOAL DE SARNEY, ERA UM DOS POUCOS POLITICOS EM QUEM SE PODIA CONFIAR.
    ESPERO QUE SEJA VERDADE O QUE O SENHOR DISSE, QUE MESMO NÃO SENDO CANDIDATO VAI CONTINUAR PERTO DE SEUS AMIGOS QUE LHE ACOMPANHAM A MUITOS ANOS POIS ELES NÃO VÃO JAMAIS TE. ABANDONAR. CONTINUAREI SEGUINDO SEUS PASSOS E SUAS ORIENTAÇÕES, DEPOIS NOS INDIQUE ALGUEM PARA QUE POSSAMOS VOTAR, ALGUEM QUE O SENHOR ACREDITA QUE POSSA SER PELO MENOS UM POUCO PARECIDO COM O SENHOR, AMIGO DE SEUS AMIGOS, VERDADEIRO, LEAL…

  4. Alice Fernandes

    Caro deputado Joaquim Haickel,
    Fiquei surpresa ao ler agora a pouco aqui em seu Blog o texto “Parlamentando” onde o senhor narra com maestria e leveza aspectos de sua decisão de não mais concorrer a deputado estadual nas próximas eleições.
    Li a alusão feita pelo senhor ao meu comentário anterior e me senti um tanto envaidecida por fazer parte dessa história. Gostaria, no entanto, que ela tivesse outro desfecho, culminando com a sua reconsideração e aceitação a mais um mandato que tenho certeza o povo do Maranhão lhe oferecerá, pois é público e notório o fato do senhor ser um dos melhores, se não o melhor dos parlamentares de nossa Assembleia.
    Caso sua decisão permaneça essa, de não se candidatar mais a deputado estadual, candidate-se a senador, pois esse é o cargo a sua altura.
    Bem, vou continuar visitando seu blog para saber o que vai acontecer. Espero que o que quer que aconteça, seja o melhor para o senhor e para nós, o povo tão precisado de gente assim como o senhor na política.

  5. FORROFOZADO

    E ai velho Quincas? Tudo certinho? Corre na praça que tu serás o próximo secretário de educação, isso é verdade? Conta pra nós, não faz jogo duro, não nos esconde nada, pois já deu até no Dr. Pêta!!! Será que nós teus amigos seremos os últimos há saber?

    Resposta: Resposta: Esse papo me lembra muito uma história antiga, que teria acontecido com Juscelino, então governador de Minas Gerais. Determinada figura, aflito, pois muitos diziam que ele seria convidado para uma das pastas mais importantes do governo, a Fazenda, foi até a casa do governador recém eleito dizer de sua angustia, de sua apreensão, tendo em vista os comentários de todos, inclusive seus amigos e familiares. Aproveitou para dar sondada e até uma pressionada no amigo governador. No meio da conversa, informal, Juscelino teria sugerido ao ansioso candidato ao cargo que dissesse a todos que ele havia sido convidado e não havia aceitado por motivos de foro íntimo. Chocado com a solução encontrada pelo astuto líder mineiro, o cabra foi-se, sabedor de que não seria convidado para cargo algum.
    Pois bem, quanto a mim, eu não fui convidado para exercer nenhum cargo no governo. Além do mais, não será pelo fato de eu não mais disputar a próxima eleição que necessariamente deverei ser chamado para algum cargo. Inclusive, esses cargos são de confiança do governador e ele nomeia quem acredite esteja à altura de desempenhar bem o papel a ele destnado.

  6. Marcia Soares

    Nobre Deputado Joaquim,
    Diante da sua decisão só posso escrever essa frase. Você jamais ultrapassaria os teus limites. OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS.
    Siga em frente pois homens como você é que o Brasil precisa. Acredito que terás a oportunidade de contribuir mesmo não sendo mais Deputado com o desenvolvimento do Maranhão.
    Um forte abraço.

  7. Hélio Sales

    Caro deputado Joaquim esse são os dados do poste que está com problema e que fica em frente da minha casa, Hélio Sales, seu amigo de Pio XII, e eu gostaria que o senhor me ajudasse a resolver esse caso. Não é pra trocar o poste e sim trocar as canelas porque, está saindo fogo todos os dias, e meu pai morre de medo. Eu já procurei o escrtório da cemar em Santa Inês e não deu jeito, queria que o senhor fizesse isso pra mim por favor.

    N° 347974
    N°050085-2

    Unidade consumidora: 4306120
    Roberto severino Sales
    R. Senador Vitorino Freire N° 193
    Bairro: Centro
    65707-000
    PIO XII – MA

    Resposta: Amigo Hélio, vou enviar esses dados agora mesmo, por e-mail, para o Dr. Zé Jorge, diretor da CEMAR, pedindo que ele interceda a nosso favor e resolva esse problema. Grande abraço.
    Joaquim Haickel

  8. Nagib Haickel Filho

    Joaquim, meu irmão,

    Confesso que ao longo dos 46 anos que convivemos, jamais pensei que eu iria ficar preocupado com uma decisão destas que você tomou. Especialmente eu que por tantas e tantas vezes sugeri que você mandasse a política, políticos, derivados e assemelhados pra’quele lugar e se enveredasse no nosso outro braço de atividades – os negócios.

    Tenho certeza de não fazer parte de nenhuma das 3 categorias de pessoas as quais você mencionou no seu artigo de domingo, 21-3-2010. Estou talvez, numa categoria que você não citou, mas que pode existir: os perplexos.

    Estou neste estado, porque apesar de ter sempre lhe dito pra largar “isso”, no fundo, talvez jamais tenha realmente pensado que poderia acontecer.

    Mas fico orgulhoso de você, por ter tomado uma decisão praticamente ‘indisível’ entre os políticos (ao menos entre aqueles que eu me lembro).

    Tenho muitos outros motivos pra me orgulhar de você, mas um em especial vale ressaltar, pois quando você o menciona naquele artigo, me lembra a árvore da qual continuamos a colher frutos e que dentre tantos outros valores nos ensinou que “o que é combinado, não é caro!”: Nagibão. Valores que continuamos a achar fundamentais e que passamos para nossos filhos e esperamos que eles passem pra sua descedencia.

    Entretanto meu irmão, tenho alguma dúvida se as pessoas com quem nos relacionamos também sejam norteados pelo mesmo ditado, apesar de esperar que sim.

    Não quero e nunca quis como você bem sabe, ser mais real do que o rei, por isso, encerro convidando você a fazer parte da nossa outra trincheira.

  9. Eliziel Farias

    Nobre Deputado, há tempos sou leitor do seu blog, (apesar de nunca ter feito nenhum comentario até então), assim como na medida do possivel busco acompanhar sua atividade parlamentar, mesmo não sendo seu eleitor. Há vários meses alguns blog’s vinham comentando essa possibilidade agora formalizada por Vossa Senhoria de não participar das eleiçoes de outubro vindouro na condição de candidato. Sem entrar no merito da questão, só lamento que, com sua decisão, bem como a da Dep. Helena, inclusive já comentada aqui nesse espaço por Vossa Excelencia, o parlamento estadual perca sem querer desmerecer os demais componentes daquela casa, se não os melhores mais com toda certeza dois dos melhores nomes que ali estiveram nas ultimas legislatura.

  10. Diogo Adriano

    Joaquim,
    Pela primeira vez não votarei em você para deputado. Retornei do Rio de Janeiro em 2003 quando me formei, desde então, me orgulho em ter te escolhido como meu candidato, deixando de votar inclusive em parentes próximos, coisa que muitos familiares não entendiam.
    Respeito sua decisão e espero sinceramente que sigas na luta pelo nosso estado, SEJA COMO FOR.
    Abraços e boa sorte!
    Diogo Adriano

    Resposta: São manifestações como essa sua que me fazem ter certeza de que estou fazendo o mais apropriado nesse momento. Muito obrigado pela confiança.

  11. Jacira Quariguasi

    Joaquim,

    Diferente do do último comentário de Diogo Adriano, eu não tive a oportunidade de votar em você, pois não o conhecia e nem à sua história política. Desde que nos aproximamos e eu passei a fazer parte de seu dia a dia e de sua intimidade tenho analisado tanto o homem como o político. Quando as pessoas que me conheciam souberam de nosso relacionamento se surpreenderam, exatamente por eu ter me aproximado de um político, porque infelizmente a idéia que se tem dos políticos brasileiros é generalizada e não é das melhores. Eu mesma às vezes me questionava sobre isso. Mas, no fundo eu sabia que minha intuição não podia estar errada, pois eu jamais me aproximaria de alguém que fosse mau caráter ou coisa do tipo. Com o passar do tempo e com a nossa convivência só confirmei o que no fundo eu já sabia. Existem sim excessões na política e você com certeza é uma delas. Não conhecia até então, nenhum deputado ou homem público que atendesse a todas as ligações de seu celular e que fazia questão de não ter agenda para não identificar as chamadas e assim atender a todos indiscriminadamente. Ficava surpresa quando presenciava suas conversas com seus eleitores quando você dizia claramente que não iria prometer algo porque simplesmente não ia poder cumprir. Seria bem mais fácil, prometer e acabar logo com a discussão, mas você fazia questão de convencer seu eleitor a entender que seria impossível conseguir o objetivo em questão e se negava a mentir para ele. Ninguém melhor do que eu, sabe dizer como foi que você chegou a esta decisão de não mais se candidatar a um cargo eletivo e eu gostaria de deixar registrado que apesar de não entender sobre o assunto, entendo sobre gente. E se você diz que isso é o melhor a fazer, eu estou do seu lado, lhe apoiando e lhe dando forças para continuar sendo o homem que sempre foi e que hoje eu me orgulho em dizer que está ao meu lado.

    Resposta: é por isso (e por outras coisinhas mais) que eu te amo tanto…

  12. mario

    fico triste com essa decisao tua meu nobre deputado porq nao vice governador nagib 2010fico so na miha campanha nagib haikela força do povo e sim 15369.

  13. Fabiano Gallotti

    Fico triste por saber que a Assembléia perde um de seus deputados mais serios, atuantes e sem duvida nenhuma o mais coerente.
    O que me deixa mais tranqüilo é que tenho certeza que você não vai deixar de trabalhar pela melhoria do Maranhão, agora de outras maneiras.
    um abraço.

    Resposta: Fabiano, saber que pessoas como você, pensam dessa maneira me envaidece e tranquiliza. Muito obrigado, espero que eu esteja a altura de suas expectativas.

  14. Hamilton Miranda

    Dep Joaquim, tenho grande admiração por Vossa Excelência, respeito e admiro a decisão do amigo,
    apesar do Maranhão não poder contar com a participação do Ilustre Dep na proxima Legislatura. Será ruim para nosso Estado.
    Posicionamentos como estes e opiniões formadas como esta, me lembram o Ilustre Dep Leo Franklin, meu pai, amigo particular do Dep Nagib, ambos valorizavam o grupo ao qual faziam parte, com lealdade e firmeza como poucos. Abraço.

  15. gildete

    Sempre o adimirei, mas só a pouco tempo descobri o seu blog e passei a admirar e a gostar mais de você
    é uma pena, mas gosto tanto do poeta quanto do politico. Boa sorte!

  16. janilton de jesus pinto pereira

    Ao amigo Joaquim

    Não tem sido tarefa das mais fáceis conformar-me com a sua decisão de não concorrer à assembléia legislativa. Mas diante de uma explanação tão franca e ao mesmo tempo tão emocionada, sinto me desarmado e até arrependido por tamanho egoísmo de minha parte.
    Adjetivos a cerca de sua pessoa não faltam, tanto para seus admiradores, opositores, simpatizantes e tantos mais. Pois uma história como a sua, rica em todos os aspectos de generosidade, respeito não se consegue apreciar todos os dias. Fico feliz por saber do seu momento de pura felicidade, que, mas uma vez deixa sua marca , consciente do dever cumprido.
    Dale Carnegie, famoso escritor americano, publicou em uma de suas obras o seguinte. Quase todos os desejos humanos são satisfeitos _ todos, menos um. Existe um que se apresenta quase tão profundo, quase tão imperioso como o desejo de alimento ou de repouso e que raramente é satisfeito. “ É o que Sigmund Freud chama de “o desejo de ser grande”, e John Dewey, o mais profundo dos filósofos das Américas, designa por” desejo de ser importante”.
    Hoje vejo algo diferente, sob meu ponto de vista, vejo tudo sendo trocado pela sensação plena de felicidade que só um homem sensato, coerente e acima de tudo capaz de revolucionar em seu tempo poderia tomar tal decisão. Fonte de orgulho para seu povo, marco vivo de dignidade.
    Para que o mundo pudesse ver e de alguma forma sentir a sua felicidade, encorajo-me em fazer uma sugestão, antes de tudo digo, não tenho nada contra atual, que tal trocar a foto do seu blog por uma com um sorriso bem aberto, tal como tive a oportunidade de presenciar dias atrás. Sorriso esse que pois fim a todas as minhas duvidas a cerca da sua decisão “mesmo sonhando para que não passe de um recesso”.
    Seja muito feliz. E todos os seus amigos e admiradores ficarão felizes.
    Que DEUS te abençoe e multiplique seus dias de vida, perpetuando seus atos de amor, respeito e generosidade por seu próximo.
    Um grande abraço.

    Resposta: … Sem palavras…

  17. biscoito

    queria ver qual dos seus “colegas” teria coragem de deixar de ser deputado e perder o foro previlegiado…

  18. Raiflan Braz

    Dep. Joaquim confesso a você que estou um pouco surpreso com sua decisão de não ser candidato, já havia escutado mas, sinceramente não acreditava que isso fosse acontecer. Pela primeira vez desde q/ comecei a votar, meu voto não será pra você. Como você bem sabe sou de Altamira-MA, onde desde criança ouço falar na Família Nagib, pois desde 1982 meu pai Zeca Braz vem lhe ajudando em todas suas eleições. São 28 anos de uma história que começou entre Zeca Braz e Nagib (pai) e se transformou em uma amizade. Esse longo tempo mostra o quanto você é um político diferente, pois não conheço nenhum caso onde um grupo político tenha votado tanto tempo em uma mesma pessoa. Esperamos que nos indique um candidato que esteja à sua altura, que seja amigo e sincero.
    Desejo sorte e sucesso em sua nova caminhada. Um grande abraço!

    Resposta: Raiflan, não poderia esperar outra coisa de você e de seus irmãos, tendo em vista que vocês aprenderam a ser homens com um mestre de caráter e lealdade chamado Zeca Brás. Muito Obrigado, o apoio de vocês nessa hora é muito importante para que eu reafirme em minha consciência o entendimento de que as coisas ruins da política é que são a exceção, a regra são as coisas boas.

  19. helio Sales

    eu gostaria de saber de vossa exelência deu entrada na cemar, sobre o poste em minha casa .

    Resposta: Mandei pra você copia do e-mail enviado para o diretor da Cemar. Cobrarei hoje novamente.

  20. Ivan

    CARO DEPUTADO, O MARANHÃO TERÁ UMA ENORME PERDA COM A SUA DECISÃO. O PARLAMENTO MARANHENSE PERDERÁ UM GRANDE DEPUTADO, QUE AO LONGO DE TODA SUA VIDA PÚBLICA, NOTABILIZOU-SE PELA SUA LEALDADE POLÍTICA E, PRINCIPALMENTE PELA FIRMEZA DE SEU CARÁTER. TENHO CERTEZA QUE TODOS OS SEUS ELEITORES, EMBORA MEIO CONTRARIADOS PELA SUA DECISÃO, AGUARDARÃO O SEU RETORNO DAQUI A QUATRO ANOS, PARA O BEM DO MARANHÃO E DA POLÍTICA MARANHENSE.

  21. ANTONIO SALIM DUAILIBE

    Amigo Joaquim.

    Venho acompanhando atentamente a todos os teus artigos publicados e a tua preocupação com os atuais acontecimentos na política do nosso Estado de forma contundente, clara e objetiva, e agora sou premiado com a maior prova da sua clarevidência política no blog do Décio Sá a quem tenho a honra de não deixar de visitá-lo diáriamente.
    Espero que eles estejam bem atentos à tua lucidez política quanto ao futuro dos nossos lideres políticos.

    Um grande abraço do amigo e admirador,

    Antoninho Duailibe

  22. francisco

    primeiramente gostaria de lhe dizer que depois que a governadora assumiu, as coisas ficaram bem ruinzinhas prá vc, até porque ela já tem a panelinha dela e nem ela nem o Jorjão, simpatizam com vc. Então vejamos, vc teria um potencial prá colocar nas urnas em torno de 35 mil votos, dizem que ela vai fazer um chapão, sua eleição é bastante dificil, acho melhor quem sabe apostar numa nomeação para o TCE que é vitalícia, longe de intrigas políticas etc, quem sabe ajudar a eleger um deputado amigo(Aderson?) e participar na eleição da presidência da Assembléia(Milhomem?), eu acho que do grupo SARNAeyzista vc sem dúvida nem uma é diferenciado, é uma pena pois de qualquer forma apesar do legislativo do nosso estado não ter força nem uma sempre é submisso ao executivo, vc vai fazer falta,porém sua eleição no atual momento é dificílima, um abraço.

  23. Ronilson José

    Prezado Deputado,
    Conheci-o recentemente através de uma amiga em comum e, confesso, fiquei muito impressonando com a sua simplicidade e com a sua forma cordial de lidar com os correligionários. Desde então tenho acompanhado a sua carreira e o seu trabalho. Entristeço-me por saber que a Assembléia Legislativa deixará de contar com um talentoso orador e um dos seus deputados mais atuantes e corretos. Sei, entretanto que seu nome continuará figurando entre os homens que influenciam e conduzem o governo do Maranhão e que certamente continuará empenhado na tarefa de melhorar a vida dos maranhenses.
    Um grande abraço!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS