Repercutindo

15comentários

Resolvi repercutir aqui mesmo alguns comentários feitos ao meu texto do domingo passado, cujo titulo “Parlamentando”, esclarece em parte a intenção de seu conteúdo.

Como não poderia incluir todos os comentários, escolhi aqueles que propiciam um entendimento melhor do meu momento atual e apenas pelos comentários, acredito que vocês terão boa noção do texto citado. Espero que vocês apreciem.

Ivan
[email protected]

CARO DEPUTADO, O MARANHÃO TERÁ UMA ENORME PERDA COM A SUA DECISÃO. O PARLAMENTO MARANHENSE PERDERÁ UM GRANDE DEPUTADO, QUE AO LONGO DE TODA SUA VIDA PÚBLICA, NOTABILIZOU-SE PELA SUA LEALDADE POLÍTICA E, PRINCIPALMENTE PELA FIRMEZA DE SEU CARÁTER. TENHO CERTEZA QUE TODOS OS SEUS ELEITORES, EMBORA MEIO CONTRARIADOS PELA SUA DECISÃO, AGUARDARÃO O SEU RETORNO DAQUI A QUATRO ANOS, PARA O BEM DO MARANHÃO E DA POLÍTICA MARANHENSE.

Raiflan Braz
[email protected]

Dep. Joaquim confesso a você que estou um pouco surpreso com sua decisão de não ser candidato, já havia escutado mas, sinceramente não acreditava que isso fosse acontecer. Pela primeira vez desde q/ comecei a votar, meu voto não será pra você. Como você bem sabe sou de Altamira-MA, onde desde criança ouço falar na Família Nagib, pois desde 1982 meu pai Zeca Braz vem lhe ajudando em todas suas eleições. São 28 anos de uma história que começou entre Zeca Braz e Nagib (pai) e se transformou em uma amizade. Esse longo tempo mostra o quanto você é um político diferente, pois não conheço nenhum caso onde um grupo político tenha votado tanto tempo em uma mesma pessoa. Esperamos que nos indique um candidato que esteja à sua altura, que seja amigo e sincero.
Desejo sorte e sucesso em sua nova caminhada. Um grande abraço!

Resposta: Raiflan, não poderia esperar outra coisa de você e de seus irmãos, tendo em vista que vocês aprenderam a ser homens com um mestre de caráter e lealdade chamado Zeca Brás. Muito Obrigado, o apoio de vocês nessa hora é muito importante para que eu reafirme em minha consciência o entendimento de que as coisas ruins da política é que são a exceção, a regra são coisas boas.

JAILSON MENDES
agenciadesjb.blogspot.com

Por que não colocou meu comentário?
Tá com medo e não se reeleger, meu nobre camarada.
Cadê a liberdad de expressão?
Tô esperando o comentário ser postado…

Resposta: O cidadão só pode ser doente! Vem falar para mim sobre liberdade de expressão. Nunca recebi um comentário seu. Eu posto todos os comentários que chegam ao meu blog, menos os que ofendem moralmente alguém ou alguns que busquem atingir objetivos subalternos ou em discordância com a urbanidade. Porque não postaria essa bobegenzinha sua?
Você acha que alguém que tem aproximadamente 35 mil votos estaria com medo de perder uma eleição que para ser garantida, bastaria ter 40 mil?

O amigo não sabe da missa o terço e não vou ser eu quem vai lhe ensinar a ladainha.
Cresça e apareça.

janilton de jesus pinto pereira
[email protected]

Ao amigo Joaquim

Não tem sido tarefa das mais fáceis conformar-me com a sua decisão de não concorrer à assembléia legislativa. Mas diante de uma explanação tão franca e ao mesmo tempo tão emocionada, sinto me desarmado e até arrependido por tamanho egoísmo de minha parte.
Adjetivos a cerca de sua pessoa não faltam, tanto para seus admiradores, opositores, simpatizantes e tantos mais. Pois uma história como a sua, rica em todos os aspectos de generosidade, respeito não se consegue apreciar todos os dias. Fico feliz por saber do seu momento de pura felicidade, que, mas uma vez deixa sua marca , consciente do dever cumprido.Dale Carnegie, famoso escritor americano, publicou em uma de suas obras o seguinte. Quase todos os desejos humanos são satisfeitos _ todos, menos um. Existe um que se apresenta quase tão profundo, quase tão imperioso como o desejo de alimento ou de repouso e que raramente é satisfeito. “ É o que Sigmund Freud chama de “o desejo de ser grande”, e John Dewey, o mais profundo dos filósofos das Américas, designa por” desejo de ser importante”.Hoje vejo algo diferente, sob meu ponto de vista, vejo tudo sendo trocado pela sensação plena de felicidade que só um homem sensato, coerente e acima de tudo capaz de revolucionar em seu tempo poderia tomar tal decisão. Fonte de orgulho para seu povo, marco vivo de dignidade.Para que o mundo pudesse ver e de alguma forma sentir a sua felicidade, encorajo-me em fazer uma sugestão, antes de tudo digo, não tenho nada contra atual, que tal trocar a foto do seu blog por uma com um sorriso bem aberto, tal como tive a oportunidade de presenciar dias atrás. Sorriso esse que pois fim a todas as minhas duvidas a cerca da sua decisão “mesmo sonhando para que não passe de um recesso”.
Seja muito feliz. E todos os seus amigos e admiradores ficarão felizes.
Que DEUS te abençoe e multiplique seus dias de vida, perpetuando seus atos de amor, respeito e generosidade por seu próximo.
Um grande abraço.

Resposta: … Sem palavras…

gildete
[email protected]

Sempre o adimirei, mas só a pouco tempo descobri o seu blog e passei a admirar e a gostar mais de você é uma pena, mas gosto tanto do poeta quanto do político. Boa sorte!

Hamilton Miranda
[email protected]

Dep Joaquim, tenho grande admiração por Vossa Excelência, respeito e admiro a decisão do amigo, apesar do Maranhão não poder contar com a participação do Ilustre Dep na proxima Legislatura. Será ruim para nosso Estado.
Posicionamentos como estes e opiniões formadas como esta, me lembram o Ilustre Dep Leo Franklin, meu pai, amigo particular do Dep Nagib, ambos valorizavam o grupo ao qual faziam parte, com lealdade e firmeza como poucos. Abraço.

HENRIQUE MUNIZ
[email protected]

CARISSIMO DEPUTADO, SOUBE NOS BASTIDORES POLITICOS QUE A NOSSA GOVERNADORA, VAI LHE CONVIDAR PARA PARTICIPAR DO GOVERNO COMO SECRETÁRIO DE EDUCAÇAO A PARTIR DE ABRIL. SE TAL COISA SE CONCRETIZAR ACHO QUE O GRANDE BENEFICIARIO SERÁ A JUVENTUDE DO MARANHÃO EM PARTICULAR OS ALUNOS DAS ESCOLAS PUBLICAS ESTADUAL QUE TERÃO O MAIS COMPETENTE SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NOS GOVERNOS ROSEANA. ACHO QUE VOSSA EXCELENCIA DEVERIA ESTA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESDE O PRIMEIRO DIA DO FELIZ GOVERNO DE NOSSA ROSEANA SARNEY, CARO DEPUTADO EU CONSIDERO VOSSA EXCELENCIA COMO O MELHOR DEPUTADO DESSA LEGISLATURA E QUEM É UM BOM DEPUTADO SERÁ UM BOM SECRETÁRIO. VOSSA EXCELENCIA SUBSTITUIRÁ O RICARDO MURAD EM TERMOS DE COMPETENCIA, POIS ACHO ELE UM EXTRAORDINÁRIO SECRETÁRIO, GOSTO DO ESTILO DO RICARDO, PORQUE ELE É COMPETENTE, AUDACIOSO E TRABALHADOR. FINALMENTE FICO TORCENDO PARA QUE VOSSA EXCELENCIA SEJA CONVIDADO E ACEITE SER SECRETARIO DE EDUCAÇÃO DO NOSSO ESTADO, COM ISSO GANHA ROSENA QUE TERA UM COMPETENTE AUXILIAR E GANHA O MARANHÃO.
ABRAÇOS SEU AMIGO HENRIQUE MUNIZ EX-PREFEITO DE ESPERANTINOPOLIS – MA.

Fabiano Gallotti
[email protected]

Fico triste por saber que a Assembléia perde um de seus deputados mais serios, atuantes e sem duvida nenhuma o mais coerente.
O que me deixa mais tranqüilo é que tenho certeza que você não vai deixar de trabalhar pela melhoria do Maranhão, agora de outras maneiras.
um abraço.

Resposta: Fabiano, saber que pessoas como você, pensam dessa maneira me envaidece e tranquiliza. Muito obrigado, espero que eu esteja a altura de suas expectativas.

Jacira Quariguasi
[email protected]

Joaquim,

Diferente do do último comentário de Diogo Adriano, eu não tive a oportunidade de votar em você, pois não o conhecia e nem à sua história política. Desde que nos aproximamos e eu passei a fazer parte de seu dia a dia e de sua intimidade tenho analisado tanto o homem como o político. Quando as pessoas que me conheciam souberam de nosso relacionamento se surpreenderam, exatamente por eu ter me aproximado de um político, porque infelizmente a idéia que se tem dos políticos brasileiros é generalizada e não é das melhores. Eu mesma às vezes me questionava sobre isso. Mas, no fundo eu sabia que minha intuição não podia estar errada, pois eu jamais me aproximaria de alguém que fosse mau caráter ou coisa do tipo. Com o passar do tempo e com a nossa convivência só confirmei o que no fundo eu já sabia. Existem sim excessões na política e você com certeza é uma delas. Não conhecia até então, nenhum deputado ou homem público que atendesse a todas as ligações de seu celular e que fazia questão de não ter agenda para não identificar as chamadas e assim atender a todos indiscriminadamente. Ficava surpresa quando presenciava suas conversas com seus eleitores quando você dizia claramente que não iria prometer algo porque simplesmente não ia poder cumprir. Seria bem mais fácil, prometer e acabar logo com a discussão, mas você fazia questão de convencer seu eleitor a entender que seria impossível conseguir o objetivo em questão e se negava a mentir para ele. Ninguém melhor do que eu, sabe dizer como foi que você chegou a esta decisão de não mais se candidatar a um cargo eletivo e eu gostaria de deixar registrado que apesar de não entender sobre o assunto, entendo sobre gente. E se você diz que isso é o melhor a fazer, eu estou do seu lado, lhe apoiando e lhe dando forças para continuar sendo o homem que sempre foi e que hoje eu me orgulho em dizer que está ao meu lado.

Resposta: é por isso (e por outras coisinhas mais) que eu te amo tanto…

Diogo Adriano
[email protected]

Joaquim,

Pela primeira vez não votarei em você para deputado. Retornei do Rio de Janeiro em 2003 quando me formei, desde então, me orgulho em ter te escolhido como meu candidato, deixando de votar inclusive em parentes próximos, coisa que muitos familiares não entendiam.
Respeito sua decisão e espero sinceramente que sigas na luta pelo nosso estado, SEJA COMO FOR.Abraços e boa sorte!

Diogo Adriano

Resposta: São manifestações como essa sua que me fazem ter certeza de que estou fazendo o mais apropriado nesse momento. Muito obrigado pela confiança.

Eliziel Farias
[email protected]

Nobre Deputado, há tempos sou leitor do seu blog, (apesar de nunca ter feito nenhum comentario até então), assim como na medida do possivel busco acompanhar sua atividade parlamentar, mesmo não sendo seu eleitor. Há vários meses alguns blog’s vinham comentando essa possibilidade agora formalizada por Vossa Senhoria de não participar das eleiçoes de outubro vindouro na condição de candidato. Sem entrar no merito da questão, só lamento que, com sua decisão, bem como a da Dep. Helena, inclusive já comentada aqui nesse espaço por Vossa Excelencia, o parlamento estadual perca sem querer desmerecer os demais componentes daquela casa, se não os melhores mais com toda certeza dois dos melhores nomes que ali estiveram nas ultimas legislatura.

Nagib Haickel Filho
[email protected]

Joaquim, meu irmão,

Confesso que ao longo dos 46 anos que convivemos, jamais pensei que eu iria ficar preocupado com uma decisão destas que você tomou. Especialmente eu que por tantas e tantas vezes sugeri que você mandasse a política, políticos, derivados e assemelhados pra’quele lugar e se enveredasse no nosso outro braço de atividades – os negócios.
Tenho certeza de não fazer parte de nenhuma das 3 categorias de pessoas as quais você mencionou no seu artigo de domingo, 21-3-2010. Estou talvez, numa categoria que você não citou, mas que pode existir: os perplexos.Estou neste estado, porque apesar de ter sempre lhe dito pra largar “isso”, no fundo, talvez jamais tenha realmente pensado que poderia acontecer.Mas fico orgulhoso de você, por ter tomado uma decisão praticamente ‘indisível’ entre os políticos (ao menos entre aqueles que eu me lembro).
Tenho muitos outros motivos pra me orgulhar de você, mas um em especial vale ressaltar, pois quando você o menciona naquele artigo, me lembra a árvore da qual continuamos a colher frutos e que dentre tantos outros valores nos ensinou que “o que é combinado, não é caro!”: Nagibão. Valores que continuamos a achar fundamentais e que passamos para nossos filhos e esperamos que eles passem pra sua descendência.
Entretanto meu irmão, tenho alguma dúvida se as pessoas com quem nos relacionamos também sejam norteados pelo mesmo ditado, apesar de esperar que sim.
Não quero e nunca quis como você bem sabe, ser mais real do que o rei, por isso, encerro convidando você a fazer parte da nossa outra trincheira.

Hélio Sales
[email protected]

Caro deputado Joaquim esse são os dados do poste que está com problema e que fica em frente da minha casa, Hélio Sales, seu amigo de Pio XII, e eu gostaria que o senhor me ajudasse a resolver esse caso. Não é pra trocar o poste e sim trocar as canelas porque, está saindo fogo todos os dias, e meu pai morre de medo. Eu já procurei o escrtório da cemar em Santa Inês e não deu jeito, queria que o senhor fizesse isso pra mim por favor.

N° 347974
N°050085-2
Unidade consumidora: 4306120
Roberto severino Sales
R. Senador Vitorino Freire N° 193

Bairro: Centro

65707-000

PIO XII – MA

Resposta: Amigo Hélio, vou enviar esses dados agora mesmo, por e-mail, para o Dr. Zé Jorge, diretor da CEMAR, pedindo que ele interceda a nosso favor e resolva esse problema. Grande

Marcia Soares
[email protected]

Nobre Deputado Joaquim,

Diante da sua decisão só posso escrever essa frase. Você jamais ultrapassaria os teus limites. OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS.
Siga em frente pois homens como você é que o Brasil precisa. Acredito que terás a oportunidade de contribuir mesmo não sendo mais Deputado com o desenvolvimento do Maranhão.

Um forte abraço.

Alice Fernandes
[email protected]

Caro deputado Joaquim Haickel,

Fiquei surpresa ao ler agora a pouco aqui em seu Blog o texto “Parlamentando” onde o senhor narra com maestria e leveza aspectos de sua decisão de não mais concorrer a deputado estadual nas próximas eleições.
Li a alusão feita pelo senhor ao meu comentário anterior e me senti um tanto envaidecida por fazer parte dessa história. Gostaria, no entanto, que ela tivesse outro desfecho, culminando com a sua reconsideração e aceitação a mais um mandato que tenho certeza o povo do Maranhão lhe oferecerá, pois é público e notório o fato do senhor ser um dos melhores, se não o melhor dos parlamentares de nossa Assembleia.
Caso sua decisão permaneça essa, de não se candidatar mais a deputado estadual, candidate-se a senador, pois esse é o cargo a sua altura.Bem, vou continuar visitando seu blog para saber o que vai acontecer. Espero que o que quer que aconteça, seja o melhor para o senhor e para nós, o povo tão precisado de gente assim como o senhor na política.

Beto Nicácio
[email protected]

Caro Joaquim Haickel, eu o conheci pessoalmente há pouco tempo, e confesso que tive de imediato admiração e respeito.
A Assembléia e a população perderá um grande parlamentar, mas certamente, o destino te reserva coisas mais importantes e significativas.

15 comentários para "Repercutindo"


  1. Luis Henrique

    Vamos deixar de balela, deputado. Sua reeleição (40 mil votos!) é quase impossível. Por outro lado, uma secretaria de estado é garantida.
    Resumo da ópera: mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

    Resposta: Deixe de ser tolo!!! Como assim pássaro na mão!? Quem garante que eu seja nomeado para alguma coisa? Quem garante que se for nomeado num dia não seja demitido no outro? Quem garante que Roseana vença as eleições???
    Ao contrário de você, todos com quem falo e que entendem um pouco de política e de eleição, sabem que, com os quatro quintos de minha eleição garantida, por que eu não busco o quinto que falta para garantir minha volta para a Assembléia? Enquanto muitos que só tem um quinto e precisam de quatro quintos estão em campanha desesperada. A resposta é simples, porque um quinto para mim não vale a pena em continuar vendo, ouvindo e sentindo as coisas erradas que existem em uma eleição como a desse ano, parado, quieto sem fazer nada, por isso saio e deixo quem se presta a certas coisas para as quais eu não me presto. Só isso, simplezinho assim.

  2. Gerson Paz

    Meu Caro Amigo você não me conhece e eu nem conheço você, mais minha mulher lhe conhece e sabe do seu carater e realmente o Parlamento vai perder uma grande persona e sabemos que se o Sr. aceitar a nova jornada sabemos que o Sr. irá desempenhar muito bem seu trabalho, e agradecemos pelo seu exemplo e saiba que o Sr. és um grande Professor tanto para quem esta na Politica atual como para mim que estou entrando agora,um forte abraço.

    Gerson Paz e Maria Augusta Paz
    São Bernardo – MA

  3. Daniel Pereira

    Joaquim, gosto de sua atuação como na AL, porem o Luis Henrique esta correto, você escolheu não gastar os quase 3 milhões de reais (gasto real, sem demagogias) necessarios para chegar aos 40mil votos.
    O CE 2010 sera de aproximadamente 72mil votos, sendo 3,1milhoes votos validos, o chapao (incluindo PP) deve ter aproximadamente 1,2 milhoes de votos. Resultara em +- 18 vagas.
    Pois sua votação eleição passada foram de exatos 32.971. Porem perdeste alguns redutos importantes, que o deixa hoje no patamar de 25 a 30 mil votos, teria que gastar MUITO e so chegaria a 35 mil que NÃO garante sua eleição. o chapão deve fazer algo em torno de 17 a 20 deputados.
    Estando teoricamente a sua frente, nao necessariamente nesta ordem. 1º escalão (4vagas): Ricardo, Cutrim, Vitor Mendes, Max, Cesar Pires (uso discarado da maquina), 2º escalão (4 vagas): Rigo, Afonso manuel, Alberto Franco, Helio Soares, Ate aqui se vão 8 Vagas, Sobraria para a disputar as vagas restantes (+- 10 vagas). 3 Escalão: Tata, Chico Gomes, Joaquim, Arnaldo, Bacelar, Stenio, João Batista, Antonio Pereira, Jura Filho, Ivanei Bringel a mulher do pref de sta ines, Manuel Ribeiro (conta com a secretaria de agricultura), Fabio Braga, Carlos filho, Lima, Edilasio(genro da Nelma), Roberto Costa, Fufuca, Paulo Neto e mais dois esquecidos ou surpresas…(20 candidatos em potencial) ou seja voce estaria disputando 10 vagas com 20 candiatos. E foi algo proximo desta matematica que lhe fez repensar a candidatura, aceitar a secretaria, e com a metade dos 3mi abrir um negocio das arabias.

    Resposta: Daniel, sua analise está milimetricamente perfeita em muitos aspectos, equivocada em alguns pontos e erradíssimas em uns poucos detalhes. Vou ajudá-lo a pensar mais corretamente, mas digo-lhe desde já que quando li o seu comentário até pensei que havia sido eu quem o escrevera. Não sei quem é você, mas acredito que você possa ser uma de meia dúzia de pessoas (FS, CB, FD, AL, RR, MT, HS…) capazes de fazer uma analise extremamente apurada e coerente como essa. Parabéns.

    Vamos aos retoques:
    Quem já tem votos, quem já tem redutos, não precisa gastar tanto quanto você diz. Para ter 40 mil votos um candidato, incluindo todos os gastos de campanha gastará no máximo, estourando, 2,4 milhões de reais e ainda assim estará pagando para ser deputado. Um dos motivos pelo qual eu não desejo ser candidato é o fato de ter que colocar o dinheiro que eu, meu irmão e minha família, ganhamos com nosso trabalho para brigar contra o dinheiro fácil de alguns.
    Você disse que o CE (coeficiente eleitoral) de 2010 será de aproximadamente 72 mil votos, (coloque 75 para não errar) sendo 3,150 milhões votos validos, o chapão deve ter aproximadamente 1,410 milhão de votos ficando entre 18 a 20 vagas, nenhuma vaga a menos ou a mais.
    Agora, palavras suas: “Pois sua votação eleição passada foram de exatos 32.971. Porem perdeste alguns redutos importantes, que o deixa hoje no patamar de 25 a 30 mil votos, teria que gastar MUITO e so chegaria a 35 mil que NÃO garante sua eleição. o chapão deve fazer algo em torno de 17 a 20 deputados”. Correto, mas você não está levando em conta os votos que ganhei, os apoios que somei, a facilidade que tenho por ser conhecido e respeitado, etc, etc…
    Quanto a sua lista de candidatos do chapão, ela esta um pouco equivocada. O certo seria dividir em quatro ou cinco escalões de cinco vagas: 1º escalão (garantidamente eleitos): Ricardo, Max, Cesar, Vitor e Rigo. 2º escalão: (bem eleitos) Hélio, Cutrim, Roberto, Stenio e Carlos. 3º escalão (eleitos): Alberto, Arnaldo, Tata, Antonio e Joaquim. 4º e 5º escalões (disputando cinco vagas): Chico, Jura, Hemetério, Fabio, Manuel e mais, Vianey, Afonso, Bacelar, Edilasio, Fufuca, Batista, Lima, possivelmente nessa ordem. Me tire dessa fila que ela anda e Chico entra na zona de garantia. Há também fortes possibilidades de surpresas, como Jura, Hemetério, Vianei, Fabio e Manuel.
    Quanto ao Luis Henrique, ele é um pobre tolo, até que as vezes ele faz a coisa certa, mas pelo motivo errado.
    Abraço,
    J.H.

  4. Luciana Bacelar!

    é por isso que eu me orgulho de ti Joaquim!

    Resposta: É por isso, por pessoas como você, que eu respeito e amo, se orgulharem de mim, que eu não abro mão de ser como sou Luluquinha.

  5. maikom menezes

    Deputado, quando eu era jovem, jogava basquete, mas no meu time na escola eu era banco. Eu achava que tinha condições, e tinha mesmo! Quando eu entrava na partida fazia muitos pontos, mesmo assim, ficava o tempo todo no banco. Um dia joguei futsal de brincadeira, antes do treino de basquete. Ao assistir, o Treinador de futsal convidou-me a freqüentar os treinos de futsal e desde então, me tornei um grande jogador, respeitado e admirado pelos profissionais, pela minha família e amigos durante minha juventude, herdando até hoje, aqueles momentos magníficos.
    O senhor traz uma bela trajetória familiar e política, mas nem todos reconhecem isso decorrente a interesses infindáveis pelo poder que ostentam as amizades de seu grupo político. Estamos construindo uma nova historia para o Maranhão, iniciada na semana passada, com muito amor a nosso estado tão sofrido. A sua presença nesta construção é bem-vinda para reconstrução não só do estado, mas também nas concepções políticas atrasadas e oligárquicas que ainda tentam suplantar a miséria em nosso lindo maranhão.
    Pare um minuto e análise, o quanto o senhor poderia ser importante para esse novo contexto, que aos poucos está se consolidando e em breve, estará presente em todos os lugares longínquos deste estado.

    Resposta: Maikon, não o conheço, não sei quem você é realmente, mas devo lhe dizer que esse foi um dos convites mais lisonjeiros que já recebi em toda minha vida pública e olha que não foram poucos nem ruins.
    Convidar alguém que tem pensamentos diferentes dos nossos para trilhar um caminho, fazer uma jornada, galgar um objetivo comum, tendo pontos de partidas distintos, métodos distintos, mesmo que usando o mesmo livro e código de regras, é coisa para pessoas de espíritos evoluídos. Quisera eu que em nosso estado fosse possível agir realmente dessa forma.
    A única resposta que posso dar para esse elegante e tentador convite é dezer-lhe que sempre procurarei trilhar a minha jornada da forma mais honrada e nobre, e farei isso mais ainda agora, pois vejo que na outra margem do rio há pessoas com quem se pode realmente dialogar.
    Parabéns Maikon! Você fez cesta de 3 pontos no basket, gol de placa no futsal e deu show de política e civilidade com o convite.

  6. SARAIVAFILHO

    Quando um político toma uma decisão importante com essa, com certeza deve ter pensado bastante: os riscos em não eleição, os princípios éticos, os acordos partidários, o desejo de se dedicar mais aos familiares e amigos e outras atividades, ou por estar cansado de atender ao telefone nos horários mais inconvenientes.
    O Srº, Deputado, é uma das exceções à regra.
    É o antônimo de todos os adjetivos com que os maus políticos são rotulados.
    O primeiro e único contato que tive com o senhor foi breve, mas fiquei com as melhores das impressões ao seu respeito. Foi em Olho D`Água das Cunhãs, o ano2005, período Junino. Não entrarei em detalhes, o importante é que eu nunca me esquecerei da sua educação ebom senso.
    Bom, seja qual for o real motivo da sua decisão, que o Sr. seja coroado de êxito. Porque especular? Boa sorte.

  7. faro fino

    Dep JOAQUIM,

    Laugue esse grupo do Sarney, alias grupo não , familia, porque esse pessoal não tem grupo. Eles não merecem a sua lealdade , a sua amizade e muito menos o seu respeito. Venha apoiar o FLÁVIO DINO, ajude a mudar o Maranhão, o senhor está sendo aguardado no nosso grupo e será recebido com TAPETE VERMELHO, venha estamos lhe aguardando.

    Resposta: Caro amigo faro fino, se você me conhece sabe que a minha história de vida me proíbe de trair amigos e companheiros. Em 1984, amigos pertencentes ao Grupo Sarney queriam que eu deixasse de apoiar o meu pai em prol da candidatura Tancredo/Sarney. Não fiz a vontade deles naquela época, fiz o que mandava minha consciência e o que eu acreditava ser o correto. Hoje a situação é a mesma e agirei da mesma maneira, pois continuo primando pela lealdade como base principal da atividade política.

  8. Jailson Mendes

    Meu caro, eu talvez seja uma das pessoas que mais olha o seu bloguinho em São João Batista-MA, se não o único. Cidade da qual o senhor, juntamente com o tal do Dr. Zequinha Soares fizeram “politicagem” e conseguiram o reeleger, vc e Pedro Novais.

    Mais pergunte á um joanino se ele o conhece? Quanto tempo faz que o senhor não vem em São João Batista? Desde a eleição para presidente, não é deputado? Ainda me lembro de seu discurso: “Povo de São João Batista votem em mim, eu os representarei na Assembleia Legislativa”. Eu te pergunto novamente: Quem é o senhor em São João Batista? Mando o senhor vim aqui na cidade, pra ver se alguem, exceto o grupo de Zeqinha Soares, o conhece.

    Peço ao senhor que não venha para cá pedindo votos…o senhor me envergonha!!!! Ha, sobre o que vc falou que não me conhece, eu já fiz 05 comentário em seu blog, 02 deles vc não postou. Eu tb estava junto com Richardson de Penalva, ao qual o senhor fez pouco, na Conferência Estadual de Comunicação, em novembro passado. Lembras agora?

    O povo de São João Batista-MA, não cai mais em arapucas..

    Jailson Mendes

    Resposta: Quanta arrogância! Quanta prepotência! Você acha mesmo que representa o pensamento do povo de São João Batista?
    Pobre tolo! Eu represento 1907 eleitores que votaram em mim na eleição de 2006, em São João Batista. Eleitores que me sufragaram o meu nome por indicação do ex-prefeito Zequinha Soares que é um homem muito bem quisto e respeitado nesse município assim como em todo Maranhão.
    Além do que se sou tão ruim assim como você insinua, porque é que você insiste em postar comentários em meu blog, porque é meu maior “se não o único fã em São João batista”? Vou lhe dizer porque: Porque você sente curiosidade, tem vontade de conhecer coisas diferentes, gosta de saber como pensam e agem as pessoas que tem coragem de defender suas idéias, de enfrentar situações como aquela da Conferência Estadual de Comunicação, em novembro passado, sem abaixar a cabeça para uma claque ensaiada.
    Caro Jailson, agora que não serei mais candidato a deputado, estou cada vez mais livre e confortável para falar o que eu penso e sinto sem temer ferir suscetibilidade, sem temer perder algum apoio ou voto.
    Agora pense bem, faça uma pesquisa minuciosa e avalie os políticos que você conhece, depois faça um ranking, uma tabela do menos pior para o pior de todos e veja o resultado. Depois mande para mim que publicarei aqui no meu blog, mas você deve justificar as posições de cada um deles, e eu me acharei no direito democrático de comentar a sua lista, ok?

  9. FARO FINO

    DEP.JOAQUIM,

    NAS MINHAS ORAÇÕE DE SEXTA FEIRA SANTA PEDI MUITO A DEUS QUE ILUMINE O SEU CAMINHO E O TRAGA PARA O NOSSO GRUPO, O GRUPO DE FLÁVIO DINO. NÃO CONSIDERO TRAIÇÃO SEGUIR O MELHOR CAMINHO, ESQUEÇA ESSA ¨CURRIOLA ¨DO SARNEY POIS ELES NÃO LHE MERECEM, O MARANHÃO TODO VAI LHE APLAUDIR SE O SENHOR VIER PARA O NOSSO GRUPO E DER SUA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA TRANSFORMAR PARA MELHOR,MUITO MELHOR O NOSSO ESTADO.

  10. sobremeninoselobos

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u715792.shtml

    03/04/2010 – 09h00
    DESILUDIDOS, FIGURÕES DO CONGRESSO DESISTEM DE TENTAR A REELEIÇÃO

    MARIA CLARA CABRAL
    da Folha de S.Paulo, em Brasília

    Desilusão com a produtividade no Legislativo, o altíssimo custo das campanhas eleitorais, os financiamentos obscuros e o risco crescente de escândalos na classe política. Esses são os motivos alegados para que prestigiados senadores e deputados desistam de concorrer à reeleição este ano.
    Com história política notável e alguns com votos mais do que suficientes para tentar novos mandatos, eles seguem a trilha aberta pelo ex-governador e atual presidenciável Ciro Gomes (PSB-CE) e dizem que não têm mais entusiasmo para continuar na vida parlamentar.
    Na lista há nomes como os do líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC), do deputado mais votado do PSDB em 2006, Emanuel Fernandes (SP) e do secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo (SP).
    Renovação no Congresso é normal, porque há uma dança de cadeiras entre os vários Executivos e Legislativos. Desta vez, porém, a questão não é de quantidade, mas de qualidade.
    Levantamento feito pela Folha junto às lideranças partidárias aponta que cerca de 88% dos 513 deputados devem tentar a reeleição, com a expectativa de renovação de 50%, mas a bancada do “cansei” abrange quase todos os partidos, espectros ideológicos e regiões.
    Uns ainda se animam com a possibilidade de ocupar funções em campanhas à Presidência ou a governos estaduais e cavar cargos executivos, onde se consideram “mais úteis”. Outros pensam em simplesmente abandonar a política.
    Com os “figurões” desistindo, o temor de cientistas políticos e dos congressistas é que o espaço seja preenchido por pessoas com cada vez menos experiência e menor vocação para a política real. Deputados e senadores que já foram prefeitos e governadores podem ser substituídos por quem nunca se elegeu nem a vereador.
    “A desilusão sempre existiu, mas hoje o movimento está maior e as críticas mais virulentas. E isso pode resultar em uma diminuição da qualidade política”, avalia Marcos Verlaine, analista político e assessor parlamentar do Diap.
    Fernando Coruja, médico em Santa Catarina, diz que não vai disputar as eleições por se sentir “inútil”: “Parece que aqui [na Câmara] você não é importante para beneficiar o seu eleitor, cada vez menos o parlamentar tem capacidade de decisão. Me sinto mais útil exercendo a minha profissão”.
    O tucano recordista de voto na Câmara, Emanuel Fernandes, também cogita não concorrer. Ele, que já foi prefeito de São José dos Campos (SP), diz que a figura do parlamentar está desacreditada: “Não decidimos coisas estruturais, que realmente têm importância”.
    José Eduardo Cardozo divulgou carta no começo do mês na qual anuncia sua desistência da vida parlamentar, reclama do atual sistema político, com campanhas caríssimas e da “banalização da ideia de que todo político é desonesto”.
    Vergonha
    Essa banalização resulta em uma certa vergonha em ser parlamentar. Muitos que ostentavam orgulhosamente seus broches de parlamentares até há pouco tempo, agora chegam a tirá-los antes de viajar de avião para não serem hostilizados.
    Figura polêmica, Ciro Gomes já foi ministro duas vezes, governador, prefeito e candidato a presidente. Em outubro, quer concorrer de novo à Presidência. Mesmo perdendo, garante que para o Congresso não volta: não gosta de passar horas discutindo sem ver resultados.
    Além dele, há o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e os deputados Roberto Magalhães (DEM-PE), Germano Bonow (DEM-RS) e Ibsen Pinheiro.
    Apesar das desistências, analistas políticos acham que o índice de renovação em outubro deve ficar em 50%, como em anos anteriores. “A renovação deve permanecer no mesmo nível, mas com alguns fatores negativos: sai gente boa e entra muita gente inexperiente”, diz David Fleischer, da UnB.

  11. Sempre Alerta

    Dep. JOAQUIM,

    Embora surpreso e absolutamente contrário à sua decisão de não concorrer à reeleição, que aliás reputo como certa, vejo que figuras importantes e respeitadas do parlamento brasileiro tiveram a mesma atitude, tais como : o Dep. Federal Jose Eduardo Cardoso por São Paulo, o Dep. Federal Fernando Coruja por Santa Catarina, o Dep. Federal e ex governador Roberto Magalhaes por Pernambuco e todos eles por estarem decepcionados com a falta de transparência na política brasileira. Como podemos observar o senhor está em boa companhia nessa sua decisão. Aliás eu não sei se o senhor está em boa companhia ou se os deputados citados estão na melhor das de todas as companhias. Agora quero fazer um desabafo pessoal, o Maranhão perde muito mais que os Estados representados pelos Deputados mencionados ,pois eles tem outros bons representantes, e o senhor é disparado o melhor Deputado estadual do Maranhão.Senhor Deputado , pense, pondere, faça uma reflexão e RECONSIDERE essa sua decisão NEFASTA para o nosso Estado de não mais se candidatar.

  12. Cleana Luzia Santos Jacinto

    Dep.Joaquim Nagib Haickel não lhe conhecia antes pessoalmente e nem sua história política e nem mesmo o trabalho que vossa Excelência desenvolvia no Maranhão. Passei a ter uma grande admiração pelo senhor,desde que foi apresentado ao povo de São João Batista pelo ex-prefeito Dr.Zequinha Soares e sua esposa Surama Cristina Soares,desde esse dia tive a oportunidade de me aproximar de v.Excelência e conhecer seu plano de governo e suas metas fiquei conhecedora da sua história rica em todos os aspectos de generosidade.
    Não posso negar que fiquei triste por saber que a Assembléia perde um de seus mais sérios, atuantes e sem dúvida nenhum o mais coerente por seu próximo. Mas se for verdade o que estão falando nos bastidores que será o secretario de educação apartir de abril. O grande beneficiário será os professores, a juventude do nosso estado. Em particular os alunos das escolas públicas estadual.Que terão o mais competente secretario de educação no governo de Roseana.
    O que admiro em você é o seu trabalho, a sua competência, você é justo, audacioso, corajoso e generoso. Se Vossa Excelência aceitar esse convite concretiza o povo do maranhão e do município de São João Batista são terão a ganhar pricinpalmente os educadores .
    Desejo ao meu deputado uma feliz páscoa, muita felicidade, sucesso e paz no seu dia-dia.
    ASSINA: Professora, pedagoga e sindicalista: Cleana Santos Jacinto

  13. Meysson Rubens melo Costa

    Dep. Joaquim Haickel nós luminese ficamos tristes em saber que o senhor não será mais candidato nas próximas eleições. Com isso quem perde e o povo. Tenho vergonha de ir a Assembleia ver a maioria dos Deputados que não sabem nem se pronunciar. Admiro muito o senhor como o grande escritor, politico e orador que é.
    Espero que o senhor faça uma grande reflexão sobre essas quase três decadas como político e resolva continuar defendendo o nosso sofrido povo no legislativo.
    Forte abraço,
    Meysson Rubens.

    Resposta: Obrigado por sua palavra amiga.

  14. Janilton – Zio

    Voce esta fazendo a coisa certa, largando a vida publica falo no sentido politico parlamentar, aproveite a sua vida e de sua familia, voce é um cara legal, sou amigo seu e de sua familia há muitos anos desde Pindaré, lembro os saudosos Jose Antonio Haickel e Nagib Haickel a quem tenho muitas saudades, meu tio Zezico e outroras, so me resta de desejar SEJA FELIZ!
    do amigo Janilton que vc conhece como Zio.

  15. jose laci

    dep a desiluzao da politica faz as pessoas refletir. dizer aquilo pensa nao pode. manter discurçaoes equilibradas na sua linha de pensamento nao pode. fazer comentarios deszagrade algem nao pode. ter uma polemica com eleitor ele te ofende mais voce nao pode. promotor pode te acuzar sem ter certeza se algum concreto mais cidadao nao pode. eleitor pode ir ao meio de cumuniçao fazer denucia contra o politico mais o politico nao pode. serhor quer voltar a ser por desiluzao da politica a sim pode. vai fazer falta no parlamento. mais o povo tem o parlamento e governo que merece. boa sorte

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS