O Rato Que Ruge

9comentários

Depois de saber de alguns acontecimentos e de ler as matérias abaixo resolvi postar o texto que as segue, porque acredito que devo dar a minha opinião, se não como deputado estadual pelo PMDB do Maranhão, nem como político que faz parte do grupo liderado pelo ex-presidente Sarney, pela Governadora Roseana, pelo ex-ministro e senador Lobão, mas como cidadão que observa com preocupação os acontecimentos políticos de nosso Estado.

Do Blog de Décio Sá

Para pressionar a governadora Roseana Sarney e o PMDB do Maranhão por causa da aliança com o PT, a Direção Nacional do DEM dissolveu os diretórios do partido em 143 municípios do Estado. A partir de agora todos eles serão comandados por comissões provisórias.

Rodrigo Maia assinou a resolução nº 88

Assinada pelo presidente da legenda, deputado Rodrigo Maia (RJ), a resolução nº 88, de 5 de maio, diz que as instâncias foram dissolvidas porque o “desempenho político-eleitoral de tais órgãos não em correspondendo aos interesses do Democratas, impedindo o progresso e o desenvolvimento partidários no Estado”.

A decisão envolve praticamente todos os municípios onde o DEM tem diretórios. Da relação faz parte inclusive o Diretório de São Luís, presidido pelo deputado Raimundo Cutrim, e cidades como Chapadinha, Açailândia, Caxias, Presidente Dutra, Balsas, Chapadinha, Codó, Coroatá, Paço do Lumiar, São Bento e Santa Helena. Não só o DEM, e à exceção de uns poucos partidos, os diretórios municipais só funcionam em época de eleição municipal.

Essa decisão do DEM, na verdade, é uma espécie de recado à governadora porque o PMDB do Maranhão fechou acordo com o PT do presidente Lula, a quem os democratas fazem oposição cerrada. No ano passado, o ex-governador José Reinaldo (PSB) andou tentando cooptar a legenda, sem sucesso.

Na ocasião, um dos argumentos dos democratas locais para manter o partido alinhado ao grupo da governadora era o fato de estar ocupando cinco secretarias na administração estadual: Educação, Segurança, Infraestrutura, Assuntos Estratégicos e Sul do Maranhão. Com o fim do prazo de desincompatibilização e a reforma administrativa, o DEM ficou apenas com a última.

Além disso, o partido exige uma vaga na chapa majoritária e o aumento de sua bancada federal formada pelos deputados Clóvis Fecury e Nice Lobão. O DEM aceita até a indicação do senador Mauro Fecury (PMDB), pai de Clóvis, à reeleição na chapa de Roseana.

Tudo ciúme e reivindicação de contrapartida por conta do espaço que o PT conquistou no governo e na chapa majoritária, podendo indicar o candidato a vice-governador.

Do Blog de Mário Carvalho

O blog teve acesso à Resolução 88, datada de 6 de maio de 2010, em que a Comissão Executiva Nacional do Democratas (DEM), com fundamento no artigo 101, do Estatuto Partidário, resolveu:

Art. 1º Decretar sumariamente a dissolução dos 143 diretórios municipais no Estado do Maranhão, uma vez que o desempenho político eleitoral de tais órgãos não vem correspondendo com o interesse do Democratas, impedindo o progresso e o desenvolvimento partidários no Estado.

A decisão do partido envolve diretórios importantes como São Luís, São João Batista, Acailândia, Balsas, Bacabeira, Caxias, Cajapió, Cândido Mendes, Chapadinha, Codó, Coroatá, Dom Pedro, Estreito, Godofredo Viana, Governador Edison Lobão, Paço do Lumiar, Matões do Norte, Icatu, Lago da Pedra, Joselândia, Pirapemas, Poção de Pedras, entre outros.

O documento é assinado pelo presidente nacional do Democratas, deputado federal Rodrigo Maia (RJ).

De alguma forma, essa lengalenga do DEM., me fez lembrar um filme muito bom chamado “O rato que ruge”, estrelado pelo maravilhoso Peter Sellers (O pequeno ducado de Grand Fenwick passa por maus momentos. Então, a Duquesa e o Primeiro Ministro bolam um plano para salvar seu país da falência: declarar guerra aos Estados Unidos e perder, para conseguir grandes quantias em ajuda econômica de pós-guerra. Só que se esqueceram de avisar ao chefe das forças invasoras que a intenção era perder a guerra)

Com o DEM. do Maranhão está acontecendo coisa se não semelhante, tão inusitada quanto, pois ele também é um rato que ruge. Vejamos: O DEM. é um partido que tem dois deputados federais (Nice Lobão e Clovis Fecury, cujo marido da primeira e o pai do segundo são os dois senadores do nosso estado, ambos pelo PMDB) e seis deputados estaduais (Max Barros, ex-secretario de infra-estrutura, Cesar Pires, ex- secretario de educação, Raimundo Cutrim, ex-secretario de segurança, Antonio Pereira, primeiro secretario da assembléia Legislativa, Francisco Gomes, Líder do governo na assembléia e Tatá Milhomem, líder da bancada do governo), logo se vê que o DEM. é um partido muito bem aquinhoado no atual governo bem como sempre o foi por nosso grupo político.

Pois bem, se a direção nacional do partido quiser obrigar a legenda no Maranhão a não coligar com o PMDB, PV, PP e PTB, muito possivelmente ela não elegerá nenhum deputado federal, pois não deverá alcançar os 180 mil votos necessários para isso. No caso dos deputados estaduais, só deverá eleger dois, isso acreditando na boa vontade e na abnegação daqueles que tenham menos votos e queiram ser bucha de canhão para eleger aqueles que deveram ser os mais votados (Max, Cesar e Cutrim, acredito que nessa ordem).

Há ainda a possibilidade da direção nacional do DEM. querer que o partido no Maranhão coligue com seu parceiro nacional, o PSDB, coisa que jamais será aceita pelos Tucanos Timbiras, pois se assim fizessem seriam engolidos pelos democratas, que individualmente têm muito mais votos que eles.

Moral da historia, o DEM. tem que se convencer que o melhor que faz é deixar seus deputados se elegerem, pois quem pode sair perdendo é o próprio partido que irá correr sério risco de diminuir sua bancada tanto na Câmara dos Deputados, em Brasília, quanto na Assembléia Legislativa, no Maranhão.

Outra coisa, é de uma retumbante incoerência o DEM. querer indicar para compor a nossa chapa majoritária um candidato não filiado ao seu partido, no caso o senador Mauro Fecury, do PMDB, pai do presidente estadual da legenda. Se caso ele exigisse que um de seus filiados figurasse na chapa como candidato a senador, eu até me calaria. Vejam bem que eu disse figurasse, pois é só o que acontecerá com um nome do DEM. que seja candidato a senador nas próximas eleições, ele irá ser apenas candidato, pois eleger-se será quase impossível. Como é que no meio de uma eleição difícil como será essa, nós ainda vamos ter que nos preocupar em eleger o senador fulano de tal do DEM., os deputados federais, marinheiro de primeira viagem e ruim de voto do PMDB e os nepóticos deputados estaduais.

Caso nosso grupo venha a ceder a essa pressão de um rato que ruge, para mim estará mais uma vez confirmada que eu fiz a escolha certa ao não querer me candidatar nas próximas eleições. Se isso acontecer estará mais que claro, mais valer um camundongo que ruge que um cabrito que berra e entre um camundongo e um cabrito, eu estou mais para o segundo.

9 comentários para "O Rato Que Ruge"


  1. Baixadense Pé de Boi

    Caro deputado Joaquim Nagib Haickel,
    Sua analise está milimetricamente perfeita. Será que o Presidente Sarney, a governadora Roseana, o vice, João Alberto, o senador Lobão e os demais lideres de nosso grupo não entendem dessa forma?
    O senhor é quem deveria ser o secretario de assuntos políticos ou chefe do gabinete civil, pois é de gente assim que nós precisamos, gente que diga o que precisa ser dito, de forma clara e direta, que não seja puxa-saco nem baba-ovo.
    Tomara que esse seu artigo chegue às mãos de quem de direito.
    Um grande abraço,
    Baixadense Pé de Boi
    (Eu era um grande admirador de seu pai, mesmo jamais tendo votado nele)

  2. Diogo Adriano

    Joaquim,
    Cada vez mais me convenço que tomastes a decisão correta em “tirar um tempinho” da corrida eleitoral (PERDI MEU VOTO, MAS TUDO BEM!). Entretanto, possuis uma imensidão de possibilidades de produção, seja no campo das artes, do esporte, ou até mesmo no contexto político, ainda que não estejas concorrendo.
    Bela análise! Para mim você é um dos melhores analistas políticos do Maranhão. Estou ansioso para desfrutar de seus textos analíticos nesta eleição que se aproxima. Já tenho um bom pressentimento após “O Rato Que Ruge”.

  3. waldimir filho

    Caro Joaquim,

    Como quase sempre, voce mais uma vez faz uma análise brilhante. Eu só não consigo entender como um elemento com a sua categoria consegue integrar esse grupo político, se é que podemos chamar ÏSSO ¨ de grupo. O pior é que essa curriola não vai conseguir entender seu comentário, pois com exceção do senador presidente, todos tem no máximo 3 neurônios, e um dos neurônios está sempre ocupado em fazer malandragens e/ou conseguir beneficios pessoais. PENSE nisso.

  4. ALTAMIRA 2012

    Grande Dep. Joaquim,
    parabéns por sua brilhante análise, isso mostra o quanto você entede de política e nao tem medo de dizer a verdade doa a quem doer.
    P.S.: Nossa cidade de Altamira está em festa, pois o Dr. Zë Filho Braz consegui através da justiça reconduzir ao cargo mais de 100 concursado que haviam sido demitidos pelo “pref“ Arnaldo. A justiça tarda mas nao falha.
    Um grande Abraço!

  5. Cláodio Carvalho

    O cineasta Joaquim conhecedor da ficção, q tenta se passar por político entendedor de tudo q está acontecendo na vida real do Maranhão, me parece muito revoltado em seu tão analítico texto rsrsrs…
    Parece sim deputado, que vc está perdendo algo muitíssimo interessante para si mesmo (tipo; hum… deixa pra lá o Sr. Sabe) Caso contrário não comentaria tanto.
    Como filiado, observo desde q Roseana assumiu e não me lembro de ter visto na imprensa ou em qualquer outro lugar, alguma reunião dela com o Democratas para a indicação dos Secretários escolhidos única e exclusivamente por ela e não pelo partido, ou seja, não existe o tão falado e barganhado prestigio do DEM em ter recebido tantas Secretarias, e cada Secretário sabe muito bem disso.
    Quem sabe mesmo o que está fazendo é o Pres. Rodrigo Maia, só mesmo quem se acha tão esperto, nunca imagina que tem outro ainda mais! As coisas certamente estavam acertadas de outra maneira entre (LÁ e CÁ) o que não foi cumprida (cá / Roseana) com o (lá / Nacional). Por isso caros amigos, vem à velha e exata regra: “TODA AÇÃO GERA UMA REAÇÃO” ou vcs pensavam que o DEM de (lá) ficaria sem fazer nada e concordando com quase tudo como o DEM/MA estava aceitando. NUNCA! É lógico que existe pressão do PSDB Nacional, o pq que o Dem do Maranhão apóia o PT e PMDB do jeito que é imposto e fica por isso mesmo! Só muita inocência de quem achava q as coisas ficariam assim.
    Além do mais caro dep. não creio que não serás candidato e que também tenha feito uma das melhores escolhas da sua vida, pois só está BERRANDO agora, por que algo não deve está saindo como você pensava e esperava. E obviamente um cabrito, sempre sempre se achará muito maior “no tamanho é claro” que um simples e pequeno camundongo.

    Resposta: Amigo você é tão falso quanto uma nota de três reais, se não vejamos: seu nome é Cláodio Carvalho ou Claudio Carvalho ([email protected])?
    Se decida ou pelo menos aprenda a fraudar direito os comentários.

    Quanto ao que eu sou ou deixo de ser isso não está em discussão aqui, mas já que você tocou no assunto, eu me elegi deputado pela primeira vez em 1982, já lá se vão 28 anos, tempo de 7 mandatos, coisa que se não me dá o privilégio da experiência, me dá no mínimo o da persistência. Jamais perdi uma eleição e sempre soube fazer contas eleitorais, coisa que aprendi com os mestres Clodomir Milet, José Burnet, Ivar Saldanha, Nagib Haickel e depois com Daso Coimbra, deputado carioca expert em cálculos eleitorais.

    Quanto ao DEM. , acho que esse papo acaba quando a direção nacional faz questão de indicar um candidato do PMDB para compor a chapa na qualidade de candidato a senador. Precisa dizer mais alguma coisa?

    Quanto ao fato de você achar que eu esteja blefando quando digo que não vou ser candidato, isso só me deixa mais convicto que tomei a decisão mais acertada em não querer disputar esse ano à eleição.

    A sorte já foi lançada e agora é só aguardarmos o resultado. Como dizem os mais experientes, “quem viver verá”, depois não digam que eu não avisei.

  6. SERGIO

    PAIXÕES.!! A PAIXÃO SEGA, DIZEM POR AÍ OS POETAS…
    QUINCAS, VC ESTÁ CERTÍSSIMO!! QUANTO AO DEM, VALE LEMBRAR QUE MAURO FECURY ERA SUPLENTE DE ROSEANA E , NO MEU PONTO DE VISTA, DEVE VOLTAR A SER SUPLENTE. TUDO BEM QUE ELE ERA SUPLENTE DE UMA SENADORA COM CHANCES DE SER GOVERNADORA ( E FOI, FORA ROUBADA E VOLTOU COM JUSTÇA), ISSO LÁ PELOS IDOS DE 2006, MAS ERA SUPLENTE, ORAS. OU CLOVIS COMEÇA A PENSAR COM A CABEÇA ( E NÃO COM O CORAÇÃO), SER MAIS ESTRATEGISTA E MENOS APAIXONADO E DEIXAR DE LEVAR A QUESTÃO AO NÍVEL PESSOAL ELEGENDO O MAIOR NÚMERO DE DEPUTADOS OU VAI ATRAPALHAR A ELEIÇÃO DE ROSEANA E PERDER, NO MÍNIMO, PRESTÍGIO POLÍTICO O QUE NÃO É BOM UMA VEZ QUE, JOVEM, AINDA NÃO CONSOLIDOU SUA CARREIRA POLÍTICA AINDA QUE PESE MANDATOS DE DEPUTADO FEDERAL NO CURRÍCULO.

    JOAQUIM, VC ACERTOU EM CHEIO!!! TOMARA QUE OS FECURY PAI E FILHO TENHAM LIDO ESSE POST NO SEU BLOG E NO DO MARCO TB.

    ABRAÇO, SOU SEU FÃ, VC SABE DISSO!!

  7. aninha

    rsrsrsrrs Impagável como sempre Profeta, estava eu com saudades dos seus “comentários” sim pq dessa vez a análise e comentário foram de uma sinceridade absurdamente sua, honestos e diretos, coisas que poucos são capazes de apreciar, mas de qualquer forma é seu estilo e não mude , pq é o que te faz ser o que é um escritor talentoso e um ser humano impagavelmente Sincero.
    As cartas estão na mesa, os dados já foram lançados (como disseram alguns) mas o resultado ás vezes depende mais do blefe do que da sorte, é ai então que mora o perigo…bjus!!! Obrigada por mais essa literatura de qualidade que tive o prazer de apreciar.

  8. Seu Monteiro

    Em 8 anos Cafeteira, Jackson e Sarneye estarão mortos. Castelo, João Alberto e Lobão velhos demais, aposentados.

    Roseana, com 74 anos, perderá muita força sem o pai e já sem tanto poder.
    Para quem ficará o espólio político do Maranhão?
    Ricardo Murad não existe, é uma invencionice, como diria Odorico Paraguaçu.
    O sistema oligárquico está falido mas os Sarneys não estarão mortos, ainda haverá o Sistema Mirante do qual o senhor é sócio.

    São Luis não tem candidatos fortes a prefeito, mas existem candidatos como Luis Fernando, Gastão, Pedro Fernandes…

    Flávio Dino é o Futuro e dorme e acorda pensando nisso.

    Em minha modesta opinião o senhor é um dos nomes que poderá participar nessa mudança, na virada da história do nosso Estado.

  9. Eliane

    Seu monteiro realmente é um matemático, diria mais um visionário do futuro político maranhense. esse é o cara.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS