Convite para refletir durante o almoço.

13comentários

Liguei na última sexta-feira para convidar meu caro amigo e colega deputado Carlos Alberto Milhomem para comermos umas costeletas de porco e uma carne de sol, regada a um bom feijão Mulata Gorda ou ao delicioso Cuxá, na Base da Diquinha, pois precisava falar com ele, uma vez que me encontrava bastante preocupado com sua situação eleitoral. Milhomem é um dos bons deputados que nós temos e se eu puder, vou ajudá-lo a se reeleger. Ele juntamente com Chico Gomes e de certa forma Antonio Pereira também, são os maiores prejudicados em seu partido, o DEM.

Tatá Milhomem é conhecido por ser um sujeito correto, um político confiável, mas não por ser um cara fino, polido, educado mesmo. Isso ele não é, mas suas qualidades superam os defeitos, quase todos provenientes de sua excessiva rudeza.
Quando perguntei a ele onde ele iria almoçar, pois queria convidá-lo para me acompanhar, ele foi logo gritando do lado de lá do telefone, dizendo do absurdo de uma entrevista que eu teria dado ao jornal “O Imparcial”.

A tal matéria havia sido publicada em meu blog e dizia que “Como é que no meio de uma eleição difícil como será essa, nós ainda vamos ter que nos preocupar em eleger o senador fulano de tal do DEM., os deputados federais, marinheiro de primeira viagem e ruim de voto do PMDB e os nepóticos deputados estaduais”.

A zanga de Tatá é totalmente improcedente, pois sendo ela minha opinião, e tendo ela sido manifestada de maneira clara e aberta, a menos que ele casse o estado democrático de direito, eu posso e devo defender meus posicionamentos e meus pontos de vista, ora bolas!

Mas só por isso vamos então analisar novamente o caso DEM.: O partido, aliado de longas datas da governadora Roseana, tendo sido ela eleita várias vezes por essa legenda, quer mais espaço, mais visibilidade. Acho justo, mas não posso deixar de dizer que o partido teve ao seu dispor quatro secretarias de estado durante um ano. Se o partido não usufruiu desse privilégio, isso é problema dele.

As secretarias de infra-estrutura, educação, segurança e de relações institucionais, essa última a única indicada pelo presidente do partido, eram ocupadas por deputados do DEM. e deveriam ter fortalecido as bases do partido, com ações que propiciasse visibilidade a todos e não apenas a três. A culpa disso é do partido que não teve pulso para agir, para se impor. O que não pode agora é querer dar uma de filho pródigo e querer dividir o resto dos bens do pai, já que a parte dele, ele já levou e deu descaminho. Assim é muito fácil.

Vou voltar a analisar o possível desempenho eleitoral dos Democratas, para podermos vislumbrar o perigo que eles estão sentindo, e com toda razão: O partido tem dois deputados federais (Nice Lobão e Clóvis Fecury, cujo marido da primeira e o pai do segundo são os dois senadores do nosso Estado, ambos pelo PMDB). Tem seis deputados estaduais (Max Barros, ex-secretário de infra-estrutura, César Pires, ex-secretário de educação, Raimundo Cutrim, ex-secretário de segurança, Antonio Pereira, primeiro secretário da assembléia Legislativa, Francisco Gomes, Líder do governo na assembléia e Tatá Milhomem, líder da bancada do governo). Logo se vê que o DEM. é um partido muito bem aquinhoado no atual governo bem como sempre o foi por nosso grupo político.

Pois bem, se a direção nacional do partido quiser obrigar a legenda no Maranhão a não coligar com o PMDB, PV, PP e PTB, muito possivelmente ela não elegerá aqui nenhum deputado federal, pois não deverá alcançar os 180 mil votos necessários para isso. Só elegerá um se os dois, Dona Nice e Clóvis, forem se engalfinhar em busca dos votos e tenho certeza que se esse for o cenário, Dona Nice não será candidata, inviabilizando assim a possibilidade do partido ter a quantidade de legendas necessárias para eleger um único deputado federal, a menos que ele sozinho tenha 180 mil votos.

No caso dos deputados estaduais, o partido só deverá eleger dois, isso acreditando na boa vontade e na abnegação daqueles que tenham menos votos e queiram ser bucha de canhão para eleger aqueles que deverão ser os mais votados (Max, César e Cutrim, acredito que nessa ordem). Mas ninguém será enganado, pois não são neófitos e são sabedores que só elegerão três candidatos se todos forem para o sacrifício. Duvido muito que aqueles que reconhecidamente têm menos votos queiram ser imolados vivos e queiram rumar para o cadafalso da derrota (no caso Pereira, Milhomem e Gomes, acredito que seja também nessa ordem). Não faz sentido algum correr o risco de perdermos três deputados da mais alta qualidade como esses que fariam grande falta na Assembléia. Mas contra a matemática não há argumento.

Há a possibilidade da direção nacional do DEM. querer que o partido no Maranhão coligue com seu parceiro nacional, o PSDB, coisa que jamais será aceita pelos Tucanos Timbiras, pois se assim fizessem seriam engolidos pelos democratas, que individualmente têm muito mais votos que eles.

Há ainda a possibilidade de o comando Nacional do DEM. está sendo “motivado” pelos demais candidatos ao governo e ao senado do Maranhão, na tentativa de tirar algum proveito dessa aventura. Aventura que favorece diretamente a candidatura de Zé Reinaldo, que em minha opinião é o que há de pior na política do Maranhão.

Há também a possibilidade de “alguém” esta querendo puxar o tapete do vice-governador João Alberto, que já cedeu espaço abrindo mão da candidatura a vice, e que agora teria que abrir mão da disputa pelo senado.

Há mais ainda. Se pusermos um candidato do DEM., quem quer que seja ele, e João Alberto para se escolher o mais plausível de se eleger nessa difícil campanha, todos sabem, não precisa que eu diga e as pesquisas apontam que a segunda opção seria a mais viável.

Quanto ao meu amigo Mauro Fecury, devo dizer que não há nada de pessoal nessa minha análise. Se por acaso houver, é em sua defesa, pois sempre existem meia dúzia de canalhas ordinários que anseiam, querem, precisam mesmo, muito, de uma candidatura abastada para poder tentar viabilizar os recursos financeiros que eles imaginam que um empresário bem sucedido como ele possa investir, na tentativa de se eleger senador.

A situação é critica, eu sei, mas a culpa não é minha. Querer que eu diga o contrário é um absurdo, ainda mais para Milhomem que me conhece há quase trinta anos e sabe que como ele, eu não “abeiro”, principalmente quando acredito firmemente em meu ponto de vista.

Desculpe amigo Tatá, mas não dá para defender aquilo que não acredito ou não concordo, mas o convite para o almoço está de pé.

13 comentários para "Convite para refletir durante o almoço."


  1. Fernando Barros

    Sua analise está perfeita. Irretocável. Não vejo como rebater esses argumentos. Gostaria até de ver alguém tentar, pois gostaria de conhecer o ponto de vista contrario a esse seu, em que se embasariam para contrapor.
    O senhor vai fazer falta na Assembléia, deputado Joaquim, mas acho bom mesmo que o senhor não se candidate desta vez, dê um tempo, olhe as coisas daqui de fora, crie um certo afastamento para uma melhor analise.

  2. aton

    Deputado Joaquim Nagib o senhor não se sente constrangido por saber que o senhor é o que há de melhor nesse seu grupo político e que ainda assim é desrespeitado, destratado, desconhecido pelos chefes de seu grupo? Como é que o senhor se sente vendo que muitos políticos muito menos preparados, menos competentes, menos capazes que o senhor são aquinhoados com parcelas substanciais de poder, como secretarias poderosas e importantes, enquanto o senhor nem sequer é cogitado para soltar foguetes nos comícios de seu grupo político? Como é que o senhor pode olhar seu rosto no espelho sem se lembrar de seu pai, que me disseram, era um homem correto, que não admitia subserviência aos poderosos, que levantava sua voz em defesa dos menos favorecidos do Vale do Pindaré e de todo Maranhão e não se rebela contra essa oligarquia que escraviza nossa terra quarenta anos?
    Acorde deputado e venha para o lado do bem, venha apoiar a candidatura de Flavio Dino ao governo do estado, ele que é um jovem que pensa como o senhor pensa, que quer o melhor para o Maranhão como eu tenho certeza que o senhor quer.
    Olhe, moro em São Luis mas sou de São Domingos do Maranhão. Nunca votei no senhor. Não sou nem folha nem preá, sou um cidadão que procura ver as coisas com clareza e lhe digo, o Maranhão tem de mudar, e essa mudança será Flavio Dino, o novo, o diferente, o moderno, mas ele não poderá fazer tudo sozinho, ou contando apenas com meia dúzia de pessoas competentes que estão com ele. Existe muita gente boa por ai, de todos os lados, e ele vai precisar de toda essa gente para reconstruir o nosso estado, e o senhor, em minha opinião, é uma dessas pessoas.
    Desculpe-me por não me identificar, mas vai chegar o dia em que eu vou chegar para o senhor e vou me apresentar.
    Grande abraço.

    PS: Acesso diariamente o seu blog em busca de seus escritos. Sou seu fã.

  3. NHONHO

    E AI DEPUTADO, O SENHOR QUE SEMPRE TEM UMA RESPOSTA AFIADA NA PONTA DA LÍNGUA, NÃO VAI DIZER NADA SOBRE O COMENTÁRIO ANTERIOR?

  4. Silvio Matos

    os componentes do atual dem, fundado em 2007 como upgrade do entao pfl, sao originarios da arena e do pds…
    c/ o fim da ditadura militar e o apoio do pds ao maluf no colegio eleitoral em 1984, enquanto a globo escondia os comicios gigantescos em prol da eleiçao direta, um grupo liderado por aureliano chaves rompeu c/ o pds p/ bancar o sarney como vice na chapa do tancredo… assim surgiu o pfl q fez parte d tds os governos d direita ateh a eleiçao d lula: desde sarney, defendendo collor diante do impeachment, passando s/ pudor p/ o lado do opositor itamar e compondo a chapa q governou c/ o privatizante fhc 1 e 2… em td esse periodo, o partido d acm, bornhausen e marco maciel nao pensou em expulsar ninguem… desde a eleiçao d lula q o desmamado pfl, e agora dem, aparece ao lado do psdb como ferrenho opositor… noutras palavras…o dem nao merece crédito nenhum.

  5. carlos couto

    Como podes fazer tanto cenário se nem o teu conseguistes construir. Viajas muito.Dormesmuito.E falas demais. dependentes das amizadas e um preguiçoso contumaz.Publica analista falido e sem rumo.NÃO TENS ELEMENTOS PRA TEUS PROGN´STICOS JA QUE NÃO VAIS AO INTERIOR. SALTA GIGANTE VAIS PRA LUTA COVARDE.

    Resposta: Veja como são as coisas! Suas opiniões a meu respeito faz até pensar que você me conhece. Até parece. Adoro viajar e viajo mesmo e posso. Adoro também dormir, mas durmo menos do que gostaria. Realmente falo muito, mas cá pra nós, melhor falar que não saber o que dizer. O cúmulo é querer me acusar de depender de minhas amizades. Feliz daquele que tem amigos dos quais possa depender, sem ser um peso, um fardo, como tu deves ser.
    Agora, quanto a dizer que eu sou preguiçoso, revela que não me conheces mesmo, pois quem me conhece sabe que desse pecado não padeço. Poderias me imputar até a gula e a luxúria, mas dos outros cinco pecados, não sofro.
    Por fim me chamas de covarde, mas não sou eu quem está se escondendo atrás de um nome falso, de um endereço eletrônico falso… Sou eu o covarde?

  6. Tereza Dias

    Parabéns meu deputado, o senhor como sempre dando show de inteligência, elegância, cultura, fazendo um imbecil como esse tal Carlos, que não é o Couto, ficar humilhado e desmoralizado.

  7. ISRAEL – São João Batista -MA

    Dep Nagib vossa excelencia foi bem votado em sjbatista, acho e tenho certeza pelo que tenho lhe acompanhado que é um bom deputado, tem desenvolvido bem o seu papel, se todos fossem assim nosso MA estaria muito melhor. Parabens, pena que não está na reeleição. Gostei de sua analise sobre o Dep Chico Gomes, é um excelente deputado, acima de tudo simples e trabalhador, além de companheiro e fiel ao grupo politico, merece nosso respeito e nosso voto. Gostaria que caso o nobre possa, ajude o seu colega Chico Gomes, que com certeza irá lhe retribuir futuramente.
    Gostaria ainda, que fizesse alguma coisa por sjbatista está abandonada, depredada, sem medicos, a educação faz pena o que estão fazendo com nossas crianças. Peça Intervenção para a GOVERNADORA até que o processo eleitoral seja definido.

    um abraço,

  8. luis fernando ferreira

    certa vez fui ao seu gabinete lhe pedir um trabalho e vc nao pode me arrumar mais se vc fosse candidato
    votaria em vc novamente porq tu e o cara sou teu fan e era seu eleitor.e queria votar
    em vc novamente cara reveja essa tua ideia e seja candidato.

  9. fernando m. silva

    caro joaquim, na realidade o que se ver no maranhao é o maio vermelho, a revolta dos sem votos.como voce disse um senador é marido de uma e o outro é o pai de outro e o ouitro é tio de outro. A situação não esta feia só pro dem e sim para todos dessa coligação, se não vejamos: os babacas se esforçam para eleger senadores para depois estes lhes tirar a vaga empurrando familiares como candidato bancados pelos recursos das emendas parlamentares que deveriam ser distribuidas aos municipios pelas suas carencias e não por barganha de votos para seus parentes.Temos quer calar e suportar os chiliques de Nice, fecury e cafeteira e ainda por cima … do pt, é a verdadeira revoluçao dos sem votos.

  10. Ariel Falcão

    Caro Joaquim
    Eu acredito que não há ninguém no Estado do Maranhão que seja capaz de fazer uma análise política precisa e tão imparcial quanto a sua!!!
    Parabéns, queria de verdade que você fosse candidato, pois eu acho que essa sua saída da política, quem perde é o povo…..
    Pense direito, nós estamos contigo.

  11. francisco

    que que é isso !meu caro dep., quer dizer que esse Milhomen é tudo isso, caramba! por isso que nosso Maranhão tá como tá, (sem trocadilhos), um cara mal educado, mal humorado, boçal, como vc mesmo fala, o único atributo que ele tem é ser cão fiel da família SarnAey, é demais pro nosso estômago, um abraço, vamos sentir saudades suas sem nenhuma dúvida.

  12. Eliane

    bom dia joaquim,
    se fosse vc comeria menos é muita caloria para uma pessoa que fez cirurgia bariátrica, parece como “água para chocolate” ou a “festa de babeth” enfim parece um festival gastronomico dos mais terríveis. Quanto as previsões seja o que e o dinheiro derramado nas prefeituras determinar, consciencia polítiica é coisa rarissima aí no Maranhão.,

    um grande abraço

  13. Luis

    Meu Caro Deputado,

    Ótimo comentário e como sempre é bastante construtivo ler os seus textos. Se possível me esclareça essa questão da composição do DEM com o PSDB. Será que em função do interesse maior dos cabeças de Chapas (Governador e Senador) essa composição não seria possivél? Eu particularmente não acho que o DEM fique sozinho neste cenário. O que o Sr Achâ?

    Um Abraço,

    Luis

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS