Sobre cercas velhas

22comentários

Sempre que posso, visito os blogs de alguns jornalistas amigos meus. Num deles, li a notícia de que o ex-governador Zé Reinaldo Tavares iria comparecer ao lançamento de seu site na internet, um dos mais importantes instrumentos eleitorais nessa campanha política, mas parece que ocorreu algum problema, o que fez com que o candidato a senador se atrasasse em algumas horas.

Depois que o problema foi remediado, a apresentação do site foi feita por um dos filhos de meu amigo, jornalista Luiz Cardoso, que está trabalhando na difícil missão de tentar melhorar a imagem de Tavares, e pela ex-secretária de Comunicação de seu governo, Flávia Regina, atual assessora de imprensa da OAB.

Soube também que o momento que mais chamou à atenção dos presentes, foi quando Zé Reinaldo, depois do enorme atraso, contou uma “estória” ocorrida em Coroatá durante passagem da “onda vermelha pelo município”, como disse numa alusão à coligação liderada pelo candidato comunista Flávio Dino.

Segundo ele, uma senhora teria dito ao socialista que “ninguém quer mais se encostar em parede velha”, se referindo aos velhos políticos e exigindo que o Maranhão agora tem que “renovar a sua classe política”, disse o candidato a senador. Essa conversa é claramente uma alegoria criada por um redator raso para ser usada por um político medíocre.

Achei de uma ironia indizível isso ter sido dito exatamente por Zé Reinaldo Tavares, que em minha opinião, não é nem uma parede velha, mas uma cerca velha, uma das mais velhas e carcomidas de nossa terra.

Veja bem, eu disse velha, não antiga, pois as paredes antigas do casario do centro histórico de São Luis podem até serem velhas, mas elas são importantes, são nossos tesouros, por serem antigas, não por serem mentirosas e hipócritas, se dizendo paredes novas, de alvenaria e concreto, quando são feitas de pedra e argamassa de barro misturada com óleo de peixe e betume.

Algumas vezes eu ouvi de meu pai um ditado apropriado a pessoas inconfiáveis, que dizia mais ou menos assim: “Fulano de tal é como cerca velha, tanto cai quanto derruba quem está encostado”.

Esse ditado, no entanto, não pode ser dito na tentativa de atingir o ex-presidente José Sarney, como tentou Zé Reinaldo, pois foi Sarney quem escorou durante quarenta anos o encostado Tavares, que foi primeiro diretor de obras, depois secretário de estado, depois foi superintendente, administrador de uma importante cidade que praticamente nascia, para em seguida ir administrar os recursos de investimentos de 10 estados brasileiros, saindo de lá para ser o empreendedor de todo o sistema de transporte do Brasil. Depois disso, desempregado, dirigiu as empresas do mentor, para então experimentar um mandato de deputado federal onde teve um desempenho sofrível, após isso veio ser duas vezes vice-governador do Maranhão e posteriormente governador de nosso estado.

Dito tudo isso, fica claro que a insinuada cerca não é velha, ela pode até ser antiga, mas é muito forte e consistente, pois ter que aguentar carregar esse peso todo durante todo esse tempo, só sendo uma parede, não uma cerca, mas uma parede, cujos baldrames são muito sólidos e resistentes.

Que me perdoe o doutor Sarney, mas nessa história toda, o errado é ele mesmo, pois escolheu mal quem carregar consigo, quem escorar, quem se deixar encostar. O errado é ele mesmo por ter dado asas para cobra, por ter alojado jabuti em pé de pau fora do tempo de enchente.

Em minha opinião Zé Reinaldo Tavares representa o que há de pior na política. É um traidor, um usurpador e um hipócrita, entre outras coisinhas mais.

Jackson Lago se dissesse o que disse Reinaldo, estaria menos errado, pois em que pese estar na política a tempo suficiente para ser chamado de antigo nela, não podemos esquecer que foram vinte anos dirigindo os destinos de nossa capital, ele nunca se encostou à parede Sarney, a não ser em sua última eleição para prefeito quando aceitou o apoio da governadora Roseana.

Flávio Dino até poderia ser o autor dessa ilação. Parede nova, robusta, mesmo que construída com alguns materiais de demolição, Flávio foi eleito em 2006 através da escora, do encosto em paredes, das quais se poderiam dizer muitas coisas, menos que elas sejam como cercas velhas, daquelas que caem e derrubam quem nelas se encostam.

Flávio poderia até usar esse discurso, mas Zé Reinaldo não, pois foi nessa cerca, nessa parede que hoje ele picha e apedreja que ele fundou e alicerçou toda sua vida.

Zé Reinaldo está tentando construir sua parede lançando mão de uma tecnologia que imagina ser de última geração, usando tijolos feitos com esterco e capim sobre uma base de areia.

A tentativa de Zé Reinaldo querer se apresentar como uma cerca nova, uma parede confiável, dessas que a gente pode se encostar com segurança, é fraude, é mentira, é enganação e é desse tipo de político que nós temos que nos livrar.

22 comentários para "Sobre cercas velhas"


  1. Fernando

    Joaquim eu queria entender como alguém da ala do Dino aceita uma pessoa como essa ao seu lado político, será que eles não vêem que a história pode se repetir?
    Zé Reinaldo demonstrou ser desequilibrado, alguém sem comando, fraco, um traidor de primeira linha. Pessoas como ele é como aquele escorpião contado naquela historia em que uma ave o salva de uma pequena ilha, e como forma de agradecimento ele o mata “… desculpe-me Senhor Ganso, mas eu só sei fazer isso”.
    Abraços,

    Fernando

  2. Marcio Fernandes Santos

    Eh Joaquim,
    Dizem os entendidos que é muito difícil um gordo se ver magro, pois parece que tá no DNA a ideia de que é gordo e mesmo que faça milhões de tratamento sempre se verá gordo. Penso que da mesma forma, um vassalo sempre será vassalo, mesmo que tenha mil motivos para se rebelar contra seu senhoria, prefere a (in)segurança que ele lhe dá do que querer andar com as próprias pernas. Mesmo que seja por ele abandonado eles vão antrás do patrão, parecendo aquele gato que é jogado fora, mas que volta prá casa, com medo da liberdade. A oligarquia te renegou,
    Márcio

    Resposta: Ô Marcio!… Você é um pobre tolo!

  3. ribinha

    muito bem deputado nagib, esse zé reinaldo é um traíra mesmo, esse sujeito teve todas as oportunidades no grupo sarney e depois os traiu de forma brutal… bem fez foi a alexandra, mandou o cabrapastar na primeira de copas…

  4. Misael

    Concordo em genero e grau o que disseste a respeito deste JR (Judas Rapineiro)
    Continue assim com seus artigos , POIS A VERDADE DEVE SER DITA DOA A QUEM DOER.
    Disse JESUS: E CONHECEREIS A VERDADE E ELA O LIBERTARÁ.
    Um Abraço do teu amigo
    Misael.

  5. waldimir filho

    Meu caro Joaquim,

    Concordo com todas as referencias sobre o caráter negativo do sr. José Reinaldo, entretanto tenho comigo a convicção que o Ze Reinaldo e o Sarney são produto da mesma ARGAMASSA

    Resposta: Pode até ser, mas uma delas é falsificada, paraguaia!

  6. Carlos Sforzesco

    Caro Joaquim

    Por que consideras Jose Reinaldo Tavares um traidor? O que ele fez foi apenas uma mudanca de pensamento digno de quem quer o bem do seu estado. Estar agora contra a oligarquia da qual voce faz parte , seria para mim apenas um ato de coragem de quem se cansou de anos e mais anos de mando neste estado. Voce nao pode negar que o Maranhao tem os piores dados socio economicos do Brasil e isso so pode ser culpa de quem nao quer o bem do seu povo como o pseudo intelectual ao qual voce serve. Desculpa mas voce esta totalmnet equivocado nas suas colocacoes como sempre agride as pessoas com suas palavras.

    obrigado

    Carlos Sforzesco

    Resposta: Respeito a sua opinião, mesmo que discorde dela.

  7. SERGIO

    DEPUTADO, O COMENTÁRIO DO CARLOS MERECE UNS ESCLARECIMENTOS:
    É IMPORTANTE DIZER A ELE QUE ZÉ REINALDO NÃO ROMPEU COM SARNEY POR QUESTÕES IDEOLÓGICAS MUITO MENOS PELO MARANHÃO. A MOTIVAÇÃO SÓ O CARLOS NÃO SABE (OU FAZ QUESTÃO DE NÃO SABER??) FOI DEVIDO AO EMBATE DE ALEXANDRA COM ROSEANA A PRIMEIRA, “PEITANDO” A SEGUNDA E POR ESTAR LOUCAMENTO APAIXONADO ( ATÉ HOJE) POR ALEXANDRA RESOLVEU ROMPER COM O SEU GRUPO DEVIDO AO ÁPICE DA CRISE, COM A DEMISSÃO DE BULCÃO DA SECRETARIA DE CULTURA!
    RESUMINDO: NÃO HOUVE MOTIVO NOBRE NENHUM, HOUVE FALTA DE CONSIDERAÇÃO, TRAIÇÃO MESMO! TODOS OS EMPREGOS QUE ZÉ REINALDO TEVE FOI SARNEY QUE LHE DEU!!! EXCETO O QUE ELE TINHA NO CEARÁ ANTES DE SARNEY TRAZÊ-LO DE VOLTA PARA O MARANHÃO.
    ABRAÇO!

  8. Eliane

    Boa tarde Joaquim,

    A democracia entre outras coisas está pautada no livre pensamento, na discordancia, no direito de ir e vir.
    discordo de vc em relação ao ex-governador Jose Reinaldo, penso que simplesmente chega uma época em que as pessoas acordam e cansem do servilismo, de bater a cabeça dizendo sempre sim, mesmo que discordando com os que estão acima da lei. creio que foi isso que aconteceu com o governador, cansou de ser servil, de ser menino de recado pau mandado do coronelismo maranhense. Que vc não concorde e chame de traição até respeito, afinal vivemos em uma democracia. Porém esculhambar dessa forma uma pessoa que até então rezava na mesma carilha que vc e discordou, libertou-se, criou coragem para o o vôo solo é bastante deselegante. o respeito é a forma mais elegante de combate.
    abraços

    Resposta: Traição, deslealdade política não merece respeito. Se ele não concordava com alguma coisa, na posição de governador ele tinha todas as condições de mudar isso e transformar aquilo com o qual não concordava. Se ele tivesse feito dessa forma eu estaria do seu lado, mas ele além de não ter tido a coragem necessária para fazê-lo, preferiu o caminho mais curto e a possibilidade de poder gerir sozinho sem influencia de seu grupo político os destinos e o cofre do nosso Estado.

  9. Eliane

    Boa Noite Joaquim,

    Viver em uma democracia não é tarefa fácil para alguns. Passeando pelos blogs para ter noticias da província, fiquei pasma com as suas considerações sobre o ex-governador Jose Reinaldo Tavares. A democracia nos presenteia com o direito de discordar, de ir e vir e, sobretudo o direito de liberdade. Penso que o aconteceu com o ex-governador foi o cansaço do servilismo, isso mesmo, cansou, encheu o saco de ser servil, lacaio, moleque de recados, pau mandado do coronelismo que impera no Maranhão, e as pessoas tem o direito e o dever de rebelar-se contra a escravidão, têm direito a acreditar em uma ideologia, em uma saída digna para um povo tão sofrido e pobre como é o povo do MA. Discordar é democrático, desde o fim dos anos de chumbo em que a ditadura militar matou, torturou e massacrou milhares de intelectuais nesse País. Um dos mais importantes princípios da democracia é o de respeitar a escolha do outro, Jose Reinaldo, acredito que acordou, deixou de ser servil, lacaio, marionete e respeitar a sua escolha é no mínimo ter uma postura elegante.

    Um abraço

    Resposta: Não estou entendendo!!! Discordar é democrático para os outros para mim não é!? Que é isso!!! Discordei da forma torpe de agir de Zé Reinaldo e estou dizendo isso democraticamente. Qual é o problema!? Eu não chamei Zé Reinaldo de ladrão, não disse que ele usou a maquina do Estado em beneficio seu e dos seus, eu só disse que ele foi um traidor, mordeu a mão que o alimentou durante toda sua vida. Isso é fato, e é só isso que eu disse. Dizer isso não é democrático?
    Desculpe Eliane, mas não confunda as coisas, Zé Reinaldo traiu Zé Sarney. Isso é fato e foi só isso que eu disse e reafirmo.

  10. Eliane

    Bom Dia Joaquim,
    Meu querido poeta se vc for fazer um passeio na vidfa do Ze do Sarrney vc vai ver quantas pessoas ele traiu e enganou para estar no poder até hoje. Ora bolas não vamos sre piegas em relação ao ex-governador, e agora eu te pergunto: Porque não fostes canditado a a deputado?

    um abraço

    Resposta: Minha querida Eliane, a analise sobre a vida e os procedimentos de Zé Sarney, muitos já o fazem e se assim ocorre, porque não pode ocorrer com esse outro Zé!?
    Outra coisa, Zé Reinaldo não traiu apenas Sarney, ele é apenas simbólico. Ele traiu a todos que acreditaram nele, muitos até acreditando que ele poderia mudar o seu grupo de dentro para fora, fazer uma implosão limpa, mas isso seria querer demais, ele não estava preparado para ser governador, ele é muito competente para ser secretário ou ministro, cargo político eletivo não é para qualquer um.
    Sobre minha candidatura, falaremos sobre isso em outra oportunidade.

  11. Eliane

    Bom dia Joaquim,

    Meu querido poeta o que eu estou dizendo é que ninguém é obrigado a ter essa gratidão escrava!!!!!! Pô o cara discordou e outro não entendeu é OBRIGADO a ser serviçal de uma estrutura na qual ele não mais acredita?????

    abraços

  12. Dorgival Menezes

    Deputado Nagib a sua coerência é desconcertante. Espero que o senhor tenha acertado quando resolveu nos negar o seu ingresso praticamente garantido na próxima legislatura, não nos permitindo ter na sua pessoa, no seu trabalho a certeza de que nossa Assembleia Legislativa teria pelo menos um deputado realmente competente e capaz de discutir em alto nível e de maneira elegante e democrática os temas da política, muitas vezes tão desfocados e mal direcionados.

  13. Sandro Henrique Bezerra da Silva

    Joaquim não consigo entender como uma pessoa do teu nivel intelectual, que conherce a nossa historia,sabe que somos o Estado mais atrazado da federação devido uma oligarquia está a tanto tempo no poder ,que vc sabe como eles fazem para mante-si no mesmo,e diga si de passagem está familia já foram tudo no Brasil e o nosso Maranhão com os piores indicadores sociais ,a Educação das 20 Escolas persimas do Brasil só aki tem cinco,nossos jovéns sempre indo para outros Estados afim de poderem trabalhar a saúde JOAQUIM é uma lastima em todo o interior é uma so reclamação falta até o basico ou seja os pilares para um desenvolvimento de um Estado está totalmento precario,Joaquim e vc uma das cabeças pensantes da nossa sociedade em vezes de está fazendo coro por uma mudança em nosso Estado não consigo entender vc usar o seu tão conceituado blog para falar mal dos outros que papel feio Joaquim,não moro de amor poe esses politicos nen pelo Zé Reinaldo ou o Dr.Jackosn mais essa politica de denegrir a imagem dos outros, pessei que não poderia partir de pessoa de sua estirper,que vergolha vc é muito grande pra si prestar a esse papel,isso é para pessoa mediocrios.

    Resposta: Denegrir!!! Como denegrir!!!??? Eu falei alguma mentira???
    A verdade não denigre. A verdade cala os hipócritas.

  14. silvio pereira matos

    Lutero traiu o famigerado sistema catolico romano.

    Tommaso Buscetta traiu a cruenta máfia italiana ,”Cosa Nostra”.

    José Reinaldo traiu o lesa-estado josé sarney.

    OH Deus!Ouve-nos !E Da-nos mais “traidores””!!

    Resposta: Não se esqueça que Judas traiu Jesus, Silverio dos Reis traiu Tiradentes, e algumas esposas trairam seus maridos, fazendo com que alguns filhos não saibam quem são seus verdadeiros pais!

  15. Ilka

    Futuro ex deputado Joaquim Nagib, hà um provérbio que diz o seguinte: “cuidado p q ao falar tuas palavras sejam melhores q o silêncio”. Vc escreve bem apesar da omissão de uma preposição no final do seu texto( desconsideremos o esquecimento). Eu até aprecio a sua metodologia de fazer política que aliás, é muito distante da beleza como vc escreve.Também adimiro tantos mandatos seus conquistados na políca maranhense sem uma coerente retribuição aos municípios onde é votado, pois em Altamira do Maranhão, há 30(trinta) anos, isso mesmo, trinta anos o povo lhe confia o voto sem ter tido se quer uma recompensa coletiva q o dignificasse como dep representante daquele município. Até hoje não há nada q se possa dizer q o Joaquim fez pela Altamira-MA. Isso é uma forma de TRAIÇÃO, concordas? E não venha dizer q não tinha apoio do governo porque vc era tambem do lado do Zé Reinaldo quando governador( esteve em Vit Freire no palanque do Zé que vc tanto escomungou no seu pacional texto). Vc sempre foi governista. Isto significa q vc apoiava o q hoje condena insensatamente. O seu texto deixa bem claro o seu amor incondicional pela família sarney a ponto de esquecer ou mesmo querer q o então gov Zé Reinaldo fizesse tudo pelo Sarney e esquecer o Estado do MA. Só p lembrar Joaquim, a história julga o político administrador pelos seus atos no exercício do cargo, é bom q nunca esqueçamos no gov do Zé Reinaldo o IDH subiu um dígito(de 0,6 p 0,7), lembras? Levou ensino médio p todo o Estado, aquceu a agricultura familiar, colocou água nas casas, enfim, o IDH já diz tudo. Além do mais não podemos esquecer q o Zé traidor e o pior da política como vc equivocadamente o classifica revolucionou alguns setores do Estado econômica, política e socialmente. Se o Zé ao romper c o outro Zé, fez mal à família sarney e seus aliados, problema dos dois, agora numa visão estadista, democrática, e libertária, o povo do maranhão viu melhorar a condição de vida dos mais pobres do Maranhão e isso jamais pode ser esquecido. Quem faz algo pelo povo precisa ser reconhecido pela história de um estado, de uma nação. Não sou adebito da candidatura do PDT, mas p fazer justiça digo- o povo é maior. Maior q divergências pessoais, polícas e ideológicas. Portanto, com todo o respeito e adimiração que tenho por vc sobre muitos aspéctos lhe digo que como poeta de boa arte de escrever, com esses comentários unilaterais sobre o Zé Reinaldo, vc paradoxalmente perdeu uma grande oportunidade de usufruir de um bom silêncio. Vejamos a política de forma ampla e justa. Carinhosamente e respeitosamente, Ilka.

    Resposta: Caríssima Ilka, acredito que a nossa única divergência é no que diz respeito a forma, pois no que diz respeito ao objeto não pode haver discordância. Zé Reinaldo traiu não apenas Zé Sarney, mas a todos nós, sem os quais ele não teria sido jamais, nada.
    Quanto a mim, a prova de que não sou exatamente como você insinua, é o fato de publicar o seu imenso comentário onde muitas vezes você tenta atingir a mim ou a minha postura política e até literária, fazendo com que eu imagine que você seja na verdade um certo professor de Altamira.
    Volte sempre. Estou sempre disposto a manter um diálogo sadio e saudável.

  16. Silvio Pereira Matos

    Esquecer?NUnca.Tergiversar ?Menos ainda.
    Afinal de contas,há uma distancia abissal entre Judas e José Reinaldo;e chega ser descabida e indizivel entre Jesus e josé sarney.
    Mas penso que há uma linha tênue entre os filhos que desconhecem os pais ,com os sarneystas.

    Resposta: Traidor é sempre traidor, não importa quem é o traído.

  17. Ilka

    Futuro ex Deputado, permita-me discordar da sua visão, ao meu ver, fisiológica de entender as relações políticas entre as pessoas. Fisiológica porque na sua ótica o Zé teria que ter traído o povo do Maranhão e não o outro Zé c seus aliados. Vc deixou bem claro que se o Zé Reinaldo não tivesse feito nada pelo MA, mas tivesse sido fiel ao Zé Sarney teria sido um excelente governador e não o pior e traidor. Nobre Joaquim, vc é um homem com boa visão política, apenas é muito emotivo e precipitado circunstancialmente ao opinar sobre a política e os políticos do Maranhão. Como homem literário vc pode e deve usar bem e manifestar suas emoções, porem a política nos permite apenas nos encher de emoções sem nos permitir expô-las. Exige sim de nós frieza e caltela. Seu inesquecível e honrado pai foi, salvo engano, o único homem bem sucedido na política sem abrir mão do fator emocional. Isso é adimirável. A propósito, sendo ou não professor de Altamira, uma coisa eu lhe digo: Altamira sempre o ajudou e não teve recompensa, agora vamos ver com a milionária Vianey Brigel que vc impõe “guela a baixo” se sai alguma coisa para nossa amada Altamira do Maranhão que só lhe dar e não recebe nada. Um grande abraço a um homem que eu adimiro e por quem tenho o maior respeito apesar de muitas discordâncias.

    Resposta: Quem deixou bem claro foi você cara Ilka. Fica claro que a defesa de Zé Reinaldo é por motivos meramente fisiológicos, senão veja: O atual prefeito de Altamira do Maranhão, seu “amigo” foi eleito graças a minha ajuda e o que ele fez, me traiu para ficar do lado dos cofres recheados de Zé Reinaldo. Agora, não mais podendo sugar nada desse Zé, tenta aproveitar-se do atual governo, enquanto, por baixo dos panos manda seus vereadores votarem em outro candidato. O mesmo modus operandi, criaturas semelhantes.

  18. jose antonio

    Bom dia Joaquim, li atentamente todos esses comentários sobre cercas velhas, mas os dois da Ilka me chamaram muito atenção, nem tanto pela opinião dela, mas pela forma eloquente e respeitosa com que ela se manifestou. Achei também com igual teor as suas respostas, contundentes, porém dignas de um deputado e um literário. Só que na minha opinião vc tentou personificar a inteligência do povo de Altamira do Maranhão ao entender que o comentário num 15 (Ilka) seria do professor de Altamira. Eu queria discordar de vc devido a um fato acontecido naquela cidade. O fato é o seguinte: O ja conhecido e polêmico Presidente da Câmara de Altamira-MA, vereador Delson Lopes estava concedendo uma entrevista a uma rádio local fazendo críticas à administração do professor quando foi surpreendido pela interceptação do mesmo ao telefone pedindo ao presidente uma participação. Delson concedeu alguns minutos ao professor. Depois o Presidente lavou a alma do povo de Altamira, onde, na maior classe e tranquilidade disparou a metralhadora no professor denunciando e cobrando tudo o que o povo tinha direito, foram duas horas e meia de entrevista onde a cidade inteira parou p ser surpreendida pela frieza, cautela e autenticidade do presidente ao enfrentar o professor. O professor demonstrou claramente sua incompetência, e seu desequilíbrio frente a um adversário político, pois o próprio Delson falou ao vivo que o professor “alem de omisso, incompetente, inerte provou seu absoluto desequilíbrio, não tendo postura moral, pessoal e política para exercer o cargo que o povo lhe concedeu( é que o professor agrediu a família do presidente). Portanto nobre Joaquim, depois disso eu já não acho q tenha sido o professor o autor daquele rasoável texto. Não quero polarizar nem regionalizar o seu belo texto “cercas velhas”, mas quero que vc publique este meu comentário. Sou de Altamira. Abraço e obrigado. Só para lembrar, a briga entre os dois deve se intensificar com a eleição de presidente q se aproxima em dezembro, o professor afirma nos quatro cantos que comprou um vereador e o presidente Delson insiste em não acreditar.

  19. Joaquim Nagib Haickel

    ATENÇÃO SENHOR ANTONIO NETO!
    SEU COMENTÁRIO ACABA DE CHEGAR, MAS COMO SPAM E NÃO POSSO HABILITÁ-LO.
    MANDE-O DA FORMA CORRETA QUE TEREI O MAIOR PRAZER EM POSTÁ-LO
    ABRAÇO,
    JOAQUIM HAICKEL.

  20. ANTONIO NETO

    Mestre Joaquim, concordo em todos os aspectos com sua crítica ao político evidenciado, mas, o que fico temeroso nesse tipo de discurso é o fato de que podemos potencializar os micropoderes – população em geral – em direção a manutenção do que está posto, ou melhor, a verdade, também, se fragiliza quando defendemos – mesmo de forma sutil – o pólo oposto que, também, está enraizado como representação a mais de quatro décadas, pois dessa forma, já passa a ser, também, um mascaramento da realidade quando não aludimos críticas aos atuais representantes, isto é, uma ideologia, pois,”não se trata de supor que os dominantes se reúnam e decidam fazer uma ideologia, pois, seria, então, uma pura maquinação diabólica dos poderosos.E, se assim fosse, seria muito fácil acabar com uma ideologia… ela resulta de uma prática social, nasce da atividade social dos homens no momento em que estes representam para si mesmos essa atividade… o que ocorre , porém, é que as camadas sociais representam para si mesmas o seu modo de existência tal como é vivido diretamente por elas”( CHAUÍ,1994,p.92) e dessa forma se não tivermos cuidado podemos quebrar com o processo de mudança que o próprio povo quer – o povo sabe como mudar ,porém, temos uma força que bloqueia essa vontade,como,por exemplo,as relações e as práticas de poderes que envolvem clientelismo( que no Brasil é a maior instituição do nosso capitalismo tardio),coligações a lá jeitinho brasileiro, em fim, todo um sistema que poderíamos evitar para que nossos bisnetos vivessem num país melhor nos próximos cinqüenta anos. No que concerne ao político Flávio Dino, é outra falácia chamá-lo de comunista – temos que explicar para a galera o que é comunista -,assim mesmo, de socialista – meu deus desse jeito matamos o cara, pois, é um arquétipo aqui no Maranhão achar que todos os caras rotulados de comunistas comem criancinhas, ou melhor, passa ser outra ideologia.Logo, essas premissas podem burlar uma falsa razão onde colocam quem está no status quo como se fosse ainda a melhor saída. Partindo desse entendimento podemos argüir que o principal compromisso do político moderno e você sabem disso, pois é um grande estudioso – é com a verdade. Michel Foucault na obra Microfísica do Poder nos aborda ” que a questão política não é o erro, a ilusão, a consciência alienada ou a ideologia, é a própria verdade… pois verdade e poder estão circularmente ligados ”(FOUCAULT,2002,p14).
    ” nada mudará a sociedade se os mecanismos de poder que funcionam fora, abaixo e ao lado dos aparelhos de Estado a um nível muito mais elementar, cotidiano,não forem modificados” Foucault

    A catástrofe do Brasil não é mais na economia, porém, na mentalidade – modos de sentir e pensar.

    Muito obrigado por ter avisado que tinha mandado da forma errada esse texto,pois não sabia.

  21. Altamirense

    Caro Joaquim, o prefeito de Altamira Arnada continua praticando seu esporte predileto:A BIROTOMANIA. Veja! enche as casas de sua mãe e de sua irmã – porque nem residência ele possui – de cartazes da gov Roseana, outro carro de som adesivado com Flávio Dino e designou toda sua tropa de choque ( seus vereadores) para marcarem presença no comício do Jackson Lago em Vitorino Freire-MA, dia 09/09/2010. Agora, durma com barulho desse… Nada de novidades p vc, pois esse é o Arnaldo de sempre. Será q a Roseana sabe desse “apoio”? e o Jacson? e o Flávio Dino? e o povo de Altamira? Esse é o sabidinho. Pense nas porradas que ele tá levando nas casas do povo ao pedir votos?

  22. Filho legítimo de Altamira

    Nobre Dep Joaquim, ao cumprimentá-lo cordialmente, gostaria de comentar um pouquinho sobre a situação política do prefeito Arnaldo de Altamira, embora eu saiba q vc é conhecedor de tudo o q acontece lá. Ele, ao tomar posse, detonou o Presidente da Câmara Delson Lopes, em seguida o vice pref Zeca Braz, o ex vereador Perivaldo, a Presidente do Sindicato dos Trab Rurais Luizinha e agora para completar o seu estado de liquidez política perdeu a vereadora Ileilda do Queijo que depois de sofrer tanto abandono e decepções na câmara, resolveu, segundo ela mesma falou, ROMPER PARA SEMPRE com o “prefeito”. Ele agora só tem 03 (TRÊZ) vereadores ao seu lado (sua irmã, Neto Varão e Ana Magra) contra 06 (SEIS) da oposição, além de um Presidente manso, frio, mas que não perderá a oportunidade (se houver) de liquidar o prefeito la na Câmara de vereadores, já que acumula inúmeras pedradas do prefeito. Quero que o Deputado dê sua opinião sobre um prefeito corrupto, descumpridor da lei, queimado com o povo e que tem dois terços da Casa contra ele, além de um presidente da câmara frio, manso, trombador e duro na queda e um vice pavio curtíssimo, não leva desaforo para casa e que todos juntos querem ver o fim do prefeito Arnaldo. Só p lembrar, irregularidades administrativas já existem. Acho que é hora do vice comprar um terno novo nem que pague com o primeiro salário do cargo e o presidente da câmara pode apresentar a tão conhecida emenda dos 8% que em 2011 vai valer… . Joaquim tudo isso são especulações mas também possibilidades em Altamira, tendo em vista as aberrações do prefeito de lá. Acho então que é hora de se cobrar e punir exemplarmente aquele prefeito que não cumpre com nada do que prometeu e ainda humilha a todos pobres de Altamira e ta provocando um verdadeiro avalanche de demissões dos contratados que não vão votar para os deputados dele. Ajude a Câmara, Joaquim, se for preciso, pois prefeito, mesmo fora da lei tem muito poder. Vamos esperar mais novidades que certamente virão. Abraço fraterno.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS