Pensamento para o fim de semana

2comentários

Entre todos os bons sentimentos, escolher o melhor, o mais admirável, o mais louvável é tarefa difícil: Amizade, gratidão, solidariedade, respeito, humildade…

O mesmo ocorre com os maus sentimentos. Qual seria o pior? A traição, a inveja, a hipocrisia, a ganância, a falsidade…

Imagino que com o imenso avanço científico que temos experimentado, o mapeamento do genoma humano um dia irá permitir que as grandes indústrias farmacêuticas coloquem à venda, complexos químicos neuroativadores de sentimentos, substâncias poderosas capazes de incentivar a proliferação desses bons sentimentos. Quando isso acontecer, a ética terá que estabelecer quais os sentimentos que poderão ser incentivados, sua prescrição e sua dosagem.

Se isso já acontecesse hoje, algumas pessoas precisariam de verdadeiras overdoses de humildade, respeito e gratidão, enquanto à outras deveriam ser ministradas doses cavalares de vergonha.

2 comentários para "Pensamento para o fim de semana"


  1. fernado

    Joaquim, é uma pena que ainda nao esteja desponivel esse “complexos químicos neuroativadores de sentimentos”, tem muitos politicos Precisando de doses cavalesca de vergonha e de overdose de humildade, como o prefetinho de Altamira do Maranhão, que acaba de perder mas uma vereadara, estando agora só com 3 dos 9 na camara muncipal.

  2. Fernando Barros

    Porque o nobre parlamentar não ensina os seus colegas a pensar? Seria de grande ajuda se fizessem uma escola para ensinar os políticos a como agir de forma correta! Nessa escola o senhor com certeza seria um dos mestres.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS