Deus existe Sim!

9comentários

Depois de muito pensar cheguei à mais importante conclusão de minha vida. Conclui que Deus realmente existe.

Essa minha declaração será, “de certa forma”, um alívio para minha mãe e minha mulher que insistem em querer salvar do inferno minha alma, segundo elas, imortal.

Para elas e para muita gente, apenas cogitar sobre a existência de Deus, já me coloca com um pé na soleira da porta de entrada dos domínios do Tinhoso. Veja só, logo eu que sempre desacreditei nessa história de Lúcifer, Satanás, Belzebú! Logo eu que jamais acreditei na história contada por aqueles que teimam em estabelecer um cenário de conflagração entre Deus e o Diabo.

Tendo chegado à conclusão de que Deus existe, resta agora saber se Deus nos criou ou fomos nós quem lhe demos vida. Vixe! Desagradei minha santa mãezinha!

É… Porque junto com essa minha conclusão definitiva de que Deus existe, me veio outra! De tanto pensar esbarrei em uma teoria que não deve ser original, certamente não fui eu o primeiro a formulá-la. A teoria diz que não foi Deus quem criou o homem à sua imagem e semelhança, foi o homem primitivo quem criou Deus. O criou para satisfazer a sua necessidade de justificar a grandeza de sua existência e a grandeza do mundo, do universo em sua volta. O Deus criador do homem primitivo fazia-lhe o mesmo efeito de um poderoso medicamento capaz de curar enfermidades graves ou simplesmente extirpar a dor mais lacerante. A existência de Deus nos primórdios da humanidade servia como ainda hoje serve e acho que deve continuar a servir, de alento para suas dúvidas mais inexplicáveis.

Coloquemo-nos no lugar do homem primitivo: O mundo existe. Nós o vemos, o pegamos, vivemos nele e dele. Descobrimos então que temos a capacidade de questionar: Quem criou tudo isso?

Sempre tem que haver um criador. Para os gregos foi Zeus, para os romanos, Júpiter. Mais perto de nós, os Astecas acreditavam que Quetzalcóatl criou o universo e tudo que há nele, enquanto os Maias lhe deram o nome de Kukulcán. Outros acreditavam noutros deuses. No início da civilização humana, para cada povo havia um Deus criador e invariavelmente, um Deus para cada ramo da atividade humana, para suprir sua necessidade de acreditar em algo maior, para dar ao homem o conforto e a esperança de que algo superior e inexplicável pode lhe ajudar se e quando ele precisar. Deus é o pai intangível.

Enquanto o homem primitivo criou uma infinidade de deuses, foi o homem mais evoluído quem criou a teoria de um único Deus, capaz de resolver tudo que imaginavam que os outros resolveriam. A idéia do monoteísmo é a mais inteligente postulação teológica. Um Deus onipotente, onipresente e onisciente. Um Deus infalível. A partir dai passou a se construir todos os enredos das três grandes religiões ocidentais.

A história elegeu Abraão como sendo o primeiro a advogar a existência de um Deus único, por isso ele é considerado o pai de judeus, cristãos e mulçumanos. Que ironia!

Em minha opinião são as religiões as grandes responsáveis pelo caos em que nos encontramos. Para chegarmos a essa conclusão basta que estudemos um pouco a história do mundo e do homem nos últimos cinco mil anos.

Mas vamos voltar ao ponto: Só a Abraão e alguns eleitos, (eles mesmos se elegeram) foi dado o direito de conhecer a face de Deus. Não me lembro de Moisés ter relatado como se parecia o criador. Nem Maomé, que disse apenas tê-lo ouvido.

Os dois, tanto Moisés quanto Maomé, se observarmos bem, eram em última análise simplesmente políticos, da mesma espécie que hoje todos abominam, com um agravante que para mim é a pior de todas as coisas, exerceram o poder político através do viés da religião, transformando seu seguidor em algo mais que um correligionário, transformando-o em um fanático religioso.

Tanto Moisés quanto Maomé foram tão políticos quanto são aqueles que hoje, na mesma área geopolítica conflagrada deles, o Oriente Médio, agem como seus representantes, desestabilizando o nosso planeta, plantando e colhendo ódio e intolerância.

Nessa altura do campeonato muitos vão estar me chamando de blasfemo. Pobres coitados, não sabem que mesmo se Deus existir da forma que eles pensam e não da forma que imagino ser, ainda assim, estarei eu num dos camarotes do céu, assistindo o martírio deles no purgatório de Dante, pois segundo consta o Deus deles nos deu um cérebro para cogitar e se não o usarmos, não estaremos honrando seus desígnios. Será que Deus nos deu o livre arbítrio para nos esquecermos dele, numa caixa obscura em nossa mente? Ou não foi Deus quem nos deu o livre arbítrio?

Mãe, eu acredito em Deus, só não é o mesmo Deus de Papas corruptos, Pastores extorquistas, Rabinos hipócritas ou Aiatolás fanáticos.

No entanto, me identifico como seguidor de Jesus. Do Jesus homem, aquele que se preocupava com os desvalidos, com as crianças, os enfermos, os pobres… O Jesus em quem acredito não é propriedade de nenhuma religião, é o exemplo que busco seguir e sei que sou muito pouco para acompanhá-lo, mas tento.

Meu Deus é como bálsamo, que me cura de todas as dores e me conforta em minha aflição. Meu Deus não é refém de nenhuma religião e Ele não permitiria que seus seguidores queimassem livros sagrados de outras religiões, nem disseminassem intolerância ou ódio.

PS: Muito recentemente fui colocado à prova em minha fé. Minha mãe caiu (ela tem 81 anos), quebrou o úmero e o fêmur e precisou fazer cirurgia. Eu passei mais de uma semana rezando incessantemente para esse mesmo Deus que eu às vezes duvido de sua divina existência.

9 comentários para "Deus existe Sim!"


  1. soares

    deputado nagib o senhor é contra ou afavor do aborto?

    Resposta: Aguarde que responderei…

    …Pronto…

    Sou contra a prática do aborto. Não aconselho que se faça isso, mas como legislador tenho que fazer leis eficientes e eficazes, que sejam o reflexo da sociedade em que vivemos. O aborto é uma prática comum, todos sabem que existe e que milhares deles acontecem diariamente. Não me lembro de alguém ter sido condenado como agente ou paciente de aborto, logo ele é um crime que o estado, na prática, não combate, até porque é um crime que pode ser praticado por todos, não é como corrupção, trafico de armas ou de drogas que é praticado por um determinado grupo, ficando bem mais fácil de combater.
    Vinte e dois anos atrás, na Constituinte de 88, eu votei contra a pena de morte e o aborto. Se fosse hoje, continuaria votando contra a pena de morte, pois a justiça será sempre inconfiável para aplicação da pena capital. Quanto ao aborto, votaria a favor de sua discriminalização, mas faria também uma grande campanha de conscientização e educação sobre o assunto.

  2. ALTAMIRA

    Deputado Joaquim, vc leu a reportagem pblicada no blog de seu colega Décio onde ele afirma que o prefeito de Altamira votou em Roseana?
    vc tb como ele acredita mesmo que o prefeito de Altamira do Maranhão votou em Roseana?

    Resposta: Não se preocupe que quem conhece a política sabe quem é o prefeito de Altamira. Acontece que Décio é amigo dele…

  3. Euterpe

    Joaquim,

    Já estava com saudades de suas crônicas. Não entendo muito de política, por isso evito fazer comentários sobre o assunto, mas quanto a este último post, não posso deixar de emitir minha opinião. É bem a sua cara, primeiro você insiste na polêmica, tenta nos induzir a racionalizar, sai atirando para todos os lados, mas no final, e principalmente no PS, quando você fala do problema de saúde de sua mãe e de sua busca ao seu Deus, você deixar cair todos os seus argumentos e se mostra um homem como qualquer um de nós. E no seu desespero demonstra com humildade sua fé. Parabéns pelo texto, foi mais um show!

  4. overland

    Ainda bem (pra você) que você não quis mais ser deputado, pois deveria ser muito chato mesmo alguém que escreve um texto desses conviver com os seus colegas deputados, que se entendem de alguma coisa deve ser no máximo de fazenda, capim, gado… Vá falar de deus ou de cinema, ou de teatro com eles…

    Resposta: Desculpa, mas existe na nossa Assembleia deputados e deputadas com quem sempre conversei sobre todos esses assuntos!

  5. Diogo Adriano

    Grande filosofia!
    Só não concordo com a afirmação de que a religião é a culpada pelo caos que vivemos. A religião é a relação entre o homem e o divino em que ele acredita e a tolerância é uma apalavra chave quando se estuda religião verdadeiramente. As histórias de barbáries e absurdos que até hoje presenciamos em nome das “religiões” são na verdade resultado de instituições compostas pelo homem e por isso imperfeitas como ele. Veja o executivo, o judiciário, o legislativo como exemplos, todos compostos pelo homem, todos imperfeitos como ele e todos culpados pelo caos que vivemos.

  6. marcos fernandes

    Joaquim, dessa vez você me surpriendeu,e digo mais,foi bom você chegar a conclusão que DEUS realmente existe, pois sua mãe e tias são todas crentes, no momento da sua dor,sua aflição, você encontrou o que procurava, pois é meu camarada, é assim que DEUS se mostra na hora que você realmente precisa dele, parabéns pela humildade,sinceridade e fé.

  7. Marcia Soares

    Joaquim,
    Muito bom.Deus permanece presente o tempo todo.
    Texto magnifico.
    Saudacoes democraticas.

  8. Sandro Henrique Bezerra da Silva

    Joaquim,tive a oportunidade de assistí uma reunião tua lá no casarão em Pindaré nossa cidade e tive a impressão que estava diante de homem que acreditava já naquela epoca em DEUS.Aquele momento foi quando nos perdemos o nosso Nagibe que tive a honra de ver ele mi chamar de seu amigo,na ocasião so pra refrescar tua memoria tu dissestes que perguntou pra Deus porque ele tinha levado teu pai e acendeste tu em uma mesa uma vela de acordo com tua crença,alguem tentou apagar e tu a proibiu,aquela vela acreditava nós que estava sendo acessa em prol da alma do teu pai e os que acreditavam ficaram até emocionados.Hoje vejo voce chamando todos aqueles teus amigos de idiotas, digo isto porque so agora tu descobriste que Deus existe pois naquela epoca tu dissestes que não acreditava em sua existencia de acordo com teu comentario hoje e si acredita ainda é da tua maneira e ainda amigo revelas que Deus existe mais que não é o mesmo que papas corruptos ,pastores extorquistas e rabinos hipocritas so esquecestes de dizer tambem de politicos corruptos mentirosos,que vendem até a alma pro diabo para poderem si elegerem eles também falam em nome de Deus bem como outros que gastam futunas comprando votos e apoios de prefeitos istó tambem é corrupção.Bem joaquim em todos os setores existe gente de todo tipo bons e ruins e isto em todo seguimento da sociedade,na religião no meio dos empresarios ,e principalmente na POLITICA,a onde está todo tipo de corrupção ai sim está todo caos da sociedade e não na religião como tu disseste.pois é meu irmão Deus existe é o todo poderoso ele é unipresente,uniciente e controla todo o mundo e só existe um,o que acontece é o que voce chamou de livre-arbitrio é que mi faz tomar a decissão si quero ser bom ou ruim Deus respeita nossa escolha.mais é isso ai Deus consseguil te encomodar procure descobrir mais sobre Deus ele te ama.

    Resposta: Parece que o amigo não entendeu nada, mas não tem problema, é assim mesmo, uns entendem outros não, uns concordam outros não, uns nos amam outros não.
    Eu por exemplo concordo com você no que diz respeito a alguns políticos, é o mesmo que eu acho de alguns religiosos, não de todos, só dos maniqueístas sectários.
    Leia novamente o meu texto, com calma, sem preconceito. Quem sabe você descubra que o tempo inteiro falei sobre Deus, o meu Deus, não o Deus dos intolerantes.

  9. Sandro Henrique Bezerra da Silva

    Amigo Joaquim aprendí com um velho amigo que discordar não é ofender,quero te dizer que entendí tudo o que vc disse e comentei ainda que em todos os lugares existem pessoas de toda qualidade, e o nosso Deus ama a todos pois creio em um unico poderosos Deus, apesar dos pervessos os maldosos os corruptos os que usam a religião para si darem bem os politiqueiros e alguns politicos,pois tenho que reconhercer que a pesar da corrupção, ainda existe alguns politicos que não mancham com a malandragem existencial,bem apesar de tudo isso ou estes, DEUS ama a todos porém aborrece suas praticas eu acho que nisto nos pensamos juntos.Ei quero te dizer que estou entre os que te amam e te admiram so não sou obrigado a concordar com tudo que falas.outra coisa quando leio os teus textos pois sempre leio é porque acho que vc somar com um aprediz como eu,não as leio com preconceito pois essa doença não mi atingi apesar de viver num país preconceituoso, te falo ainda que que os intolerantes que aos mesmos falta escarrapsencia invocam esse mesmo Deus que nos cremos porém são ouvido mais não respondidos pois Deus não tem compromisso com o perverso si eu concordar nessa divissão de Deus que tu tens,tenho que acreditar na existencia de outo deus e isso eu não creio.Amigo não fuja do debate responda meus questionamentos feito no meu primeiro comentario.

    Resposta: Desculpe, então fui eu quem não entendeu seu comentário e continuo não entendendo, pois parece que concordamos em tudo e não preciso fugir do debate. Estamos de acordo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS