Receita para viver bem

13comentários

Numa dessas noites, em uma reunião de amigos, estávamos conversando sobre as mudanças que nossas vidas tiveram nos últimos 25 anos e esse assunto acabou a nos levar a questionar sobre o que realmente é viver bem.

A princípio essa questão parece ser fácil de ser esclarecida, mas não é assim tão fácil, ela contém ingredientes que tem que ser observados e absorvidos claramente em nosso consciente, pois normalmente em nosso inconsciente já temos arraigada essa sensação, que nem sempre é verdadeira.

Aquela noite foi muito esclarecedora para nós, pois pudemos ouvir a opinião de todos e chegamos à conclusão de que mesmo tendo trajetórias de vida diferentes, nosso grupo de amigos é bem homogêneo no que diz respeito ao que queremos e buscamos para nossas vidas.

Mas cá para nós, o que é realmente viver bem?

Alguém poderia dizer que viver bem é quando o sujeito tem dinheiro, quando é capaz de proporcionar a ele e à sua família os confortos e as comodidades da vida moderna. Não está errado quem pensa assim, mas em minha opinião está incompleto esse raciocínio, falta algo essencial.

Não acredito que viver bem se resume só a ter dinheiro, não é tão simples assim. Viver bem é algo mais profundo que apenas ter o dinheiro para viver. Conheço muita gente muito mais rica do que eu que não vive tão bem. Da mesma forma como conheço muita gente bem menos rica do que eu que vive muito melhor.

A tranqüilidade, o equilíbrio econômico e financeiro são indispensáveis sim, mas é apenas um item do viver bem. Prova disso é um amigo meu que quando não tinha uma condição econômica melhor, era pobre mesmo, só comia margarina. Hoje, como empresário bem sucedido, continua comendo margarina. Não que não possa comprar as mais caras manteigas francesas, holandesas ou alemãs, mas porque ele gosta é de margarina, é isso que lhe dá prazer. Viver bem é isso, fazer o que nos dá prazer.

Naquela conversa sobre viver bem, um amigo, o mais preocupado de todos, disse que assim que teve condição, mudou de plano de saúde, já pensando nos anos que virão. Essa é uma boa providência para garantir o viver bem.

Quase sempre a primeira coisa que se faz quando se adquire um melhor padrão financeiro, é mudar de casa, sair do bairro onde nascemos e irmos morar em lugares mais valorizados. Isso é muito natural, é até uma questão antropológica, acontece assim desde o tempo das cavernas, não dá para lutar contra isso. Mas o que ocorre muitas das vezes é que, ao mudarem de casa as pessoas não levam consigo aquele viver bem que tinham em seu conjunto habitacional, em sua rua, em seu bairro, porque esse viver bem está mais ligado ao espírito, à memória, à história, aos amigos, que simplesmente a uma casa nova em um bairro chique.

A casa da pessoa é o seu castelo. Nele, você é o rei, sua mulher é a rainha e seus filhos são príncipes. Mas existem muitas famílias reais que não conseguem “viver bem”, não se entendem, não têm harmonia, não são felizes.

Recentemente conclui a construção de minha primeira e espero que última casa. Deveria ser a casa de um eremita, um solteirão convicto, um homem que queria viver sozinho o resto da vida, só escrevendo, em meio aos objetos que colecionou no decorrer da vida. Cercado por seus livros, seus filmes, seus troféus, seus quadros, suas bengalas, suas espadas, pelos objetos trazidos de suas viagens. De companhia, só um caseiro, uma papagaia, uma tartaruga, um curió, um pintagol e seu fiel cão… Acontece que quando não mais esperava encontrei aquilo pelo qual passei os últimos seis anos procurando e que pensei que jamais encontraria. Foi quando vi que aquela casa que parecia perfeita, e era até então, carecia desse algo maior, indispensável para o meu viver bem: a mulher amada, que também me ama.

Só depois disso passei a viver realmente bem.

Viver bem é ser feliz, e para isso não tem receita.

PS: Meu amigo Ademir Santos havia me sugerido que aproveitasse que esse texto seria publicado hoje dia 26 de dezembro de 2010, e escrevesse algo relacionado com as festividades de fim de ano. Algo sobre o espírito natalino e as expectativas para um novo ano, ocorre que a minha forma, o meu método de criação não é o que se pode chamar de profissional, meus métodos, porque são vários, são sempre amadores, amantes, passionais. Posso até escrever um texto por encomenda, mas ele brota dotado da mesma independência, com a mesma liberdade que caracteriza meu espírito.

O mais próximo que eu consegui chegar do espírito dessas festas, foi falar do que em minha opinião é o objetivo de todos nós: a felicidade. Por isso é que desejo a todos, neste Natal e no ano novo que se aproxima, muita saúde, muita paz e que todos nós possamos “viver bem”… Receita para isso…!? Eu não tenho…! Mas se quiserem uma receita de risoto de shitake fresco…

13 comentários para "Receita para viver bem"


  1. Marcos

    para nós esportistas dep Nagib viver bem seria sua ida a secretaria de esportes e tirar o marasmo que foi implantado nesses ultimos meses por esse “não existe” S—- N—

  2. Clauber Lima

    Faz parte do viver bem ter amigos, poder caminhar em segurança pelas ruas da cidade onde se mora e poder viajar para lugares exóticos onde poucos puderam colocar os pés, mas viver bem mesmo é ter saúde, é ter projetos de vida e viver uma religiosidade que significa harmonia consigo e o Criador.

  3. EDUARDO TELLES

    FIQUEI MUITO FELIZ COM SUA INDICAÇÃO PARA A SECRETARIA DE ESPOSTE E JUVENTUDE, SEI QUE QUE PARA NÓS DO ESPORTE TEREMOS SIM AGORA ALGUÉM QUE ENTENDE DA MATÉRIA, JOAQUIM ESTOU MUITO FELIZ COM SUA INDICAÇÃO NA CERTEZA DE QUE O ESPORTE DO MARANHÃO TERÁ BONS MOMENTOS. BOA SORTE E PODE CONTAR COMIGO SE PRECISAR, VOCÊ PODE REPRESENTAR A REDENÇÃO DO ESPORTE MARANHENSE.

    EDUARDO TELLES [email protected]

  4. Raiflan Braz

    Parabéns!!! Dep. Joaquim assumir a secretaria de esportes é mais um desafio que você com certeza irá desempenhar de maneira brilhante.

  5. Raikar

    Bom dia, acima de tudo um feliz dia, sou leitor seu assiduo, parabens pela nova batalha que virá, uma boa batalha…Mas o Rei (ou melhor a RAINHA),só distribui tarefas aos bons cavaleiros,mentores valentes e corajosos. Parabens.
    Continue a sua caminhada, vencendos dragões e vilões malvados, aogra, ao lado da sua Princesa em seu castelo e com seu cão de guarda. E não abandore seus súditos.Felicidades

  6. wilson

    Joaquim,
    Você consegue contagiar as pessoas com o seu artigo. Parabéns, continue feliz!
    Tenho certeza que você irá revolucionar o esporte amador no Maranhão. Participo da São Silvestre há cerca de 6 anos como corredor de rua. Fico estarrecido, da forma como tratam aqueles que por esforço próprio, procuram representar o Estado na competição. Olinda, manda mais de 200 corredores para a São Silvestre, nós podemos também. Boa sorte, porque competência você tem!!

  7. wilber

    não tenho a pretensão de ser nem um filósofo meu caro deputado e poeta, mas eu digo sempre uma frase “cada pessoa tem sua medida de felicidade” vc não acha? um abraço e Feliz Ano Novo prá vc e sua família.

  8. Antenor Lima

    Joaquim,

    Desejo prosperidade para vc nessa nova caminhada e dias melhores ao esporte maranhense.

    Por oportuno, cuidado com os oportunistas de plantão, como por exemplo, o balaio do Eduardo Telles, que até pouco tempo comandava a Sec. de Esportes com o malaco do Weverton Rocha e já se oferece “discretamente” para vc pedindo uma boquinha.

    Rapaz (Eduardo Telles), espera o Deputado Joaquim sentar na cadeira. Deixa de ser cara de pau com essa: “boa sorte e pode contar comigo se precisar”. Vai procurar visitar o velhinho Jackson Lago no hospital, pois esse foi quem deu as tetas para o PDTelles mamar quando foi governador.

    No final do comentário nº 3 ,esse Eduardo Telles ainda deixou o email para contato. Só faltava pedir um emprego para Weverton Rocha também.

    Atenciosamente,

    Antenor

    Resposta: Antenor eu sempre tive uma excelente relação com a família Teles, independentemente de nossas preferências políticas.

  9. Eliseu Sousa Costa

    É com a perspectiva de mudança que os profissionais da área esportiva tem neste momento, em que a Governadora Roseana Sarney dirige o cargo de Secretário de Esporte ao Dep. Joaquim Haickel que com certeza fará um bom trablaho devido a vasta experiencia e vivencia na área esportiva. Esperamos políticas públicas e projetos que venham resgatar, estimular e tornar o esporte maranhense digno como nosso povo merece, pensando também na inclusão do nosso estado na área do esporte Nacional. Através desses e outros fatores a Secretária de Esporte e Bem Estar de São Domingos do Maranhão parabeniza o nosso Secretário de Esporte do Maranhão Joaquim Haickel, com a perspectiva de um excelente trabalho.

    Eliseu Sousa Costa – Profissional de Ed. Física, ex – atleta e Secretário de Esporte de São Domingos do Maranhão
    Kleber Andrade – Ex-atleta, Prefeito de São Domingos do Maranhão

  10. MARCELO SILVA

    PARABENS POR ESTA NOVA ETAPA NOVO DESAFIO VOCE E UMA PESSOA MUITO COMPETENTE E IRA DESEMPENHAR UM BOM TRABALHO A FRENTE DA SECRETARIA DE ESPORTE ESPERO QUE POSSA FAZER COM QUE O ESPORTE NO MARANHAO DÊ UMA AVANÇADA PRINCIPALMENTE O FUTEBOL QUE ESTA EM SITUCAO PRECARIA QUE POSSAMOS VOLTAR A FREQUENTAR O CASTELAO NOS FINAIS DE SEMENA QUE DEUS LHE ABENCOE.

  11. PcBoliviano

    Gostei da receita para se viver bem e espero que o senhor possa fazer um pouco pelo esporte do Maranhão.

  12. wilber

    caro deputado, pelas informações de alguém muito próximo, tenho esperanças de melhorias no esporte e lazer do nosso estado com sua posse nesta secretaria. Gostaria de lhe perguntar quais os seus planos em relação a toda essa orla marítima que é um potencial ainda não explorado nem esportiva nem turísticamente, como por exemplos; regatas, corridas de lanchas, jetski, competições de remos, exploração da parte do lado direito da barragem do bacanga, talvez uma competição marítima circundando toda a ilha etc., um abraço e boa sorte!

    Resposta:Meu caro Wilber, todas as competições com exceção dos Jogos Escolares são de iniciativa das federações das respectivas modalidades esportivas, compete à secretaria simplesmente apoiá-las e é o que faremos sistematicamente. Apoiaremos, dentro de nossas limitações, todos os projetos esportivos apresentados pelas federações.
    Posso lhe adiantar que os esportes náuticos infelizmente sofrem sérias restrições em conseqüência das severas legislações marítima e ambiental às quais todos nós estamos subordinados, mas há como fazer acontecer uma ou outra competição que envolva essas práticas.
    Quanto à orla, as praias, a lagoa, nós pretendemos apoiar todos os projetos que possam disseminar as praticas desportivas e de lazer nesses setores de nossa cidade,

  13. Prof-Fabiano

    Prezado Joaquim foi com extrema satisfação que acompanhamos mesmo a distância a sua indicação para a pasta do esporte e lazer de nosso estado infelizmente não estava em são luís-ma na sua concorrida posse nada mais justo pois isso é fruto dos seus legados e prestigio como pessoa pública .Aproveito para desejá-lo sucesso neste mais novo desafio da sua vida ,espero como profissional de educação fisica e fisioterapeuta que você possa ao lado da sua equipe elaborar uma politica de governo concreta voltado ao esporte e lazer de nosso estado, competência você tem e já demonstrou na sua atuação como parlamentar agora é arregaçar as mangas e trabalhar pois o esporte e lazer saõ estratégias importante na prevençaõ ,promoçaõ e melhoria na qualidade de vida de uma população.

    Abraços
    Prof-Fabiano

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS