Atendendo a pedidos

15comentários

Alguns amigos me pediram que eu postasse uma tabela atualisada e mais fácil de entender. Pois aqui vai uma mais fácil e bem explicadinha.

SIMULAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR PARTIDO

NOTAS, INFORMAÇÕES E EXPLICAÇÕES IMPORTANTES

1) COEFICIENTE ELEITORAL = TOTAL GERAL DE VOTOS VÁLIDOS DIVIDIDO PELO NUMERO DE VAGAS  (521.372 : 31 = 16.818,4516)

2) A COLUNA “DIRETO” INDICA QUANTAS VAGAS DEVEM SER PREECHIDAS POR CADA COLIGAÇÃO OU PARTIDO DE FORMA DIRETA.

3) VAGAS DIRETAS = VOTOS VÁLIDOS DO PARTIDO OU COLIGAÇÃO DIVIDIDO PELO COEFICIENTE ELEITORAL (42.773 : 16.789,0968 = 2,5477 ) PORTANTO ESSE PARTIDO OU COLIGAÇÃO ELEGERÁ 2 VEREADORES DE FORMA DIRETA.

4) A COLUNA “SOBRAS” INDICA QUANTAS VAGAS DEVEM SER PREENCHIDAS POR CADA COLIGAÇÃO OU PARTIDO PELAS SOBRAS.

5) NÚMERO DE SOBRAS = VOTOS VÁLIDOS DO PARTIDO OU COLIGAÇÃO DIVIDIDO PELO PELO NUMERO DE VAGAS DIRETAS, ACRESCIDOS DE 1 (42.773 : (2+1) = 14.258) ESSES RESULTADOS DEVEM SER COMPARADOS ENTRE SI E OS PARTIDOS OU COLIGAÇÕES QUE APRESENTAREM AS MAIORES SOBRAS ELEGERÃO MAIS UM VEREADOR ESSAS CONTAS DEVEM SER FEITAS ATÉ NÃO HAVER MAIS VAGAS POR PREENCHER.

6) AS CORES CONSTANTES NA COLUNA “SOBRAS” INDICAM MAIOR FACILIDADE OU DIFICULDADE PARA O PREENCHIMENTO DAS VAGAS.

7) A COLUNA “TOTAL” INDICA QUANTAS VAGAS DEVEM SER PREENCHIDAS POR CADA PARTIDO OU COLIGAÇÃO.

8) A COLUNA “NÍVEL DE INFORMAÇÕES” INDICA O QUANTO DE INFORMAÇÃO SE SABE SOBRE CADA PARTIDO OU COLIGAÇÃO.

9) OS CÁLCULOS DESSA LISTAGEM FORAM FEITOS TENDO POR BASE A ESTIMATIVA DE 521.372 VOTOS VÁLIDOS. AS POSSÍVEIS VARIAÇÕES DEVEM SER PROPORCIONAIS.

10) O PSTU SÓ APRESENTOU 9 CANDIDATOS. CADA UM PRECISARIA TER MAIS DE 1800 VOTOS PARA QUE O PARTIDO ELEGESSE 1 VEREADOR.

11) O PSOL E O PCB APRESENTARAM 36 CANDIDATOS. CADA UM PRECISARIA TER MAIS DE 460 VOTOS PARA QUE O PARTIDO ELEGESSE 1 VEREADOR.

12) DOS 738 CANDIDATOS INSCRITOS MUITOS NÃO SÃO VERDADEIRAMENTE CANDIDATOS, ALGUNS CONSTAM NAS LISTAS PARA EFEITO LEGAL, COMO NO CASO DE ATINGIR O PERCENTUAL DE MULHERES EM CADA CHAPA OU QUANDO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, PARA USAREM O DIREITO À LICENSA PARA SE CANDIDATAR. ESTIMA-SE QUE SOMENTE 93 DENTRE TODOS OS CANDIDATOS TEM REAIS CHANCES DE DISPUTAR UMA DAS 31 VAGAS. NESSA LISTAGEM CONSTAM 62  DESSES NOMES.

13) A RENOVAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS DEVE SER EM TORNO DE 50%.

COMENTÁRIOS DO AUTOR

1) FAZENDO UMA ANÁLISE ESPECÍFICA SOBRE UM DETERMINADO CANDIDATO, ACREDITO QUE ELE TENHA MAIS CHANCES DE SE ELEGER NA SUA COLIGAÇÃO QUE UM OUTRO EM OUTRO GRUPO, POR ISSO O INCLUÍ NESSA LISTAGEM E ELIMINEI O OUTRO, QUE APESAR DE TER MAIS VOTOS QUE ESTE, TEM MENOS CHANCES DE SUCESSO. MAS DEVO ACRESCENTAR QUE EM POUCO OU NADA MUDA A SITUAÇÃO INTERNA DE SUA COLIGAÇÃO. ELE AINDA TERÁ QUE SUPERAR SEUS ADVERSÁRIOS PARTIDÁRIOS. DA MESMA MANEIRA PODEM HAVER OUTROS CASOS IGUAIS.

2) O PERCENTUAL DE ERRO PREVISTO NO ITEM “VAGAS” CONSTANTE NESSA LISTAGEM É DE POUCO MENOS DE 10% OU SEJA, 3 VAGAS.

3) O PERCENTUAL DE ERRO PREVISTO NO ITEM “NOMES” CONSTANTE NESSA LISTAGEM É DE POUCO MENOS DE 20% OU SEJA, 6 NOMES.

4) É BOM LEMBAR QUE NO VOTO PROPORCIONAL, MAIOR QUANTIDADE DE VOTOS NÃO SIGNIFICA ELEIÇÃO.

5) EXISTEM OUTROS EXCELENTES CANDIDATOS QUE NÃO APARECEM NESSA LISTAGEM, ISSO DEVE-SE AO FATO DOS MESMOS TEREM POUQUíSSIMAS CHANCES DE ELEIÇÃO, ENTRE ESTES EXISTEM PARENTES E AMIGOS MEUS, QUE NEM POR ISSO FIGURAM NESSA LISTAGEM. APARECEM AQUI APENAS QUEM TEM REAIS CHANCES DE ELEGER-SE. SE ESTE OU AQUELE CANDIDATO NÃO APARECE, NÃO SIGNIFICA QUE ELE NÃO TENHA UM NÚMERO RELEVANTE DE VOTOS, MAS SIM QUE EM SEU PARTIDO OU COLIGAÇÃO HÁ OUTROS QUE DEVAM TER MAIS QUE ELE SEGUNDO NOSSAS INFORMAÇÕES.

6) NESSA LISTAGEM, FIGURAM EM ALGUMAS COLIGAÇÕES OU PARTIDOS UM ÚNICO NOME, ISSO SE DEVE AO FATO DE TERMOS POUCA INFORMAÇÃO SOBRE ESSES  CANDIDATOS E RELACIONAMOS APENAS O NOME DAQUELE QUE TEMOS INFORMAÇÕES DE TER MAIS CHANCES DE ELEIÇÃO.

7) O OBJETIVO DESSE ESTUDO É SABER SOBRE AS POSSIBILIDADES DE SUCESSO DOS PARTIDOS E COLIGAÇÕES E NÃO QUEM VAI SE ELEGER, ISSO É CONSEQUÊNCIA.

8) O ÓBVIO SÓ É ÓBVIO PARA QUEM SABE. AS PESSOAS QUE PENSAM QUE SABEM MUITA COISA, NA VERDADE SABEM POUCA OU NADA.

15 comentários para "Atendendo a pedidos"


  1. Blog do Jorge Aragão | A nova lista de Joaquim Haickel, agora mais detalhada…

    […] COMENTÁRIOS DO AUTOR (JOAQUIM HAICKEL) […]

  2. Joaquim Haickel: disputa para vereador atualizada | Gilberto Léda

    […] = [];}O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Joaquim Haickel, publicou hoje (5), em seu blog (veja aqui) – segundo ele a pedidos – uma lista atualizada e mais didática da distribuição de […]

  3. Henry rodrigo

    KKK,LEMBROU DO PAULO CÉSAR,ESSE CIDADÃO PC RODRIGUES VAI ESTOURAR DE VOTOS NAS URNAS,PODE CONFERIR DOMINGO DEPOIS DAS 17 HORAS..ABRAÇO!

    • Joaquim Haickel

      Se você procurar vai encontrar o nome “Rodrigues” em minha primeira lista, pois é por esse nome que eu o conheço.
      Coloquei o PC para que pessoas como você se encontrasse.
      Ele pode estourar de votos, mas só se elegerá se for o mais votado de sua coligação que deve eleger apenas um vereador… Na melhor das hipóteses dois…

  4. Davi Telles

    Por conta de ligações de companheiros indignados com essa tua lista (a qual excluiu Nelsinho, assim como havias excluído Bira em 2010), até pensei em te explicar que estás equivocado na coligação do PT (Nelsinho será provavelmente o segundo mais votado), mas quando li licença grafada com s (licensa, tsc), perdi a vontade, Imortal das LETRAS.

    Aliás, depois de um ” a aquela” escrito num artigo há tempos, e de tantos artigos de nível ginasial, não deveria me trocar, mas os amigos pedem que eu te diga alguma coisa.

    Se nas letras – onde és “imortal” – cometes um erro desses, como tantos outros nos quais incorres semanalmente em teus artigos de ensino fundamental, como te dar crédito na lógica (ou nos números)? Método científico dedutivo, entedes?

    Me resta continuar te achando um razoável cineasta – a concluir pelo curta que já vi.

    Abraço,
    Davi Telles

    RESPOSTA:

    Você está certo garoto!
    Na verdade vocês garotos estão sempre certos… Desde que as pessoas não concordem com vocês, são elas que estão erradas.
    Enquanto vocês, pequenos donos de todas as verdades, criados numa dieta de brioches e foie gras sonham com o pão duro do proletariado que pensam defender, (graças a Deus nunca precisaram comê-lo realmente) vivem enganando meia dúzia de bobos que acreditam em seus contos da Carochinha.
    Pior que um velho analfabeto e disléxico é um garoto tolo e chorão que pensa saber tudo, que acha que pode dizer o que bem entender para quem quiser, mas não está preparado para ouvir uma única verdade, como por exemplo, o fato de ser um engodo, uma fraude. Se fosse bom mesmo estava “mandando ver” em outro lugar, Paris, Londres, Nova York, São Paulo…
    Diz para teus companheiros que tu não és meu bastante procurador, que eles mesmos digam para mim o que pensam. Estou sempre pronto para uma boa conversa.
    Quanto ao estudo que fiz e a listagem que dele resultou, nela não consta o nome de meu primo Marco Aurélio pelo mesmo motivo que não consta o de Nelsinho e o de muitos outros candidatos, ou por que não tenho informações sobre eles ou por que as informações que tenho indicam que eles não devem atingir o número suficiente de votos.
    Se você e seus companheiros fossem um pouquinho mais humildes e lessem o post todo veriam que há margem de erros que devem ser levadas em consideração. Vai ver seu candidato está ali! Quem sabe!?
    Se tu gostas ou não do que escrevo, ou se aprecia mais ou menos os meus filmes, isso pouco me importa. Coloca-te em teu lugar, recolha-te a tua insignificância e corra para o analista, para tentar curar tantos complexos que há dentro dessa cabecinha rica de gramática e pobre de morfologia e de sintaxe.
    Quanto o fato de eu ser imortal, se é que o sou, sou muito mais pelo fato de que depois que eu morrer algumas pessoas, por algum tempo, ainda vão se lembrar de mim, menos como escritor, cineasta ou político, mas como pessoa, como gente que procura cultivar amizades sinceras e verdadeiras como seus avós, seus pais e seus tios, alguns deles adversários políticos meus, mas pessoas descentes, incapazes de uma grosseria. Mas eles não têm culpa. Cada um carrega a sua… Mas acredito que você é daqueles que imagina não ter nenhuma.
    Aaahhh! Siiimmm! Já que tu teimas tanto em querer ser professor, profissão que deverias abandonar por ser sagrada e destinada a pessoas boas e gentis, é bom que saibas que tu não passas de um remanufaturador de teses alheias, “entendes”?
    “Resta-me ” apenas continuar te achando um razoável namorado para minha filha, a concluir pelas tantas infantilidades que presenciei.
    Abraço,
    Joaquim Haickel.

    • Joaquim Haickel

      Você está certo garoto!
      Na verdade vocês garotos estão sempre certos… Desde que as pessoas não concordem com vocês, são elas que estão erradas.
      Enquanto vocês, pequenos donos de todas as verdades, criados numa dieta de brioches e foie gras sonham com o pão duro do proletariado que pensam defender, (graças a Deus nunca precisaram comê-lo realmente) vivem enganando meia dúzia de bobos que acreditam em seus contos da Carochinha.
      Pior que um velho analfabeto e disléxico é um garoto tolo e chorão que pensa saber tudo, que acha que pode dizer o que bem entender para quem quiser, mas não está preparado para ouvir uma única verdade, como por exemplo, o fato de ser um engodo, uma fraude. Se fosse bom mesmo estava “mandando ver” em outro lugar, Paris, Londres, Nova York, São Paulo…
      Diz para teus companheiros que tu não és meu bastante procurador, que eles mesmos digam para mim o que pensam. Estou sempre pronto para uma boa conversa.
      Quanto ao estudo que fiz e a listagem que dele resultou, nela não consta o nome de meu primo Marco Aurélio pelo mesmo motivo que não consta o de Nelsinho e o de muitos outros candidatos, ou por que não tenho informações sobre eles ou por que as informações que tenho indicam que eles não devem atingir o número suficiente de votos.
      Se você e seus companheiros fossem um pouquinho mais humildes e lessem o post todo veriam que há margem de erros que devem ser levadas em consideração. Vai ver seu candidato está ali! Quem sabe!?
      Se tu gostas ou não do que escrevo, ou se aprecia mais ou menos os meus filmes, isso pouco me importa. Coloca-te em teu lugar, recolha-te a tua insignificância e corra para o analista, para tentar curar tantos complexos que há dentro dessa cabecinha rica de gramática e pobre de morfologia e de sintaxe.
      Quanto o fato de eu ser imortal, se é que o sou, sou muito mais pelo fato de que depois que eu morrer algumas pessoas, por algum tempo, ainda vão se lembrar de mim, menos como escritor, cineasta ou político, mas como pessoa, como gente que procura cultivar amizades sinceras e verdadeiras como seus avós, seus pais e seus tios, alguns deles adversários políticos meus, mas pessoas descentes, incapazes de uma grosseria. Mas eles não têm culpa. Cada um carrega a sua… Mas acredito que você é daqueles que imagina não ter nenhuma.
      Aaahhh! Siiimmm! Já que tu teimas tanto em querer ser professor, profissão que deverias abandonar por ser sagrada e destinada a pessoas boas e gentis, é bom que saibas que tu não passas de um remanufaturador de teses alheias, “entendes”?
      “Resta-me ” apenas continuar te achando um razoável namorado para minha filha, a concluir pelas tantas infantilidades que presenciei.
      Abraço,
      Joaquim Haickel.

    • Emílio Weba Filho

      Sempre acompanho seu blog, mas nunca comentei.. Mas dessa vez não pude deixar de comentar: “Matou a pau!” Parabéns pela resposta.

      Grande abraço

  5. Mauro Freitas

    Joaquim não liga para esse tal de Davi…
    Mas acho bom tua filha arrumar um homem, porque esse ai é um rato!
    Outra coisa, se o nome do tal Nelsinho estivesse na tua lista, ele teria feito esse comentário? Claro que não.
    Para mim está claro que este é mais un daqueles merdas da pseudoesquerda que na primeira hora se entrega pro lado negro da força.

    • Joaquim Haickel

      Mauro, obrigado por suas palavras, mas devo discordar quando você diz que Davi é um rato.
      Ele na verdade é um bom menino, um pouco imaturo, é verdade.
      È estudioso e culto, mas precisa ainda de tempo aprender o que é a vida.
      Acredito que ele chegue a um bom lugar, mas precisa de um pouco de humildade.
      Tem que aprender que quem diz o que quer, ouve o que não quer.

  6. Veja a relação de 38 candidatos e vereador em São Luís com chances de vitória

    […] internas de partidos e coligações, análise de articulistas políticos, e na matemática do tabuleiro eleitoral avaliada pelo ex-deputado Joaquim Nagib Haickel – que não costuma falhar em suas […]

  7. Luís Carlos Silva

    caraca!
    nunca vi uma resposta mais perfeita.
    o rapaz disse o que desejava e sua resposta foi na medida certa, deixando a ele apenas duas opções,
    pedir desculpas a sua filha e ao senhor pelo papelão que ele fez ou
    se enfiar num buraco e só sair quando chegar na china.

  8. José Chagas

    Nossa que baixaria. Até me esqueci que meu candidato não se encontra na lista, depois desse barraco em família. Pena eu não fiquei do meu candidato, pena eu tenho de sua filha. Tentei encontrar uma única justificativa para o comentário que lhe humilha, deputado, não encontrei. Vou ficar entrando de meia em meia hora para olhar o seguimento desse barraco.

    • Joaquim Haickel

      Não me humilha não!
      Se eu achasse que me humilhasse não teria aceito o comentário.
      Só o aceitei porque aceito a opinião das pessoas, mesmo que seja contrário a elas, mas isso só se aprende com o tempo.
      Esses garotos um dia vão aprender isso.

  9. Rosa Bogéa

    Apesar de pouco seguidora, talvez pela falta de tempo, de seu blog, convivo diariamente numa sociedade na qual costumo ouvir brilhantes elogios à sua pessoa!
    Infelizmente não estamos num mundo no qual viemos para agradar a todos, por mais humilde, simpatico e carismático que sejamos, não é mesmo?!

    É impressionante como a política transforma a cabeça das pessoas e fazem com que elas esqueçam de um sistema hierárquico na qual, ao menos por educação, devemos no mínimo, repeito aos mais velhos. Principalmente nas condições em que tal jovem se enquadra em sua família!

    Muitas vezes, não por maldade ou por falta de ensinamento familiar, alguns jovens de hoje, tripudiam do que acham “seus direitos” e esquecem que estão num sistema de sociedade na qual, sempre e  para sempre, precisaremos continuamente um do outro!!

    Venho aqui, como mera espectadora de suas brilhantes obras, parabenizá-lo, de fato, pelos elogios que ouço a cerca da sua pessoa, não só como um cidadão público, mas também, em sua natureza pessoal!!

    Somos todos humanos e dignos de erros… Erro tal, que meio a brilhantes textos, não creio eu, que seja por falta de conhecimento o equívoco da grafia da palavra! O menor intelectual seria capaz, também, de discernir isto!! O famoso “Aurélio” não se encontra mais meio a nós…

    Concluindo, após tanta crítica, que tal sugerirmos a este rapaz, que não faça mais acompanhamento de suas obras e textos?? Já que, como por ele citado, são razoáveis!!??Talvez poderia estar aproveitando seu tempo para correr para sugerida analista!! 😉

    Enfim, parabéns pelos posts e pela cultura rica que compartilhas conosco!!

    Rosa Bogéa

  10. Carlos Augusto Ferreira

    Deputado sua lista mostrou-se extremamente correta.
    Parabéns por seu trabalho e não ligue para pessoas que não tem capacidade de manter o nível da conversa elevado.

    PS: meu pai era muito amigo do seu e fala muito bem do senhor.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS