Quarenta anos de JEMs

6comentários

A realização de um sonho não tem preço. Não há nada mais gratificante do que alcançar nossos objetivos, superar obstáculos, nos tornarmos vencedores.

Foi isso que eu e os de minha geração fizemos e é isso que os que vieram depois de nós tem feito ao participarem dos Jogos Escolares Maranhenses.

Essa história que começou em 1972 acaba de completar agora 40 anos.

Assim como foi para nós, para os nossos alunos atletas, o fato de apenas participar dos Jogos Escolares Maranhenses, já é a realização de um sonho. Vencer uma competição e levar para casa a tão desejada medalha, isso então, é uma imensa conquista.

A realização dos jogos é um momento único, que se prolonga e é apreciado e vivido intensamente a cada segundo por todos aqueles que, direta ou indiretamente, durante o ano inteiro, trabalham para consolidar a maior competição esportiva estudantil do Maranhão.

Em 2012, esses sonhos ganharam uma proporção ainda maior, nunca antes vista. Não apenas porque chegou à sua histórica quadragésima edição, mas porque foi o maior de todos os tempos.

Os números foram expressivos. Mais de 60 mil pessoas envolvidas na competição. Atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e equipe de apoio nas mais diversas áreas. Mais de 600 instituições de ensino, entre públicas e particulares, 49 municípios empenhados na luta pelo desenvolvimento do esporte no Maranhão.

Atletas, de 12 a 17 anos, mostraram que o esporte maranhense é forte e tem futuro.

Para a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, é gratificante poder proporcionar alegrias a esses jovens. Alegria como a que estava visível no sorriso e nas lágrimas dos meninos das cidades de Imperatriz e São Domingos do Maranhão que, pela primeira vez, pisaram no gramado do Estádio Castelão para decidirem a medalha de ouro do futebol.

O melhor é que, o bom trabalho desses jogos refletiu-se imediatamente no resultado alcançado pelas equipes que representaram o nosso estado nos Jogos Escolares Brasileiros, na categoria infantil, disputados em Poços de Caldas. Pela primeira vez disputamos quatro finais dos JEBs. Este ano trouxemos medalhas de prata no voleibol masculino e feminino, no handebol masculino e feminino, além de outra prata no judô masculino, um bronze no judô feminino e outro bronze no badminton masculino.

O sucesso é tanto que acabamos de ser informados pela Confederação Brasileira de Voleibol que três atletas maranhenses, uma moça, Neyane Costa, do Upaon-Açu, e dois rapazes, André Santos, do Upaon-Açu e Getúlio Júnior, do Rui Barbosa de Imperatriz, foram convocados para a seleção brasileira de voleibol escolar.

No encerramento dos jogos demos destaque aos melhores atletas, de ambos os sexos, nas duas categorias e em todas as modalidades disputadas.

Ainda naquela noite entregamos os troféus de campeão às escolas que somaram mais pontos em cada uma das categorias. No infantil a escola vencedora foi o Colégio Dom Bosco de Imperatriz. Esse fato, que acontece pela primeira vez, é motivo de muita alegria para nós, pois prova que o trabalho da Sedel, no sentido de interiorizar suas ações, tem surtido efeito positivo.

Na categoria infanto a escola campeã foi a Upaon-Açu de São Luís que, também por trazer o nome primitivo da ilha em que está nossa cidade, fecha com chave de ouro o nosso calendário comemorativo de seus 400 anos.

É importantíssimo ressaltar que as escolas vencedoras dessa edição dos JEMs levaram troféus com os nomes de dois dos maiores responsáveis pela existência e o sucesso do esporte maranhense. Trata-se de Cláudio Vaz e do professor Dimas, de quem só vou citar os nomes, porque se for falar deles precisaria de duas ou três paginas inteiras desse jornal.

Ainda naquela noite homenageamos atletas, professores, dirigentes e jornalistas que participaram da realização dos primeiros JEMs. Como foram muitos não vou aqui nomeá-los.

Sinto que boa parte de minha missão está cumprida. Fortalecer os JEMs, interiorizar as ações da Sedel, reformar o Castelão e consolidar a lei de incentivo ao esporte.

Ainda falta recuperar algumas de nossas praças esportivas mais importantes como o Costa Rodrigues e o Rubem Goulart, que se encontram em obras, e o parque aquático que estamos buscando recursos. Restabelecer as escolinhas que tantos talentos esportivos nos deram e ajudar o soerguimento do futebol maranhense.

Tenho certeza que todas essas metas serão alcançadas. Essas e muitas outras que são consequência direta e ações secundárias provenientes das aqui enumeradas.

Eu que não queria aceitar o convite da governadora para assumir a Secretaria de Esporte, talvez achando que ela fosse pequena demais para mim, sabendo que ela tinha um orçamento irrisório destinado a realizar um trabalho que para muitos parece ser irrelevante, confesso que estou feliz e realizado.

Nosso trabalho pode parecer pequeno e fácil, mas não é nem uma coisa nem outra. Pode parecer irrelevante e supérfluo. Longe disso. Ele é necessário e importantíssimo, e eu não poderia realizar esse trabalho a contento se não tivesse a colaboração de pessoas que muito contribuem para isso, como Alim Neto, Monica, Vadeco e Clineu, passando por Fernando Lins, Mesquita, Aragão e Núbia até chegar à dona Aparecida, seu Dadá, Nazareno e Dona Fátima. Muito obrigado a todos que trabalham para fortalecer o esporte do Maranhão.

6 comentários para "Quarenta anos de JEMs"


  1. Alim Maluf Neto

    Joaquim,

    Gostaria em primeiro lugar agradecer a honra que me destes em ser o diretor geral dos jems 2011 e 2012, realizamos sem duvidas os maiores jems e com certeza o de maior qualidade técnica de todos os tempos seus números falam por si só!

    Mas não sao só os números que demonstraram isso, foram os momentos marcantes que tivemos quando bem lembrado por voce a alegria dos atletas de sao domingos do maranhão e imperatriz no final do futebol, no choro copioso de pais ao verem seus filhos campeões nas finais do voleibol feminino da categoria infantil, ver Ivone, prof dimas, claudio Vaz, gafanha, phil, Luís Fernando, outros que estamos homenagendo durante as edições dos jogos.

    Quero Agradecer a sua confiança e principalmente as aulas diárias de como ser gestor e homem publico!

    Saibas que tens minha gratidão e o mais importe meu respeito por toda essa confiança!

    Quero atingir todos nossos objetivos e juntos tenho certeza que vamos revolucionar ainda mais nosso esporte

  2. jose carlos silva

    Dr. Joaquim so quem fica surpreso com o sucesso da sua administraçao é quem nao conhece a sua disposição para enfrentar desafios, comandar equipes, mesmo que sejam pequenas. Agora, convenhamos, o Governo deveria olhar mais para o esporte, pois o Sr. está demonstrando que com o orçamento ¨miserável¨da SEDEL e com competência é possível fazer bastante pelo esporte.

  3. madalena

    Parabéns secretário Joaquim Haickel pela sua atuação à frente da Secretaria do Esporte. Como mãe de uma atleta tenho percebido o almento do entusiamo dos atletas para participarem do JEMS. Este ano em particular, o JEMS foi uma festa digna dos 40 anos dos JEMS e dos 400 anos de São Luis.Para fechar com chave de ouro confiamos no senhor para entregar aos nossos jovens atletas o ginásio Costa Rodrigues, ginásio que outrora foi espaço de grandes competiçoes para a minha geração,e com certeza ainda será para gerações futuras. Nós, pais de atletas lhe agradecemos pelo incentivo dado aos nossos filhos.

  4. Ribamar Araújo

    Secretário Joaquim Haickel parabéns pela magnífica administração à frente da Secretaria de Esportes do Estado. Posso dizer que fazia tempos que o esporte era tão valorizando quanto está sendo desde que o senhor assumiu a pasta. Espero que continue por muito tempo e der sempre esse valor que o esporte merece e principalmente valorizando os jovens que no futuro serão nossos representantes. O nosso Maranhão tem grandes atletas nos Jogos Escolares podemos perceber isso e espero que mais na frente possamos lembrar dessa raiz que o senhor está plantando. Parabéns pelo jems, parabéns pelo Castelão, parabéns pelas atividades de bairro, parabéns pelo Guioberto Alves, parabéns por não deixar parar a obra do Costa Rodrigues e concluir o Rubem Guolart e principalmente parabéns pela força e determinação à frente da Secretaria de Esportes do Estado.

  5. Leopoldo Vaz

    Joaquim
    uma palavra apenas: Parabéns…

  6. Raimundo Mesquita

    Joaquim,

    Quando vemos a seriedade e o empenho com que voce e o Alim conduzem esta secretaria, a nossa vontade de trabalhar só aumenta.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS