Sarney vale mais sem mandato que muita gente com.

20comentários

Nos últimos dias tenho lido notas e matérias provenientes de diversas consciências e produzidas por várias canetas, sobre o fato de o ex-presidente José Sarney ter resolvido não mais colocar o seu nome à disposição do estado do Amapá para representá-lo no Senado Federal.

Para quem não sabe o Senado, órgão que Sarney já presidiu em quatro oportunidades, é a casa legislativa que segundo a constituição federal representa a federação brasileira, os Estados e o Distrito Federal, enquanto a Câmara dos Deputados representa do nosso povo.

Essa gente maledicente insiste em desqualificar José Sarney. Desqualificam o homem, o escritor e o político, quando o que deveriam fazer era enfrentá-lo em cada uma dessas frentes,de maneira honrada, franca, republicana e democrática.

Insultam e difamam um homem que em sua primeira eleição ficou na primeira suplência, igual a tantos outros; difamam alguém que se elegeudeputado federal e sobressaiu-se entre seus pares, formando uma forte liderança numa época em que o nosso estado ainda vivia defasado em um século; governou o Maranhão e realizou obras de tamanha importância que ainda hoje passados quase cinquenta anos, uma delas ainda não foi superada e acredito que tão cedo será – o Porto do Itaqui.

Hábil, bem relacionado, inteligente, culto e sobre tudo sortudo, passou a ser figura de importante relevo a nível nacional; presidente de partidos importantes, desenvolveu uma capacidade diplomática invejável que o fez estar no cerne de todas as questões nacionais, que possibilitou ser guinado à presidência da república em substituição a Tancredo Neves que faleceu antes de assumir o cargo. Essa capacidade diplomática consistia mais em ouvir do que em falar, mais em esperar que os outros se posicionassem do que em se posicionar antes dos outros. Essa forma de agir somada a sua imensa sorte, deu bastante certo por muito tempo.

A mitologia em torno desse Ribamar é tamanha que atribuem a ele a morte de Tancredo. Sarney teria usado macumbeiros maranhenses para fazer com que sapos cururus repuxassem as entranhas do velho mineiro, matando-o. E o que é pior, tem gente idiota que acredita nisso. Nas duas coisas. Que Sarney mandou fazer o serviço e que fizeram.

Como presidente, Sarney tinha, segundo a constituição vigente, um mandato de seis anos. Ele o viu diminuído em um ano, mas pareceu que lutou para aumentá-lo. Alguns não sabem e outros preferem esquecer o quanto Fernando Henrique Cardoso teve que fazer para aprovar uma emenda à constituição, que ele mesmo havia ajudado a redigir, no sentido de permitir-lhe ter mais quatro anos de mandato presidencial. E falam do Sarney!

José governou o Brasil num tempo em que enfrentávamos dois grandes adversários, o monstro da inflação e o perigo da instabilidade democrática.

Mais competente como político que como gestor financeiro, ele fez executar quatro planos econômicos, um deles de grande eficácia, mesmo que temporária, fato que garantiu certa estabilidade financeira ao país por tempo suficiente para que o PMDB, nas mãos de Ulisses Guimarães, elegesse 27 governadores de Estado.

Decretou a moratória de nossa dívida, fato que conteve em parte a debandada de capital, e com essa e outras medidasantipáticas garantiu a estabilidade democrática capaz de em seguida, tendo mantido estável o regime democrático em seu período mais delicado, eleger de forma direta nosso primeiro presidente em muitos anos. A mesma estabilidade que foi responsável por destituir esse mesmo presidente do cargo sem que nada acontecesse ao regime democrático e a forma de governo republicana.

Mas deixemos tudo isso para lá e nos concentremos no fato de Sarney não mais concorrer a um mandato eletivo.

Todos já sabiam que Sarney não mais seria candidato a nenhum cargo eletivo. Até eu mesmo que sou o mais tolo entre os articulistas deste assunto já havia comentado sobre isso, disse para alguns amigos que Sarney iria fazer tal qual o padre Vieira, que com avançada idade dedicou-se integralmente a literatura e as suas memórias. Sarney iria agregar à essas dedicaçõesa sua família, sua mulher, seus netos e bisnetos.

O que a mídia nacional, a grande, a média, a pequena e a mínima, tenta fazer é imputar a um homem de 85 anos, que dedicou 60 deles a trabalhar pelo Maranhão, pelo Amapá e pelo Brasil, uma derrota pelo fato de ter resolvido não mais se candidatar. Querem fazer crer que Sarney tinha obrigação de, mesmo indo contra a sua natureza física,se apresentar na linha de frente da batalha política e se candidatar a mais um mandato de senador. Ora me comprem um bode! Eu iria ficar muito insatisfeito se ele resolvesse que iria se candidatar, pois nós, maranhenses, amapaenses e brasileiros de todas as naturalidades precisamos dele e de homens como ele acima da política, sem mandato eletivo, mas com o mandato proveniente do respeito que pessoas como ele devem ter de nossa gente.

São personalidades como José Sarney que dão a dimensão de valor que deve ter uma nação e seu povo.

Pode quem quiser discordar dele e até não gostar dele, isso faz parte da vida, mas ninguém pode desconhecer o grande valor que ele teve, tem e terá em nossa história.

20 comentários para "Sarney vale mais sem mandato que muita gente com."


  1. marshal

    Artigo muito bem elaborado, o cidadão José Sarney é uma pessoa amável, atencioso e prestativo, mas o politico é perverso vingativo e torturador do povo desta terra, pois com o poder politico que tem enraizado nos três poderes deste brasil, não fez ações para beneficiar e tirar esse povo da dependência dessa famigerada bolsa família, portanto poeta Joaquim, fez muito pouco pelo povo maranhense, o estado é cada vez mais pobre é uma vergonha nacional.

    Resposta: Essa é a sua opinião. Poderia enfileirar aqui a opinião de muita gente que acha o contrário. Quanto a sua opinião, que respeito mas discordo, sugiro que só por desencargo de consciência procure se informar sem paixões.
    Veja bem, não estou querendo dizer que Sarney é um santo, mas posso grantir a você que ele não é esse demônio que dizem que ele é.

  2. Mário Pimentel

    Esse papo todo é para livrar a cara desse oligarca que desde 1955, portanto há quase 60 anos, domina a cena política do Maranhão, tentando nos fazer acreditar que ele de qualquer modo não seria candidato a senador. Ora, me compre um bode você, pois foi exatamente isso que aconteceu, ele só não foi candidato porque iria perder a eleição. Não adianta vir com esse papinho bonito que essa não cola.

    Resposta: Para mim não importa o que você acha, mas garanto-lhe o direito de achar o que quiser e mais ainda, garanto-lhe o direito de propagar seu pensamento desde que nesse afã, nem ele nem você firam o direito de outrem.
    Você pode dizer o que bem entender, desde que não insulte, agrida, injurie, difame ou calunie outras pessoas. Isso é coisa bem diversa do que fazem aqueles que lhe patrocinam, pois se há uma coisa que eles não admitem é uma opinião diferente da deles.
    Mas respondendo diretamente o seu comentário, devo dizer que o único responsável pelo fato de Sarney ser como ele é, e agir como agi, é ele mesmo. Sarney já sabia há muito tempo que não seria mais candidato, mas como disse no texto em questão, o fato dele deixar as coisas acontecerem, levá-las com a barriga, no banho Maria, às vezes fazem com que o efeito dessa ação tenha efeitos não desejados.
    Talvez você não consiga acompanhar a lógica da intenção de Zé Sarney em deixar para anunciar só no último minuto que não seria mais candidato. Com isso ele queria, e conseguiu, fazer com que seu prestigio não sofresse uma queda pelo fato de não mais se candidatar. Ele esticou esse anuncio ao máximo que pode por isso. Eu não teria feito isso. Em minha opinião ele deveria ter anunciado que não mais seria candidato assim que decidiu, mas é por motivos como esse que você é simplesmente mais um, eu sou apenas eu e ele é Zé Sarney.

  3. marcos taxista

    o que me parece o maranhão so tem 50 anos
    pios os alienados não falam de um tempo anterior Sarney você fez o maranhão conhecido talvez não tao respeitado como deveria ser pois para a elite um nordestino tanto tempo no poder não pode ser uma coisa boa obrigado sarney

  4. marcos taxista

    Sarney sempre vai aver os recalcados e invejosos de sua vida vitoriosas de que outra maneira eles podem querer o poder afinal nada de bom eles podem se atribuir

  5. Fernanda

    As qualificaçoes citadas pelo Sr Joaquim ao Sr José Sarney são inerentes ao politico que ocupou todas os cargos eletivos do Brasil, inclusive Presidente em substituição ao nosso querido Tancredo Neves.. o que não é inerente é que ao longo dos 50 anos, nosso Estado liderado por Ele não sair deste atraso miserável em que ora nos encontramos ainda…

    Resposta: Você fala em “nosso querido Tancredo Neves”. Duvido que você o tenha conhecido, até porque ele já morreu faz 30 anos, se você tiver muito, tem 40, logo você tinha 10 anos quando ele morreu e não tem porque chamá-lo de querido… Esse é mais um comentário gerado por perfil falso e como tal vou tratá-lo, mas vou perder alguns instantes de meu precioso tempo para lhe perguntar uma coisa simples e gostaria que você respondesse com objetividade. Quem na história do Maranhão fez mais por nosso Estado que Sarney. E mais, os lideres da tal mudança, são ou não são remanescentes da “oligarquia”? Vão mudar o que?

    • Fernanda

      Óbvio que ninguém poderia ter feito nada, haja visto que há 50 anos o poder está nas mãos do Sr.José Sarney….Acredito que ainda teremos uma mudança em nível nacional quando os políticos priorizarem Educação.PS.quando Sr Tancredo Neves faleceu eu já tinha 22 anos e naquela época tive a ilusão que o nosso Maranhão iria evoluir com o Sr Sarney na Presidência…lêdo engano.

      Resposta: com 22 anos em 1985 você já poderia saber quem foi e quem era Tancredo, mas não ao ponto de chamá-lo de nosso querido…

      • Max Evangelista

        A época de Sarney foi marcada por instabilidade na moeda e adoção de politicas equivocadas, poliitcas essas que seus adversários pretendem implantar nesse estado carente de recursos financeiros.

      • MA

        Os pontos da resposta do Sr. Nagib referem-se ao adjetivo usado “querido”. Quando a pessoa não tem o que responder, é melhor ficar calado. Lamentável. Esses são os nossos representantes…

        Resposta: primeiro não sou seu representante. Hoje não sou mais representante de ninguém, só de mim mesmo, portanto a diminuição de minha responsabilidade em relação ao tempo em que eu era deputado me permite dizer o que penso e defender as minhas posições sem medo de ferir as posições das pessoas que antes representava. Essa liberdade é outra que pessoas como você não podem me tirar.
        Dizer “nosso querido Tancredo” é falso.

  6. Marco Aurélio D'Eça | Sarney vale mais sem mandato que muita gente com.

    […] Por Joaquim Haickel […]

  7. Lelãne

    artigo escroto, chapa-branca, como todos que são produzidos por esse jornaleco, servindo apenas para tentar maquiar a imagem perversa desse oligarca fisiológico. Voces vao perder o poder e preparem-se para sentir o peso da justiça. O roubo de dinheiro público acabou

    Resposta: Vejam todos como agem essa gente que não tem respeito a diversidade de opinião. O mesmo ip, o mesmo endereço postal e dois nomes diferentes. É assim que eles querem mudar o Maranhão, usando dos mesmos artifícios, entre eles a fraude, que eles dizem ser usados por seus adversários.

    Geromo
    0 aprovado
    [email protected]
    187.23.93.85

    0 aprovado
    [email protected]
    187.23.93.85

  8. Geromo

    só q vc eskeceu de colocar que ele foi vaiado pra carályo ne.. por isso desistiu de se candidatar. É um momento histórico, pois mostra que nem todo o poderio economico (de origem criminosa) e midiáttico é capaz de se sobrepor à vontade popular quando o povo resolve expurgar da vida publica aqueles que tanto lhe fizeram mal.
    “Dedicou” seus 60 anos de vida publica pra fraudar licitações, indicaar parentes para cargos publicos, aterrorizar e perseguir aqueles que o denunciaram. A farra acabou.

    Resposta: Vejam todos como agem essa gente que não tem respeito a diversidade de opinião. O mesmo ip, o mesmo endereço postal e dois nomes diferentes. É assim que eles querem mudar o Maranhão, usando dos mesmos artifícios, entre eles a fraude, que eles dizem ser usados por seus adversários.

    Geromo
    0 aprovado
    [email protected]
    187.23.93.85

    0 aprovado
    [email protected]
    187.23.93.85

  9. Max Evangelista

    Vejo pessoas que acreditam que Sarney é corrupto sem ter prova alguma. Dutra, de longe o mais invejoso de todos, em seus panfletos dedica todo espaço a falar de forma nojenta dessa gente.

    Eu até repetia esses discursos da oposição. O estranho era que nenhum cidadão humilde queria mal a sarney e muitos menos o achava um bandido. Esses mesmo populares nada tinha de bom a falar da oposição. O que eu ouvia dessa gente sobre a oposição é ainda pior do que esta acusa o grupo.

    Eu fui um dos que votaram em Jackson nas duas eleições para governador pois até o momento acreditava nos seus projetos. Tempos depois sei que não daria em nada. Era apenas medidas de discurso e dai compreendo o que são os deveres e limitações de um estado. Essa gente que quer entrar ocupar o governo do estado só o faz pelo poder e tão pouco estão aí pela vida sossegado do povo e de sua elite.

  10. Macabeu

    Meu caro Joaqquim. Você esta no seu papel, não poderia ser pior, o que falta e vc explicar sao os métodos tacanho e rasteiros de Sarney fazer política. Porque Sarney sempre esta do lado do mas forte, não faz um esboço sequer de discordância, so apoiando, governo principalmente, quando se cala concordando e a hora que o povo mais precisa que desse uma palavra com sua opinião. atitude típica dos covardes. Sarney massacra seu povo, através de fome e a miséria, do analfabetismo, não concordo com seu modo de fazer política, por mais que você discorde, sinto muito desaponta-lo.

    Resposta: Não se preocupe jamais em me desapontar, esse fato faz parte da vida. Você pode e deve ter sua opinião, só não deve e não pode me privar de propagar a minha.

  11. manuel castro

    José Sarney TRABALHOU de maneira honrada, franca, republicana e democrática.

  12. Macabeu

    Meu caro Joaquim Haickel, pensei que vc já tinha se superado e nós brindasse com outros texto mais interessante do que este último.
    Gostaria se possivel me indicasse um post antigo, onde vc conta uma história onde um pai deixa para o filho uma herança, é mais ou menos assim, no final o filho tenta se enforcar, a corda rompe, na queda encontra um bilhete do pai lhe dando mais um chances de sobreviver, é por ai, se lembra?, eu agradeço, gosto do escritor Malba Thaan, e esse conto parece árabe…
    Um abraço…

  13. Ana Lucia

    Joaquim,

    Sou sua leitora,gosto muito do que você escreve.As pessoas tem que aprenderem a respeitar a opinião dos outros.Em relação ao que escreveu sobre o Senador José Sarney concordo e muitas pessoas nem conhece,não sabem da história,mas ficam nesse mesmo discurso de anos “oligarquia” e como você colocou em uma resposta ” os lideres da tal mudança, são ou não são remanescentes da “oligarquia”? Vão mudar o que?”

  14. Lucas Almeida

    Você quer transformar o Lúcifer em anjo novamente? o que adianta o sujeito ter uma extensa e “brilhante” carreira pública e deixar o maranhão em uma completa miséria.Você é bem sutil nos adjetivos mas as suas palavras fazem pouco efeito na herança oligárquica que o Sarney mantem no maranhão.

    Resposta: Vou aceitar seu comentário mesmo sabendo que você é fake, mais um boneco de ventríloquo…

  15. Lucas Almeida

    Pra mim pouco importa os “méritos” do sarney, o que na verdade devemos observar é o poder instaurado pelo sarney e seu impactos politicos e sociais no maranhão.

    Resposta: Vou aceitar seu comentário mesmo sabendo que você é fake, mais um boneco de ventríloquo…

  16. Severino

    Esse Macabeu é um … (moderado) !

    • Macabeu

      Severino, ainda não cheguei nos fundo, onde deves ser limpador de latrina, não ofendir e nem insultei o sujeito principal do post(José Sarney), nem tampouco imaginei chutar-lhes as genitália para atingir tua cara, quem te chamou ignaro?, se queres notoriedade e mostrar serviço procure outrem, se fazes parte da legião de bate pau do ilustríssimo, já ganhou teu dia, só resta pegar teu osso e lamber no teu posto de vigia…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS