Coisa feia!!!

0comentário

É grande a diferença entre o discurso de quem bate por bater e de quem defende republicanamente o que é certo. Quando leio uma postagem no Blog do jornalista Zeca Soares e vejo a repercussão dessa matéria através dos comentários que os leitores fazem a ela, isso fica patente.

Um comentarista diz que o governo nada fez pelo nosso futebol; Zeca argumenta que o governo reformou o Castelão, o que fez ressurgir com toda força o esporte bretão em terras maranhenses; o comentarista pergunta ironicamente a Zeca se era ele, o comentarista, quem deveria ter reformado o Castelão ou o governo; Zeca responde que era o governo, logo o comentarista não poderia jamais dizer que o governo não fez nada pelo futebol.

ZS comentou também o fato de a Assembleia Legislativa ter aprovado dois vetos do poder executivo a duas leis necessárias votadas naquela casa e aprovadas por ela de forma constitucional e legitima.

O primeiro fato curioso é o legislativo aprovar uma lei, o executivo mandar dizer que não aceita a lei que foi aprovada e o mesmo legislativo acatar a vontade do executivo. Nem vou comentar o fato da forma com que o fez ter sido ridícula. Antigamente ela fazia o que o governador queria que fizesse e agora faz o que ele quer sem nem argumentar.

Isso me lembra do fato ocorrido tempos atrás quando o deputado relator do orçamento do estado votou contra seu próprio parecer só para agradar o governante de plantão.

Quando apresentei na ALM os projetos de leis de incentivo a cultura e ao esporte, saí de gabinete em gabinete falando com meus pares e mostrando-lhes a importância daquelas propostas que se eram minhas, passaram a ser nossas, de todo legislativo, quando as aprovamos por unanimidade dos presentes na votação.

Quando a governadora foi sancionar as leis ela reduziu de 0,5 para 0,4 o percentual do ICMS a ser destacado para cada um desses setores tão importantes de nossas vidas em sociedade, a cultura e o esporte.

Mesmo tendo sido reduzidas, as leis representaram um avanço incalculável tanto na cultura quanto no esporte maranhense.

Sabedor de que o futebol, o São João e o carnaval são nossas maiores e mais importantes manifestações esportivas e culturais, conversei com o deputado Roberto Costa para que ele apresentasse um projeto que contemplasse especificamente esses setores, reincorporando as respectivas leis 0,1%, fazendo com que especificamente esses setores fossem aquinhoados.

Faltou sensibilidade a governadora Roseana ao vetar as leis de autoria de seu fiel escudeiro, deputado Roberto Costa, e falta sensibilidade a bancada ligada ao futuro governador Flávio Dino por ter acompanhado a decisão equivocada de Roseana e ter feito pressão para aprovar o veto dela ao referido projeto.

Imagino que Flávio deve estar muito envolvido em outros assuntos bastante importantes para dar conta de vetos que a ALM esteja votando neste momento. Imagino que ele não seja assim tão centralizador. Prefiro imaginar que meus amigos Marcelo Tavares e Othelino Neto, na tentativa de homenagear Roseana e reconhecer que ela fez algumas coisas acertadas, estejam querendo concordar com ela em não prestigiar o futebol, o São João e o carnaval maranhense.

Com isso o que a bancada do futuro governo fez foi dizer que Roseana estava certa em não prestigiar o futebol maranhense, que tem no Sampaio e no Moto nossos representantes no campeonato brasileiro, respectivamente nas séries B e D.

Engraçado que para bancada do ainda governo que votou a favor das referidas leis, comportou-se de maneira ridícula, com parte votando a favor, parte contra, parte se abstendo e parte não comparecendo, o que demonstra que o que tivemos na quinta-feira, dia 11 foi uma votação envergonhada de um parlamento agachado antes mesmo do inicio do tempo regulamentar. Bastava que não tivesse 22 votos contrários aos vetos para que eles fossem mantidos. Não precisavam ter feito papel tão feio.

Comecei na politica muito cedo. Em 1982, aos 22 anos, fui deputado pela primeira vez e deixei de sê-lo aos 50 em 2010, mas não me lembro de ter visto durante todo esse tempo uma votação tão claramente ridícula e mais envergonhada.

Os números falam por si.  Seis votaram SIM (a favor do futebol do São João e do carnaval): Alexandre Almeida, Camilo Figueiredo, Carlinhos Florêncio, Jota Pinto, Marcos Caldas e Max Barros. Nove votaram NÃO: Edson Araújo, Francisca Primo, Magno Bacelar, Manoel Ribeiro, Marcelo Tavares, Othelino Neto, Ricardo Murad, Rogério Cafeteira e Vianey Bringel. Sete abstiveram-se: César Pires, Eduardo Braide, Gardênia Castelo, Léo Cunha, Rigo Teles, Stênio Rezende e Valéria Macedo. Vinte não compareceram :  Afonso Manoel, Hélio Soares, Roberto Costa, Dr. Pádua, Zé Carlos, Bira do Pindaré, Cleide Coutinho, Eliziane Gama, Raimundo Cutrim, Rubens Junior, Carlinhos Amorim, Neto Evangelista, Antônio Pereira, Graça Paz, André Fufuca, Carlos Filho, Edilázio Júnior, Hemetério Weba, Raimundo Louro e Victor Mendes.

Em 2015 o Sampaio, o Moto e os outros times do Maranhão vão precisar de um decisivo apoio governamental e essa era a melhor saída que eles teriam. Espero que a ALM e o futuro governo ajudem o futuro Secretario de esporte a ajudar o nosso futebol.

Sem comentário para "Coisa feia!!!"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS