As polêmicas da semana

0comentário

A grande polêmica da semana foi a realização das primeiras pesquisas de intenção de votos para prefeito de São Luís no segundo turno, que acontecerá no dia 30 de outubro.

Li no Blog de meu amigo Jorge Aragão que depois da pesquisa da Escutec, que dava vantagem ao candidato Eduardo Braide, com números indicando 44% para ele, enquanto o prefeito Edivaldo Junior tinha 40% das intenções de votos, mais quatro pesquisas estavam sendo feitas. Uma pela Econométrica, encomendada pelo Blog de meu amigo John Cutrim, uma pela Data M, encomendada pela TV Difusora, uma realizada pelo IBOPE, encomendada pela TV Mirante e uma feita pelo Instituto Prever, para a TV Guará.

Ao ler a notícia vi que os institutos citados e seus contratantes estavam alinhados um tanto, digamos, ideologicamente. Mas deixei de mão.

Mais tarde voltei a pensar no assunto e resolvi postar no meu perfil no Twitter o seguinte texto: “As novas pesquisas da eleição em SLz! Empate técnico: Ibope e Prever com Braide na frente e Econométrica e Data M com Edivaldo na frente.”

Esse comentário gerou uma enorme onda de manifestações contrárias a minha posição vindas de pessoas ligadas à candidatura apoiada pelo PC do B. O próprio John Cutrim, meus amigos deputados Othelino Neto e Rogerio Cafeteira e o secretário adjunto de comunicação do estado, Marco Aurélio “Péssima”, todos trataram de desqualificar de uma forma ou de outra, o que eu havia dito.

Em primeiro lugar como cidadão e como livre pensador e até mesmo como analista político e articulista de jornal, posso pensar o que quiser e expor meu pensamento desde que não fira nenhuma regra jurídica ou de respeitoso convívio social, esta segunda exigência não é legal, é uma imposição que faço a mim mesmo!

Em seguida os amigos John Cutrim, Zeca Soares e Jorge Aragão resolveram colocar combustível na polêmica e reproduziram em seus Blogs minhas postagens do Twitter, agregando inúmeros comentários contra e a favor à minha posição.

Aqui vale um registro triste sobre as redes sociais. Se as pessoas se ativessem aos comentários e não partissem para o insulto, esse ambiente seria muito mais positivo e saudável. Mas não é o que acontece. Quem não tem capacidade de argumentar, agride e insulta. Pobres tolos!

Pois bem! Não demorou muito o amigo Marco D’Éça coloca em seu Blog o vazamento de uma conversa sobre a pesquisa da Econométrica! Foi um pandemônio. Mais combustível na fogueira.

Resolvi sair da polêmica e fui brincar com meu netinho Theo e quando voltei a Web deparei com a publicação da pesquisa da Econométrica. Adivinhem! Exatamente como eu havia dito que seria: 47% para Edivaldo e 43% para Braide. Deveriam pagar para eu fazer pesquisas para eles!

Deixando de lado essa polêmica, me dedico agora a comentar outra, ainda sobre a disputa do segundo turno em São Luís. Algum sujeito muito sabido criou um perfil falso do ex-quase-tudo na política do Maranhão, Epitácio Cafeteira e o colocou para declarar voto para Braide, só para acusar o candidato do PMN, de fraude! Ora, se os próprios opositores de Braide como Othelino Neto e Rogerio Cafeteira dizem que ele tenta esconder seus apoiadores, por que ele iria fraudar o apoio de um político que está fora da cena eleitoral há muitos anos!? Uma coisa totalmente incoerente, a não ser para uma mente extremamente levada da breca, presepeira, safada e outros adjetivos correlatos…

Uma outra questão que poderia gerar uma polêmica, novamente, já que aconteceu antes coisa parecida, é o nível de aprovação do governo do estado. Segundo a tal pesquisa da Econométrica o governo tem: ótimo 6%, bom 24%, regular 44%, ruim 12% e péssimo 14%. Somando os semelhantes o quadro fica assim: aprovação 30% e desaprovação 26%.

O certo é que a grande maioria dos ludovisences, 44%, acham o governo estadual apenas regularzinho!

 

PS: Até a hora que eu enviei este material paro o editor de opinião do JEM, ainda não era conhecido o resultado da pesquisa IBOPE, mas aposto como eu previ corretamente. Caso contrário ficará provado que eu nada sabia desta pesquisa previamente! kkkkkkkkkkk!…

Sem comentário para "As polêmicas da semana"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS