Uma análise sobre 2018

5comentários

Tenho recebido de alguns amigos, insistentes pedidos no sentido de que eu faça uma análise sobre os possíveis cenários políticos e eleitorais para 2018. Acho que ainda é muito cedo para isso!

Não sei se esses meus amigos querem é que alguma coisa que eu venha a escrever sirva de motivo para movimentar as rodas de conversas sobre esse assunto, possibilitando darem ao meu texto tons mais adocicados, cítricos ou apimentados, dependendo da coloração dos tais círculos.

Mas vamos lá!

Ao cargo de governador existem apenas três candidatos com reais chances de competir. Do lado da situação, Flávio Dino deve concorrer à reeleição, mas vai ter sérios problemas nesse intuito. Do lado da oposição existem dois nomes que podem encarar essa disputa, sendo que a candidatura de um fere de morte a candidatura do outro.

Caso Roseana venha a concorrer ao governo, inviabilizaria a aspiração de Roberto Rocha em disputar o cargo, pois não cabe em nosso tabuleiro de xadrez político mais de dois contendores com reais chances de vitória.

Ninguém desconhece que Roseana é a pessoa mais carismática da política do nosso estado, incluindo o atual governador Flávio Dino, e o ex-presidente José Sarney. Ocorre que só carisma não vence eleição. São necessárias algumas outras coisas! Resta saber se ela terá essas coisas a seu favor.

Ninguém também desconhece que o fato de Roberto Rocha, em 2018, estar no meio de seu mandato de senador, fará com que ele entre na disputa pelo governo sem muita preocupação com uma possível derrota. Alguém que não tem medo de perder tem uma espetacular vantagem na corrida para a vitória. No entanto, como no caso de Roseana, Roberto tem que agregar alguns fatores que ele também ainda não possui.

Fontes confiáveis comentam que Roseana vendeu sua casa em Brasília, o que nos faz crer que ela não pretenda voltar a residir no Distrito Federal, logo não deve estar em seus planos ser senadora! Pessoas ligadas a ela garantem que ela será candidata a governadora ou quem sabe a deputada estadual, uma vez que não deseja mais sair de perto de sua filha e de seus netos que moram em São Luís.

Esse é o primeiro nó que precisa ser desatado, pois ele interfere diretamente nas escolhas dos candidatos ao senado.

Pelo grupo entrincheirado no Palácio dos Leões, Weverton Rocha e José Reinaldo Tavares são os dois únicos políticos com reais condições de colocarem seus nomes à disputa do cargo de senador. Outras pessoas que ensaiam candidaturas ao senado do lado do governo não têm a menor chance de se viabilizarem.

Em minha modesta opinião, que como sempre contraria a de algumas pessoas, acredito que os dois principais grupos da política maranhense só elegerão um senador cada, em 2018.

Do lado da oposição a coisa é mais complicada, pois depende de uma série de “arrumações”.

Se Roseana for candidata a governador, inviabilizará a candidatura de seu irmão, Sarney Filho, ao senado. Como já comentei anteriormente, há a possibilidade de Roseana não disputar o governo, mas sim uma das quarenta e duas cadeiras do nosso parlamento estadual, o que nesse caso abriria a possibilidade da candidatura de seu irmão.

Além de Sarney Filho, nomes como os de Lobão Filho e o de Gastão Vieira estão colocados para também disputar o senado, ocorre que essa conta tem que ser feita com muita cautela, pois como já disse cada grupo só deverá eleger um senador em 2018.

Tudo está muito nebuloso!  Ainda não é possível se afirmar sem sombra de dúvida quem será candidato a que cargo. Mas uma coisa é certa, apenas os nomes citados aqui neste texto têm reais chances de disputar as vagas de governador e senador pelo Maranhão em 2018, os demais estarão simplesmente cumprindo tabela.

 

PS: Para falar sobre eleição de presidente em 2018 precisaria de uma bola de cristal! Sobre deputados federais e estaduais vai depender da reforma eleitoral.

 

 

 

 

5 comentários para "Uma análise sobre 2018"


  1. Igor

    Eu acho que somente o grupo vencedor pra Governador levará os dois senadores. Tenho 98% de certeza. Só falta saber qual será o grupo vencedor.

  2. Domingos

    Você é um homem inteligente , porém limita muito sua visão muitas vezes , não sei se por conveniência ou estratégia. A política é dinâmica , muda de acordo com as circunstâncias, situações e para você só existe Roseana e Flavio Dino no jogo e só cita RR por ele ter um cargo de senador. Existem exemplos como Assis Ramos de Imperatriz , Nelson de Porto Franco, que todos pensavam que não teria a mínima chance de ter êxito nas suas eleições e foram vitoriosos, e não podemos esquecer de Braide , que mesmo não eleito, foi uma surpresa para todos sua guinada, e só não foi vitorioso porque faltou-lhe maturidade política para ter aceitado todos os apoios, grupos que se ofereceram para apoiá-lo. Reflita, pense na imparcialidade, pois o brilho do seu trabalho pode se perder .

    • Joaquim Haickel

      Respeito sua opinião, mas não concordo com ela quanto ao fato de ter que pensar como você acha que eu deva! O que eu escrevo reflete o que eu penso, se o que eu penso e escrevo não reflete a sua verdade, eu sinto muito!Esperemos para ver o que acontece, se o que eu penso faz sentido ou se vai aparecer uma terceira via completamente fora daquele quadro que sofrivelmente desenhei.

  3. Dona Socorro

    Sabe quando ironicamente se pergunta, “entendeu ou quer que eu desenhe?” Pois é. Você desenhou direitinho. Tudo mais claro agora… um feixe de luz no cenário nebuloso, embora eu discorde de alguma coisa.

  4. Igor

    Não existirá 3a via pra Governador no MA. Não nessa próxima eleição.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS