Oscar 2017

0comentário

Depois de ser taxado de preconceituoso no ano passado, o pessoal de Hollywood resolveu apontar para concorrer neste ano, três excelentes filmes que envolvem temas e personagens afrodescendentes, que, diga se passagem, em minha modesta opinião, os três são bem melhores que o queridinho da maioria do público e dos críticos de cinema, o primeiro grupo de desentendidos e o segundo de entendidos demais.

O tal favorito, “La La Land” indicado incompreensivelmente a 14 prêmios não tem todo esse mérito. Isso é coisa da indústria que quer prestigiar um musical, gênero que emprega muito mais pessoas do que um drama comum.

Dos indicados a melhor filme, meu favorito, é “Até o Último Homem”, drama de guerra baseado em fatos reais, dirigido pelo sanguíneo Mel Gibson. Outro que poderia vencer seria “Moonlight: Sob a Luz do Luar”. Filmes tão bons quanto os citados são “Estrelas Além do Tempo” e “Lion”.

No dia em que o imbecil do Trump disse que Meryl Streep era uma atriz superestimada ele deveria ter dito que ela é uma atriz super estimada e acredito que, em que pese ela merecer o Oscar por sua maravilhosa performance em “Florence: Quem é Essa Mulher?”, Hollywood vai dar-lhe o prêmio como mais um ato contra esse presidente obtuso que os americanos elegeram. A favorita é Emma Stone, mas não dá para comparar as duas. Há também Isabbele Huppert em “Elle”.

Para melhor ator, a disputa é entre Ryan Gosling e Casey Affleck. O primeiro é bom ator, o segundo é um canastrão, mas os dois não teriam o meu voto, ficaria com Viggo Mortensen ou com o sempre bom Denzel Washington.

Entre os atores chamados de suporte ou coadjuvantes, os premiados certamente serão negros. Viola Davis por “Fences” e Mahershala Ali por “Moonlight: Sob a Luz do Luar”.

No quesito direção, três dos cinco concorrentes tem chances semelhantes de levar a estatueta pra casa. Em minha ordem de preferência, Mel Gibson de “Até o Último Homem”, Damien Chazelle por “La La Land: Cantando Estações” e Barry Jenkins com seu “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, mas acho que vão premiar o diretor do musical.

Para “La La Land: Cantando Estações” devem ir também os prêmios de melhor trilha sonora e melhor canção original. Melhor fotografia deve ficar com “La La Land: Cantando Estações”, em que pese “Lion” ter uma fotografia belíssima!

A montagem ou edição é o momento em que um mau filme pode ser salvo ou um bom filme pode ser destruído. Em minha opinião é um outro momento de direção da obra. Entre os concorrentes deste ano nenhuma montagem foi mais perfeita do que em “Até o Último Homem”.

Melhor mixagem de som e efeitos sonoros é um prêmio técnico que a cada edição tem se tornado mais importante e todos os concorrentes deste ano tiraram nota dez. Tenho muitas dúvidas, mas acredito que casar os sons de estampidos de disparos e explosões é bem mais difícil que afinar um piano… Sei não! Ficaria entre “13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi”, “Rogue One: Uma História Star Wars” e “Até o Último Homem”.

Três produções concorrem em pé de igualdade para melhor efeito visual, até porque todos são no fundo grandes filmes de animação computadorizada. “Doutor Estranho”, “Mogli: O Menino Lobo”, e “Rogue One: Uma História Star Wars”.

A antiga direção de arte chama-se hoje de design de produção e nenhum filme fez isso este ano melhor que “Animais Fantásticos e Onde Habitam”.

Junto com a cenografia e a ambientação das cenas, o figurino e a maquiagem dos personagens dão mais ou menos verossimilhança à cena e ao filme. No primeiro quesito todos os concorrentes podem vencer sem que os demais se sintam descriminados. Todos estão impecáveis no figurino. Já na maquiagem o vencedor em minha opinião deve ser “Esquadrão Suicida”.

Costumo dizer que se pode fazer um filme ruim com um roteiro bom, mas que é impossível fazer-se um filme bom com um roteiro ruim. Também nos quesitos de roteiro original e adaptado qualquer um dos indicados que ganhar a estatueta dourada, terá sido feita justiça, pois todos são bons, sendo que os adaptados superam os originais em qualidade. Em minha modesta opinião os vencedores nessas categorias serão respectivamente “La Land: Cantando Estações” e “Moon light: Sob a Luz do Luar”.

 

PS: As categorias as quais eu não comentei, é porque não tenho parâmetros minimamente confiáveis para opinar.

 

Sem comentário para "Oscar 2017"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS