Lei Estadual de Incentivo à Cultura é para todos

4comentários

Uso o mesmo título dado pelo secretário de cultura e turismo do estado, senhor Diego Galdino, para decupar pra você o texto que ele fez em resposta ao artigo que eu publiquei sobre a temerária gestão e arbitrária utilização que esse governo faz da Lei de incentivo à cultura do estado do Maranhão.

Numa tentativa de cobrir o sol com uma peneira e pra ganhar toques de teclado capaz de completar o tamanho necessário para configurar um texto de jornal, ele qualifica a lei, como se isso fosse coisa necessária:  “Instituída por meio da Lei 9.437, de 15 de agosto de 2011, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão é um instrumento de fomento… / … a partir do faturamento da empresa patrocinadora”.

A seguir ele agrega mais miolo de pote na conversa, dando continuidade à qualificação da lei: “Desde a sua regulamentação, anualmente, 0,4% do ICMS arrecadado pelo Governo do Maranhão… / … que deveria beneficiar a todos e servia como instrumento de privilégios para alguns”.

Depois disso ele gasta um parágrafo simplesmente para comprovar uma de suas arbitrariedades, que reproduzo aqui, na íntegra: “Em dois anos, por exemplo, um ex-político, utilizando nome de proponentes diferentes, foi beneficiado com um montante de R$ 5 milhões para a realização de projetos culturais. A partir dessa constatação, tomamos medidas que garantissem que a Lei Estadual de Incentivo à Cultura estivesse ao alcance, realmente, de todos“…

Veja bem! O próprio secretário reconhece que VENDO QUE A LEI ERA UTILIZADA POR PESSOAS QUE, NÃO ERAM DE SEU INTERESSE QUE A USSASSEM, TOMA PROVIDÊNCIAS PARA QUE TAIS PESSOAS NÃO MAIS POSSAM TER ACESSO A LEI que foi feita exclusivamente para abrigar propostas oriundas da sociedade, dos produtores culturais, das pessoas que fazem a cultura do Maranhão, e não do governo do Estado.

Em seu texto, o secretario de cultura continua tentando arrumar desculpas para a má gestão que sua pasta oferece na administração da referida lei, entre outras coisas.

Há, no entanto, uma coisa que ele fez que merece louvor! Eu disse certa feita e repito mantendo minha coerência, que o que é bom deve ser aplaudido, mas o que é ruim deve ser criticado, até para que o ruim seja remediado e possa passar a ser bom. Houve aumento de 0,1% na alíquota referente à lei, saindo de 0,4% para 0,5%, como era originalmente no projeto apresentado por mim e aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Louvo isso!

Para finalizar, o secretário na tentativa de enganar o leitor, enumera alguns projetos realizados graças à citada lei, mas nenhum deles é um daqueles apresentados por seus proponentes LARANJAS, para suportar as iniciativas que o governo do estado tem obrigação de sustentar com seu próprio orçamento. Eventos e ações estas do calendário governamental como Carnaval, São João e Réveillon, que o governo usa para subvencionar apaniguados como a deputada comunista Leci Brandão.

Em nenhum momento o secretário explicou o porquê da desvirtuação da representatividade da CAPCI através da portaria 303 de 2015 que substitui os representantes da sociedade civil, transformando a referida comissão numa confraria da SECTUR.

Em nenhum momento explica o motivo de estabelecer ações através de postagens no site da SECTUR, sem que essas postagens tenham algum valor legal.

Em nenhum momento explica porque a CAPCI se recusa a autorizar a abertura de contas para que os projetos possam ser realizados.

Não explica porque a CAPCI não assina os convênios com os proponentes e também o motivo pelo qual a SECTUR não dá o devido encaminhamento dos processos de fruição, direcionando para SEFAZ a documentação devida para isso.

Em suma, a tentativa do secretário Diego Galdino de responder os pontos aventados por mim, causou profunda decepção no meio cultural maranhense, que, se não se manifesta em protesto contra os desmandos da SECTUR, é porque tem receio de retaliações por parte desse governo que todos sabem ser extremamente perseguidor.

O que esperar!?… Como não são capazes de ouvir críticas, o que virá de lá são mais desculpas esfarrapadas e acusações contra quem ouse se levantar contra seus desmandos e arbitrariedades.

 

 

4 comentários para "Lei Estadual de Incentivo à Cultura é para todos"


  1. PAULO ROBERTO DA CONCEIÇÃO

    AMIGO BOM DIA, ANTES DE MAS NADA: O TEXTO A QUE O AMIGO SE REFERE, NÃO É DE AUTORIA DO SR DIEGO GALDINO. SIMPLESMENTE POR QUE O MESMO NÃO TEM FORMAÇÃO, MUITO MENOS CAPACIDADE PARA ELABORAR O MESMO.COMO FUNCIONÁRIO EFETIVO DA SECTUR, POSSO FALAR ISSO, JÁ QUE CONVIVO Ã MAIS DE TRES ANOS COM ESSE CIDADÃO.O TEXTO RESPOSTA FOI ELABORADO PELO JURÍDICO DA SECTUR. GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO PELAS SUAS OPINOES SEMPRE COERENTES.

    • Joaquim Haickel

      Caro Paulo,
      Se foi ele quem escreveu o texto ou foi outra pessoa, isso importa menos! O fato importante é que ele assinou o texto, no que ele passou a ser de sua autoria, mesmo que ele não tenha capacidade para fazê-lo. E olha que o tal texto é de péssima qualidade.
      Agradeço pelo seu comentário, mas me preocupo pelo fato de você ser funcionário da SECTUR! Você pode vir a sofrer perseguição!…

    • Joaquim Haickel

      Caro Paulo,
      Se foi ele quem escreveu o texto ou foi outra pessoa, isso importa menos! O fato importante é que ele assinou o texto, no que ele passou a ser de sua autoria, mesmo que ele não tenha capacidade para fazê-lo. E olha que o tal texto é de péssima qualidade.
      Agradeço pelo seu comentário, mas me preocupo pelo fato de você ser funcionário da SECTUR! Você pode vir a sofrer perseguição!…

  2. Mário Sousa Melo

    Joaquim,
    Quem é mesmo o secretário da cultura? Se existe secretário, Que critério foi usado para ser nomeado para o cargo? Pensei que a secretaria de cultura
    Tivesse sido extinta pelo atual governo!
    Mário

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS