A importância do voto ideológico

3comentários

Gostaria de inicialmente deixar claro que não simpatizo com a forma do candidato Jair Bolsonaro se expressar, nem com algumas de suas posições perante a vida e a sociedade. Ele é desprovido do verniz necessário para uma boa convivência, no entanto, vejo em alguns outros posicionamentos seus, lato sensu, coerência e objetividade. Jamais cogitaria votar nele se houvesse boas alternativas, que, garantidamente, impedissem a vitória de um candidato de esquerda à Presidência da República. Anteriormente, eu havia declarado que votaria no candidato que fosse o menos pior, uma vez que não via entre os postulantes quem se classificasse na categoria de bom. Na época, disse que o candidato de minha escolha seria o Geraldo Alckmin, que infelizmente não se viabilizou eleitoralmente.

O voto ideológico é aquele que o eleitor dá, baseado nas propostas defendidas pelo candidato que mais se identifica com o seu jeito de pensar. Há, no entanto, outro tipo de voto ideológico, um que se contrapõe diametralmente a este citado anteriormente. É aquele que eu chamo de voto anti-ideológico, praticado por um eleitor que deseja que não se eleja um candidato de uma determinada ideologia da qual ele discorda e não quer vê-la predominando na política de seu país, sendo aplicada pelo gestor de seu Estado, de forma que regule as relações da sociedade. É este o tipo de voto que eu exercerei e é ele que eu defendo para este momento em que o Brasil se encontra, tão fragilizado, há tanto tempo torto e capenga para o lado esquerdo.

Tenho recebido, através de conversas presenciais, ligações telefônicas, mensagens de WhatsApp, comentários nas diversas redes sociais, apelos e manifestações para que eu não vote em Bolsonaro. Pessoas amigas chegam a me dizer que alguém inteligente como eu, um homem de bem e do bem, não pode votar num sujeito como esse. Eu tenho dito a todas essas pessoas que eu não votarei nele! #EleNão! Votarei contra o candidato do partido que defende a ideologia que instalou em nosso país o aparelhamento do Estado, transformando-o em mera ferramenta partidária, patrocinadora de ações que até parecem ter um conteúdo saudável e justo, revestidas de uma capa de correção e honestidade, mas que no seu âmago é só desfaçatez, só desvio de conduta, mentira, corrupção, posicionamentos não republicanos e completamente antidemocráticos.

Recebi um vídeo que mostra uma moça tentando impedir a passagem de um rapaz em um corredor de uma universidade só porque ele vestia uma camisa que o identificava como eleitor do Bolsonaro. Aquela cena, para mim, exemplifica incontestavelmente o que está ocorrendo em nosso país, uso-a como exemplo para não usar aquela outra, da moça que teve seu carro destruído por ter nele uma propaganda do Bolsonaro.

Estamos vivendo tempos tenebrosos, onde a noção de direito de alguns extrapola a sua própria razão de ser, pois não respeita nem o direito de outros, nem obedece à regra básica que prevê que para ter direito, o indivíduo se obriga a se responsabilizar por ele e assumir as obrigações que lhe dão causa e garante a eficácia de seu efeito. Somos hoje uma sociedade cheia de direitos, mas sem a contrapartida referente aos deveres que deles proveem.

Não votarei em Bolsonaro! Votarei num candidato que tenha condição de impedir que a esquerda continue destruindo nosso país e suas instituições.

Façamos o seguinte!… Não votarei em Bolsonaro se conseguirem me provar que os governos do PT não perpetraram o Mensalão; não destruíram a Petrobras, com o Petrolão; não fizeram com que o BNDES, nosso banco de desenvolvimento, injetasse dinheiro que deveria financiar o progresso do Brasil, em alguns países só por causa da ideologia esquerdista vigente neles; que não aparelharam o Estado e disseminaram as ideias gramschistas, que preveem que para dominar a sociedade, é necessário que destruam suas mais importantes instituições, como a família, a igreja, a escola, a academia, desvirtuando-as…

Li um texto que diz como são incoerentes as pessoas que se indignam com as boçalidades que diz o Bolsonaro e não demonstram nenhuma indignação com as atrocidades, com os desvios, com o roubo e a corrupção, cometidos pelo PT e pela esquerda, durante os últimos 24 anos. Resumindo: É mais fácil combater e nos livrarmos de um presidente boçal, do que de um que tenha por trás de si uma gangue de corruptos e aparelhadores safados!

Em que pese o fato de tudo que temos vivido, por tudo aquilo pelo qual nosso país tem passado, tenho uma certeza: vivemos em uma sólida e verdadeira democracia, caso contrário o panorama já teria mudado. O mundo não vive os anos da Guerra Fria, não sofremos uma insuportável pressão geopolítica, somos senhores de nosso destino e no que diz respeito a mim, não quero um destino que passe pela esquerda, quero um destino liberal.

Como disse recentemente o ministro Barroso, quem ganhar essa eleição, vai levá-la; quem a levar, se obrigará a respeitar as regras e os direitos de todos, resguardados pela Constituição. Eu defendo total e ferrenhamente essa ideia e desde já me oponho a quem quer que pense ou aja em sentido contrário.

 

3 comentários para "A importância do voto ideológico"


  1. Rossana Sousa

    Recebo seu texto com muita alegria pois está dentro de um senso de proporções perfeito, e que indica a saúde de sua inteligência. Porque a nação adoeceu pelo ódio inoculado, pelo excesso de manipulação neste perene estado de guerra política no qual fomos lançados, e que nos rouba momentos preciosos. Em vez de discutirmos um bom livro, um poema, um filme ou uma boa música, somos obrigados a debater, ou antes, defender, valores sagrados para a manutenção da ordem e harmonia social e familiar. Li ontem que a tolerância deve ser intolerante com a intolerância, o que é apenas uma forma de defender a tolerância seletiva. Estou cansada.
    Li ontem em veículo de grande circulação, a fala de um condenado ainda cumprindo pena em regime semiaberto, a nos ameacar com uma “tomada de poder” pelo seu partido, o PT. E só isso já bastaria para votarmos em massa no único candidato de oposição viável, e a única chance de manutenção da democracia.
    O PT não esconde que pretende completar o aparelhamento das instituições para se perpetuar no poder. Enquanto isso, as pessoas entram na onda de manipulação que transforma um homem comum e algo limitado, em um monstro a ser destruído.
    Não é em Bolsonaro que votarei, mas no Brasil. Hoje Bolsonaro é o Brasil.

  2. Magno Cunha da Silva

    E que sejas feliz com essa sua utopia do voto anti-ideológico. Eu daqui, continuo com o meu posicionamento e voto ideológico da corrente política esquerdista, na esperança de se reestabelecer os meus e de tantos, os direitos e deveres básicos de cidadania num país dito democrático!!!!!

  3. Ailton Tonni Castro

    O direito de exigir direitos é legítimo e deve ser respeitado a todo custo, assim como o dever de conhecer seus deveres é obrigatório e deve ser exercido por todos. Não existe direito sem deveres nem deveres sem direito. Ambos são pilares de uma sociedade democrática, assim como o respeito às opiniões divergentes.
    O pior do Brasil hoje, é essa intolerância, essa certeza absoluta de que “eu é que estou certo”, essa absurda e inconcebível tese, ainda em vigor por aqui, que assegura ao partidário de uma posição política, religiosa ou futebolista, execrar, apedrejar e até matar, quem desgraçadamente não estiver em perfeita sintonia com seu pensar, por mais sectário e ultrapassado, que ele possa ser.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS