Meu mundo no Face

3comentários

As redes sociais vieram para ficar e para mudar as nossas vidas e o mundo. Sabendo disso resolvi que esta semana, de segunda a sexta-feira, eu iria postar em minha página no Facebook, matérias com as quais eu pudesse conferir, medir e sentir a reação das pessoas quanto a elas, e com isso tentar mensurar a importância de minhas postagens no panorama da vida da cidade e das pessoas.

Na segunda-feira comentei sobre algo muito pessoal. Falei sobre o que havia acontecido comigo naquela manhã. O fato de ter sido reconhecido na rua, por três pessoas diferentes em lugares e circunstâncias bem distintas.

Aquilo para mim foi ao mesmo tempo chocante e gratificante, pois não imaginava que depois de 14 anos distante da política, as pessoas ainda se lembrariam do “deputado Joaquim Nagib Haickel.”

Mais interessante ainda foram os comentários de muitos amigos que imaginaram e até sugeriram que eu deveria voltar a concorrer a um cargo eletivo, fato que está fora de qualquer cogitação, mas fiquei orgulhoso e comovido com tamanho carinho e respeito, além da repercussão ter sido enorme.

Na terça-feira, postei uma foto minha com o grande Haroldo Tavares, o melhor prefeito que nossa cidade já teve, e a reação das pessoas foi maravilhosa.

Comentei que Haroldo foi um excelente gestor público e que rezo para que o próximo prefeito seja minimamente parecido com ele, que tinha os pés fincados naquele que era o seu presente, lá na Areinha, no Centro Histórico, no sistema viário, mas a cabeça voltada para o futuro, no Maracanã, na Cidade Operária, no Itaqui, e na Ponta D’Areia…

Realizamos em 2015 um filme sobre Haroldo Tavares cujo subtítulo é “Aquele que ousou sonhar”. Haroldo era realmente um sonhador, mas em seus sonhos acabou por realizar coisas importantes para nossa cidade e para nós. Coisas que 50 anos depois continuam a surtir grandes e bons efeitos.

Quarta-feira publiquei um trechinho de um filme de Lindberg Leite, onde aparecia meu querido amigo Maia Ramos, conhecido de muito pouca gente. Maia Ramos era um artista plástico naife, naturalista e autodidata. Pintava paisagens e esculpia em galhos de madeira de mangue.

Numa daquelas noites de terça ou quinta, depois dos nossos jogos de tênis no saudoso Clube Recreativo Jaguarema, Maia me convidou para ir a sua casa, pois queria me dar um presente.

Cheguei lá e ele me apresentou um belo quadro com faunos e fogo. Agradeci a ele, mas observei que havia entre suas telas uma paisagem que me era muito familiar, um lugar que eu ia quando criança. Era a velha cidade de São José de Ribamar. Quis comprar o quadro, mas ele não me vendeu e acabei saindo de lá com dois presentes, quadros que tenho expostos nas paredes de minha casa.

Maia Ramos será um dos artistas que pretendemos retratar em uma nova temporada sobre os artistas plásticos do Maranhão. A reação com aquela postagem teve infelizmente pouquíssima repercussão.

Na quinta-feira falei sobre o comissário de bordo da Gol e a polêmica da hidroxicloroquina.

Foi uma espécie de piada sobre um assunto batido, que chega às raias da chatice, e envolve intolerância de quem é contra, a favor e até aqueles que são muito pelo contrário. A reação das pessoas foi mediana.

Sexta-feira comentei sobre a eleição para prefeito de São Luís. Fui sucinto, mas direto. Fui objetivo, mas didático. Fui enfático, mas prudente. A repercussão foi menor que eu esperava, mas maior do que eu merecia. Este é um assunto ao qual voltarei mais adiante.

PS: Sugiro que vocês leiam o texto que escrevi especialmente para o caderno em homenagem aos 408 anos de São Luís, que este jornal fará circular no próximo dia 8 de setembro.

3 comentários para "Meu mundo no Face"


  1. Farah Malouf

    Infelizmente você não lembra de mim, mas conversamos cerca de 1h no aeroporto de BSB em 2006.
    Você tem graves problemas.
    É megalomaníaco e mitômano.
    Recomendo tratar-se com seu amigo Ruy.
    PS: menos, menos…

    Respondo aqui mesmo!…Ao aprovar e publicar seu comentário, que sinceramente não consegui entender, penso que provei que você está completamente enganado ou enganada, pois não consigo saber se o seu Farah é masculino ou feminino, até porque infelizmente não consigo mesmo lembra-me de você!

    • Joaquim Haickel

      Ao aprovar e publicar seu comentário, que sinceramente não consegui entender, penso que provei que você está completamente enganado ou enganada, pois não consigo saber se o seu Farah é masculino ou feminino, até porque infelizmente não consigo mesmo lembra-me de você!

  2. Joaquim Haickel

    Fiquei aqui matutando!
    Se você falou comigo durante uma hora há 14 anos, o que fez você não se esquecer ou não ligar para um fato tão sem importância!?…
    Minha mulher disse que ou você é um homem despeitado ou uma mulher completamente apaixonada!
    Nos dois casos, é um caso perdido!
    Sinto muito!…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS