Mateus 6:28-30

3comentários

Quem me conhece sabe que não sou religioso, até porque acredito que em muitos aspectos, alguns dos grandes problemas da humanidade são causados pela forma abusiva e manipuladora com que as religiões são usadas. Ocorre que dar esse título ao meu texto de hoje, significa reconhecer que também há nelas instrumentos, quase sempre esquecidos, capazes de resolver tais problemas.

Fico olhando o que está acontecendo em Israel e na Palestina e me pergunto se os políticos brasileiros se dão conta das merdas que eles estão fazendo com nosso país, e aí me volto para um texto de dois mil anos, conhecido de todos, e vejo que apesar de o conhecerem, ninguém dá a menor importância a ele.

Mas não custa relembrar. “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?”

Ligo a televisão e vejo os mísseis disparados da Palestina contra Israel e os aviões de Israel atacando os territórios palestinos. Meu coração se contrai, minha garganta trava, minha boca fica seca e minha mente turva, ao ver a barbaridade que estes primos fazem uns com os outros já há tantos anos.

Entendo que a religião é um componente forte naquele conflito, mas acredito que já há algum tempo ela tenha passado a ser um fator de menor importância na tragédia que ali se desenrola.

Porém, o que mais me dói nisso tudo é saber que aquela gente, espremida em um pedaço de terra infértil, entre montanhas, desertos e desafetos, por três dos lados e pelo mar, salgado e inóspito do outro, daria qualquer coisa para estar em nossa situação, para serem brasileiros, em um país continental, de terras férteis, mesmo que governado por um presidente “genocida”, cujos adversários em sua maioria são “ladrões”, manipulados por uma imprensa “vendida”. Um país que tem uma Suprema Corte “canalha”, um Poder Legislativo “corrupto”, onde o crime organizado loteia as cidades e onde há um povo que aceita tudo isso “passivamente”.

Tanto palestinos quanto judeus estariam muito mais felizes vivendo no Brasil do que naquele inferno onde vivem.

Tenho certeza de que o Jacarezinho é um lugar melhor que Sderot, em Israel ou Rafah em Gaza!… Não que o Jacarezinho seja uma maravilha, mas por lá, os bandidos e a polícia não estão matando a população abertamente. Pelo menos abertamente ainda não!…

Enquanto no Brasil nós temos um presidente boçal, uma Suprema Corte política e não judicial, uma CPI no Senado cujo presidente e relator são réus em dezenas de processos na justiça, na Terra Santa, o primeiro-ministro de Israel, é um sujeito radical e violento, e o presidente da Autoridade Palestina é envolvido em atos de terrorismo, mas estes últimos facínoras, devido a todas as circunstâncias que os envolvem, são, a meu ver, bem mais razoáveis que os nossos.

Fico olhando pro mundo e me pergunto! Quando teremos um governante que possa fazer a diferença, que mude os rumos de nosso país, que nos dê esperanças verdadeiras? Alguém que não seja um marginal analfabeto que tendo se tornado um alento para o povo que via nele um igual, o traiu barbaramente, aparelhando sua quadrilha em todos os compartimentos administrativos de nosso país e roubando dele não só suas riquezas materiais, mas principalmente as espirituais, sua fé e sua esperança. Alguém que não seja um outro imbecil, que na falta de um melhor ou mais capacitado não nos deixou chance de escolha. Um que não seja um completo desperdício da mesma fé e da mesma esperança nele depositadas.

Quando será que poderemos sonhar com um Legislativo preparado, um Judiciário apolítico e uma imprensa honrada!?

As vezes tenho vontade de me alistar na Cruz Vermelha e me arriscar em alguma guerra ou em um campo de refugiados. Lá há mais futuro!…

Mateus 5: 9 – “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!”

3 comentários para "Mateus 6:28-30"


  1. leda

    Muito boa esta tua reflexão, o problema é que este cidadão com todas estas caracteristicas, o Brasil vai demorar encontrar. Tu tens a experiencia do legislativo e do executivo e sonha, como todos nós, com um judiciario apolitico. Deus ouça as nossas preces e nos livre do pior.

  2. Ismar Matoes Amaral

    Boa Tarde!
    Infelizmente alguns vazos já nasceram para viver no inferno. O grande erro dos homens é depositar seus sonhos neles mesmo. DEUS não disse que esse mundo vai viver para sempre. DEUS não disse que íamos ter paz para sempre. A vida quem deu foi Ele, Ele tira quando for a Vontade Dele. Nenhum ser humano nunca vai governar DEUS. Quem precisa de DEUS somos nós, não ao contrário. Quem quiser blasfemear contra faça, triste vai ser o que está esperando para estes depois da morte. Como o homem é tolo, pensa que pode enfrentar DEUS ou se fazer de pobre coitado. Pobre mortais que não tem nem onde cair morto, ainda querer enfrentar o DEUS TODO PODEROSO. Se estuda tanto, para no final das contas não valer de nada. Prefiro mil vezes o CÉU, do que este mundo. O certo vai para o inferno, o errado para o CÉU. A PALAVRA de DEUS, não é para todos.

    • Joaquim Haickel

      Discordo de você em alguns aspectos, Ismar, mas respeito seus pontos de vista!…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS