Carregando Pedra

0comentário

Quando eu era criança, ouvia sempre uma piada que era recorrentemente contada sobre meu pai: “Nagib é doido. Ele não para! Quando quer descansar, carrega pedra”. Isso era dito para exemplificar o temperamento irrequieto e tenaz dele, e ao que tudo indica, eu e meu irmão herdamos.

Falo isso para me referir à quantidade e à diversidade de projetos que estou desenvolvendo, e graças à Força, com bastante sucesso.

Além de liderar a ótima equipe de comunicação da Prefeitura de São Luís, capitaneada pelo prefeito Eduardo Braide, continuo dirigindo a Fundação Nagib Haickel, o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão e o Polo de Cinema de nosso Estado, que congrega mais de 20 produtoras.

Se por um lado, o trabalho na prefeitura é facilitado pela excelente performance do prefeito e de sua equipe, que nas pesquisas, passa dos 90 pontos percentuais de aprovação popular, por outro, no âmbito cultural, mesmo sem o apoio que seria necessário e indispensável, estamos realizando verdadeiros milagres.

Na terceira margem desse meu rio, o setor empresarial, tenho a sorte de contar com o apoio inestimável de minha esposa Jacira e de meu irmão, Nagib, que, de resto, só me perguntam quando é que meus projetos culturais vão começar a render lucros!…

Por favor, não me achem gabola ou prepotente. Sei que pedir isso a quem não me conhece ou não gosta de mim, é uma covardia, mas você que não é um desses, veja só.

O MAVAM, em que pese não contar com nenhum apoio estatal, em qualquer de suas esferas, continua fazendo seu trabalho, e cada vez que recebemos um pedido de um estudante, de um professor ou de um veículo de comunicação, para realizar uma pesquisa em nosso acervo, ou utilizá-lo em algum projeto, mais temos certeza da importância de nosso trabalho.

O Polo de Cinema do Maranhão não para. As empresas ligadas a ele, apesar da crise avassaladora neste setor, tem realizado importantes projetos, como é o caso de “Arcanos”, comédia de costumes que a Guarnicê Produções está realizando em São Luís, em conjunto com a EH Filmes, da produtora Elisa Tolomelli, que tem em seu currículo filmes como Central do Brasil, Cidade de Deus e Lavoura Arcaica.

Além disso, acabamos de gravar um curta-metragem baseado em três contos do escritor Ney Bello Filho. Este é um projeto bastante arrojado. Três contos de Ney foram adaptados para serem contados separados e conjuntamente, por isso este será um produto audiovisual que poderá ser visto em quatro versões: “O Camundongo Número 6”, “O Quadro e a Certidão”, “Diversos de Mim Mesmo” e “Maktub”.

Junto com o cineasta brasiliense, Erik de Castro, estou desenvolvendo um projeto audacioso. Trata-se de “Senta a Púa”, que consiste em um curta-metragem de animação (feito pela Dupla Criação), um longa-metragem em live action, que servirá como piloto de uma série, em 12 episódios de 52 minutos, para canais de streaming, que retrata as ações do Primeiro Grupo de Aviação de Caça do Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial, que teve como um de seus maiores expoentes o maranhense Rui Moreira Lima.

Além desses, tenho mais uma dúzia de projetos prontos para serem laçados ou em desenvolvimento: As séries para televisão, “A Pedra e a Palavra”, “Manufatura Fashion”, “Raja na Rota”, “As aventuras de Tracajaré”, “As Mina Pira”, “Brasil na Palma da Mão”. Os documentários, “Catulo, Maranhense”, “Pão Geral”, “Contraluz”, “Um Tenor Improvável”, “Escravizado”, “Iluminuras”, além de muitos outros na incubadora.

Fora do setor audiovisual, estamos lançando o “Baralho Literattus”, ideia genial do mestre Sebastião Moreira Duarte, produzido pelo Plano Editorial da AML (Academia Maranhense der Letras), patrocinado pela Equatorial e estamos pretendendo espalhar pela cidade estátuas de pregoeiros, produzidas por Cordeiro Filho e Eduardo Sereno. Esse maravilhoso projeto precisa de patrocinadores!

Como meu pai, eu descanso carregando pedra e isso me leva a não parar de trabalhar. Se bem que trabalho, para mim, remete a uma coisa pesada, maçante, chata, mas tudo isso que faço é leve, alegre e muito prazeroso. Esse é um dos segredos da felicidade.

Sem comentário para "Carregando Pedra"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS