Nem Diderot

0comentário

Em frente ao hotel que costumamos ficar em Paris, o Madison, em Saint Germain des Près, há uma estátua do filósofo e escritor iluminista, Denis Diderot, que junto com Jean le Rond d’Alembert, foi fundador e editor da Encyclopédie.

Diderot acreditava na RAZÃO como guia, da qual a filosofia deveria se alicerçar para desvendar a VERDADE e constituir um sólido conhecimento. Se eu pudesse diria ao filósofo o seguinte: “Denis, mon cherry, razão e verdade são duas das coisas que nós estamos muito necessitados atualmente, principalmente no Brasil”.

Como todos sabem, razão e verdade são coisas imprescindíveis em nossas vidas. Podemos até “dispensá-las”, não as buscar e não vivermos com elas, mas no final serão elas que sempre irão estabelecer aquilo que trazem em seus significados intrínsecos.

Ninguém vive sem razão e verdade. Elas não precisam ser visíveis, palpáveis ou mesmo sentidas, mas elas sempre estarão lá, em algum lugar.

Diderot não é um filósofo dos mais citados, mas sua teoria e a prática que ele estabeleceu, é parte elementar dos acontecimentos.

Razão e verdade são coisas que podem – e devem – ser contestadas, sempre de forma consciente, consequente e sadia, por isso mesmo a busca dessas coisas, deve ser feita efetivamente de forma racional e pragmática, baseada em fatos comprovados, e essa busca não deve e não pode jamais ser contaminada por dados inconfiáveis provenientes de paixões motivadas por conceitos ideológicos, por filosofias políticas ou por crenças religiosas. Acontecendo isso, não se chegará a VERDADE através da RAZÃO.

Atualmente no mundo e principalmente no Brasil, que vive uma imensa e tensa polarização política e ideológica, é impossível que se descubra a razão ou a verdade, nos restando apenas narrativas contaminadas por opiniões destorcidas, baseadas em crenças precárias, motivadas por paixões políticas que estabelecem narrativas e mitos que beiram a religiosidade, e com aspectos semelhantes aos que ocorrem com as paixões futebolísticas.

Em nosso país, Diderot iria ter muito trabalho para estabelecer a verdade através da razão, pois aqui todos querem ter razão e serem os donos inquestionáveis da verdade.

No final das contas, para pessoas como eu, cabe o papel de, apenas e tão somente, suscitar tais fatos, escarafunchar guardados recônditos, arrancar o carnegão de feridas não cicatrizadas e trazer à baila essas observações, que não buscam ter razão ou descobrir a verdade, pois pessoas como eu acreditam que a razão e a verdade acabam não sendo as coisas mais importantes. O que há de mais importante nisso tudo é o caminho que trilhamos, os fatos que acontecem durante esse trajeto, as pessoas que conhecemos durante essa jornada. O que há de mais importante é a busca em si. Essa é a razão da verdade. Buscá-la sempre.

Aproveitando o fato dos graves atentados que nossa democracia está sofrendo, causados pela censura estabelecida exatamente pelos órgãos que deveriam impedir que esse tipo de coisas acontecesse, os tribunais superiores de nosso judiciário, fica a pergunta: Com quem está a razão? Qual é a verdade que se estabelece com esses acontecimentos?

Sem comentário para "Nem Diderot"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS