Luzinalva

1comentário

Estou vindo de uma maratona exaustiva de compromissos ligados ao lançamento de nosso filme “Tire 5 cartas”, uma deliciosa comédia de costumes que conta a história de Fátima, uma ludovicense, fã de Alcione, que deseja ser como ela, uma cantora de sucesso, reconhecida e aclamada por todos. Na história, nem a extraordinária Lilia Cabral que interpreta a Fátima, consegue fazer com que seu personagem tenha sucesso como cantora e ela acaba se tornando uma taróloga, que sem observar e dar valor ao seu dom e a sua verdadeira sensibilidade, prefere viver enganando seus clientes com a ajuda de seu marido, Lindoval, interpretado por Stepan Nercessian que nas horas vagas também é cover de Sidney Magal. 

O fato é que Fátima acaba se envolvendo num golpe meio pesado e tem que fugir, voltando para sua cidade natal, São Luís do Maranhão e reencontra seu passado, coisa que ela preferia abandonar definitivamente. 

Faz alguns anos, eu tive a ideia de fazer uma série para televisão baseada nesse enredo, sempre tendo esses personagens e sempre tendo São Luís e o tarô como pontos centrais da trama. Ocorre que por falta de dinheiro para uma produção desse volume, optei por fazer um longa-metragem que servisse de piloto para uma possível série. Vamos ver se nossa história seduz algum streaming! 

Desde 25 de agosto estamos fazendo apresentações para críticos, jornalistas, estudantes de cinema e convidados, além de termos sido escolhidos para abrir a 15ª edição do festival Maranhão na Tela. 

Em todas essas apresentações tivemos diversas e claras demonstrações de que nosso trabalho está sendo muito bem recebido, admirado e aplaudido. 

Em São Paulo, ao sair incógnito da sala de exibição, ouvi uma moça dizer a uma amiga que iria imediatamente procurar uma agência de viagem para montar um pacote para conhecer São Luís, pois o que ela viu da cidade no filme a deixou maravilhada e curiosa. Neste mesmo evento, um dos maiores críticos de cinema do Brasil, Luís Carlos Merten, disse em conversa com um outro jornalista que se os filmes, “Tire 5 cartas” e “Mussum” não levarem os espectadores de volta aos cinemas, o público brasileiro precisará ser estudado, pois alguma coisa muito errada estará acontecendo com ele, uma vez que esses dois filmes são alguns dos melhores já realizados por aqui nos últimos anos. Já no dia da apresentação do filme no Rio de Janeiro, as duas salas estavam tão lotadas que algumas pessoas tiveram que sentar-se nas escadas, além do que todos saíram impactados pelo que assistiram. 

As críticas têm sido muito boas e até os críticos menos receptivos a esse gênero, a comédia, e a esse tipo de filme, o consideram muito bom. 

Nas apresentações em São Luís o sucesso foi igual aos do Rio e de São Paulo, mas uma coisa chamou particularmente a minha atenção. 

Na manhã do dia 4, quando mostramos o filme para jornalistas de São Luís, observei que havia uma senhora sentada há duas poltronas de distância, do meu lado esquerdo. Ela me chamou atenção por reagir ao filme sem nenhuma “cerimônia”.  

Ela sorria contido quando a piada era sutil ou psicológica; ela se emocionava quando era esse o sentimento que emanava da tela; ela gargalhava quando a piada ou a situação era para gargalhar; ela soluçou quando a emoção que sentia ao ver a cena das irmãs se perdoando, exigia isso do espectador; E por fim ela sorriu um sorriso iluminado ao ver o apoteótico final de nossa trama e aplaudiu de pé. 

Quando o filme terminou, curioso que sou, fui até aquela moça e descobri que ela era dona Luzinalva, encarregada da limpeza das salas daquele cinema. Perguntei a ela o que ela havia achado do filme e ela me disse que fazia muito tempo que ela não ria e chorava e depois ria novamente em um filme, e que ver a cidade dela num lugar onde ela sempre vê as outras cidades do mundo, foi uma emoção extraordinária. E ela disse mais: “o senhor sabe, esse emprego que eu tenho é maravilhoso, pois além de ganhar dinheiro para sustentar meus filhos, eu assisto todos esses filmes lindos, e esse aí é um dos melhores que eu já vi”. 

Luzinalva e pessoas como ela, são os motivos de minha felicidade. 

1 comentário para "Luzinalva"


  1. TEREZA BOM FIM

    Assistir a este filme foi uma experiência inolvidável. Tire 5 cartas é tudo de melhor.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS