Pontos de Cultura do Maranhão em debate

0comentário

teiculturaSão Luís abrigará, de sexta-feira (24) a domingo (26), o encontro 1ª Teia da Rede Estadual de Pontos de Cultura do Maranhão, realizado perlo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). O encontro, que é uma promoção do Ministério da Cultura (MinC), ocorrerá no Grand São Luiz Hotel, localizado na Avenida Dom Pedro II, 299, Centro, e servirá para integrar e fortalecer as redes temáticas, identitárias, territoriais, comunitárias e virtuais, exercitando o diálogo e a parceria entre a sociedade civil e o poder público, dentro do programa Cultura Viva (antes Mais Cultura).

A programação será aberta, às 14h de sexta-feira (24), com credenciamento dos participantes, seguida de palestra que contará com a participação da secretária de Cultura Olga Simão; do superintendente da Cultura Viva, Francisco Barros; e de representantes do MinC.

A Teia Estadual define-se como um espaço preparatório para a Teia Nacional que acontecerá em abril, na cidade de Natal/RN, onde estarão reunidas lideranças e produções dos Pontos de Cultura, dos grupos, segmentos e fazedores da cultura brasileira. Nesse encontro nacional a proposta da Teia é fortalecer a Rede Cultura Viva e do Programa Cultura Viva, além de ser um espaço para integração, reflexão, capacitação e difusão e, a promoção e proteção da Diversidade das Expressões Culturais, destaca a secretária Olga Simão.

Francisco Barros, superintendente de Gestão do Programa Cultura Viva-MA, ressalta que os Pontos de Cultura “constituem-se parcerias do poder público, através do Programa Cultura Viva promovido pelo MinC, com recursos compartilhados com o  Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura, com pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades, contribuindo para o exercício em prol dos direitos culturais, sociais, ambientais, econômicos e humanos”.

Participarão do encontro representantes do MinC, Pedro Vasconcelos, secretário-adjunto de Cidadania e Diversidade Cultural  e equipe da SCDC e, José Gilson Barros, representante do MinC na Região Nordeste, além de representantes de Pontos de Cultura do Maranhão, em torno de 50 pontos. O encontro acontecerá durante todo o dia com programação de palestras, reuniões, debates e exposições de projetos e ações, pela manhã e tarde e programação cultural à noite.

Cultura Viva

Lançado pelo Governo Federal em 2007, o Programa Mais Cultura, hoje Cultura Viva, marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto. A partir desse Programa, o Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na agenda social-política estratégica de Estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social, destaca Francisco Barros.

No Maranhão, via convênio com a Secretaria de Estado de Cultura assinado em 2007, com recursos repassados em julho de 2009, foi então dado encaminhamento aos processos com as entidades selecionadas pelo Edital 001 – Ponto de Cultura – MA. O Governo do Maranhão firmou convênios com associações da sociedade civil que fortaleceram a cultura popular do Estado, uma vez que grande parte dos proponentes desenvolve trabalho voltado para a cultura e o folclore local.

No total, hoje no Maranhão somam 30 Pontos de Cultura, localizados nos municípios de São Luís, Raposa, Ribamar e Paço do Lumiar. Outros 30 estão distribuídos por vários municípios maranhenses localizados nos Territórios da Cidadania.

Durante o período de 2010 a 2013 foram repassados recursos para o funcionamento dos Pontos de Cultura cujas prestações de contas foram devidamente aprovadas pelo Setor de Convênios e Contratos da Secma e estão em execução de suas atividades.

PROGRAMAÇÃO

 24 de Janeiro –Sexta-feira

14h – Credenciamento

15h – Palestra de Abertura com participação de representantes do MinC – Pedro Vasconcelos, secretário-adjunto de Cidadania e Diversidade Cultural e equipe da SCDC; José Gilson Barros, representante do MinC para Região Nordeste; Olga Simão, secretária de Estado da Cultura do Maranhão e, Francisco Barros, superintendente de Gestão do Programa Mais Cultura-MA

– Hino Nacional entoado pelo Chefe da Tribo de Índios de Barra do Corda

– Hino do Maranhão – Ponto de Cultura Arte e Cultura na preservação da Tradição Maracanã

– Apresentação da Pauta da Teia e Aprovação do Regimento

16h – Palestra com o secretário-adjunto de Cidadania e Diversidade Cultural  Pedro Vasconcelos

17h30 – Exposição do Panorama da Rede de Pontos de Cultura do Maranhão – Francisco Barros – superintendente de Gestão do Programa Mais Cultura – Maranhão

18h – Plenária

19h – Exposição e Apresentações Artísticas dos produtos dos Pontos de Cultura

 25 de Janeiro – Sábado

9h – Palestra sobre gestão Cultural e projetos federais – uma visão de compromisso e responsabilidade social – representante MinC

10h – Convênio Pontos de Cultura X Prestação de Contas – Marcelo Nóbrega – coordenador Geral de Acompanhamento e Fiscalização do MinC

10h30 – Debate

11h30 – Apresentação de Cases de Sucesso dos Pontos de Cultura/MA e Pontão de Cultura Floriano

14h30 – Dinâmica em grupos de trabalho sobre Realidade e Perspectivas da Rede de Pontos de Cultura do MA

1h – Apresentação dos resultados

26 de Janeiro -Domingo

9h– Encaminhamentos para eleição dos Delegados que representarão a Rede na Teia Nacional

9h30 – Fechamento das Propostas da Teia Estadual do Maranhão

10h30 – Eleição dos Delegados

11h30– Encerramento e entrega dos certificados de participação

Fonte: Secma

Sem comentário para "Pontos de Cultura do Maranhão em debate"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS